btt

Centro de BTT das Aldeias do Xisto * Penela

bbt ald.xisto

14.03.2009 a 15.03.2009

Primeiro Centro de BTT das Aldeias do Xisto

No dia 14 de Março inaugura-se em Ferraria de S. João (Penela), o primeiro Centro de BTT das Aldeias do Xisto, que é também a primeira infra-estrutura do género em Portugal.

Este Centro é uma rede de trilhos de BTT permanente, incluindo um local central de acolhimento dotado de um conjunto de equipamentos dedicados exclusivamente aos praticantes de BTT de lazer. Está apetrechado com estacionamento, balneários, estação de serviço para bicicletas (lavagem, ar e mini-oficina) em regime deself-service.

O Centro é constituído por um total de 196km de trilhos do tipo Cross Country, sinalizados com marcações específicas adoptadas internacionalmente, com quatro níveis de dificuldade (verde, amarelo, vermelho e preto) adequados a todos os tipos de utilizadores, desde os que pretendem iniciar-se até aos mais exigentes. Um desafio à adrenalina por single tracks e caminhos surpreendentes.

No dia 15 pode realizar um percurso pedestre num dos primeiros troços da Grande Rota das Aldeias do Xisto.
Quem preferir um passeio a pé por entre a natureza e as paisagens do território do xisto, pode optar por acompanhar o percurso pedestre Ferraria de S. João (Penela) – Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos).
Este é já um dos primeiros troços lineares da Grande Rota das Aldeias do Xisto, com a extensão de 11 km e duração aproximada de cinco horas.

Programa 14 Março
10h – Inauguração do Centro de BTT da Ferraria de S. João
10h30 – Início simultâneo de três percursos guiados (de 2 a 20 km)

Programa 15 Março
9h30 – Início simultâneo de três percursos guiados (de 29 a 75km)

Haverá oferta de lembranças, petiscos e duche. Possibilidade de pernoita em acampamento ou diversas opções de alojamento. Haverá um número limitado de bicicletas e capacetes para utilização dos participantes. Inscrição prévia aconselhada e gratuita.


http://www.aldeiasdoxisto.pt/images/icn_filepdf.gif); background-repeat: no-repeat; font-size: 10px; color: #8a0017; text-decoration: none;">PR Primeiro Centro BTT (PDF)

Organização

Andar de bicicleta

Ao sair de casa para andar de bicicleta ultimamente escolhia a roupa, meias, luvas, sapatos, colocava o m.f.c, protector solar, óculos, capacete, escolho o bidao ou o camelbak, enchia o bidao ou o camelbak com uma mistura isotónica, escolhia barras de cereais ou gels, voltava para o quarto, pegava numa bomba, numa ferramenta, numa camara de ar, lenços de papel, telemóvel, chaves de casa, chaves da garagem, comando do portão da garagem, passava pela garagem e verificava a pressão dos pneus, verificava também que me tinha esquecido de alguma coisa ou que estava frio ou calor para a roupa que escolhi, voltava a fechar a garagem, voltava a subir, a trocar a roupa ou seja o que for que me tinha esquecido (precisaria de luzes, cadeado?), voltava a descer, finalmente saía e chegava ao destino uma meia hora atrasado.
Conteúdo sindicado