Massa Crítica em Aveiro

A Bicicletada / Massa Crítica em Aveiro acontece sempre na última sexta-feira de cada mês. O local de encontro é no Forum Aveiro ao lado da Capitania, a partir das 18h30, com saída às 19h00. [Nota: a Massa Crítica de Aveiro não tem acontecido ou tem acontecido com irregularidade ou susbstituída por eventos semelhantes]

Foto do local de encontro:

Contactos

Materiais para divulgação
Na página: Materiais para divulgação.

BUGA - Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro

BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro) é um equipamento destinado a proporcionar àqueles que habitam em Aveiro ou visitam a Cidade, uma forma agradável, saudável e ecológica de a conhecer, nela passear ou trabalhar. Actualmente existem em funcionamento 300 Bugas.

Para utilizar uma BUGA basta dirigir-se à loja das BUGAS perto do Fórum Comercial e deixar um documento de identificação. Nessa
altura é-lhe atribuído um cadeado com código, e dessa forma pode utilizar e parar a Buga onde quiser.
Pode requisitar uma BUGA em qualquer dia da semana entre as 10h e as 19h, tendo em conta que deve retornar a BUGA no mesmo dia até às 19h.
Mais informações:
  • Linha MoveBUGA - 967050441
  • MoveAveiro - 234380560

Comércio e indústria na Região Aveiro

Esta página lista oficinas, lojas, casas de comércios, etc... para venda e/ou reparação de bicicletas e acessórios.

Cidade de Aveiro

Pernalonga
Rua da Arrochela 45
Baixa de Santo António - Alboi
3810-052 Aveiro

Bikezone
Rua S. Martinho nº 35
3810-185 Aveiro
Tel. 234 423 408
Skype : aveiro175

Beymar Motor

Rua Dr.  João de Moura, 75

Tel. 234 425 208

 

Esgueira

Guersan
José Guerra dos Santos
Rua da República, 71
Esgueira - 3810-158 Aveiro
Telefone: 234 311 637

 

Ílhavo

Órbita

Av. Fernão Magalhães, 174

Praia da Barra

Tel. 234 041 733

 

Cidade de Águeda

Ama-Bikes
Vale do Grou
3750-064 Aguada de Baixo - Portugal
Telefone: +351 234 667251
E-mail: geral@ama-bikes.com
Website: http://www.ama-bikes.com/

Ciclomotor Roma
Apartado 39, Corga
3750-909 Águeda
Telefone: 234612510
Telemóveis: 912344234; 939539379; 962431924
E-mail: ciclomotor.roma@vizzavi.pt
Website: http://www.ciclomotor-roma.pt/

Órbita
Ap. / P.O. BOX 48 . P
3754 - 909 Águeda - Portugal
Telefone: +351 234 602 022/3/4
E-mail: orbita.pt@netvisao.pt
Website: http://www.orbita-bicicletas.pt/

Slowdown
Travessa da Proa do Barco
3750-727 Recardães
Telefone: 234 623 224
E-mail: geral@slowdown.pt
Website: http://www.slowdown.pt/

 

Registo de Bicicletadas/Massas Críticas em Aveiro

Este livro contém páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas em Aveiro.

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Agosto de 2010

Fez neste mês de Agosto de 2010, 3 anos que aconteceu a primeira MC em Aveiro.

Cheguei uma hora atrasado e não encontrei lá ninguém - e logo agora que tinha a minha bicicleta eléctrica para mostrar ao pessoal! Entretanto vi um senhor com uma fixie a passear por lá - claro que fui logo ter com ele meter conversa :-)

Fomos até minha casa para eu largar a minha eléctrica e apanhar a minha fixie, depois fomos dar uma volta, cada um com a sua fixie, tiramos uma foto e ficamos amigos :-)

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Junho de 2008

Participaram 6 pessoas. Foto registada no momento do encontro:

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Junho de 2009

Desta vez fomos um grupo de 10 ciclistas :-)

Aqui estávamos numa zona calma, no Canal de S.Roque, com ciclovia e via pedonal:

E aqui estavamos na EN109 ("Variante") em que os carros ultrapassam frequentemente os 70km/h. É preciso coragem para circular em segurança nesta zona:

No final paramos na Forca-Vouga e houve um debate. No geral estamos todos descontentes com a falta de condições para circular de bicicleta, com segurança, na cidade de Aveiro.

Bicicletada / Massa Crítica de Aveiro - Março de 2009

Este mês fizemos um esforço de divulgação da MC Aveiro!:-)

Criámos uma mailing-list (ainda que provisória) para divulgar a MC mensal e outros eventos da MC Aveiro e que pode ser subscrita enviando um mail com título "Aderir" para massacritica.aveiro@gmail.com. Aproveitámos o mail que tinha sido criado com o blog que deu início à MC Aveiro antes de haver este site e que nos foi facultado pelo José Carlos Mota, com o incentivo para que mantenhamos a MC Aveiro dinamizada. Planeamos de futuro ter uma tal como a bicicletada porto fez.

A MC foi anunciada na pag 3 do Diário de Aveiro de 27Março, como pode ser visto em baixo, que se mostrou interessado em voltar a noticiar a MC, no jornal UAonline da Universidade de Aveiro, nas newslists ambio, GAIA e PNED, no Forum BTT e no Blog Amigos d'Avenida e sua mailing-list. Foram colados cartazes na UA (Obrigada Cláudia!) e para o mês vão ser colados também noutros locais chave.

Agora vocês perguntam: ah, estava tanta gente que nem se mexiam?! Não. Algumas pessoas disseram-me que não podiam ir nesse horário, se não poderíamos alterar para mais tarde ou para o fim-de-semana, pois gostariam de participar. Para estes casos, o melhor é participarem em passeios de bicicleta ao fim-de-semana, pois acho que a bicicletada deve reunir pessoas que se identifiquem com o uso da bicicleta no quotidiano na cidade e era suposto sairem já do trabalho de bicicleta e simplesmente irem ter à praça. Depois há quem tenha de ir buscar os filhos e as bicicletas deles e ache que não consegue chegar a tempo... bem, mas pelo menos há interesse pelo movimento e uso da bicicleta.

Estivemos 10 ;-)  eramos 6 de bicicleta, com 2 pessoas novas e uma regressada e 4 que apareceram a pé e querem aparecer na próxima mas de bicicleta. Apareceram 4 senhoras e 6 homens incluindo uma criança, está equilibrado! Falámos ao telemóvel com a bicicletada Porto e soubemos que tinham um nº semelhante de particicpantes. Se pensarmos que Aveiro é mais pequena que o Porto, não está mal...

Fizemos circuito Praça-Pontes-Avenida pelas ciclovias e volta até às Pontes-Bairro do Liceu.

-Demos conta do mau estado da ciclovia em alguns locais (rebentada pelas raízes das árvores no corredor central Avenida, p ex), marcações no chão a precisar de mais tinta, má adaptação à realidade das necessidades de circulação e falta de fiscalização aos veículos estacionados sobre a ciclovia, como se vê na foto.

Gostaria de salientar que este veículo Alfa Romeo escuro 18-91-SJ que aqui aparece também já aparecia numa foto mais antiga da anababanasplit estacionado no mesmo local! Vejam o que conta o Gaspar Monteiro e o post novo relativo a este caso.

-É uma pena a BUGA não poder ser utilizada fora dos limites geográficos estabelecidos, pois inibe p ex a uma ida à praia (Ílhavo). Uma sugestão seria reactivar o Clube dos Amigos da BUGA e este disponibilizar uma elemento voluntário para acompanhar um grupo interessado em fazer um passeio fora da cidade.

-Falámos sobre a nossa vontade de fazer circuitos em 2 rodas dentro da cidade, como forma de a conhecer (e dar a conhecer) melhor e nos arredores, no Baixo Vouga Lagunar, adaptados a diferentes ritmos de andamento, visto haver um crescente interesse no uso desportivo/lúdico/turístico da bicicleta ainda sem uma resposta capaz, na nossa opinião.

-Outra hipótese a juntar ao nosso EcoCicloPasseio (BioRia Salreu e/ou PR1 Pateira de Fermentelos-Águeda) é a ida até à Reserva Natural das Dunas de S.Jacinto fazendo o percurso de bicicleta até ao Forte da Barra e a ligação até ao outro lado do canal da Ria por ferry-boat transportando as bicicletas.

-Temos boas expectativas quanto à animação proposta pelos Amigos d'Avenida para a Praça de onde sai a MC, facto pelo qual submetemos uma proposta de animação que inclui bicicletas, é claro, que teve uma boa recepção, a ser aqui divulgada oportunamente.

O debate foi muito interessante e só não durou mais devido ao vento e à hora do jantar!:-)  Mas para o próximo mês há mais...e, na realidade, não precisamos de estar à espera do dia da Bicicletada para fazer algo em prol da mobilidade, saúde, ambiente...

Notícia da Bicicletada em Aveiro publicada pelo Diário de Aveiro de 27Março2009:

 

 

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Agosto de 2008

Esta MC foi muito agradável :-) -- e fez um ano que se iniciou aqui em Aveiro!! :-)

Estiveram presentes duas pessoas locais, o Casainho e o Ricardo Sol. Juntou-se um casal espanhol que estava de férias em Portugal e decidiu participar na MC em Aveiro.


Foto registada pelo Ricardo Sol.

Os colegas espanhóis andaram a passear pelo norte interior de Portugal com as suas bicicletas e mochilas, decidiram passar os últimos dias em Aveiro e juntarem-se à MC. Disseram que se informaram sobre a MC em Aveiro aqui no site.

Como os colegas espanhóis tinham acabado de chegar à cidade, decidimos fazer o passeio da MC de modo a mostrar-lhes as partes mais bonitas de Aveiro. Andámos pela baixa da cidade, fomos à estação de combois da CP, passámos na loja BUGA, passámos pelos restaurantes mais interessantes de Aveiro, passámos na Universidade e por fim ao pôr-do-sol, terminámos nas salinas com o objectivo de ver uns flamingos cor-de-rosa que por lá estariam.

Eles queriam ir passar a noite na praia, levámo-los então até a saída de Aveiro com direcção às praias.

Foi muito agradável poder receber, ajudar e estar com outros colegas participantes da MC de Madrid :-) - tivemos oportunidades de trocar alguns conhecimentos e, dar e receber uns abraços :-)

Na viagem que fizeram por Portugal tiveram uma grande dificuldade, resultado da política da empresa Rede de Expressos, que não permite o transporte de bicicletas nos seus autocarros. Conseguiram trazer as bicicletas no autocarro entre Viseu - Aveiro, mas só depois de as desmontarem e embrulharem para serem consideradas bagagem.

É lamentável que a Rede de Expressos não tenha uma solução para quem viaja com a sua bicicleta!

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Dezembro de 2008

Estava frio, quase não se viam pessoas a andar de bicicleta como habitual. Fomos apenas 3 pessoas.

Aproveitámos e passamos num café para comer um tripa quentinha. No final ao retornar para casa, fomos ainda à procura de anfíbios, como salamandras coloridas, numa rua mais húmida junto a um canal da ria.

Estamos a preparar um e-mail para enviar à CP, a pedir informações sobre a possibilidade de transportarmos as nossas bicicletas, na altura do EcoCicloPasseio que estamos a organizar. Será que o comboio pode transportar simultâneamente 20 ou 30 bicicletas?
Daqui a uma semana vamos enviar as questões à CP, publicaremos depois as questões e respostas obtidas.

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Fevereiro de 2008

Participaram três pessoas, duas delas pela primeira vez. Fizemos um percurso com a intenção de descobrir, experimentar, algumas das ciclovias existentes na cidade. Falámos também sobre algumas regras de trânsito e modos aconselhados de circulação na estrada, para assegurarmos a nossa segurança.

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Janeiro de 2010

Hoje estivemos à conversa sobre a futura ponte entre o Rossio e o Alboi. Registamos as nossas ideias sobre o assunto e enviamos aos Amigos da Avenida, que irão lançar uma nota de imprensa em breve. O que pretendemos é:

  • a travessia da ponte tem de permitir a passagem de peões e ciclistas, e ter sinalização vertical a indicar a possibilidade de utilização
    pelos mesmos;
  • o piso da pista para os ciclistas terá de ser feito num material técnico próprio para o efeito - tem de ter muito boa aderência mesmo
    nos dias com chuva. Numa imagem que se vê do 1ª prémio, parece-nos que o chão é de madeira e assim sendo seria muito perigoso circular de bicicleta num dia de chuva.


Depois houve ainda tempo para discutir as rotundas, após termos falado no vídeo que registei em que se vê um quase acidente de um carro com um ciclista.

O Tiago veio pela primeira vez com a sua nova bicicleta, uma fixie toda colorida! Agora já são 3 as fixies cá em Aveiro ;-)

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Julho de 2011

Fomos muito poucos, um simpático casal de cotas de Vagos, que se deslocaram de bicicleta (ver a foto com as duas bicicletas utilizadas) e quando este casal já estava para se ir embora, apareceu mais um participante, com uma bicicleta carregadinha de caixas de encomendas (vazias). O percurso foi muito simples, ficámos por ali a conversar e depois cada um voltou para sua casa a pedalar. Estava uma tarde mesmo boa em Aveiro, para pedalar estava excelente. Em Agosto há mais, mas eu não vou estar em Portugal, se tudo correr bem. Se tiver hipótese junto-me a uma Massa Crítica perto de mim! Depois mostro as fotos aqui!

Mais fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Maio de 2008

Nesta bicicletada/MC passeámos pelas ciclovias existentes na Avenida Dr. Lourenço Peixinho com o objectivo de as descobrir e verificar as dificuldades existentes ao circular por elas.

Registámos algumas fotos para ajudar a documentar as ciclovias em Aveiro. Algumas das foto:

Todas as fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Maio de 2009

Mais uma sexta-feira agradável, óptima para andar de bicicleta e apanhar o sol nas pernas, braços, rosto, etc :-)

Fomos 5 a pedalar e mais outros dois que apareceram a pé. Tentaram utilizar bicicletas BUGA mas a loja já tinha fechado, e não puderem fazer o passeio connosco.

Algumas fotos:

Nesta MC decidimos mudar o local de encontro para um local onde vamos estar mais visíveis, onde passam mais pessoas de bicicleta e a pé. A página da MC de Aveiro já foi actualizada.

Começámos também a trabalhar na ideia de fazermos uma t-shirt sobre a MC (para a utilizarmos no dia da MC e não só).

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Novembro de 2007

Estivemos três pessoas, o Casainho, o José Mota e o colega do blog BTT do Minho ao Vouga.

Falámos sobre algumas ideias:

  • Como cativar mais pessoas para a MC;
  • Fazer um percurso que fosse um pouco como que um passeio pelos espaços naturais próximos do centro da cidade, do local de encontro;
  • Um dia diferente para fazer a MC, eventualmente num sábado;
  • Fazer um debate, convidar pessoal de outras MCs das várias cidades;
  • Relacionarmos mais com o pessoal do BTT e passeios de bicicleta, colocar notícias de passeios de BTT, passeios da Quercus, etc..
  • Trabalhar com escolas secundárias de Aveiro e UA;
  • Trabalhar com as lojas de bicicletas locais - conseguirmos divulgação;

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Novembro de 2008


Florbela, Tiago, Ana, Casainho e Eduardo.

Dia de frio e chuva. Estivemos à conversa, abrigados nos Arcos, e trabalhámos sobre o passeio que estamos a organizar.

Escolhemos dois possíveis locais, Salreu ou Pateira, em que para nos deslocarmos a partir o centro de Aveiro, teremos de utilizar o comboio para transportar as bicicletas.

Próximo fim-de-semana vamos à Pateira para tentar perceber algumas dificuldades que possam surgir.

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Outubro de 2007

A seguinte mensagem com o titulo UM ESPIÃO DE COIMBRA NA BICICLETADA DE AVEIRO, foi escrita no blogue do jpmaisp.

Pois é, desta vez deixei a malta de Coimbra para ver como é que era em Aveiro. Estava em Vagos e pensei ir a Coimbra, ainda cheguei a combinar com o Hugo, que foi pela primeira vez à bicicletada em Coimbra, mas depois era muito apertado ir a acelerar de carro por aí fora, e acabei por decidir-me ir até Aveiro, sujeito a ser mal recebido por andar a espiar sem autorização. À cautela, para não me baterem muito, emprestei a minha dobrável à Zé (que assim participou também pela primeira vez nesta manifestação de bicicletas), esperando que na presença de uma senhora não me agredissem muito. E levei a bicicleta da Ana Paula, porque a minha mesmo, para além da dobrável, estava em Coimbra à minha espera.

E lá fomos, ainda um pouco atrasados, mas como a partida era só às 18.30, chegámos ainda bem a tempo. O local é muito central e lá estava um pequeno grupo já preparado para a iniciativa. Ali estivemos à espera mais um bocado, a ver se se juntava mais alguém, ninguém tinha máquina fotográfica, mas um dos presentes, que até nem participou desta vez, lá acabou por registar o momento para a posteridade (espero ver a foto aqui no site!!!).

Lá partimos finalmente, já lusco-fusco, luzes das bicicletas ligadas, para maior segurança, a furar pelo trânsito automóvel, que foi muitíssimo respeitador. Parámos em dois locais para pôr tarjetas nas bicicletas e nas bugas (sim, também são bicicletas, mas distinguem-se bem das comuns), e lá demos por concluida a pequena volta, 7 à partida, 8 à chegada!

No final, já em amena cavaqueira, a Zé e o Fernando lá descobriram que a namorada dele é colega dela na Escola Secundária de Vagos, o nosso mundo pequeno, como sempre! Foi um bom convívio, um bom passeio, uma boa manifestação.

Afinal não me bateram, e foi tudo malta simpática! Ou não andassem todos de bicicleta!

Para as próximas devo estar em Coimbra, mas nunca se sabe...

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Outubro de 2008

Fomos um grupo de 5 pessoas. Porque um de nós não podia estar muito tempo e porque outro se atrasou porque lhe roubaram o selim e não tinha bicicleta, apenas estivemos à conversa. Trocámos impressões sobre as nossas bicicletas, sobre as nossas luzes, sobre os materiais para andar à chuva, etc.


Tiago, Lina, Diogo, Ana e Casainho.

Duas pessoas colaboram na Associação Portuguesa de Educação Ambiental, começámos logo em conjunto a trabalhar na ideia de organizar um passeio local, cujo objectivo será proporcionar às pessoas um dia descontraído num ambiente natural local e sensibilizá-las para a utilização da bicicleta como meio de transporte. Há a ideia do pessoal da MC de Aveiro falar sobre o Código da Estrada e dar algumas sugestões sobre modos de condução segura no trânsito citadino.

Algumas pessoas que foram participando na MC em Aveiro ao longo destes 14 meses, foram dando sugestões de fazer este tipo de passeio, ou passar o dia da MC para o sábado, etc.  Trabalhando agora em conjunto com pessoas que já têm experiência de organização deste tipo de actividades, vamos conseguir organizar algo com um maior número de pessoas e ajudá-las na sua utilização da bicicleta como meio de transporte ;-) :-)

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Outubro de 2009

Nesta Massa Crítica/Bicicletada tivemos a presença do João Paulo e da Zé, que costumam participar na de Coimbra :-)

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Setembro de 2007

Éramos cerca de 10 pessoas e o encontro foi na Praça Melo Freitas, junto à Ponte Praça. A partida foi às 18h30. Passámos pelo Fórum Comercial, pela Loja da BUGA, seguimos pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho até à estação da CP. Descemos a avenida pela ciclovia em direcção às pontes onde seguimos em direcção à Rotunda da Sé. Seguidamente pedalámos em direcção à Rotunda do Hospital e à Universidade, onde terminámos junto à Reitoria.

Como éramos um número pequeno de ciclistas, decidimos ir sempre em fila indiana o que resultou em olhares admirados das pessoas Smile , contudo, tivemos dificuldade de manter o grupo junto, houverem algumas vezes em que nos separámos devido aos semáforos e ao trânsito.

Como falado no fim, eu fiquei de enviar a todos os presentes por email os materiais em formato digital para divulgação, e cada pessoa ficou de divulgar, durante o próximo mês, em lojas de bicicletas, Universidade de Aveiro, Mercado Negro, Loja de BUGA, etc... e deixar indicação dos locais onde o fez no fórum.

Foi dada a ideia de fazermos parte do percurso pelos ciclovias existentes na cidade com o objectivo de as divulgarmos, testarmos, nos apercebermos de possíveis melhorias e a médio prazo elaborar um documento a ser enviado à Câmara Municipal de Aveiro(?).

Falámos ainda que para a próxima Bicicletada, devemos ir todos com luz na bicicleta, pois será Outubro e estará já escuro a partir das 18h00. Foi dada a ideia de irmos com colectes reflectores (aqueles que estão dentro dos carros), para melhor sinalizarmos a nossa presença na estrada.


Está página era uma mensagem de blogue inicialmente, foi copiada para págian de livro. Os comentários na mensagem de blogue eram:


Gostei bastante. - Segunda, 10/01/2007 - 09:25 — Paulo Costa (não verificado)

Boas malta do pedal. Wink

Apesar de poucos, penso que despertamos alguma curiosidade nas pessoas, principalmente na Av, Lourenço Peixinho. No meu caso, foi a primeira vez que me juntei a este movimento, para fazer algo que tanto gosto, dar ao pedal e simultaneamente acordar consciências adormecidas e automobilizadas... , na proxima lá estarei. Laughing

Vou tratar de imprimir os folhetos e mais tarde coloco os locais por onde os vou deixar.

Vamos falando por aqui e até mto em breve.

Abraço e força nos pedais...

Paulo Costa


Eu já deixei alguns flyers -

Eu já deixei alguns flyers em vários locais, coloquei aqui nesta mensagem do fórum: http://massacriticapt.net/?q=node/108

---
JPCasainho - www.Casainho.net


Força Aveiro -

Quero enviar o meu apoio a todas as pessoas que participam na Massa Crítica de Aveiro. É natural que no início sejam poucos. Com o passar do tempo a tendência é para crescer. Acredito que brevemente serão muitos mais. E o importante, é ir passando a mensagem e, sobretudo, andar de bicicleta.

Massa Crítica em Aveiro, Abril 2010

Fomos só 2 os que apareceram, eu, João Paulo, e a Zeza, mas chegámos mesmo atrasados e por isso não telefonei ao Casainho. Passámos pelo local de encontro, já não vimos lá ninguém e lá fomos dar umas pedaladas. Correu bem, mas para a próxima esperamos encontrar mais gente. A minha próxima não sei, não... talvez no Porto, porque é dia de festival Imaginarius, em Santa Maria da Feira!

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Agosto de 2007

A primeira Massa Crítica em Aveiro aconteceu em 31 de Agosto de 2007.

Vias cicláveis em Aveiro

O objectivo deste conjunto de páginas é documentar as vias cicláveis em Aveiro.

Vias cicláveis na Avenida Dr. Lourenço Peixinho

NOTA: Está página ainda não está finalizada.

Fotos que podem ser utilizadas para a construção desta página:
http://www.flickr.com/photos/43558168@N00/archives/date-taken/2008/05/30/


A Avenida Avenida Dr. Lourenço Peixinho em Aveiro tem duas vias cicláveis.

foto: