Panfleto para distribuir a condutores (Lisboa)

MASSA CRÍTICA

Caro(a) condutor(a): pedimos-lhe paciência enquanto estamos a passar!

Se quiser saber porque andamos todos aqui hoje de bicicleta, continue a ler.

 

Quem são vocês? Somos a Massa Crítica. Não somos nenhuma organização, só um grupo que anda de bicicleta em conjunto. Costuma haver eventos destes em várias cidades do país e nas principais cidades de todo o mundo.

 

Estão-se a manifestar contra o quê? Não somos uma manifestação – somos é uma celebração da bicicleta! Ainda assim, gostávamos de o(a) pôr a pensar nisto:

- as pessoas precisam de melhores alternativas para deixar os carros em casa;

- as pessoas precisam de melhores transportes públicos;

- são necessárias melhores condições para ciclistas e peões;

- os ciclistas têm o direito de usar as estradas públicas;

- temos que reduzir a poluição localizada e as emissões de dióxido de carbono;

- temos que reduzir a dependência de combustíveis fósseis;

- andar de bicicleta dá gozo!

 

Porque é que estão a empatar o trânsito? Pedimos desculpa se o(a) atrasámos – não é nossa intenção incomodar os condutores. A maior parte de nós usa a bicicleta todos os dias. Não era pior se andássemos de carro, em vez? Os ciclistas não empatam o trânsito, os ciclistas são trânsito!

 

De bicicleta? Porquê? A bicicleta é das formas mais rápidas de fazer muitos percursos na cidade. Também ficamos em forma e ajudamos a reduzir os engarrafamentos e as emissões de CO2. Se calhar, para si o carro é mesmo uma necessidade – então tente a partilha de viaturas, em www.carpool.com.pt. Mas o melhor, insistimos, era experimentar a bicicleta!

 

Posso participar? Claro! Encontramo-nos nas últimas sextas-feiras do mês, por volta das 18h, no Marquês de Pombal, junto ao Parque Eduardo VII. Costumamos arrancar às 19h e damos uma volta que é definida na altura pelos presentes. Se quiser aparecer mascarado ou com as bicicletas decoradas será bem-vindo(a)! Para mais informações, vá a massacriticapt.net/ ou ao grupo do Facebook da Massa Crítica de Lisboa, www.facebook.com/groups/163607162043/.

 

[Adaptado de http://bit.ly/ynvfSW ]