Segundo o António Cruz, o João Branco e a Rita Ferreira (nas mailinglists):
A.C.: «Viva!!
A Massa Critica Lisbonense (ou Lisboeta?) foi bastante agradável. Quando cheguei, (quase às 7) o pessoal tava pronto para começar a pedalar. Éramos cerca de 35 a 40 participantes (houve pessoal que se foi embora e outro que foi chegando) e havia 1 patinador.
Por necessidades especiais ao nível do pavimento, o patinador foi sugerindo o caminho a fazer. Passámos pelo Rato e pela assembleia da républica onde tirámos uma foto nas escadarias. Ainda no largo da assembleia da républica alguns dos participantes mais assíduos decidiram dizer algumas palavras (eu incluído) com a finalidade de dar as boas vindas a quem veio pela primeira vez, tentou-se também tentar criar uma onda de participação mais horizontal onde todos são convidados a dar ideias e a participar mais vezes. Falou-se também de uma festa que está a ser preparada para o dia 25 de Setembro (data da próxima MC) com o objectivo de reunir ciclistas e simpatizantes num local central da Lisboa antiga.
Ofereço-me desde já para alojar alguém, de qualquer parte do país, que queira vir no dia 25 de setembro a Lisboa, para participar na maior(?) MC de sempre em Portugal e vir à festa que se anda a preparar por um grupo de pessoas cheias de voluntarismo e boa disposição.
Por fim, fomos em direcção a Belém onde algum pessoal se deliciou com pastéis de Belém... Houve ainda alguns participantes que vieram de volta em conjunto usando a nova ciclovia de Belém ao Cais do Sodré. Tive que me ausentar no final, mas soube que ainda houve um grupo que foi jantar à rua dos bacalhoeiros.
Deixo os votos para que a Massa Critica de Setembro seja a maior de sempre e que todos os 'ciclo-activistas' do país possam vir a Lisboa para participar e festejar de seguida!
Saudações!»
J.B.: «Não posso deixar de fazer notar que o grande factor desta massa crítica ter corrido tão bem foi a presença do patinador, o João.
Com a sua mobilidade extremamente flexível e rápida , conseguia gerir todas as situações complicadas (semáforos, etc.) , e ainda comunicar com transeuntes, automobilistas, e peões a distribuir panfletos.
Distribuímos muitos, e o à vontade e facilidade com que falava com os automobilistas mais "stressados" ajudava a que eles não apitassem etc.
Ainda de notar que houveram bastantes participantes novos, e que havia até duas bicicletas
do Didier.
No final alguns fomos jantar a um restaurante junto à casa dos bicos, no campo das cebolas.
Apesar da ausência do Alex, houve quem tirasse fotos.»
R.F.: «O percurso foi o seguinte: 3 voltas ao Marquês, como habitualmente, subida da Av. Brancaamp, Rato, Rua de São Bento, paragem simpática para fotografia na escadaria da Assembleia (gostei muito da ideia e acho que podíamos enviar para os media, caso tenha ficado bonita, pois deve ser pouco habitual...), Largo do Conde Barão, Av. 24 de Julho, Av da Índia e final nos Pastéis de Belém. Saímos por volta das 18h 55m e terminámos cerca das 20h 20m, creio. Gostei, éramos cerca de 40 pessoas, mas como não as contei, talvez alguém tenha um número mais exacto para dar...
Comentários
MC 25 Set Lisboa-anunciar no BFF Lisboa
Olá! :-)
Se querem fazer uma megaMC a 25 Set convém ir anunciando e sugiro que o façam no BFF-Bicycle Film Festival em lisboa 9-13Set, é uma excelente oportunidade.
Acontece q se o resto do pessoal doutras cidades for fazer a MC de Lisboa, caso possam chegar a tempo, o que não me parece (falo por mim, que estou mais longe), vai "despovoar" as outras MC...
E qual o objectivo da mega MC, para além da festa convívio? Chamar os media p captar atenção sobre os direitos dos ciclistas e melhoria da mobilidade nas cidades em termos de legislação e medidas a adoptar pelas câmaras?