"100 dias de Bicicleta em Lisboa" - Tese de Mestrado

NOTA: Esta mensagem foi colocada originalmente nesta página e movida para aqui.

Caríssimos utilizadores da bicicleta

O meu nome é Paulo Santos, tenho 34 anos e sou licenciado em Engenharia Civil, no ramo de Vias de Comunicação e Transportes, estando actualmente a frequentar o mestrado na mesma área. Nestes últimos 12 meses tive 3 experiências internacionais, de pesquisa e de trabalho (Holanda, Finlândia e Alemanha) que me permitiram desenvolver diversas capacidades na área das ciclovias em via urbana.

Encontro-me agora a preparar a minha tese de mestrado, tendo esta o tema "100 dias de bicicleta na cidade de Lisboa". Pretendo com este projecto ciclar efectivamente durante 100 dias na cidade de Lisboa, com início previsto para 1 de Janeiro próximo. O grande objectivo deste trabalho é o de desmistificar a cidade de Lisboa e as bicicletas como meio de transporte diário. Diversos estudos serão realizados no âmbito deste projecto, nomeadamente o estudo pormenorizado das diversas inclinações da cidade, larguras de passeios, infraestruturas necessárias de apoio à bicicleta e ao ciclista, zonas seguras ou não seguras, criação de um guia ao ciclista na cidade, etc ...

Quero acima de tudo ser mais uma voz a juntar à vossa, sensibilizando tanto a opinião pública, como os responsáveis pela gestão da cidade. O objectivo é o de criar o maior impacto possível na sociedade, sensibilizando-a para as enormes vantagens do uso da bicicleta como meio de transporte principal ou alternativo na cidade.

Visitem o meu blog e votem no inquérito

http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/

Maiores cumprimentos.

Paulo Santos

Pena visitar este forum a

Pena visitar este forum a pouco tempo se nao tambem tinha participado ai no teu inquerito. Eu tambem acabei a minha tese a pouco tempo embora esta tenha sido na area da gestao estrategica que nao tem nada a ver com bicicletas.

Acho que foi uma excelente ideia a que tiveste, alem de teres criado um tema que te deve ter dado muito gosto em trabalhar, contribuiste em algo muito importante para a cidade de Lisboa, embora comparativamente com a Alemanha e com a Holanda que sao paises que tem as principais cidades planas em Portugal isso nao acontece principalmente em Lisboa, embora na zona ribeirinha possa ser promovidas algumas infra-estruturas.

Tese sobre bicicletas vale 13 valores - notícia no JN

Tese sobre bicicletas vale 13 valores - notícia original JN aqui.

CRISTIANO PEREIRA

Paulo Santos, o engenheiro civil que pedalou 2500 quilómetros em Lisboa, obteve esta terça-feira 13 valores na sua tese de mestrado no ISEL, onde defendeu que a cidade é perfeitamente ciclável e não faz sentido falar nas sete colinas.

"Lisboa é um grande planalto e uma zona ribeirinha", frisou ao JN o engenheiro civil Paulo Guerra dos Santos, 36 anos. Após mais de 200 dias de bicicleta pelas ruas da capital, o investigador apresentou a defesa da tese de mestrado "Contribuição do modo bici na gestão da mobilidade urbana" no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. "Foi uma apresentação interessante mas como mas como todas as teses de mestrado que têm sido defendidas aqui no ISEL levamos sempre umas indicações para alterar", disse ao JN, escassos minutos após ter recebido um 13 como nota final.

No início pensou precisar apenas de 100 dias mas acabariam por se contabilizar mais de 200 em que este profissional de vias de comunicação e transportes se deslocou diariamente de bicicleta em Lisboa. Agora defende que a cidade "tem imensos percursos bons para se pedalar" mas que é urgente "criar condições e promover a utilização da bicicleta nomeadamente melhorando a rede de transportes públicos para lhes dar apoio ou a criação de corredores". Ainda que tenha alertado que "neste momento continua a ser perigoso" a deslocação em velocípede sem motor, o engenheiro salientou que "é preciso estimular o uso da bicicleta com algumas mexidas bastante viáveis e não muito caras nas ruas da cidade".

Paulo Guerra dos Santos assegurou-nos que vai continuar a pedalar em Lisboa. Citou as "vantagens para a saúde, tanto física e mental" e razões de "economia pessoal, relações sociais e vivência com a própria cidade".

"Usar automóvel no centro das cidades tornou-se, em muitos casos, sinónimo de perca de tempo e de dinheiro, de poluição atmosférica e poluição sonora", observou, salvaguardando, todavia, que "o automóvel não é o inimigo público número um mas deve ser usado com moderação e devem ser criadas alternativas".

way to go!! : ) acabaste de

way to go!! : ) acabaste de evangelizar mais um ; )