Aviso à navegação

O site da Massa Crítica está algo lento mas não desistam que as páginas acabam por abrir. O site está em processo de atualização e simplificação (mas tal pode demorar ainda). Saúde!

media

warning: Creating default object from empty value in /home/massacri/public_html/modules/taxonomy/taxonomy.pages.inc on line 33.

Código da Estrada é o principal travão ao uso da bicicleta

A bicicleta como meio de transporte tem vindo a ganhar adeptos. Apesar das preocupações ambientais, do aumento dos combustíveis e da procura de uma vida mais saudável, apenas 1% anda de bicicleta.

Não há motivo aparente para tão fraca adesão, isto apesar de aos fins-de-semana ser normal ver grandes grupos de cicloturistas e praticantes de BTT. Aliás, qualquer prova de cicloturismo reúne, normalmente, mais de dois milhares de participantes.

O perfil de muitas das nossas cidades também não é impeditivo da utilização da bicicleta nas deslocações casa/trabalho. "A técnica há muito que resolveu esses problemas. Até as mais pequenas bicicletas desdobráveis já têm três velocidade no cubo e vencem qualquer subida. Além de que já há muita gente que as leva na bagageira do carro. Estacionam onde houver lugar e vão para o emprego de bicicleta", sublinha José Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicletas (FPCUB).

A Massa Crítica nos media

A divulgação da MC nos media "institucionais" (sim, porque na era Web 2.0 nós somos media também!) tem crescido nos últimos anos, fruto do activismo de alguns dos participantes que, por exemplo, enviam e-mails aos órgãos de comunicação ou põem a plug da causa nos seus contactos pessoais e profissionais.

Work in progress, permanentemente. ;-) Aceitam-se contribuições de outras referências não listadas!

TELEVISÃO

  • Nós por Cá da SIC de 30 de Janeiro de 2009 [Reportagem principal]

A jornalista e o cameraman participaram na primeira parte da MC de Lisboa de Dezembro de 2008, durante a qual entrevistaram brevemente alguns dos outros participantes, e de uma forma mais alargada o Miguel Carvalho do MenosUmCarro.

Sala de Imprensa

Materiais para a Imprensa

Os materiais expostos nesta página podem ser utilizados livremente em notícias sobre a Massa Crítica. Agradece-se a colocação de um link para este site: www.massacriticapt.net.

Textos

O que é a Massa Crítica / Bicicletada ?

Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes não poluentes. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.

As MC também são conhecidas nos países lusófonos como bicicletadas porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. O termo Massa Crítica é mais apropriado porque encoraja-se a participação de pessoas que se deslocam de outras formas não-poluentes: patins, skate, trotinete, etc...

Massa Crítica anunciada no último número da revista Sport Life


A Massa Crítica foi anunciada no último número da revista Sport Life, na rubrica "Sport Teen", como um evento para Dezembro (http://www.flickr.com/photos/anabananasplit/2097917204).

Na mesma revista foi ainda publicada uma reportagem de 4 páginas sobre a utilização da bicicleta em Portugal, onde também é referida a MC e feita uma pequena descrição do movimento (http://www.flickr.com/photos/anabananasplit/2097145805, e ainda (http://www.flickr.com/photos/anabananasplit/2097145615).

Conteúdo sindicado