A divulgação da MC nos media "institucionais" (sim, porque na era Web 2.0 nós somos media também!) tem crescido nos últimos anos, fruto do activismo de alguns dos participantes que, por exemplo, enviam e-mails aos órgãos de comunicação ou põem a plug da causa nos seus contactos pessoais e profissionais.
Work in progress, permanentemente. ;-) Aceitam-se contribuições de outras referências não listadas!
TELEVISÃO
A jornalista e o cameraman participaram na primeira parte da MC de Lisboa de Dezembro de 2008, durante a qual entrevistaram brevemente alguns dos outros participantes, e de uma forma mais alargada o Miguel Carvalho do MenosUmCarro.
Os materiais expostos nesta página podem ser utilizados livremente em notícias sobre a Massa Crítica. Agradece-se a colocação de um link para este site: www.massacriticapt.net.
O que é a Massa Crítica / Bicicletada ?
Uma Massa Crítica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes não poluentes. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.
As MC também são conhecidas nos países lusófonos como bicicletadas porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. O termo Massa Crítica é mais apropriado porque encoraja-se a participação de pessoas que se deslocam de outras formas não-poluentes: patins, skate, trotinete, etc...
A Massa Crítica foi anunciada no último número da revista Sport Life, na rubrica "Sport Teen", como um evento para Dezembro (http://www.flickr.com/photos
Na mesma revista foi ainda publicada uma reportagem de 4 páginas sobre a utilização da bicicleta em Portugal, onde também é referida a MC e feita uma pequena descrição do movimento (http://www.flickr.com/photos
"A nossa ideia é mostrar que é possível andar de bicicleta na cidade - mesmo em Coimbra, que tem muitas subidas". As palavras são de Paulo Andrade, de 41 anos, uma das pessoas que ontem se reuniram, no Largo da Portagem, em Coimbra, para mais uma "bicicletada". A iniciativa, que consiste num passeio de bicicleta, patins, trotinetes ou outros veículos não motorizados por zonas urbanas, acontece nas últimas sextas-feiras de cada mês.