notícia

warning: Creating default object from empty value in /home/massacri/public_html/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc on line 33.

Universidade lança bicicleta para utilização estudantil

Guimarães Rodrigues espera que as bicicletas entrem no quotidiano dos estudantes

Bute andar de bicicleta. É o desafio que os Serviços Sociais da Universidade do Minho (SASUM) lançam aos estudantes universitários. A Bicicleta de Utilização Estudantil (BUTE) é um projecto pioneiro a nível nacional desenvolvido pela empresa "IdeiaBiba" e baseia-se num novo conceito de mobilidade urbana proporcionar meios ecológicos e modernos de transporte, conjuntamente com suportes publicitários, não emitindo qualquer tipo de poluição e utilizando uma combinação de materiais 100 por cento recicláveis.

Numa primeira fase, as principais ligações e parques de estacionamento estarão concentradas em equipamentos ligados à universidade, mas depois serão alargadas a outras zonas da cidade de Braga e às estações do caminho-de-ferro e de camionagem "a ideia é de que as pessoas possam deixar a bicicleta parqueada e irem para casa de comboio ou de autocarro". A conjugação com os próprios transportes urbanos é uma das ideias que poderão vir a ser exploradas.

Até Julho do próximo ano, serão cedidas de forma gratuita duas mil bicicletas a estudantes que, através de inscrição, se candidatem a este meio de transporte ecológico e

Duas carreiras da CARRIS permitem o transporte de bicicletas

 

2007-09-18
COMEMORAÇÕES DA SEMANA DA MOBILIDADE
BIKEBUS - TRANSPORTE DE BICICLETAS
CARREIRAS ACESSÍVEIS

BIKEBUS

A partir de 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros, entram em funcionamento, aos fins-desemana e feriados, duas carreiras da CARRIS que permitem o transporte de bicicletas.

A carreira 708, que faz o percurso Martim Moniz – Parque das Nações e a 723 que liga o Desterro a Algés, estreiam-se com clientes que optam por transportar as respectivas bicicletas nos autocarros da CARRIS, com destino a zonas propícias para a prática do ciclismo, ou
simplesmente para um passeio em duas rodas.

O transporte das bicicletas é gratuito para todos os Clientes com título de transporte válido, e cada autocarro tem capacidade para quatro bicicletas.

Actualmente com 2681 colaboradores, 1800 dos quais tripulantes e uma frota composta por 758 autocarros, 58 eléctricos, três ascensores e um elevador a CARRIS desenvolveu e implementou, no último ano, um conjunto de políticas e acções que visam alcançar melhores níveis de sustentabilidade ambiental, económica e social, assente numa maior racionalidade de recursos e melhor desempenho operacional.
Com 135 anos de vida, a CARRIS é avaliada de forma muito positiva pelos seus clientes. Um inquérito recente realizado pelo CESOP comprova a subida dos níveis de satisfação global ao longo dos últimos anos. “Qualidade”, “preocupação com o meio ambiente” e “imagem” são
indicadores que merecem nota de destaque, confirmando a performance ascendente da CARRIS.

CARREIRAS ACESSÍVEIS

Entraram em funcionamento no dia 18 de Setembro as “Carreiras Acessíveis”, 16 e 720, o inicio deste serviço ocorre no âmbito da Semana da Mobilidade. Estas carreiras estão equipadas com rampas de acesso que facilitam a utilização dos autocarros da CARRIS por pessoas que se desloquem em cadeira de rodas e fazem serviço em trajectos que incluem paragens no Hospital Militar Principal, no Hospital da Cruz Vermelha e no Instituto Português de Oncologia. Estas duas carreiras juntam-se às já existentes 47, 83, 701 e 767, que já servem hospitais e promovem, desta forma, uma maior acessibilidade a locais de interesse público, na área da saúde.

SIC Erasmus - Bicicletada Setembro 2007

A SIC transmitiu, 1 dia depois, a aguardada mini-reportagem sobre o programa Erasmus onde o António Cruz foi convidado a falar sobre a sua experiência e aproveitou para trazer as cameras à rotunda do Marquês de Pombal.

Não é algo de extraordinário, mas acabou por passar em prime-time noticioso de uma sexta-feira feriado.

Download: MPEG4 Reportagem Completa (109mb),

Artigo original aqui.

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Setembro de 2007

 'Bicicletada' para mostrar que há alternativa a carro
Participantes aproveitaram para criticar também a falta de civismo dos automobilistas.

"A nossa ideia é mostrar que é possível andar de bicicleta na cidade - mesmo em Coimbra, que tem muitas subidas". As palavras são de Paulo Andrade, de 41 anos, uma das pessoas que ontem se reuniram, no Largo da Portagem, em Coimbra, para mais uma "bicicletada". A iniciativa, que consiste num passeio de bicicleta, patins, trotinetes ou outros veículos não motorizados por zonas urbanas, acontece nas últimas sextas-feiras de cada mês.

Massa Crítica no Jornal Metro

Aqui: Massa Crítica no Jornal Metro - Lisboa - 27.9.2007

Também se menciona Porto, Aveiro e Coimbra.

Bicicleta é meio de transporte privilegiado - Jornal de Notícias


carina fonseca
Carregar compras na bicicleta é usual, contam alguns habitantes


Carina Fonseca

Conteúdo sindicado