Boas tardes,
Sou residente na região de Lisboa, na zona da Ajuda, e desloco-me diariamente de bicicleta para o IST. Existem algumas alternativas para este trajecto se bem que costumo optar por passar por Monsanto ao invés de ir junto ao rio Tejo.
Nestes trajectos costumo transitar bom parte do percurso em ciclovias, quer sejam as de Monsanto, quer sejam as que vão desde o bairro da Serafina até ao Arco do Cego. Se as primeiras são um descanso por haverem poucas pessoas, das segundas não se pode dizer o mesmo...
Constantemente os peões teimam em caminhar pelas ciclovias como se estas fossem passeios. Verdade seja dita, na minha opinião, grande parte das ciclovias de Lisboa estão mal concebidas por serem adjacentes aos passeios e não às estradas. Isto dá azo a que os peões se sintam atraídos para as ciclovias. Dou muitas vezes o benefício da dúvida porque aposto que muita gente não sabe que circular a pé numa ciclovia está proibido por lei. No entanto, irrita-me solenemente os chamados "chicos espertos donos da razão". Quando se pede educadamente para as pessoas passarem para o passeio e se explica porquê, e em troca recebemos um "não me parece, se quiser chame a polícia... é que a calçada portuguesa é propícia a entorces", só me apetece dar meia volta à burra e o resto já vocês sabem...
O que quero dizer é que o respeito muitas vezes é nulo. É cada um por si e os outros que se lixem e vão à volta.
Quero portanto perguntar se existe já alguma iniciativa ou campanha de sensibilização para peões de modo a tornar as ciclovias cicláveis! Já estou farto de me chatear e de parar de 10 em 10 metros a pedir licença.. afinal, andar de bicicleta diariamente era suposto ser o meu escape do dia-a-dia, o meu exercício físico, o meu alívio da "chico espertísse" que são os condutores portugueses.
Cumprimentos.
Patas nas ciclovias
Fiz duas abordagens a policias sobre a questão. Vejam só as respostas que tive por parte deles:
1º caso, 2 PSPs que estavam junto à ciclovia do Tejo, perto de Santos: "O quê?? Está-me a ensinar como é que a lei funciona? Quer levar uma contra-ordenação por dizer que a polícia não faz nada?" !!!! ?????
2º caso, um grupo de agentes da Polícia Municipal que estava no Rossio: "Andar a pé na ciclovia dá também de facto multa. Não é só noutros países europeus que isso acontece. Agora não vamos multar as pessoas porque assim tinhamos também que multar os ciclistas que andam nos passeios. Não há ninguém em maior transgressão que os ciclistas (????)"
Tentei ser o mais calmo possível, não fosse o policia resolver multar-me ou prender-me por... falar..., e disse - "Com o devido respeito não concordo! Andar de bicicleta nos passeios devagar e respeitando os peóes não incomoda, se isso fôr feito sem perigo e dando sempre prioridade aos peóes. Pelo contrário, andar a pé nas ciclovias, ocupando toda a ciclovia e sem se desviar, prejudica os ciclistas. Por outras palavras, prejudica o trânsito"
Proponho que se faça uma petição à PSP, à Polícia Municipal e à Câmara de Lisboa, pedindo para que as entidades competentes multem quem anda a pé nas ciclovias. Exceção feita quando não há passeios na ruas e a ciclovia (mal) construida roubou espaço suficiente aos passeios (ex: péssima ciclovia da Rua Marquês da Fronteira). De resto, nas outras ciclovias, é só passar multas que as pessoas perdem logo esse hábito. Podem ser multas baixas de 10€. É suficiente para fazer as pessoas fugirem da ciclovia.
Alinham?
Pessoas nas ciclovias
E quando são passeios ENORMES E LARGOS e os idiotas teimam em andar na ciclovia???? E mtas vezes nem se desviam para o ciclista passar.... temos nós que sair da ciclovia..... é anedótico!!!!!
Carro e pessoas em ciclovias
É verdadeiramente indecente!!! Eu moro em Telheiras e vou com alguma frequencia ao COlombo pela ciclovia e é rara a vez que NÃO encontro um imbecil de um carro estacionado na ciclovia, o que me obriga a sair da mesma e a ir para a estrada!!!! Da última vez que vi uma cena destas fiquei tão irritada que mandei um pontapé no pára-choques do dito cujo.... foi sorte, devia era de o ter riscado todo!!!!! Tv n fosse má ideia fazer autocolantes a dizer A CICLOVIA É PRA CICLISTAS, e colar em cada imbecil que faz uma destas!!!!!!
É verdade
São os carros em todo o lado e são as pessoas em cima das ciclovias....
O cúmulo da questão é que na famosa ciclovia Cascais-Guincho, a Câmara local lá cedeu às tias e aos tios que teimam em caminhar em cima das ciclovias e tornou a ciclovia mista para peóes e bicicletas (?????). Sendo uma ciclovia rápida, onde se podem atingir velocidades na bicicleta, tem que se estar sempre a parar por causa dos pões que fazem tudo ao contrário!
Espero que a Câmara de Lisboa não tenha a mesma ideia, caso contrário não vale gastar dinheiro a construir-las.