Lisboa - Tempo de percursos em Bicicleta

Neste local pretende-se começar a congregar informações sobre o tempo de percurso em bicicleta na cidade de Lisboa, com o objectivo de estar pronto para ser incluído na rede de bicicletas partilhadas, estimulando o uso destas.

Ver mapa aqui.

Como proponho que funcione:

Tempos --> sempre que alguém fizer um percurso, contabilizar o tempo decorrido entre dois sítios "importantes" (uma praça, uma estação de metro ou de comboio, uma biblioteca, etc).

Anotar as condições atmosféricas da viagem (vento: força e direcção, precipitação, temperatura) e a experiência do ciclista: experiente (ciclista frequente desde há pelo menos três meses), iniciado.

Mapa --> Colocar o tempo necessário para percorrer a distância entre dois pontos em segmentos de um minuto cada. Por exemplo: Saldanha - Entrecampos: 4 minutos = linha com quatro segmentos (ver exemplo no mapa aqui).

Linha azul: local em que o movimento em qualquer dos sentidos é semelhante.

Linhas verde e laranja: local em que o movimento nos dois sentidos é diferente. Verde para descer, laranja para subir.

No final, serão escolhidos os tempos médios mais rápidos, género quartil mais rápido. Depois, para alguém que esteja a iniciar-se na bicicleta (mas tenha boa forma física) ou com condições atmosféricas adversas poderá fazer-se uma ponderação de x1.4 no tempo, ou seja, aumentar de 10 para 14 minutos o tempo de trajecto. Para idoses, crianças ou pessoas em fraca condição física, fazer uma ponderação de x2. Estas ponderações poderão ser estudadas fazendo testes com amigues que não andem de bicicleta e a quem pedimos para fazerem certos trajectos, ou fazendo trajectos em dias de vento forte.

Os interessados podem escrever nos comentários os tempos de percurso, que eu actualizo o mapa. Ou se alguém tiver tempo de criar um mapa interactivo, ainda melhor :)