De Vladivostoque ao Porto em bicicleta

Dois jovens norte-americanos partiram de Vladivostoque, a cidade mais oriental do continente europeu, rumo ao Porto, a fim de atravessar toda a Europa de bicicleta.

A maratona de bicicleta, a que Ellery Altahaus e Levi Bridges chamaram «The Idiots», deverá demorar entre dez meses e um ano, e os ciclistas terão de superar cerca de 17 mil quilómetros para chegar à cidade portuguesa.

«Chamámos The Idiots ao nosso projecto porque, quando contámos às pessoas os nossos planos, elas diziam-nos que pessoas normais não se metem em aventuras dessas», declarou Ellery Altahaus à agência PrimaMedia.

«Ao escolher o nome para o projecto, baseámo-nos também no romance Peregrino, de Dostoevski, pois a maior parte do caminho será feita na Rússia», acrescentou.

Antes de partirem de Vladivostoque, os ciclistas molharam as rodas da bicicleta nas águas do Oceano Pacífico e irão fazer o mesmo no Atlântico quando chegarem ao Porto.

Os dois estudantes norte-americanos chegaram à Rússia em Março, para aprender um pouco de língua russa.

Como a viagem irá ser muito longa e os ciclistas poderão ter de enfrentar o frio, eles esperam que os russos lhes abram a porta em caso de necessidade.

Há dois anos, estes dois estudantes caminharam a pé mais de 800 quilómetros entre o sul de França e a Galiza.

in: http://diario.iol.pt/sociedade-nacional/vladivostoque-porto-bicicleta-europa-tvi24-ultimas-noticias/1057002-4555.html