Livro de reclamações como ferramenta para ciclistas

Na Escola Secundária Marques de Castilho em Águeda que recebeu recentemente obras no valor 11,5 milhões de euros (e foram inauguradas há 6 meses), pedi há poucos dias o livro de reclamação com o objectivo de reclamar o facto da escola não ter estancionamento para bicicletas. A escola tinha estancionamentos para bicicletas antes das obras e agora apenas tem estancionamento para carros dos funcionários e professores.

Ao chegar à escola com a minha bicicleta, perguntei ao porteiro onde poderia estancionar/guardar a bicicletade. Para meu espanto, disse-me que não havia nenhum estancionamento de bicicletas na escola! Contudo, foi muito simpático e deixou-me guardá-la dentro da escola mas mesmo à entrada, numa zona pouco segura.

Decidi pedir o livro de reclamações com o objectivo de reclamar pelo facto da escola não ter estancionamento para bicicletas. Deram-me imediatamente muita atenção, prometendo guardar a bicicleta dentro da escola sempre que quisesse pois um funcionário iria abrir-me a porta para eu a guardar numa zona mais segura.

Creio que uma reclamação no livro, obriga à comunicação da mesma a uma entidade central de gestão das escolas, a reclamação fica para sempre registada! Todos têm um grande receio e isso para mim ficou patente na expressão do rosto do funcionário quando lhe pedi o livro.

Aconselho a que façam o mesmo que eu, pedir e usar o livro de reclamações, reclamando a existência de um estancionamento seguro para bicicletas.

Comentários

O meu objectivo era reclamar

O meu objectivo era reclamar e ter a certeza que a reclamação não seria esquecida. Claro que o que eu desejo é que a escola tenha um estancionamento para bicicletas, para que eu e todos os alunos possam guardar com segurança a sua bicicleta.

Se vai resultar? não sei... mas pelo menos ficou registada a minha reclamação pelo facto da escola secundária não ter estancionamento seguro para bicicletas.

Valeu a pena?

Se o objectivo era apenas garantir um local seguro para a tua bicicleta, provavelmente não precisavas de ter chegado ao ponto de pedir o livro de reclamações.

Interessante seria que o resultado da "ameaça" tivesse sido a instação de um parque para bicicletas, mas para isso, não me parece que o livro de reclamações vá ajudar.

É apenas mau planeamento e maus projectistas.