Massa critica em Évora

 

Boas
 
Somos alunos do 12º ano da Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora e, no âmbito da disciplina de área de projecto, decidimos fazer um projecto que tem como objectivo promover a utilização de bicicletas na cidade de Évora.
 
Após alguma pesquisa encontramos o movimento massa crítica, que tem os mesmos objectivos que o nosso projecto.
Gostaríamos que nos dessem algumas dicas, por exemplo, como dar a conhecer o projecto, ou até como instalar o movimento massa crítica em Évora
Vimos por este meio pedir a vossa ajuda, ja que o movimento massa crítica e bastante conhecido.
 
Alguma informação extra sobre o nosso projecto está em evorapedais.blogspot.com

Obrigado

 

Cá por Aveiro foi o mesmo,

Cá por Aveiro foi o mesmo, mas tive a sorte de encontrar outro ciclista, meti conversa e já tenho mais um amigo :-)

(Um amigo mas não do Facebook, antes daqueles que conhecemos por nos vamos cruzando na rua :-) )

Bicicletada solitária

Hoje fiz os meus 1,8 km até à Praça do Giraldo para depois apreciar as massas de turistas.

A Massa Crítica não tem muita viabilidade no Verão do Alentejo interior. Os elementos do nosso grupo ou estão de férias ou ficaram sentados à porta a apanhar ar.

Na volta para casa fui até ao templo romano pelo que ainda percorri uns 5 quilometros. :)

Escolta ou NÃO escolta, eis a questão.

A Ana tem razão. Houve aqui um passeio da câmara com escolta da PSP, mesmo com os comentários dos ciclistas ele continuou a andar a passo de caracol. As descidas a travar a fundo não metem graça nenhuma.

Proponho fazer como diz no folheto para o qual o Paulo alertou: adaptar a velocidade aos participantes, parar para os mais lentos nos apanharem e para um pouco de convívio e ter alguém nas traseiras que sabe qual é o percurso (lá no da câmara perdemos os mais lentos logo que saímos das muralhas...).

Lá na Praça havemos de chegar a um consenso sobre o percurso, o Posto de Turismo é mesmo ali e tem mapas da cidade.

Agora vou limpar a bicicleta Piscadela

Até sexta!

Quanto à dúvida de avisar a

Quanto à dúvida de avisar a Polícia, significa que vocês devem mesmo tirar uns minutos e ler aqui no site, como vos temos dito, para não terem essas dúvidas. É natural que a Professora esteja preocupada com a segurança, legalidade e tudo o mais, mas a Massa Crítica é tudo menos esse tipo de "organização".

Só os passeios organizados pelas câmaras etc é que por se considerarem ajuntamentos numerosos e não permitirem circular em fila como diz no Código da Estrada que se deve fazer, pois empataria o trânsito todo e nunca conseguiria passar o grupo todo durante o tempo que o semáforo está verde, é que necessitam de avisar previamente a PSP e pedir escolta policial. Na minha opinião estes passeios até são bem chatos e contraproducentes porque nos tiram a liberdade quanto à velocidade de circulação, pois a PSP pára o transito para os ciclistas passarem e nem os peões se safam de esperar, o que é um atropelo ao Código da Estrada e faz com que as pessoas circulem dentro de uma redoma, situação bem diferente da que enfrentam se pegarem no dia seguinte na bicicleta para fazerem sozinhos o mesmo percurso.

Mesmo que a Massa Crítica tenha muita gente, já não estamos antes do 25 de Abril e os "ajuntamentos" não são proibidos! ;-)

Semana de ''ir para o trabalho de bicicleta'' em ÉVORA

Heis uma coisa que já vi fora de portugal activamente promovida pelas empresas empregadoras sob uma coordenação local.

Como isto é pedir demais ( que as proprias empresas impulsionem este tipo de actividade) que tal tentar faze-lo neste dinamismo anarquico direcionado.

No ano passado tentámos... conseguimos o apoio do Hospital Distrital, e da CDI... 2 aliados fortes mas  depois erramos... quisemos promover isto com a camara municipal para poder arranjar excepcionais medidas de segurança para os utilizadores ( ou seja sinais a avisar da iniciativa a serem colocados nas artérias principais) ... como disse erramos e o projecto adormeceu.

A ideia base seria tentar fazer as pessoas experimentar a bic na sua deslocação quotidiana. Uma vez que sozinho todos tem desculpas para não usar, utilizar uma '' organização'' dar-lhe-ia uma cara de coisa de massas ao qual todos podem e devem aderir. Importante as pessoas sentirem que 1º não estão sozinhas e 2º que estão seguras.

Que tal? Se houver interessados para trabalhar nisto versão 2010 já sabem onde me encontro.

Claro que não é preciso. Se

Claro que não é preciso. Se todos as vezes que um grupo de amigos se juntasse para andar de bicicleta fosse preciso chamar as autoridades, não havia autoridades que aguentassem :-)

Devem é dizer aos vossos pais previamente e andarem sempre juntos dos mais velhos.

Autoridades

A nossa professora colocou-nos a questão se era necessário avisar as autoridades. Nós pensamos que não, mas mesmo assim agradeciamos que nos esclarecessem esta questão.

Obrigado pelo apoio.

Obrigado a todos!

Estamos já a tratar de espalhar a boa nova!

Lá estaremos dia 26 as 18 horas. 

Leiam,Imprimam e Distribuam:

Sugestões para a massa critica*3 folhetos.pdf- é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso de modo a obterem*se 3 folhetos diferentes a distribuir antes de cada massa crítica.

Bicletada Évora

Vivam

contem comgo e com os corredores do coreto para a próxima 6 feira, dia 26, 18 no giraldo

abraços

foto aqui

Évora no mapa

Wow, o Casainho é rápido.

Gosto disto, anarquia direccionada :)

Está combinado, estarei lá com a minha Gazelle e vou divulgar entre amigos.

O que os alunos da Gabriel Pereira podiam fazer era uns posters para pendurar nas lojas de bicicletas.

Olá Gazela Tirem umas fotos

Olá Gazela :-)

Tirem umas fotos depois e mostrem-nos as vossas bicicletas e Évora :-)

(Enviei um e-mail para uns conhecidos de Évora, utilizadores da bicicleta, anunciando a 1ª Massa Crítica/Bicicletada em Évora, na Praça do Giraldo, às 18:00. Enviei também o link para aqui).

Évora - bicicletada

Olá,

Já tem havido uns contactos entre amigos que se deslocam de bicicleta para organizar uma bicicletada em Évora, esta sexta-feira.

Que tal combinarmos na Praça do Giraldo, às 18:00?

Cumprimentos,

Gazela

Muito boa iniciativa! até

Muito boa iniciativa! :-) até porque Évora é uma bonita cidade plana, o que convida os mais avessos a esforço físico de sobe-e-desce. Vou passar às minhas sugestões concretas:

Parece-me que iniciar a Massa Crítica (MC) em Évora seria uma boa semente deixada pelo vosso projecto, mais do  que fazerem nestes meses até final do ano lectivo algum esforço que poderá não ser compensado posteriormente. Mas depois é preciso fazer crescer a MC com persistência e contagiando outros no mesmo sentido, visto que para o ano vocês poderão estar em outras cidades universitárias (e participar noutras MCs).

Promoção uso bicicleta + MC (o 2 em 1):

Sugiro que identifiquem e actuem sobre o público-alvo que pretendem sensibilizar para o uso da bicicleta e para os que querem captar para a MC. Afinal, o objectivo é ter mais cicloutilizadores na cidade e, já agora que apareçam na MC mensal, para animar a malta. Uma coisa não implica a outra, mas supostamente influencia.

Promoção uso bicicleta:

Para promover o uso da bicicleta em Évora podem muito bem através da Escola/Área de Projecto solicitar formalmente o apoio (logístico e financeiro para disponibilização de salas para palestras, impressão de posters, convite de oradores, afixação de posters em locais próprios, ...) de figuras de peso p ex da Câmara Municipal, Hospital, Centro Saúde, Universidade, outras escolas, IPJ, PSP Escola Segura, jornal local, ONGA's (Organiz não governamentais de Ambiente), lojas de bicicletas, alguma figura nacional ou local que queira apadrinhar o vosso projecto... juntando através destas Entidades a evidência dos benefícios para a saúde, ambiente, poupança...

Podem começar por divulgar numa palestra/apresentação o vosso projecto/objectivo/imagem de marca pela Escola (alunos, encarregados de educ, docentes e funcionários), usando para outras Escolas este modelo. Depois é uma questão de contactarem e se apresentarem às Entidades sugeridas e solicitar o tipo de apoio que pretendem com base naqueles benefícios referidos acima. Eles é q podem disponibilizar oradores e local se pretenderem actuar em sinergia convosco e ter notícias num jornal local sempre ajuda. Actualizem sempre o vosso blog e de acordo com a imagem que pretendem criar. Podem promover também com estas Entidades passeios ao fds, acções de prevenção rodoviária e condução específicas para bicicletas (criança, jovem, adulto), competições tipo ciclopaper, feira de usados e trocas ou com lojas, parques de bicicletas nas Escolas e cidade, sugestões para adaptação do trânsito à inclusão de bicicletas (isto não significa apenas haver ciclovias) e, já agora alertar as pessoas para a existência da MC se vocês se querem lançar a iniciá-la e convidar a participar.

Podem ver o que tem sido feito através do projecto europeu Lifecycle pela Câmara Municipal de Aveiro, também com escolas. Site oficial. Mas no vosso caso têm menos tempo e de atacar em simultâneo em várias frentes ;-)

MC:

Se lerem bem a informação geral sobre a Massa Crítica aqui no site e que vos foi indicada, aperceber-se-ão que é um  movimento cívico espontâneo não organizado e sem chefias ou representantes, apenas com participantes, mas semelhante em todo o mundo. É importante respeitar esta condição acompanhada do espírito "festivo-rebelde" ou como lhe queiram chamar! ;-) mantendo a independência relativamente a patrocínios ou obrigações.

Penso que a maioria dos participantes da MC estará nos 20s e 30s, porque os mais novos acham que precisam da assinatura do encarreg de educ para tudo e os mais velhos têm filhos e sempre muito que fazer ou acham que é só para os jovens.

Leiam aqui nos relatos das bicicletadas e nas listas de discussão. Também têm a ajuda dos 30 Seconds To Mars com "The ride"/"Kings&Queens" em que aparece uma espécie de bicicletada. Normalmente põe-se posters (disponíveis neste site para download, embora também possam criar outros) mensalmente nas Escolas, universidade, cafés, locais onde os alunos do secundário e unversitário se reunem, IPJ, lojas de bicicletas, locais centrais onde passa mais gente, local de encontro da MC... uma ideia boa é terminar a jantar ou beber um copo. Podem fazer uma t-shirt, ideia já aqui referida no site, para a bicicletada (de Évora), usar os cartazes aqui disponíveis para download e levá-los na bicicleta ou bandeirola para que o vosso grupo da Bicicletada se distinga dos restantes ciclistas; falem com os condutores e ciclistas, dêem-lhes aquele folheto que compara o tempo de deslocação entre vários meios de transporte...

Participem numa bicicletada para tirar ideias com o pessoal.

O Dinis escreveu assim na mailing list do Porto:

«Eu penso que se juntarem um grupo, fizerem cartazes, e afixarem-nos, isso já deve juntar alguns. o resto virá por curiosidade. Eu juntei-me à Massa Crítica, porque vi na minha escola um cartaz com o site. Já agora, quem foi que o colocou lá, na Rodrigues de Freitas?»

Mailing List (endereços web)

in: http://www.massacriticapt.net/?q=ligacoes  (Links)

Sugestão:

Inscrevam-se nas mailing lists (pricipalmente na nacional, mas também a de Lisboa e na do Porto, sendo estas duas as mais activas) e peçam opiniões...

E pensem: se é para começar então que seja para continuar! E que não seja apenas mais um trabalho para fazer curriculum no 12º ano... ;)

bicicletas em escolas?

viva,

fica um link bem interessante com umas fotos de uma parque de bicicletas em escolas:

http://sonhociclavel.blogspot.com/2007/11/nem-tudo-esta-perdido_04.html

há que levantar a questão: se existem escolas em que tantos alunos se deslocam de bicicleta, porque não é a nossa escola como uma dessas?

cumps,

Em Évora

Olá :-)

Vejam as fotos das outras cidades, leiam o que vamos escrevendo e tentem perceber como tudo acontece...

E já sabem, começem por ler a página Sobre a Massa Crítica.