Hack a um foco de LEDs para dar mais luz


O meu foco desmontado. A pilha é recarregável de tamanho AAA.

O meu foco de LEDs foi comprado na Decathlon, é muito leve, pequeno e dá uma quantidade de luz razoável - adoro-o :-) Utiliza três LEDs de alto brilho, três pilhas AAA e é completamente vedado à água da chuva.

Não estava contente com a quantidade de luz que ele dava, decidi investigar, tentar perceber o seu funcionamento. O foco deve ter sido dimensionado para pilhas de 1,5 volts como as alcalinas, mas, como só uso pilhas recarregáveis de 1,2 volts, a energia eléctrica entregue aos LEDs deve ser inferior e daí resultar menos luz.


Mais energia nos LEDs, mais luz


Na imagem é possível ver a R2 e R4, duas das três resistências que foram alteradas.

No meu dia-a-dia, trabalho com circuitos de iluminação a LEDs para a industria automóvel, aproveitei os meus conhecimentos para aumentar a energia eléctrica entregue a cada LED, resultando numa maior quantidade de luz no foco.

Verifiquei que no circuito haviam três resistências iguais de 75 ohms, cada uma delas deveria "configurar" a corrente que passa em cada LED -- mais corrente no LED = mais luz e vice-versa.

Mudando o valor das resistências, verifiquei que a quantidade de luz variava. Após alguns testes, escolhi como novo valor para as resistências, 27 ohms. A corrente do circuito aumentou cerca de 43%, passou de 97mA para 139mA.

À noite utilizei o foco e verifiquei que realmente ficou a dar mais luz - estou contente ;-) :-)

Visto que as minhas pilhas actuais são de 1000mA por hora e o foco consome 139mA, a estimativa de duração das pilhas neste foco (após uma carga completa), é de 7 horas.