Alteração Templates e Organização conteúdos

Boas,

Aqui vai um mail que enviei ontem a algumas pessoas que se mostraram interessadas em melhorar o aspecto do site. Digam de vossa justiça.

Novos Templates
  • Instalei uma nova "casca" mais user-friendly para o back-office - vantagem: separar claramente págs conteúdo de administração - vejam imagem backoffice.jpg
  • Ando a experimentar localmente com um novo template para o front-end. Vejam maquetes para:
    • Página de entrada - entrada.jpg
    • Blogues - blogs.jpg
    • Forum - forum.jpg
    • Agenda - agenda.jpg
A ideia do novo template é demarcar bem zonas de conteúdo para o pessoal não andar perdido na navegação como acontece actualmente. Gosto deste template porque tem muitos blocos já preparados (nos exemplos: login/comentários/rss/navegação/pesquisa) e facilmente adicionamos/retiramos blocos adicionais.
Estou a pensar agora que o ideal será que os blocos que aparecem à esquerda (ou à direita - não mostro nos exemplos mas existem) dependam do contexto em que se está no site. Por exemplo:
  • Nos Blogues, blocos "Últimos comentários" e "Ferramentas edição" (para quem já fez login e quer adicionar uma entrada ao blog)
  • Na Agenda, blocos "Próximos eventos" e "Ferramentas edição" (para quem já fez login e quer adicionar um evento)
  • Nos Dossiers (categoria a criar), blocos "Editar", "Adicionar conteúdo relacionado" (para quem já fez login)
Digam de vossa justiça. Não se fixem muito no aspecto porque isso tudo pode ser alterado com algum trabalho de css.
O essencial nestes exemplos é mostrar como um cuidado adicional com a "casca" do site pode melhorar imenso a usabilidade do mesmo.
Se gostarem deste template temos pernas para o colocar online a muito curto prazo. Vantagem: a designer concentra-se sobretudo em preparar um logo/banner melhor do que este que eu surripiei a outro site.
Organização de Conteúdos
Fica a faltar uma secção "Dossiers", que seria uma secção para reunir conteúdo mais estático - ou se quiserem, de referência - que um post do blog (os "books" do Drupal). Vejam o bloco de exemplo nas imagens entrada.jpg e agenda.jpg para terem uma ideia dos tópicos em que estou a pensar.
Agora, muito importante para que a remodelação valha a pena, é fazer uma limpeza nas categorias de conteúdos que o site tem, muito confusas actualmente.
Exemplo:
What's next? E quem faz?
  • Venha daí o vosso feedback, sugiram novas secções (ex: fotos/videos/trajectos), templates, xingem o patinador, etc - Todos
  • Fazer uma revisão do que já está no site para ver o que se coloca no blog e o que se coloca em páginas estáticas (Dossiers) - Todos, pode ser feito pelo pessoal não-técnico, através do interface do site.
  • Limpar os módulos que não se usam, actualizar os que se vão usar, instalar novos que sejam precisos - quem perceba de Drupal
  • Retocar o template que se venha a escolher para o site concorrer a concursos de beleza - quem perceba de xhtml/css/php e photoshop
Notas Finais
Mais importante do que o template do site, é a organização de conteúdos e navegação, que na minha opinião actualmente deixa muito a desejar e afastará quem queira contribuir para o site.
Quanto a mim, o site tem que ter logo à entrada uma mensagem/imagem forte, que dê logo a ideia do que são as MC - seja text, foto, vídeo - mas com links directos para conteúdo que aprofunde melhor o conceito de MC. Devem estar também acessíveis rapidamente os tais Dossiers de que falo que são relevantes para o activismo por melhor mobilidade (ex: Código da estrada, conselhos de conduta nas MC, dicas práticas para circular na cidade, materiais de divulgação).

Em segundo lugar, escolher entre blog ou fórum. O blog quanto a mim ficará para notícias, o forum para este tipo de discussões que estamos a ter agora.
Mas queria sobretudo frisar que há que separar melhor:
  • a informação que se quer passar para fora sobre o que é a MC - tem que ter o destaque, senão o site não se diferencia de qualquer outro blog sobre bicicletas/mobilidade
  • das ferramentas disponíveis para adicionar conteúdos, para quem já passou a fase do interesse e quer colaborar no movimento MC
O uso do menu "Navegação" para mim não funciona porque mistura as duas coisas e confunde as pessoas (pelo menos a mim confunde-me, é difícil encontrar o que quer que seja com ele). Temos que apostar em sub-menus que dependem do contexto em que se está.
My 2 cents
PS1 - antes que alguma alma indignada se manifeste, o tema de administração pode ser alterado em http://www.massacriticapt.net/?q=admin/settings/admin. Não sei porquê  o tema não aparece completo com ícones no topo como numa instalação limpa que aqui tenho - vejam foto backoffice-completo.jpg
PS2 - suspeito que o problema referido no PS1 se deva a alguma categoria/navegação desactivada. Por isso é importante limpar as categorias (e ser algo rígido na adição de conteúdos) e separar claramente navegação interna da navegação para o público (ex: menus customizados só estamos a usar os Primary Links, quando podemos ter tantos menus quanto quisermos.

Prefiro as 2: Blogue e Fórum

;)

Eu continuo a dizer que não

Eu continuo a dizer que não percebo a utilidade dos blogs nem porque aparecem como mais utilizados. Para introduzir conteúdos, acho que tem lógica responder ou clicar no Menu em Criar Conteúdos ou algo de semelhante no futuro e não estou a ver as pessoas clicarem no seu blog p escrever como se faz nos blogs tipo blogspot... Acho que cria confusão e duplicação de dados. A ideia do Forum era substituir os blogs. Estando lá tudo, seria mais participado do que é agora, em que tudo fica arquivados nos blogs.

Instalei uma nova "casca"

Instalei uma nova "casca" mais user-friendly para o back-office - vantagem: separar claramente págs conteúdo de administração

Até agora, foi pouco preciso administrar. O que mais fiz foi sempre carregar no botão editar de cada página para a editar/apagar/mover para outra estrutura. Não me parece que que seja muito importante o tal back-office. Mas dá as prioridades que achares necessárias.

Gosto da ideia dos dossiers, e que já se tinha tentado fazer com a página "Informações".

Concordo com tudo o que dizes, e acho que o trabalho de imagem/organização do site que tens em mente irá ajudar a conseguir as outras partes de que falas, só que não será imediato, mas irá acontecer ao longo do tempo... 1 ano, 2 anos... tal como estava o site há 2/3 anos atrás em que ninguém da MC conseguia livremente participar/colocar conteúdos/expressar a sua opinião.

Acho que nos devemos preocupar em ter o site o mais simples possível de navegar/utilizar/escrever, e com o tempo, consoantes as necessidades, poderemos colocar mais módulos de modo a conseguir as funcionalidades que precisaremos.

Blogue e fórum? -- poderíamos tentar simplificar e remover um deles, mas eu creio que ambos fazem falta. O Blogue para uma espécie de diário, notícias e o fórum mesmo para tópicos de discussão. O Blogue tem sido o mais utilizado, exactamente para colocar notícias ou partilhar ideias que achamos interessantes. O fórum tem sido menos utilizado mas bem utilizado, por exemplo as 2 últimas mensagens aqui.

4 funcionalidades básicas que vejo funcionar bem no site: 1º - Blogue; 2º - Calendário de eventos; 3º Fórum e 4º Livros.

Uma coisa que acho importante ter na primeira página, seria umas curtas frases a dizer como utilizar o site, do género:

Leia as notícias e opiniões no nosso blogue. Saiba quais a próximas actividades vendo o calendário. etc....

E mais, cada link nos menus pode/deve ter uma descrição... só que essa não foi feita.

Acho que é preciso mais pessoas a trabalharem na comunicação e design da MC, não só no site, mas também nos cartazes, autocolantes, t-shirts, etc...

Continua e vai-nos actualizando com essas imagens!

Mto bem! Quanto às tuas

Mto bem! ;-) Quanto às tuas sugestões e fotos de sugestão de site no flickr do Casainho:

Muita gente também já me tem dito que acha  a navegação confusa e nunca vão às Entradas Recentes, que é onde eu vou sempre..

Design: acho q prefiro o verde com uma foto ilustrativa de uma massa crítica - juntar a frase "Anda de bicicleta todos os dias, festeja um avez por mês" - Título "Massa Crítica Bicicletada - Portugal" porque me têm dito que Massa Crítica pode ser muita coisa e não ilustra a relação com a bicicleta e não sabem que vem de "Critical Mass"

Prefiro Forum a blog, pois permite colocar um grande leque de informação e discuti-la tal como temos feito com os "blogues". Sempre achei estranho chamarem "blogues"  e não vejo interesse existirem só para a grupar informação por utilizador. Num Forum geralmente também podemos pesquisar por utilizador para ver todos os seus posts, se for esse o interesse. Mas o interesse de quem consulta não é esse, parece-me. Como tal, na pág de entrada não me parece necessário estar o "blog" no menu de navegação superior.

Últimas: devem chamar-se "Últimas" e não "Últimas-Forum" a não ser que realmente seja convertido em Forum.

Navegação: deve ter outro nome que remeta para a info por cidade de Portugal. "Na tua cidade?"

Os eventos ficam englobados nas Últimas? Acho que precisavam de mais destaque, de um tópico como as "Últimas".

Gosto dos novos templates...

Mas com as reorganizações será que consigo «administrar» com geito? É que eu sou apenas um modesto iniciado nas coisas da informática...

Bem : esperemos que sim...

Podem ver as imagens aqui

Podem ver aqui as imagens de que o João fala.

Estou sem tempo agora mas em breve respondo ao João.