Desta vez fomos um grupo de 10 ciclistas :-)
Aqui estávamos numa zona calma, no Canal de S.Roque, com ciclovia e via pedonal:
E aqui estavamos na EN109 ("Variante") em que os carros ultrapassam frequentemente os 70km/h. É preciso coragem para circular em segurança nesta zona:
No final paramos na Forca-Vouga e houve um debate. No geral estamos todos descontentes com a falta de condições para circular de bicicleta, com segurança, na cidade de Aveiro.
Comentários
Ironia do destino!No dia da
Ironia do destino!
No dia da Bicicletada por acaso tive de ir p o trabalho de carro e no regresso tinha havido um acidente da A29 e apanhei uma bicha desgraçada, conclusão, cheguei muito atrasada à Bicicletada!
Enquanto estava na bicha a pensar porque não tinha ido de comboio+bicicleta como costume lembrei-me do poster da MC que tenho colado na bicla "Cansado de estar preso no trânsito? Vá de bicicleta!" e, ironicamente, neste dia aplicava-se a mim!! :o
MC Aveiro a crescer!
Em todas as Bicicletadas temos tido novos participante! :-) Temos um grupo de meia dúzia de "resistentes" aos quais se vão juntando participantes flutuantes antigos e novos.
Um dos novos participantes queria saber se a MC não iria tomar uma posição e abordar os autarcas acerca mobilidade na cidade, é a velha questão da MC ser um movimento não organizado etc e tal... mas qualquer grupo de cidadãos, participantes ou não na MC o pode fazer.
Massa ou Massinha?
A Liliana tinha-me dito que pensava que a Massa Crítica fornecia bandeirolas e cartazes para ser mais visível e activista e desta vez foi o Fernando que mo disse. Eu também concordo, também acho que já se o deveria ter feito há mais tempo, mas cada participante é que escolhe o que que está disposto a fazer... cada um pode imprimir os materiais de divulgação que estão no site e afixar onde achar bem e p ex na bicicleta, seja para a Bicicletada ou para o dia-a-dia, tal como eu fiz, tenho 2 colados na bicla a circular pela cidade, comboio, metro. Agora não podem estar à espera que eu leve 10 posters e bandeirolas para a Bicicletada, que eu não sou mãe de ninguém nem capitalista! ;-)
Eu realmente tinha flyers para distribuir, mas com o atraso acabei por esquecê-los dentro da mochila!...
Para o próximo mês sai melhor!
Novamente as t-shirts da MC
Na MC de Maio começámos a falar em usar todos uma t-shirt da MC e choveram algumas ideias, então ficou combinado que se colocaria a ideia à discussão de todos.
O Jorge (Casainho) colocou uma mensagem na lista de discussão nacional sobre a produção de t-shirt da MC com cor e logotipo apelativos e para dar visibilidade durante a Bicicletada, mas que fossem suficientemente cool :-) para usar no dia-a-dia. Como só eu respondi e "Quem cala, consente" imagino que tenham todos achado boa ideia e estejam à espera que algum designer se mexa. Falámos com alguns e aguardamos respostas. O Tiago fez uma pesquisa na net de t-shirts da MC giras e partilhou c o pessoal de Aveiro, e ficou assente que quem quisesse faria um esboço do logotipo/frase para a t-shirt e enviaria para se discutir entre todos. O que sair desse debate será partilhado aqui no site, claro.
Julho - Bicicletada à praia?
Como os dias estão longos, há bom tempo, vontade de arejar, a praia está próxima e o pessoal a entrar de férias, lembrei-me se teria lógica fazermos a Bicicletada de Julho no centro da cidade para ter a visibilidade necessária e rumar a praia da Barra.
Teríamos de entrar em contra-mão na ciclovia, como já aqui foi falado e existe um video, ou ir pela estrada antiga, e fazer 11km ida e tantos de volta. Pelo caminho encontraríamos pessoal enlatado talvez a apanhar seca na bicha para vir embora da praia e fazíamos a nossa propaganda "à mete nojo". Na Barra podíamos utilizar as ciclovias vermelhas e espantar os peões incautos que se plantam na ciclovia a conversar com os cães e carrinhos de bebe ou que as usam para fazer as procissões familiares e também podíamos ir ver a loja nova da Órbita que aluga bicicletas e deixar lá materiais de divulgação. Há muita gente a passear na praia, decerto teríamos público!
Ah, e fazer uma paragem para reabastecimento, que a Bicicletada tem acabado tarde e o pessoal saiu a correr para ir comprar comida ao supermercado que ainda estava aberto! ;-)
Q tal?
Por ...
6 euros ou 4 euros (se forem mais de 10 exemplares) há uma pessoa que as pode trazer cá para Coimbra. Há interessadas/os? Que tamanho (S/M/L/XL)?
Circular em Segurança
A questão não é coragem, mas sim saber como fazer as coisas.
Se como se vê pela fotografia existe mais do que uma faixa no mesmo sentido, não há razão nenhuma para ir totalmente encostado à direita como fazem todos os ciclistas que se vêm!
Há que ocupar a faixa pois assim os motoristas 1 - vêem-nos mais facilmente e 2 - Percebem que têm que mudar de faixa para ultrapassar, tal como têm que fazer com todos os outros veículos.
Fixe saber a tua opinião. Eu
Fixe saber a tua opinião. Eu penso o mesmo e é o que faço no meu dia-a-dia.
Foi exactamente no momento em que foi registada a última foto, que abordamos esta questão. Nem todos pensamos do mesmo modo.
Nessa estrada o grupo acabou por se dividir em pequenas partes, exactamente na altura em que era importantíssimo estarmos juntos! Já no momento da primeira foto, não seria tão importante para a nossa segurança estarmos assim em grupo.
É melhor continuar a
É melhor continuar a discussão no tópico que foi aberto para isso.
Eu não estava presente ainda
Eu não estava presente ainda nessa parte da Bicicletada, mas isto deu discussão! Há pessoas com diferentes opiniões e modos de condução.
Como os veiculos atingem velocidades elevadas nessa estrada, apanhamos com a deslocação de ar e eventuais razias que nos podem atirar para o rail, portanto não convém ir colado à direita. Acho que se deve cumprir o Código e ir em fila e não em grupo, somos visíveis na mesma.
Se fossem em grupo ou no meio da estrada em fila, decerto despertariam a ira dos condutores, traduzida por palavras e gestos, mas o pior são as ultrapassagens perigosas que se geram quando querem ultrapassar as bicicletas e não têm espaço ou têm traço contínuo... e nós não temos pára-choques.
Acho que se deve cumprir o
Acho que se deve cumprir o Código e ir em fila e não em grupo, somos visíveis na mesma.
Na prática o que aconteceu foi que o pessoal acabou por ir em fila e encostado à direita, como se pode ver na foto. Como seria de esperar, a fila desfez-se e ficamos em pequenas partes, porque os carros foram nos ultrapassando e pressionando, colocando-se entre nós, pelo que foi impossível fazermos essa parte do circuito em conjunto. Perdemos assim a visibilidade que poderíamos ter se realmente fossemos em grupo - ficámos mais frágeis.
Na minha opinião, devemos sempre tentar fazer uma condução que nos dê segurança e esquecer o código da estrada.
Se fossem em grupo ou no meio da estrada em fila, decerto despertariam a ira dos condutores, traduzida por palavras e gestos (...)
Ninguém sugeriu ir no meio da estrada em fila! Antes ocupar a nossa faixa, numa estrada que tem duas faixas em cada sentido.
Os condutores de automóveis querem sempre passar esquecendo quem lhes aparece à frente, sejam ciclistas, peões ou outros automobilistas. Como sabemos, é muito frequente os "choques" entre automobilistas, as discussões, buzinadelas, etc.
Como seria de esperar, a fila
Como seria de esperar, a fila desfez-se e ficamos em pequenas partes
Mas poderiam ter combinado no sentido de não se separarem muito na EN109, por uma questão de bom senso e porque na verdade iam a circular em conjunto. Quem está atrasado, pedala um pouco mais. Eu não estive nessa parte, não sei bem em que circunstâncias circularam, não me posso pronunciar mais.
fazer uma condução que nos dê segurança e esquecer o código da estrada.
Segurança, sim! Esquecer o código, já se sabe que todos os condutores o fazem de vez em quando, seja em que meio de transporte for, mas na bicicleta, além de te poderes magoar ainda tens de pagar os estragos no carro, bicicleta e passageiros e não tens seguro (tu e grande parte dos ciclistas).
Não digo esquecer, mas batalhar para que seja melhorado e que não se esqueçam dos ciclistas, é pôr os deputados a andar de bicicleta na cidade e fora de ciclovias de brincar.
Ninguém sugeriu ir no meio da estrada em fila! Antes ocupar a nossa faixa
Ora pois, aqui é que reside a diferença entre o que tu e outros ciclistas consideram ser o meio da faixa e o local ideal para a bicicleta circular. Já foi aqui amplamente discutido e já sabemos que tu achas que se deve circular um pouco mais à esquerda que se calhar a maioria das pessoas circula. Eu já sei que é por causa da maior visibilidade, segurança e porque a estrada também pertence aos ciclistas, também somos trânsito, mas para tal, na minha opinião, as estradas teriam de ser mais largas e os condutores de veículos mais sensibilizados para a circulação em comunhão com os velocípedes.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, como diz o povo :-)
Por outro lado, gostaria de ver aqui comentários sobre a ideia da ida cidade+praia da Barra na próxima Bicicletada! :-)
E também sobre a t-shirt no tópico que foi criado para isso.
«…transitar o mais próximo possível das bermas ou passeios…»
Pois, como no CE está escrito «…transitar o mais próximo possível das bermas ou passeios…» muitas pessoas pensam que tem que ser assim e sempre!
Mas a questão é que no CE não diz só isso, diz muito mais: como por exemplo diz que "Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer actos que sejam susceptíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança."
Escrevi uma página sobre isso em «…transitar o mais próximo possível das bermas ou passeios…» e sobre o mesmo assunto podemos ver o seguinte vídeo feito por uns americanos mesmo que não percebamos uma palavra de Inglês as imagens valem mil palavras:
Segurança e CE
Quando eu falo em andar em segurança não falo em esquecer o CE...
O CE diz "o mais próximo possível" não diz que temos que andar a 5cm da berma!
E depois diz também que temos que nos abster de circular de modo que ponha em causa a segurança!
E se circularmos ligeiramemente mais à esquerda ou no centro da faixa faz com que seja mais seguro, então estamos obrigados pelo CE a seguir assim!
Mais, se nós vemos que numa determinada estrada (ou troço) não há condições para sermos ultrapassados, então temos é que indicar isso ao condutor que nos segue e a melhor maneira é circular no meio da faixa!
E no caso da fotografia, existem duas faixas e é mais seguro para qualquer condutor mudar de faixa quando faz uma ultrapassagem (independentemente do veículo onde segue e do veículo que está a ser ultrapassado), e a melhor maneira de indicarmos isso mesmo é circular no meio da nossa faixa.
sobre a ideia da ida cidade+praia da Barra na próxima Bicicletad
Não acho boa ideia marcar um ida à praia porque será muito demoroso. Na última MC demoramos bastante tempo, fizemos várias paragens e várias conversas, o Vasco até se foi embora mais cedo antes de acabarmos.
A ida (e volta) à praia a partir do centro de Aveiro deve demorar mesmo muito, especialmente se formos em grupo, porque há sempre atrasos, conversas, etc.
Quando disse: "Na minha
Quando disse: "Na minha opinião, devemos sempre tentar fazer uma condução que nos dê segurança e esquecer o código da estrada." já não me referia a essa situação específica mas ao geral - lamento não me ter esclarecido. Posso dizer que penso isso relativamente à obrigação de circulação pelas ciclovias.
Eu tenho a pedir desculpa
Eu tenho a pedir desculpa pois quase que prometi que ia a esta e apesar de ter tempo tive uma situação de telemóveis perdidos e falta de chaves e tal e coisa que tive que resolver. Bem pena tenho pois parece-me que esteve presente uma personagem que pensa que as ruas de Aveiro são pistas de BTT e queria ter uma conversinha com a mesma. Quem é, com certeza sabe e se quer andar depressa podemos combinar um fim de semana para por o capacete na cabeça e ver como realmente se anda depressa e quem tomates para fazer umas descidas... no mato, na cidade é fácil. Já não chega os automóveis, agora os ciclistas também põe em perigo outros ciclistas/peões.
Quanto a essa ida à praia, na minha opinião, depende se o grupo tiver ou não afazeres pelo fim de tarde. Quanto ao deixar papelada na Órbita, pessoalmente não simpatizo com a empresa.
Ainda quanto ao pedalar ocupando toda a faixa, eu simplesmente tenho medo de o fazer!
Quando apanho um troço todo
Quando apanho um troço todo cheio de remendos das colocações da tv cabo, gás e depois isto e aquilo e com tampas e buracos, se for tudo mais para o lado direito da faixa, aí vou ao centro da faixa para me desviar e quem for atrás vai ter de esperar para ultrapassar. Se tiver uma fila de carros estacionados e a estrada for estreita vou também longe das portas dos carros, mesmo que signifique ir ao meio e não dê espaço para ultrapassagem, é que não há condições de segurança.
Se for divulgado que vamos fazer o percurso cidade-Barra-cidade e saída às 18h30, quem aparecer já vem mentalizado que é para pedalar e demorar e de qualquer forma só participa no que quiser. Não acho que não seja acessível.
Este percurso não é para grandes paragens e conversas, só no início, meio e fim, o resto é estrada :-)
As pessoas estavam preocupadas com as horas de ir comprar comida e com a família à espera para jantar, por isso o melhor é lancharmos uma tripa ou gelado na praia e trazer a família! ;-)
Usaralho, pensávamos que vinhas, acho que estás desculpado, tens de é de aparecer na próxima! :-)
A loja ser desta ou daquela marca não quero fazer aqui selecção, faço a divulgação por todas.
Se for divulgado que vamos
Se for divulgado que vamos fazer o percurso cidade-Barra-cidade e saída às 18h30, quem aparecer já vem mentalizado que é para pedalar e demorar e de qualquer forma só participa no que quiser. Não acho que não seja acessível.
Não vamos comprometer a MC por causa de uma ida à praia. Como sabes, a saída costuma ser sempre depois das 19h, para permitir que todos cheguem com calma e permitir as conversas, a socialização. Eu acho que não se deve apressar a MC por causa da ida à praia.
A MC só acontece uma vez por mês e tem objectivos específicos. Uma ida à praia pode acontecer durante o resto do mês (ou mesmo após a MC, mas nesse caso acho que não deve ser anunciada juntamente com a MC e deves propor pessoalmente na MC).
Não querendo meter-me onde não sou chamada, mas já metendo...
creio que essa ideia da Ana de irem á praia podia ser boa pela quantidade de gente que apanharia pelo caminho para divulgar a "mensagem" mas, o casainho tem razão quanto a mim quando diz que não vai comprometer a MC por causa disso. E, quanto a mim, vocês já não são muitos, se a Ana põe as coisas nesses termos de que "só vai quem quer", sabendo que é demorado etc, pode mesmo pôr mais em causa o número de pessoas que adere. Além de que realmente a MC, a meu ver, também é importante pelo convívio; se não há espaço para isso, perde-se muito da "ideia", não? Desculpem lá intromissão...
quanto ao circular.. quando ando sózinha, eu prefiro sempre circular o mais á direita possível (resguardando a distância de segurança em relação ao passeio) por uma questão de segurança para mim mesma e para evitar confrontos menos "aprazíveis" com os automobilistas menos bem humorados. Não tenho tido problemas, até ver, com esta prática.
A ideia é dinamizar a MC, não
A ideia é dinamizar a MC, não é tirar tempo de sociabilização e conversa. Se está bom tempo e as pessoas vão e querem ir à praia, porquê restringirmos à cidade? Tem de se evoluir e adaptar. Como diz a Lucília e já tinha dito também, presumo que se apanhe pessoal pelo caminho de carro e bicicleta para dar panfletos e mostrar que se pode ir à praia de bicicleta.
Não é uma ida à praia, essa faço quando quero, é a Bicicletada.
À Bicicletada só vai quem quer, não acho que este percurso seja complicado, mas quem vá com filhos pequenos ou tenha a bicla meio avariada, poderá ter de considerar se quer fazer o percurso todo. Com isto não quero de todo ser restritiva quanto aos participantes, isso seria errado. Em Lisboa também fazem percursos longos.
afinal quando kms seriam da cidade á praia?
em lisboa temos feito uns 8kms no máximo por MC (pelo menos nas que eu participei)...
São cerca 22km ida e volta
Lucília, como disse lá atrás: "e fazer 11km ida e tantos de volta", o que perfaz 22km. Para ser sincera nunca os contei no ciclocomputador, mas anda por esta quilometragem...
Para quem está habituado a andar de bicicleta, faz-se bem. Tem descanso a meio, na Barra.
A ideia é dinamizar a MC, não
A ideia é dinamizar a MC, não é tirar tempo de sociabilização e conversa. Se está bom tempo e as pessoas vão e querem ir à praia, porquê restringirmos à cidade? Tem de se evoluir e adaptar.
Então sugere isso pessoalmente antes de começar a MC, quando começarmos a definir o trajecto que vamos fazer.
O local de encontro da MC está definido agora o percurso é sempre definido na hora com todos os presentes.
Mas se forem...
...arriscam-se a voltarem já de noite! Ora é importante, em tal caso que as bicicletas tenham reflectores nas rodas e luzes traseira e dianteira...
A ideia era chegar antes de
A ideia era chegar antes de anoitecer, se possível.Isso é sempre dito por mim na news que envio por mail. De qualquer modo está no CE ter os reflectores. As luzes é que já se sabe que só alguns é que têm na mochila.
penso que poderá ser exequível, caso
todos daí concordem e salvaguardem, como diz o Paulo, a questão de eventualmente voltarem de noite.