Aviso à navegação

O site da Massa Crítica está algo lento mas não desistam que as páginas acabam por abrir. O site está em processo de atualização e simplificação (mas tal pode demorar ainda). Saúde!

Vias cicláveis em Aveiro

strict warning: Only variables should be passed by reference in /home/massacri/public_html/modules/book/book.module on line 559.

Comentários

Citybike?!

Mudei há uns meses para Aveiro e desiludi-me bastante com a dita "citybike", que na verdade é apenas "city"!

Insisto em utilizar diariamente a bicicleta (na realidade, a minha me roubada há 3 dias- ando com uma emprestada) mas os conflitos carros/bicicletas são cada vez mais notórios...Espero que dentro de pouco tempo não vejamos as bicicletas desaparecer da lista de simbolos positivos desta cidade!

Esses conflitos só vão

Esses conflitos só vão piorar. É preciso algum tempo e alguns desses conflitos até chegarmos à utilização plena da bicicleta. É capaz de ser a única forma de mudança na nossa sociedade: à batatada.

as vezes é aquilo que me

as vezes é aquilo que me apetece... talvez não exactamente batatada, mas mais uma riscadela dos carros já me apeteceu bastantes vezes já...

A unica coisa que quem anda de bicicleta pede é um pequeno espacinho onde possa circular... não poluimnos o ar de ninguem, nem ocupamos muito espaço...! será pedir muito?

Post muito interessante

Acho este post muito positivo. É isto que pretendia que lá incluissem com sugestões para melhoria, quando lancei o post com sugestões para melhorar a mobilidade em 2 rodas em Aveiro. Mas, seja lá em que post for, interessa é que apareça.

Há vias que foram repintadas nos úlltimos dias, com ou sem alterações. Uma que uso termina e começa com traço contínuo que converge para o passeio. Se não quisesse pisar o contínuo em infracção, como a usaria? É debaixo do túnel do comboio, entre o cais da Fonte Nova e Forca Vouga. Hoje ia com pressa, mas vou fotografar para qui colocar.

Para além do link wikipedia, chamo a atenção à terminologia a partir deste post do paulo que aqui reproduzo:

 

Parece-me que não é correcto

Chamar «vias cicláveis» às ciclovias. É que as ciclovias têm de ser «obrigatóriamente» utilizadas quando existem; mas as vias cicláveis não. As ciclovias são estreitas, mas as vias cicláveis são a toda a largura da faixa dando prioridade aos ciclistas sobre os automóveis, não podendo estes circular a mais de 30km/hora!

Vejam mais aqui: http://www.levante-emv.com/secciones/noticia.jsp?pRef=2008111500_16_519706__Valencia-Nacen-ciclocalles-pero-falta-concienciacion

Em Aveiro e nas pessoas que

Em Aveiro e nas pessoas que tem o poder em Aveiro seja qual for a cor política, infelizmente o mal é de todos e é o mesmo: falta de horizontes!!!

Aveiro não é uma cidade preparada para as bicicletas - até podia ser - as bugas e as "ciclovias" são apenas pequenas tentativas muito provincianas...

O mal é que as pessoas em Aveiro comem de tudo... Já se falou em tempos, por exemplo, num parque sub-terraneo debaixo do Rossio e não se vê ninguem contestar isso! "Mas fiquem descansados que as palmeiras não desaparecem..." das outras àrvores já não se disse o mesmo!!! É de deitar as mãos à cabeça...

Outra é a re-planificação da Avenida... até tenho medo do que ai vem... Possivelmente irá dar no mesmo como na Árida e deserta Praça Marquês de Pombal (quem conheceu aquilo antes...) ou da Av. 5 de Outubro e Ponte de Pau... Enfim...

Aveiro é sempre a somar...

Isto tudo para dizer que em Aveiro o que interessa é o betão e os carros... as pessoas e as bicicletas que se lixem... As sombras, as árvores, as ciclovias bem preparadas, os passeios, as alamedas, bem isso... não é para Aveiro ver!!!

Pena é que Aveiro fisicamente tem/tinha (este já é o meu receio) muito potencial... mas está nas mãos de pessoas incapazes... nestes ultimos 20 anos sempre esteve!!!

Apesar de viver à poucos anos

Apesar de viver à poucos anos em Aveiro é mais ou menos esse o sentimento que tenho. É um atirar de areia para os olhos às baldadas que até mete medo. 

à?

Ou será «há» (de significado «existem»)poucos anos?!!  ;)

 

Naquilo que percebo desta

Naquilo que percebo desta cidade, concordo com vocês, talvez os Aveirenses andem a ser tomados, injustamente, por parvos...

MAs também não percebo em que é que esta discussão poderá ajudar a melhorar. Acho que o importante aqui não são as obras do municipio, mas sim as ciclovias.

Aveiro é plano, as pessoas usam a bicicleta. Logo, acho que estamos no direito de exigir melhores ciclovias, ou não? Ou por sermos um pouco tontos, não temos direito a elas?!

Pois, é capaz de ser mais

Pois, é capaz de ser mais isso, obrigado :)

As ciclovias são de enfeitar

As ciclovias são de enfeitar como já por ai está explicado. Se o problema fosse só esse... como muito bem já disseram, a cidade está pensada para o automóvel e vai continuar a ser assim. Basta olhar para a luta dos moradores do bairro do beira mar para conseguirem o seu espaço e expulsar os automóveis. As promessas existiram, actos é que nem por isso.

O engrançado é quem em muitas

O engrançado é quem em muitas das cidades portuguesas em que nem se quer há (ou não havia) o uso da bicicleta já há ou começa a haver vias cicláveis muito bem feitas... bem assinaladas, largas o suficiente, afastadas do trânsito... enfim!!!

Em Aveiro que "tradicionalmente" sempre se usou a bicicleta nada de bem feito existe!!!! Enfim... só dá para lamentar mesmo!

Segundo o autor que iniciou

Segundo o autor que iniciou este post, o objectivo é, passo a citar:

O objectivo deste conjunto de páginas é documentar as vias cicláveis em Aveiro.

Certo?

Entao, mais do que criticar negativamente, se é essa a vossa opinião, contribuam positivamente para o post.

Relativamente ao post de Anónimo de 22/09, não sei se é bom as ciclovias serem afastadas do trânsito, se os carros não circulam ao nosso lado, quando de repente forem confrontados com bicicletas na via em que não tem ciclovia, vão-se "assustar". A única vantagem que me ocorre é não ter de respirar os gases de escape, que muito me incomodam.

Coment'arios Ciclo Vias

Boa tarde

As coisas são simples, mas muita gente não entende.

Em aveiro não h'a ciclovias !!!

Porque digo isto? Porque uma ciclovia tem que ter um inicio e um fim, por exemplo estação CP at'e a Universidade, da estação a cada uma das escolas, e outros exemplos não faltam.

Veja-se o exemplo de 'Ilhavo, com as ditas da Barra e da Costa Nova.

Mas o pessoal da Câmara vai fazendo umas tainadas, umas viagens e fazendo de conta.

Se calhar sou dos poucos utilizadores regulares de bicicleta, por isso estou profundamente desiludido.

Passeios de bicicleta a noite, para envolver crianças,não me parece.

Cumprimentos,

Então se já é notícia que a

Então se já é notícia que a CM paga/troca obras com terrenos! Não há dinheiro, gastaram tudo o que tinham e o que não tinham, agora há facturas de crédito utilizado para pagar.

Há bastante estradas cá em Aveiro onde ainda podemos andar, ao menos isso.

Submeter um novo comentário

O conteúdo deste campo é privado e não irá ser exibido publicamente.
  • Endereços de páginas web e endereços de e-mail são transformados automaticamente em ligações.

Mais informação sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta pergunta tem como objectivo evitar "robôs" que fazem spam.