Como lavar, limpar a bicicleta?

Olás :-)

Choveu nos dias passados e as minhas bicicletas ficaram sujas com lama. Gostava de as lavar com o objectivo de as ter novamente brilhantes e as conservar, evitar a ferrugem. Alguém pode partilhar o nome dos produtos e técnicas que devo usar?

Há uns tempos lavei uma delas usando uma mangueira de água e detergente da loiça, passado uma semana fiquei sem os pedais! :-( - os pedais começaram a fazer barulho e a abanarem muito no seu eixo de rotação, tive de os mandar substituir... fiquei com a ideia que a água entrou para o eixo e estragou os rolamentos :-(

Que óleo queimado?

Será que é óleo queimado retirado aquando da mudança de óleo do motor de veículos automóveis?

É que, se sim, tal óleo é muito tóxico por conter metais pesados... Tal óleo queimado deve é ser encaminhado para reciclagem (encaminhamento que já é feito normalmente pelas oficinas de automóveis) ...

Os óleos específicos para bicicletas são os mais indicados...

Lavar bicicleta

 

Boas pessoal,

Acho que esta tarefa de limpar a bicicleta nao e assim tao facil como se possa pensar caso queira estimar a bicicleta por alguns anos e nos casos em que se fez um investimento significativo.

Eu tento sempre ter cuidado principalmente com a corrente e com os carretos que sao parte fundamental, embora isso tambem de dependa muito da qualidade do material e do investimento inicial que se fez na bicicleta.

Como tenho uma de montanha em carbono normalmente tiro as rodas, ja que nao da muito trabalho e fica muito melhor. Sem esquecer de apos a lavagem por oleo, normalmente ate ponho oleo queimado de oficina que e bastante bom para isto embora exista oleos especificos para certas partes da bicicleta.

Lavar com querosene

Eu comprei uma bike e ela é amarela sempre limpei ela com querosene nao tora tinta nen desgasta e economiza agua e depois paça uma cera ela fia super nova e se ficar muito suja ta uma tirada da sujeira com agua e depois passa ela fica novinha! VALEU ESPERO QUE GOSTE

SEMPRE LIMPA

OLA, PESSOAL DAS LIMPEZAS.............................EU SEMPRE LIMPO A MINHA BICICLETA NA ESTAÇÃO DE SERVIÇO, COSTUMO APLICAR WD40 NO FINAL NA CORRENTE, NA FORQUETA APLICO MASSA E NOS CARRETOS TODOS...ATÉ HOJE NUNCA TIVE PROBLEMAS, O DESGASTE DO MATERIAL É DO USO, (MAIS PEÇA, MENOS PEÇA) QUEM PAGA É O DINHEIRO NÃO SOU EU "lol".

ANDO TODOS OS DIAS DE BICICLETA E SÓ LAVO 2 VEZES POR SEMANA, SÓ QUANDO VOU PARA SITIOS COM MUITA LAMA É QUE LAVO SEMPRE QUE USO A BICICLETA, QUANDO É TERRA SECA, E FICA CHEIA DE PÓ, COMO JÁ DISSE, 2 VEZES POR SEMANA,  A MINHA ANTERIOR TINHA 3ANOS, E ERA TRATADA DESSA MANEIRA, O ASPECTO ERA COMO NOVA QUE MA ROUBARAM...."MALANDRECOS"

SAUDAÇÕES COMPANHEIROS DE LIMPEZAS E AFINS DE BTT

 

 

Cuidado com pressão

Boas!

Concordo com o Bruno...mas como praticante de BTT ...esse método acertado era ineficaz em que há alturas em que não à agua que arranque aquele barro! Lavo sempre à presão...normalmente naquelas estações de serviço...mas tenho o cuidado de NUNCA apontar o jacto directamente (nem próximo) para os pontos de rotação...sejam eles os cubos..o eixo da pedaleira ou a caixa de direcção. Depois é deixar a bike secar e NUNCA esquecer de lubrificar esses pontos atrás referidos e a corrente! Já agora aconselho o uso de óleos próprios e não os sprays tipo BALA e WD40 ...pois por serem tão penetrantes (demais) acabam por corroer demasiado as peças e secam muito rápido.

Mangeira/Compressor = big no no

Oi. :-) Lavar a bicicleta com uma mangueira e compressor não é aconselhável exactamente pelo que te aconteceu. Claro que se estiveres a fazer uma sessão de manutenção completa (que pode incluir substituir a massa em todo o lado: pedais, headset, pedaleira se não for selada, cubos das rodas), minimizas o facto de entrar água com um sabão altamente desengordurante para esses locais. O ideal é usares um balde com água morna (para não congelares os dedos :-) ), uma esponja ou pano e um detergente adequado para carros ou mesmo bicicletas, tentando evitar que a água com detergente escorra para locais com massa ou óleo. A corrente se tiveres uma ferramenta de abrir correntes podes deixá-la de molho um bocado em água com detergente. Escorre-la bem e a seguir voltas a oleá-la com um óleo adequado, uma gota por eixo de elo, umas boas voltas para o óleo penetrar e depois limpas com um pano que não deixe fibras ou um jornal. Outro local a colocar umas gotas de óleo é o desviador for smooth shifting. :-) Onde existe massa não uses óleo (pedais, headset, pedaleira, ...) porque o óleo dissolve a massa e não faz a mesma função. Boas limpezas! :-)