Após escrever a minha anterior mensagem, recebi uma resposta da Decathlon por e-mail, escrita pelo Sr. José Fonseca, Director Geral Decathlon Portugal.
... Tivemos oportunidade de reavaliar as nossas bicicletas e verificar todos os pontos apresentados pela V.Exa. Nomeadamente, o nosso Departamento Jurídico entrou em contacto com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, bem como outras entidades públicas, nomeadamente a DGV, a Brigada de trânsito e a Esquadra de Polícia de Alfragide e confrontou a questão dos dispositivos de iluminação presentes nas nossas bicicletas.
Verificamos que todas as nossas bicicletas estão preparadas para circular, segundo a legislação em vigor salvo para a circulação na via publica após anoitecer. De facto trata-se de uma obrigatoriedade do utilizador e não do comerciante de velocípedes.
Quanto ao formato e à cor âmbar, isto é alaranjada, dos reflectores nas rodas iremos proceder a validação directamente com a DGV.
As sugestões apresentadas pela V.Exa. são de grande importância para a Decathlon, visto termos a preocupação que os nossos clientes possam praticar o seu desporto em segurança nomeadamente também nas nossas estradas, respeitando assim as normas de circulação. Por isso, para que os nossos clientes possam circular em segurança após o anoitecer, a Decathlon pretende colocar os necessários reflectores nas bicicletas que comercializa e cuja utilização seja exclusivamente de estrada.
Para as outras utilizações como por ex. bicicleta todo terreno, os nossos clientes poderão encontrar nas lojas Decathlon todos os acessórios que lhes permitirão circular de acordo com as normas de circulação em vigor.
A Decathlon compromete-se em pensar na melhor maneira de informar nas suas lojas, os nossos clientes sobre a legislação em vigor, bem como as normas de circulação.
Agradecemos mais uma vez pelo o seu contacto, pois só desta forma poderemos superar as expectativas dos nossos clientes, garantindo o nosso lema “Clientes satisfeitos é a nossa missão”
Com os melhores cumprimentos, subscrevemo-nos, ...
Na minha mensagem anterior com o título Inverno e a bicicleta, falei sobre a minha preocupação da utilização das luzes e reflectores nas bicicletas. Hoje reparei que a loja online da Órbita tem bicicletas que não vêm equipadas com reflectores, ajudando assim a que o cliente final não cumpra o código da estrada e crie perigo ao circular de noite
Enviei um e-mail a pedir um esclarecimento, já que conto em breve adquirir uma bicicleta à Órbita.
Um excerto da análise feita pela Ana Pereira ao código da estrada: