Apelo à net etiquette

Olá,

Gostava de deixar aqui um apelo aos principais dinamizadores do site da MC para corrigirem um comportamento menos simpático, e recorrente no Fórum e no Blog.

Copiar conteúdo de outras fontes, nomeadamente blogs e listas de e-mail é má onda. Sei que é com boa intenção, mas pode ser feito de uma maneira mais correcta e construtiva.

Fazer copy & paste de mensagens inteiras é indelicado, cria duplicações e às tantas chateia ver exactamente as mesmas coisas em vários canais, o que desmotiva de vir cá ver as novidades, e prejudica a identificação da fonte original e o seu ranking nas pesquisas online (aumentando artificialmente o do site da MC, claro, mas à custa das fontes originais...).

Não referir explicitamente a fonte original dos conteúdos (textos, fotos, etc), nomeadamente o nome do autor / blog e o link respectivo, é um desrespeito (e já nem falo do copyright, mas não cumprir sequer as regras de uma licença Creative Commons é abusar), mais ainda quando se trata de uma mensagem inteiramente copiada, que qualquer pessoa que passe aqui pensa que foi redigida por quem a publicou aqui.

Penso que não há interesse nenhum em tornar o site da Massa Crítica uma fotocopiadora de conteúdo, pois não cria nada de novo e só causa entropia. O Blog (e o Fórum) devem servir para colocar coisas originais, ou para partilhar coisas interessantes e relevantes vistas por aí, claro, mas isto só faz sentido se se incluir o trecho mais relevante da fonte, devidamente assinalado como citação, e o nome da, e link para a, fonte. O ideal seria que essas citações, ou retransmissões de conteúdo interessante fossem enquadradas com um texto próprio de quem as publica, a partilhar porque é que acha interessante, a ligar com outras coisas, etc.

Por isso apelo, usem o itálico e as quotes, sejam frugais com as transcrições, e linkem para a fonte para o resto, e incluam sempre o nome do autor ex.: Via blog tal e tal - com link para o mesmo.

Obrigada! :-)

Boa!

Não fui a lado nenhum

Continuo por aqui.

Volta quando quiseres...

:)

Boa noite,

Resolvi cessar hoje a minha associação ao, e colaboração com, o site da MC e, nesse sentido, auto-despromovi-me de admin do site. Não me des-registei, obviamente, continuarei a participar no fórum de discussão sempre que oportuno. Mas quero desvincular-me de quaisquer acessos privilegiados ao site e de quaisquer co-responsabilidades e influência no mesmo.

Cumps,

Já percebi

AnaBanana: realmente tenho de pedir desculpa pela precipitação do que fiz mas já vi que compreendeste que foi com boa intenção e a pretender ser eficaz tirando partido da divulgação de um evento o mais atempadamente possível.

Quanto ao mais considero o teu apelo, no geral, adequado para que haja uma net mais respeituosa e, nomeadamente, aqui no site.

Quanto à tua concepção de que o site se deve ater estritamente ao mundo «Massa Crítica»... aí já tenho as minhas dúvidas, visto que se se mostrar à pessoas que visitam o site que há uma multitude de questões relacionadas com a bicicleta e a mobilidade, então será mais fácil trazer pessoas conscientes às MC´s e não participantes de um simples passeio não-organizado...

Casainho: dizes «Além disso, uma mensagem de blogue é da tua inteira responsabilidade» mas o que despoletou esta questão não foi uma simples mensagem de blogue mas sim o anúncio de um evento (a ciclovia lx) que tem mais destaque aqui no site e, além disso, é mais impessoal podendo e devendo ser alterado por outra pessoa caso ela considere que é notório e necessário acrescentar ou corrigir algo...(devias ter lido o comentário que escrevo acima com mais atenção). Além disso devias também ter mais atenção com os erros de português que dás com alguma frequência (ex: não é «escreves-te» mas escreveste ).

«todas as outras mensagens que » escreveste dizes... Mas se reparares só em algumas eu não puz referência/link original... e não em todas! Seja como for vou passar a ter mais atenção às referências a autor e netlocalização.

Bem, parece que fui chamada

Bem, parece que fui chamada ao barulho ;-)

Jorge, já me tinhas falado na questão de copiar os textos integrais e não formatar o tipo de letra para ficar todo igual.

Vou explicar aqui porque continuei a fazer isso. Acho que o faço nos eventos. Se o organizador já escreveu um texto com os objectivos, programa e outras informações de interesse, porque é que hei-de estar a reescrevê-lo, se eu não sou jornalista? Para mim, é importante encontrar a info completa com um clique. Se tiver de estar sempre a clicar em links fico com o ambiente de trabalho cheio de janelas e o pc fica mais lento e francamente não tenho paciência nem tempo. Se o texto for demasiado longo, aí sim, tem de se cortar ou tirar a info importante. O tipo de letra diferente ou itálico é de propósito para que se perceba imediatamente que vem de outro local. Para quem quer saber mais, costumo deixar link e, se me esquecer ou desconhecer, podem sempe perguntar e/ou adicionar.

No geral, acho o post da Ana Pereira pertinente. Mas não esqueçamos que nem toda a gente que vem aqui ao site lê os outros sites e blogs da temática. O que para alguns não é fresco, é se calhar para a maioria que vem dar aqui uma vista de olhos. E se esses contêm tópicos importantes/interessantes, porque não deixar aqui uma referência e link sugerindo a leitura? Até poderia ser o próprio autor a vir aqui postar. P ex um comentador político poderá ter o seu blog, mas tabém lhe interessa escrever para jornais e particicpar em debates na TV, por serem uma ajuda na divulgação da mensagem.  Na minha óptica, este site deve ser abrangente e cooperar, não competir, com outros "seus colegas". Para ter mais conteúdos frescos, é preciso que haja mais gente a postar. É preciso que passem para aqui os conteúdos das listas de discussão da cidade e nacional, para que todos possam aceder, ficar informados e poder opinar.

Gostaria de adicionar ao tema da net etiquette que fico contente por ler aqui posts com relativamente poucos erros de português, sem "k" e "x" e sem abreviaturas. No entanto, acho que devia haver algum controlo de linguagem agressiva ou desrespeitosa. É desagradável ler posts com comentários estritamente de crítica negativa tipo linxamento popular, sem acrescentar nada de novo ou dar sugestões construtivas. Cada um terá  a sua opinião e é livre de expressá-la, mas sem tornar isto numa arena.

Err...

Paulo, lamento que encares isto como uma espécie de ataque pessoal. Não é um ataque, nem é pessoal, por isso é que foi postado aqui como um "apelo" geral, e não foi enviado num mail pessoal, privado, a ninguém, pois não havia nenhum visado em particular.

Antes de mais, esta mensagem não foi em resposta ao teu post a divulgar a Cicloficina, embora este a tenha despoletado, foi apenas uma coincidência. Foi possivelmente falha de tacto da minha parte, pois induziu-te mais facilmente a encarar a minha mensagem como uma reacção à tua mensagem, quando nem foi, apenas funcionou como um lembrete e alavancou algo que já tinha pensado em comentar antes.

Eu não mandei "bocas", fiz uma observação crítica e um pedido construtivos, e na maior boa-fé. Eu não tenho nada que andar a editar os posts e mensagens de fórum de outras pessoas (seria um abuso da minha parte, e trabalho extra desproprositado). Tenho editado páginas, sim, mas isso é diferente, é um esforço conjunto e colaborativo. Além disso, seria sempre mais inteligente procurar alterar o comportamento original do que ir por trás alterar as mensagens dos outros. Também não percebo o teu comentário quanto às minhas "milhentas páginas", normalmente quem não faz nada é que é criticado, eu faço demais e por isso sou acusada de não participar (mais)?... Eu participo, divulgo e apoio a MC desde que dela tive conhecimento. E apoio o site na medida das minhas possibilidades, em € e em tempo / conteúdo, que vão variando. A minha opinião quanto ao papel do site da MC é público, já foi discutido antes: penso que o site da MC deve ser um site sobre a MC e pouco mais, para preservar o carácter de evento, e de coincidência desorganizada que a caracteriza. Lá por que essa não é uma opinião generalizada não quer dizer que eu boicote o site ou algo do género, como pareces querer implicar. Linko para o mesmo e contribuo sempre que oportuno (i.e., sempre que tenho disponibilidade + interesse + algo de relevante a fazer: apagar spam, actualizar páginas, publicar relatos de MC's, etc). Claro que se vejo que há mais gente interessada e dedicada ao mesmo me sinto mais descansada e livre para me dedicar a outras coisas em que mais ninguém está interessada e dedicada...

Também acho escusado esse teu anunciado "amuo". Eu não critiquei ninguém por colocar aqui conteúdo de terceiros. O que eu critiquei foi a falta de "etiqueta" como por vezes é feito. Não é razão para ninguém, nomeadamente tu, deixar de colocar aqui fotos e vídeos e outras coisas, simplesmente seria simpático se isso fosse feito de forma a reconhecer a fonte original.

Penso que o teu comentário final será também uma reacção à tua intrepretação (errada) da minha mensagem como um ataque, e pessoal, e direccionado a ti, e a comparação que fazes nem sequer faz sentido no âmbito do que estamos aqui a discutir, que é a "etiqueta" na web...

Espero que reflictas melhor e que deixes de encarar isto de uma forma tão pessoal. Não foi um ataque ad hominem. Foi uma crítica feita a um comportamento, que todos podemos ter uma vez ou outra, por diversos motivos, e que eu simplesmente quis que deixasse de ser por inconsciência, ignorância ou desvalorização. Dei-me a este trabalho porque me importo com o site da, a com a, Massa Crítica, e com as pessoas que se dedicam a isto. De outra forma estava-me lixando. No máximo, se me sentisse pessoalmente lesada, mandava vir com os visados. Não é o caso.

Cumps,

Assim o tempo que gastaste a

Assim o tempo que gastaste a escrever este post tinha sido utilizado a corrigir o que fiz de mal (por falta de «tempo/paciência» confesso).

Paulo, eu não acho que a Ana deve ter de andar a corrigir o fazes mal - deves ser tu a fazê-lo bem à primeira e acho que o melhor é realmente falar, explicar, e ela fê-lo muito bem nesta mensagem. Além disso, uma mensagem de blogue é da tua inteira responsabilidade, mais ninguém as deve editar (a não ser que seja de facto muito importante fazê-lo).

Sinceramente, não creio que o mais importante seja essa divulgação da ciclovia, antes mais todas as outras mensagens que escreves-te, que são foram bem em maior quantidade.

Mas a Ana Jervis costuma também copiar o texto integral de notícias de outros sites, o que não acho bem. Se bem que o texto/medias de uma notícia devem ser mesmo utilizados para divulgar a própria notícia, aí os autores não devem ficar chateados, agora utilizar texto/medias dos outros para escrevermos a nossa mensagem de blogue é que não é correcto (se não tivermos a autorização prévia deles).

E eu cá por mim, vou futuramente dedicar mais atenção a estas situações quando escrever aqui no blogue.

Por acaso pensei nisso

Quando fiz o copy paste (precipitadamente) do que escreveste a anunciar a ciclovia, mas pensei que o fundamental era divulgar a ciclovia...

De todo o modo já editei a mensagem e fiz a referência correcta ao teu nome e ao «sítio» da net onde está (apesar de antes da edição já lá estar o link para o blogue da ciclovia , blogue onde toda a gente podia ver facilmente que tinhas sido tu a escrever o texto).

Seja como for, parece-me que te tens de moderar nessa crítica generalista que fazes, onde me incluis, visto que é meu hábito indicar as pessoas de quem faço a citação e, em regra, ponho os links para as pessoas verem o original. Se tiveres um bocado mais de autocrítica poderás da próxima editar tu o evento(aqui no site MCpt), e esse copy paste a que te referias de modo bem indirecto mas incisivo já fará sentido... em vez de mandares «bocas» ;) Assim o tempo que gastaste a escrever este post tinha sido utilizado a corrigir o que fiz de mal (por falta de «tempo/paciência» confesso). A verdade é que a velocidade e a quantidade e a fugacidade destas coisas da net às vezes deixa-nos sem folgo. E tu como tens «milhentas» páginas a que te dedicar (cicloficina,cena-a-pedal,bicicultura, mubi(?)...) deves ter também um bocado de dificuldade em vir até ao site MCpt cooperar... será?

Enfim era escusado e mais fácil tu teres corrigido do que vires criticar. Mas a opção é tua. Eu por mim vou pensar duas vezes antes de voltar a anunciar a cicloficina (que para mais é em Lisboa e estando eu em Coimbra). Além do mais vou repensar e evitar pôr tantas coisas aqui no site (lembrando que é sobretudo em relação a imagens que algumas vezes me esqueço de fazer referência ao «sítios» e autores originais).

De referir que agradeço o exemplo que dás no modo cuidado como escreveste este post, com a melhor intenção acredito, mas também acho que o «profissionalismo» às vezes é inimigo da capacidade de intervir em tempo útil e direccionado. Afinal tu és uma das principais interessadas na divulgação da «cicloficina» e nunca a anuncias aqui no site MCpt! Porquê? Parece-me que perdes uma oportunidade de divulgação notória...

Curiosidade: eu não sou profissional das vendas de bicicletas como tu e já te arranjei compradora para uma das tuas «mobikys»...

Achas que eu tinha sido mais eficaz se estivesse a dizer a tal srª que a cenas a pedal é uma empresa detida pela Ana e pelo Bruno , de Linda a velha (ou lá o que é), com capital social de «X», etc e tal. Ou realmente fui mais eficaz por indicar à srª , a ela que estava nos correios a trabalhar, para , pura e simplesmente, ir à net procurando a «mobiky» em www.cenasapedal.com quando pudesse?

É importante!

Boa Ana!

Concordo com tudo o que dizes. E um blogue de referência para mim, é o vosso blogue da Cenas a Pedal, exactamente por ser interessante, bom de ler, resumido e sempre com os links/referências aos autores.