Uma Massa Crítica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes suaves. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.
As MC também são conhecidas nos países lusófonos como "Bicicletada" porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. No entanto o termo "Massa Crítica" é mais apropriado porque encoraja a participação de pessoas que se deslocam de outras formas suaves: patins, skate, trotinete, etc
Para lá das motivações pessoais de cada participante, a MC é uma celebração da mobilidade suave que permite aos ciclistas circular com mais segurança e facilidade, marcando a sua presença no espaço público e tornando-a visível pelo número e densidade da concentração. Esta "segurança através da quantidade" torna-a uma excelente forma de iniciação à utilização de veículos suaves em espaço urbano.
O termo "massa crítica" refere-se à situação comum na China em que quando um ciclista pretende, por exemplo num cruzamento, atravessar por entre uma linha de tráfego para seguir o seu caminho, espera, então que se junte a ele um grupo numeroso de outros ciclistas que queiram ir no mesmo sentido, para então atingindo-se o número de pessoas suficientes possam então dar seguimento ao seu sentido de circulação.
Mailing-lists
Nas mailing lists os participantes partilham opiniões sobre a sua experiência como ciclistas/patinadores/peões , sobre espaço público, urbanismo, e sobre o evento em si.
Massa Crítica Portugal: http://lists.riseup.net/www/info/bicicletada_pt - lista de distribuição para todo o tipo de discussões: iniciativas, notícias, eventos, polémicas, etc. Bastante tráfego.
Pdem também procurar pelas páginas e grupos Massa Crítica do Facebook [Nota: alguns estão desativados ou adulterados] :P
Segundo a Wikpédia PT, uma Massa Crítica é um passeio auto-organizado e independente - geralmente apenas o local de encontro, o dia e o horário são definidos. Em algumas cidades, o trajecto, o ponto de chegada e as actividades ao longo do percurso são decididas somente quando o evento já está ocorrendo. Os participantes demonstram através deste encontro as vantagens de usar a bicicleta como meio de transporte nas cidades e também alertam para as mudanças necessárias no espaço urbano para melhor acomodar os ciclistas.
Divulgar e promover o uso da bicicleta e outros veículos não motorizados como meios de transporte viáveis; Criar condições favoráveis ao uso da bicicleta como meio de transporte – tornando as cidades mais hospitaleiras; Tornar mais agradável a cidade e a mobilidade urbana.
Quem organiza a bicicletada?
Em Portugal é uma “coincidência não organizada”. É um acontecimento, mais do que uma estrutura. Cada participante contribui para a organização com sugestões de trajecto, divulgação, ideias, trazendo amigos, etc.
Onde se realizam?
As Bicicletadas realizam-se em Lisboa, Porto, etc ... e em mais cerca de 350 cidades de todo o mundo. Em Lisboa têm início no Marquês de Pombal em Lisboa, no Porto começa na Praça dos Leões...
Quando se realizam?
As Bicicletadas realizam-se na última sexta-feira de cada mês, às 18h em Lisboa, no Porto, etc... faça chuva ou faça sol.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa animada pelas mesmas intenções que a MC pode participar. Basta aparecer no local e hora habituais com a sua bicicleta ou veículo similar. Se quiser trazer um/a amigo/a tanto melhor.
O trajecto de uma bicicletada é difícil?
Não. É sempre um percurso urbano traçado para poder ser cumprido por qualquer condição física. A velocidade é sempre baixa, determinada pelo mais lento dos participantes. Habitualmente o passeio dura 1,5 ou 2 horas.
Massa Crítica Lisboa - Fevereiro 2011
Primavera antecipada, massa crítica na rua. Cerca de 85 pessoas pedalaram pela lataria parada e espalharam a alegria por Lisboa.
A Bicicletada / Massa Crítica em Aveiro acontece sempre na última sexta-feira de cada mês. O local de encontro é no Forum Aveiro ao lado da Capitania, a partir das 18h30, com saída às 19h00. [Nota: a Massa Crítica de Aveiro não tem acontecido ou tem acontecido com irregularidade ou susbstituída por eventos semelhantes]
BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro) é um equipamento destinado a proporcionar àqueles que habitam em Aveiro ou visitam a Cidade, uma forma agradável, saudável e ecológica de a conhecer, nela passear ou trabalhar. Actualmente existem em funcionamento 300 Bugas.
Para utilizar uma BUGA basta dirigir-se à loja das BUGAS perto do Fórum Comercial e deixar um documento de identificação. Nessa
altura é-lhe atribuído um cadeado com código, e dessa forma pode utilizar e parar a Buga onde quiser.
Pode requisitar uma BUGA em qualquer dia da semana entre as 10h e as 19h, tendo em conta que deve retornar a BUGA no mesmo dia até às 19h.
Este livro contém páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas em Aveiro.
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Agosto de 2010
Fez neste mês de Agosto de 2010, 3 anos que aconteceu a primeira MC em Aveiro.
Cheguei uma hora atrasado e não encontrei lá ninguém - e logo agora que tinha a minha bicicleta eléctrica para mostrar ao pessoal! Entretanto vi um senhor com uma fixie a passear por lá - claro que fui logo ter com ele meter conversa :-)
Fomos até minha casa para eu largar a minha eléctrica e apanhar a minha fixie, depois fomos dar uma volta, cada um com a sua fixie, tiramos uma foto e ficamos amigos :-)
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Junho de 2008
Participaram 6 pessoas. Foto registada no momento do encontro:
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Junho de 2009
Desta vez fomos um grupo de 10 ciclistas :-)
Aqui estávamos numa zona calma, no Canal de S.Roque, com ciclovia e via pedonal:
E aqui estavamos na EN109 ("Variante") em que os carros ultrapassam frequentemente os 70km/h. É preciso coragem para circular em segurança nesta zona:
No final paramos na Forca-Vouga e houve um debate. No geral estamos todos descontentes com a falta de condições para circular de bicicleta, com segurança, na cidade de Aveiro.
Bicicletada / Massa Crítica de Aveiro - Março de 2009
Este mês fizemos um esforço de divulgação da MC Aveiro!:-)
Criámos uma mailing-list (ainda que provisória) para divulgar a MC mensal e outros eventos da MC Aveiro e que pode ser subscrita enviando um mail com título "Aderir" para massacritica.aveiro@gmail.com. Aproveitámos o mail que tinha sido criado com o blog que deu início à MC Aveiro antes de haver este site e que nos foi facultado pelo José Carlos Mota, com o incentivo para que mantenhamos a MC Aveiro dinamizada. Planeamos de futuro ter uma tal como a bicicletada porto fez.
A MC foi anunciada na pag 3 do Diário de Aveiro de 27Março, como pode ser visto em baixo, que se mostrou interessado em voltar a noticiar a MC, no jornal UAonline da Universidade de Aveiro, nas newslists ambio, GAIA e PNED, no Forum BTT e no Blog Amigos d'Avenida e sua mailing-list. Foram colados cartazes na UA (Obrigada Cláudia!) e para o mês vão ser colados também noutros locais chave.
Agora vocês perguntam: ah, estava tanta gente que nem se mexiam?! Não. Algumas pessoas disseram-me que não podiam ir nesse horário, se não poderíamos alterar para mais tarde ou para o fim-de-semana, pois gostariam de participar. Para estes casos, o melhor é participarem em passeios de bicicleta ao fim-de-semana, pois acho que a bicicletada deve reunir pessoas que se identifiquem com o uso da bicicleta no quotidiano na cidade e era suposto sairem já do trabalho de bicicleta e simplesmente irem ter à praça. Depois há quem tenha de ir buscar os filhos e as bicicletas deles e ache que não consegue chegar a tempo... bem, mas pelo menos há interesse pelo movimento e uso da bicicleta.
Estivemos 10 ;-) eramos 6 de bicicleta, com 2 pessoas novas e uma regressada e 4 que apareceram a pé e querem aparecer na próxima mas de bicicleta. Apareceram 4 senhoras e 6 homens incluindo uma criança, está equilibrado! Falámos ao telemóvel com a bicicletada Porto e soubemos que tinham um nº semelhante de particicpantes. Se pensarmos que Aveiro é mais pequena que o Porto, não está mal...
Fizemos circuito Praça-Pontes-Avenida pelas ciclovias e volta até às Pontes-Bairro do Liceu.
-Demos conta do mau estado da ciclovia em alguns locais (rebentada pelas raízes das árvores no corredor central Avenida, p ex), marcações no chão a precisar de mais tinta, má adaptação à realidade das necessidades de circulação e falta de fiscalização aos veículos estacionados sobre a ciclovia, como se vê na foto.
-É uma pena a BUGA não poder ser utilizada fora dos limites geográficos estabelecidos, pois inibe p ex a uma ida à praia (Ílhavo). Uma sugestão seria reactivar o Clube dos Amigos da BUGA e este disponibilizar uma elemento voluntário para acompanhar um grupo interessado em fazer um passeio fora da cidade.
-Falámos sobre a nossa vontade de fazer circuitos em 2 rodas dentro da cidade, como forma de a conhecer (e dar a conhecer) melhor e nos arredores, no Baixo Vouga Lagunar, adaptados a diferentes ritmos de andamento, visto haver um crescente interesse no uso desportivo/lúdico/turístico da bicicleta ainda sem uma resposta capaz, na nossa opinião.
-Outra hipótese a juntar ao nosso EcoCicloPasseio (BioRia Salreu e/ou PR1 Pateira de Fermentelos-Águeda) é a ida até à Reserva Natural das Dunas de S.Jacinto fazendo o percurso de bicicleta até ao Forte da Barra e a ligação até ao outro lado do canal da Ria por ferry-boat transportando as bicicletas.
-Temos boas expectativas quanto à animação proposta pelos Amigos d'Avenida para a Praça de onde sai a MC, facto pelo qual submetemos uma proposta de animação que inclui bicicletas, é claro, que teve uma boa recepção, a ser aqui divulgada oportunamente.
O debate foi muito interessante e só não durou mais devido ao vento e à hora do jantar!:-) Mas para o próximo mês há mais...e, na realidade, não precisamos de estar à espera do dia da Bicicletada para fazer algo em prol da mobilidade, saúde, ambiente...
Notícia da Bicicletada em Aveiro publicada pelo Diário de Aveiro de 27Março2009:
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Agosto de 2008
Esta MC foi muito agradável :-) -- e fez um ano que se iniciou aqui em Aveiro!! :-)
Estiveram presentes duas pessoas locais, o Casainho e o Ricardo Sol. Juntou-se um casal espanhol que estava de férias em Portugal e decidiu participar na MC em Aveiro.
Foto registada pelo Ricardo Sol.
Os colegas espanhóis andaram a passear pelo norte interior de Portugal com as suas bicicletas e mochilas, decidiram passar os últimos dias em Aveiro e juntarem-se à MC. Disseram que se informaram sobre a MC em Aveiro aqui no site.
Como os colegas espanhóis tinham acabado de chegar à cidade, decidimos fazer o passeio da MC de modo a mostrar-lhes as partes mais bonitas de Aveiro. Andámos pela baixa da cidade, fomos à estação de combois da CP, passámos na loja BUGA, passámos pelos restaurantes mais interessantes de Aveiro, passámos na Universidade e por fim ao pôr-do-sol, terminámos nas salinas com o objectivo de ver uns flamingos cor-de-rosa que por lá estariam.
Eles queriam ir passar a noite na praia, levámo-los então até a saída de Aveiro com direcção às praias.
Foi muito agradável poder receber, ajudar e estar com outros colegas participantes da MC de Madrid :-) - tivemos oportunidades de trocar alguns conhecimentos e, dar e receber uns abraços :-)
Na viagem que fizeram por Portugal tiveram uma grande dificuldade, resultado da política da empresa Rede de Expressos, que não permite o transporte de bicicletas nos seus autocarros. Conseguiram trazer as bicicletas no autocarro entre Viseu - Aveiro, mas só depois de as desmontarem e embrulharem para serem consideradas bagagem.
É lamentável que a Rede de Expressos não tenha uma solução para quem viaja com a sua bicicleta!
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Dezembro de 2008
Estava frio, quase não se viam pessoas a andar de bicicleta como habitual. Fomos apenas 3 pessoas.
Aproveitámos e passamos num café para comer um tripa quentinha. No final ao retornar para casa, fomos ainda à procura de anfíbios, como salamandras coloridas, numa rua mais húmida junto a um canal da ria.
Estamos a preparar um e-mail para enviar à CP, a pedir informações sobre a possibilidade de transportarmos as nossas bicicletas, na altura do EcoCicloPasseio que estamos a organizar. Será que o comboio pode transportar simultâneamente 20 ou 30 bicicletas? Daqui a uma semana vamos enviar as questões à CP, publicaremos depois as questões e respostas obtidas.
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Fevereiro de 2008
Participaram três pessoas, duas delas pela primeira vez. Fizemos um percurso com a intenção de descobrir, experimentar, algumas das ciclovias existentes na cidade. Falámos também sobre algumas regras de trânsito e modos aconselhados de circulação na estrada, para assegurarmos a nossa segurança.
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Janeiro de 2010
Hoje estivemos à conversa sobre a futura ponte entre o Rossio e o Alboi. Registamos as nossas ideias sobre o assunto e enviamos aos Amigos da Avenida, que irão lançar uma nota de imprensa em breve. O que pretendemos é:
a travessia da ponte tem de permitir a passagem de peões e ciclistas, e ter sinalização vertical a indicar a possibilidade de utilização pelos mesmos;
o piso da pista para os ciclistas terá de ser feito num material técnico próprio para o efeito - tem de ter muito boa aderência mesmo nos dias com chuva. Numa imagem que se vê do 1ª prémio, parece-nos que o chão é de madeira e assim sendo seria muito perigoso circular de bicicleta num dia de chuva.
O Tiago veio pela primeira vez com a sua nova bicicleta, uma fixie toda colorida! Agora já são 3 as fixies cá em Aveiro ;-)
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Julho de 2011
Fomos muito poucos, um simpático casal de cotas de Vagos, que se deslocaram de bicicleta (ver a foto com as duas bicicletas utilizadas) e quando este casal já estava para se ir embora, apareceu mais um participante, com uma bicicleta carregadinha de caixas de encomendas (vazias). O percurso foi muito simples, ficámos por ali a conversar e depois cada um voltou para sua casa a pedalar. Estava uma tarde mesmo boa em Aveiro, para pedalar estava excelente. Em Agosto há mais, mas eu não vou estar em Portugal, se tudo correr bem. Se tiver hipótese junto-me a uma Massa Crítica perto de mim! Depois mostro as fotos aqui!
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Maio de 2009
Mais uma sexta-feira agradável, óptima para andar de bicicleta e apanhar o sol nas pernas, braços, rosto, etc :-)
Fomos 5 a pedalar e mais outros dois que apareceram a pé. Tentaram
utilizar bicicletas BUGA mas a loja já tinha fechado, e não puderem fazer o passeio connosco.
Algumas fotos:
Nesta MC decidimos mudar o local de encontro para um local onde vamos estar mais visíveis, onde passam mais pessoas de bicicleta e a pé. A página da MC de Aveiro já foi actualizada.
Começámos também a trabalhar na ideia de fazermos uma t-shirt sobre a MC (para a utilizarmos no dia da MC e não só).
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Novembro de 2007
Estivemos três pessoas, o Casainho, o José Mota e o colega do blog BTT do Minho ao Vouga.
Falámos sobre algumas ideias:
Como cativar mais pessoas para a MC;
Fazer um percurso que fosse um pouco como que um passeio pelos espaços naturais próximos do centro da cidade, do local de encontro;
Um dia diferente para fazer a MC, eventualmente num sábado;
Fazer um debate, convidar pessoal de outras MCs das várias cidades;
Relacionarmos mais com o pessoal do BTT e passeios de bicicleta, colocar notícias de passeios de BTT, passeios da Quercus, etc..
Trabalhar com escolas secundárias de Aveiro e UA;
Trabalhar com as lojas de bicicletas locais - conseguirmos divulgação;
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Novembro de 2008
Florbela, Tiago, Ana, Casainho e Eduardo.
Dia de frio e chuva. Estivemos à conversa, abrigados nos Arcos, e trabalhámos sobre o passeio que estamos a organizar.
Escolhemos dois possíveis locais, Salreu ou Pateira, em que para nos deslocarmos a partir o centro de Aveiro, teremos de utilizar o comboio para transportar as bicicletas.
Próximo fim-de-semana vamos à Pateira para tentar perceber algumas dificuldades que possam surgir.
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Outubro de 2007
A seguinte mensagem com o titulo UM ESPIÃO DE COIMBRA NA BICICLETADA DE AVEIRO, foi escrita no blogue do jpmaisp.
Pois é, desta vez deixei a malta de Coimbra para ver como é que era em
Aveiro. Estava em Vagos e pensei ir a Coimbra, ainda cheguei a combinar
com o Hugo, que foi pela primeira vez à bicicletada em Coimbra, mas
depois era muito apertado ir a acelerar de carro por aí fora, e acabei
por decidir-me ir até Aveiro, sujeito a ser mal recebido por andar a
espiar sem autorização. À cautela, para não me baterem muito, emprestei
a minha dobrável à Zé (que assim participou também pela primeira vez
nesta manifestação de bicicletas), esperando que na presença de uma
senhora não me agredissem muito. E levei a bicicleta da Ana Paula,
porque a minha mesmo, para além da dobrável, estava em Coimbra à minha
espera.
E lá fomos, ainda um pouco atrasados, mas como a partida era só às
18.30, chegámos ainda bem a tempo. O local é muito central e lá estava
um pequeno grupo já preparado para a iniciativa. Ali estivemos à espera
mais um bocado, a ver se se juntava mais alguém, ninguém tinha máquina
fotográfica, mas um dos presentes, que até nem participou desta vez, lá
acabou por registar o momento para a posteridade (espero ver a foto
aqui no site!!!).
Lá partimos finalmente, já lusco-fusco, luzes das bicicletas ligadas,
para maior segurança, a furar pelo trânsito automóvel, que foi
muitíssimo respeitador. Parámos em dois locais para pôr tarjetas nas
bicicletas e nas bugas (sim, também são bicicletas, mas distinguem-se
bem das comuns), e lá demos por concluida a pequena volta, 7 à partida,
8 à chegada!
No final, já em amena cavaqueira, a Zé e o Fernando lá descobriram que
a namorada dele é colega dela na Escola Secundária de Vagos, o nosso
mundo pequeno, como sempre! Foi um bom convívio, um bom passeio, uma
boa manifestação.
Afinal não me bateram, e foi tudo malta simpática! Ou não andassem todos de bicicleta!
Para as próximas devo estar em Coimbra, mas nunca se sabe...
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Outubro de 2008
Fomos um grupo de 5 pessoas. Porque um de nós não podia estar muito tempo e porque outro se atrasou porque lhe roubaram o selim e não tinha bicicleta, apenas estivemos à conversa. Trocámos impressões sobre as nossas bicicletas, sobre as nossas luzes, sobre os materiais para andar à chuva, etc.
Tiago, Lina, Diogo, Ana e Casainho.
Duas pessoas colaboram na Associação Portuguesa de Educação Ambiental, começámos logo em conjunto a trabalhar na ideia de organizar um passeio local, cujo objectivo será proporcionar às pessoas um dia descontraído num ambiente natural local e sensibilizá-las para a utilização da bicicleta como meio de transporte. Há a ideia do pessoal da MC de Aveiro falar sobre o Código da Estrada e dar algumas sugestões sobre modos de condução segura no trânsito citadino.
Algumas pessoas que foram participando na MC em Aveiro ao longo destes 14 meses, foram dando sugestões de fazer este tipo de passeio, ou passar o dia da MC para o sábado, etc. Trabalhando agora em conjunto com pessoas que já têm experiência de organização deste tipo de actividades, vamos conseguir organizar algo com um maior número de pessoas e ajudá-las na sua utilização da bicicleta como meio de transporte ;-) :-)
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Outubro de 2009
Nesta Massa Crítica/Bicicletada tivemos a presença do João Paulo e da Zé, que costumam participar na de Coimbra :-)
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Setembro de 2007
Éramos cerca de 10 pessoas e o encontro foi na Praça Melo Freitas, junto à Ponte Praça. A partida foi às 18h30. Passámos pelo Fórum Comercial, pela Loja da BUGA, seguimos pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho até à estação da CP. Descemos a avenida pela ciclovia em direcção às pontes onde seguimos em direcção à Rotunda da Sé. Seguidamente pedalámos em direcção à Rotunda do Hospital e à Universidade, onde terminámos junto à Reitoria.
Como éramos um número pequeno de ciclistas, decidimos ir sempre em fila indiana o que resultou em olhares admirados das pessoas , contudo, tivemos dificuldade de manter o grupo junto, houverem algumas vezes em que nos separámos devido aos semáforos e ao trânsito.
Como falado no fim, eu fiquei de enviar a todos os presentes por email os materiais em formato digital para divulgação, e cada pessoa ficou de divulgar, durante o próximo mês, em lojas de bicicletas, Universidade de Aveiro, Mercado Negro, Loja de BUGA, etc... e deixar indicação dos locais onde o fez no fórum.
Foi dada a ideia de fazermos parte do percurso pelos ciclovias existentes na cidade com o objectivo de as divulgarmos, testarmos, nos apercebermos de possíveis melhorias e a médio prazo elaborar um documento a ser enviado à Câmara Municipal de Aveiro(?).
Falámos ainda que para a próxima Bicicletada, devemos ir todos com luz na bicicleta, pois será Outubro e estará já escuro a partir das 18h00. Foi dada a ideia de irmos com colectes reflectores (aqueles que estão dentro dos carros), para melhor sinalizarmos a nossa presença na estrada.
Está página era uma mensagem de blogue inicialmente, foi copiada para págian de livro. Os comentários na mensagem de blogue eram:
Gostei bastante. - Segunda, 10/01/2007 - 09:25 — Paulo Costa (não verificado)
Boas malta do pedal.
Apesar de poucos, penso que despertamos alguma curiosidade nas pessoas, principalmente na Av, Lourenço Peixinho. No meu caso, foi a primeira vez que me juntei a este movimento, para fazer algo que tanto gosto, dar ao pedal e simultaneamente acordar consciências adormecidas e automobilizadas... , na proxima lá estarei.
Vou tratar de imprimir os folhetos e mais tarde coloco os locais por onde os vou deixar.
Vamos falando por aqui e até mto em breve.
Abraço e força nos pedais...
Paulo Costa
Eu já deixei alguns flyers - Segunda, 10/01/2007 - 12:27 — casainho
Quero enviar o meu apoio a todas as pessoas que participam na Massa Crítica de Aveiro. É natural que no início sejam poucos. Com o passar do tempo a tendência é para crescer. Acredito que brevemente serão muitos mais. E o importante, é ir passando a mensagem e, sobretudo, andar de bicicleta.
Massa Crítica em Aveiro, Abril 2010
Fomos só 2 os que apareceram, eu, João Paulo, e a Zeza, mas chegámos mesmo atrasados e por isso não telefonei ao Casainho. Passámos pelo local de encontro, já não vimos lá ninguém e lá fomos dar umas pedaladas. Correu bem, mas para a próxima esperamos encontrar mais gente. A minha próxima não sei, não... talvez no Porto, porque é dia de festival Imaginarius, em Santa Maria da Feira!
Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Agosto de 2007
MC Coimbra Dezembro de 2007:Na MC de Coimbra estivemos 4 pessoas (o dobro da do mês passado eheh): 2 habituais e 2 pela 1ª vez. Fizemos o percurso do costume....distribuímos folhetos.Nota: pela 1ª vez participou uma bicicleta desdobrável Mobiky...esplêndida! (Ver FOTOS)
O ficheiro Cartaz_Massa_Critica-abc.zip contém os seguintes ficheiros: Cartaz_Massa_Critica-abc.svg - desenho em SVG da folha número um, construído no Inkscape (Software Livre). O desenho pode ser alterado sem perda de qualidade. Cartaz_Massa_Critica-abc.png - o resultado do exportação do desenho SVG para PNG. Cartaz_Massa_Critica-abc.odt - cartaz final construído no OpenOffice (Software Livre) utilizando o desenho em PNG e texto. Pode ser feita a impressão a partir deste ficheiro, é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso. Cartaz_Massa_Critica-abc.pdf - cartaz final para visualização e impressão, é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso.
Panfletos_Massa_Critica-Coimbra
Panfletos_Massa_Crítica_Coimbra.odt - quatro panfletos construídos no OpenOffice (Software Livre) utilizando o Cartaz_Massa_Critica-abc. Pode ser feita a impressão a partir deste ficheiro, é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso.
Panfletos_Massa_Critica-Coimbra.pdf - quatro panfletos para visualização e impressão, é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso.
Sugestões para a massa critica*3 folhetos.pdf- é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso de modo a obterem*se 3 folhetos diferentes a distribuir antes de cada massa crítica.
Posters da massacritica para Lisboa, Porto, Coimbra e Portimão (três versões para cada cidade) Colocar a data da bicicletada seguinte como indica a figura (colar a data no sitio indicado de forma a ser possível substituir todos os meses sem ter de re-imprimir o poster):
Panfletos para colocar em carros mal estacionados (em cima de passeios), lembrando os problemas que os mesmos trazem a utilizadores de cadeiras de rodas
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Abril de 2009
Fomos 6, distribuimos folhetos da MC Coimbra e, para recuperar do fumo dos automóveis
na hora de ponta, estivemos no Choupal a respirar ar puro ;)
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Agosto de 2009
Fomos apenas 3 (com 2 participantes habituais e um estreante); foi interessante porque vimos durante a espera para se iniciar a MC e no decorrer desta vários ciclistas (cerca de 2 dezenas) quando há alguns anos apenas se observava 1 ciclista por semana na Baixa de Coimbra, no máximo!.. Vimos pessoas a andar de bicicleta por virem do trabalho, por turismo\lazer e até 2 polícias ciclistas! O que faz lembrar que o que é importante é que se ande de bicicleta e, melhor ainda, que se ande todos os dias de bicicleta (e se festeje uma vez por mês nas MC´s).
Fomos só 3 é verdade mas, proporcionalmente e pensando que Coimbra é uma cidade com cerca de 100 000 habitantes e Lisboa tem cerca de 10 vezes mais população e a MC de Lisboa teve, em Agosto, cerca de 40 participantes, acaba por ser parecido... ;)
Seja como for distribuímos algumas dezenas de folhetos a divulgar as MC´s e a apelar aos jovens para irem para a escola de bicicleta!
Para o próximo mês há mais!
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Julho de 2009
Fomos 6 e distribuimos várias dezenas de folhetos da MC; depois fomos até ao Choupal para respirar ar puro,
tomar uma bebida e pôr a conversa em dia... :)
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Junho de 2010
«Acompanhados» da vuvuzela dos CTT cá estamos nós em foto, para memória futura, preparados para uma MC diferente. O Paulo, a Laura, o JPP e 2 crianças mais pequenas (sobrinhos do JPP: o Pedrocas à boleia do JPP e o Vinicius safando-se numa bicicleta desdobrável quase mais alta que ele).
Desta vez fomos até ao Parque Verde, junto ao rio, onde andava muita gente a divertir-se em carrinhos a pedal, segaways, bicicletas eléctricas e carrinhos eléctricos para crianças ppequenas...
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Maio de 2009
Fomos 7; experimentámos umas bicicletas eléctricas (levadas por um representante duma marca de biclas do tipo),
distribuimos folhetos e fomos respirar o ar puro do choupal
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Setembro de 2009
Fomos apenas 3 mas fizemos uma originalidade: uma Cicloficina espontânea em que se fixou melhor o descanso da bicla duma participante, se subiu mais e fixou melhor o selim bem com se colou a parte de borracha do selim, com cola de contacto, à parte rígida.
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Setembro de 2010
Fomos 5, distribuimos folhetos e ...fomos até ao meio do arvoredo do Choupal para contrastar
com o a poluído da Baixa em hora de ponta...
Curiosidade: vimos estes triciclos publicitários à frente duma loja de lotaria!
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * junho de 2014
Não éramos muitos na massacrítica de Coimbra da última sexta, mas o que não faltou foi entusiasmo! Mês que vem tem mais... Nota: fomos ver os ninhos de cegonha nos postes de alta tensão a seguir ao Choupal...
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Agosto de 2007
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Agosto de 2008
Fomos até ao outro lado do rio (Parque Verde de Stª Clara) para ver a pista de skate nova em cimento, que é grande e onde andam muitas bicicletas. Fomos distribuindo folhetos, que depois também distribuimos aos automobilistas nos sinais luminosos do Arnado.
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Dezembro de 2007
MC Coimbra Dezembro de 2007:Na MC de Coimbra estivemos 4 pessoas (o dobro da do mês passado eheh): 2 habituais e 2 pela 1ª vez. Fizemos o percurso do costume....distribuímos folhetos.Nota: pela 1ª vez participou uma bicicleta desdobrável Mobiky...esplêndida! (Ver FOTOS)
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Dezembro de 2008
-->
Distribuímos folhetos e «presentes»(folheto e mola da roupa(!))*
Festas Felizes de Bicicleta
Todas as últimas sextas-feiras do mês, desde há cerca de 2 anos, temos realizado a Massa Crítica nas ruas de Coimbra, e precisamente nestes semáforos, distribuímos nessas ocasiões um folheto que divulga esta nossa actividade aos automobilistas. Somos sempre poucos, mas não desistimos e queremos que mais gente use a bicicleta nas suas deslocações citadinas, ajudando a criar um ambiente mais respirável na nossa cidade.
Hoje, última sexta-feira de Dezembro, aproveitamos então o Natal e este espírito de alegria e dádiva para darmos algo que motive as pessoas a andarem mais de bicicleta, de modo a que neste Inverno possam usar as vossas bicicletas sem terem que arregaçar as calças para não as sujarem com o óleo da corrente. É prático e aconchega o tornozelo, impedindo o seu arrefecimento.
Desenho do folheto:
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Fevereiro de 2008
Fomos 6...distribuímos folhetos e «gingámos» no meio do trânsito em hora de ponta!
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Fevereiro de 2009
Fomos 4, distribuimos folhetos, enchemos os pneus, fizemos uma «incursão» de apoio informático e, na volta ao centro da cidade, choveu uma oferta de corte de cabelo gratuito que uma finalista de um curso de cabeleireiro fez de uma janela de um segundo andar e que o Jorge aceitou!
No próximo mês de Março a MC\Bicicletada de Coimbra faz 2 Anos! Apela-se à participação!...;)
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Fevereiro de 2010
Na de Coimbra estivemos 3 pessoas (poucas mas boas) mais uma que chegou um pouco tarde e se desencontrou connosco, trocámos opiniões e contactos e distribuímos folhetos nuns semáforos...
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Janeiro de 2008
Fomos mais 50%(eheh) do que o mês passado: total=6 pessoas (3 habituais e 3 pela 2ª vez)
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Janeiro de 2011
Bem equipados para uns pingos de chuva que caíam...
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Julho de 2008
Fomos 5 no início, 3 depois (o Pedro e o sobrinho foram trabalhar) e 5 no picnic no Choupal...(a Zé e a sobrinha trouxeram a merenda)
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Julho de 2010
....
Nesta bicicletada optámos por inovar. Reunimo-nos no Largo da Portagem, à hora combinada, e como ainda estava muito calor para se pedalar, pedalámos só um bocado, fizemos uma pausa, à sombra, iniciando um convívio que se arrastou até um jantarinho. Sim, uma Massa Crítica com direito a jantar financiado pela desorganização!!! Só depois do jantar voltámos a pegar nas bicicletas, estas que vêem na foto, e lá fomos até à Geria, voltando já no finzinho do dia, tirando esta foto (já de noite) que marca uma grande inovação!
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Maio de 2008
Fomos 4 e foi divertido: recebemos várias buzinadelas amigáveis por causa do cartaz...; também distribuimos folhetos.
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Março de 2008
Fomos 5 (poucos mas «bons»..eheh), distribuímos folhetos e a conversa ficou em dia...
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Março de 2009
Na comemoração do 2º aniversário da Bicicletada\MC de Coimbra estivemos 4, com uma representação feminina de 50%!
Distribuímos folhetos e demos a nossa volta em contraste com a hora de ponta dos automóveis e afins...
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Novembro de 2007
Lá chegámos os únicos dois participantes desta bicicletada bem fresca e nocturna ao largo da Portagem, por volta da hora marcada. Depois de um pequeno desentendido sobre o local exacto da "sombra do Mata-Frades" à hora marcada, e de esperarmos um pouco por possíveis aventureiros de cachecol e luzes nas bicicletas, lá partimos os dois para o trajecto habitual, com o muito trânsito habitual, talvez um pouco menos graças aos 99% de aderentes à greve nacional, perdão, os 1% de aderentes, bem é uma pequena discrepância de números, o melhor é confiar nos números do governo, que esse nunca enganou os portugueses!
Chegados à zona dos semáforos do Palácio da Justiça, encostámos as bicicletas a uma parede, tentamos tirar a foto do registo do momento, mas a máquina estava com as baterias descarregadas e, finalmente, lá começámos a distribuir os panfletos, como já é também apanágio desta nossa intervenção cívica. Princípio de noite fria, muitos carros já com os vidros corridos até cima, e muitos a não aceitarem os inofensivos panfletos. Quando os semáforos esverdeiam, lá regressamos para junto das bicicletas, conversamos um pouco, e quando o trânsito pára, lá voltamos à distribuição. Nestas conversas sempre muito animadas e concorridas, lá decidimos que a única hipótese de algum participante habitual ter falta com justificação, é se participar numa outra bicicletada, nacional ou estrangeira.
O melhor da noite estava para vir, quando o semáforo esverdeou uma vez mais e saímos da faixa de rodagem para o passeio e começámos a voltar para o local de início, comentava eu com o Paulo Adriano que tinha acabado de dar um panfleto a um gajo meu conhecido, ele olha para a frente e diz: - Eh pá, está um gajo a levar a tua bicicleta!
Bom, até me deu um aperto no coração. Acelerámos o passo, para corrida, eu a tentar ver alguma coisa, vejo a bicicleta do Paulo sozinha, depois lá vejo um gajo a sair a correr, mas sem bicicleta, por detrás de um contentor do lixo, dobra a esquina, mas eu e o Paulo parámos junto ao contentor porque a bicicleta estava ali encostada. Vá lá, ainda teve aquele cuidado de não a mandar para o chão. Se se tivesse montado na bicicleta lá iria eu ter que pedalar atrás dele, mas acho que estes drogaditos modernos nem sequer se sabem equilibrar em cima de rodas, a especialidade deles é o treino de equilibrismo em cima de agulhas, e a totalidade deles acaba por se espetar mesmo! Acabei por não o perseguir, e voltei a encostar a bicicleta no local inicial, mas antes de irmos distribuir mais panfletos, lá passámos a corrente do Paulo nas duas bicicletas.
Sou mesmo malfadado, mas tive a sorte de não estar sozinho e o Paulo estar atento! Em jeito de piadinha lá disse ao Paulo que o fdp tinha escolhido a bicicleta mais bonita! jpmaisp
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Novembro de 2008
Não choveu apesar do dia invernoso. Este até proporcionou um bicicletada com sentido na medida em que muita gente utilizou o carro, com medo da chuva, então nós fizemos o contraste a ultrapassar os carros engarrafados no trânsito!...
Distribuímos fohetos num semáforo, aos automobilistas, e também a alguns peões mais curiosos por nos verem tão bem equipados de impermeáveis para chuva. Claro, também tinhamos luzes nas bicicletas por ser de noite e guarda-lamas para as rodas da bicicleta não nos molharem devido ao piso húmido. Fomos só três mas bem dispostos (e deu para pôr a conversa em dia) :)
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Outubro de 2008
Fomos 6 ao princípio e no final eramos 4.
Levámos bandeiras nas bicicletas e distribuimos folhetos num semáforo. Foi um bocado problemático quando um de nós,o R., tentou bloquear o trânsito (influência do seu conhecimento das MC´s de Barcelona?) o que levou a protestos dos automobilistas e que fez com que outro de nós abandonasse a bicicletada. Depois seguimos mais ou menos em fila, e R. acabou por se ir embora sem se despedir...No final foi interessante quando ficámos a conversar um bocado e a trocar contactos!...
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Setembro de 2008
Em Coimbra fomos 4 , distribuimos
folhetos num semáforo e depois fomos sentar-nos a conviver numa
mesa duma área verde que é o Choupal onde o ar puro contrasta
fortemente com o ar poluído da Baixa de Coimbra em hora de ponta!
A Meike foi a última vez que
participou (ou talvez não?!), pois vai partir para a Alemanha em breve (esteve cá a
fazer Erasmus).
Para além dela estiveram o Jorge, a
Katharin e o Paulo.
Seria bom que aparecesse mais gente nas
próximas vezes. Esperamos que sim.
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Junho de 2008
Em Coimbra só apareci eu... O JPP e o Hugo estiveram a acompanhar a São que está um bocado atrapalhada com a doença, a Meike deve andar a estudar para os exames, ao Pedro P e ao primo roubaram as bicicletas... Espero que para a próxima já apareça mais gente.... Esta foi a 1ª vez desde Março do ano passado que não hove MC em Coimbra, mas foi engraçado, por outro lado, porque, no pequeno trajecto que fiz vi uma dezena de ciclistas, um skatista e muitas malas com rodinhas (tróleis de universitários que iam a casa ver a família)eheh Enfim distribuí alguns folhetos.
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Abril de 2008
Fomos 10 pessoas (aumento de 100%! em relação a Março) com notável participação feminina (40%); distribuimos folhetos; visitámos o Choupal e seguimos em frente para observar «os apartamentos»(ninhos de cegonha em postes de alta tensão*na foto acima 26 ninhos no poste mais próximo!).
Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Setembro de 2007
'Bicicletada' para mostrar que há alternativa a carro
Participantes aproveitaram para criticar também a falta de civismo dos automobilistas.
"A nossa ideia é mostrar que é possível andar de bicicleta na cidade - mesmo em Coimbra, que tem muitas subidas". As palavras são de Paulo Andrade, de 41 anos, uma das pessoas que ontem se reuniram, no Largo da Portagem, em Coimbra, para mais uma "bicicletada". A iniciativa, que consiste num passeio de bicicleta, patins, trotinetes ou outros veículos não motorizados por zonas urbanas, acontece nas últimas sextas-feiras de cada mês.
Por trás das "bicicletadas" está o Movimento Massa Crítica, que se define como uma "coincidência não organizada". "Não há uma estrutura. Encontramo-nos aqui e quem puder aparece, sem quaisquer obrigações", explica Paulo, junto da sua bicicleta, com um autocolante onde se lê "Um carro a menos!". E completa "Seria bom haver mais espaços dedicados às bicicletas e facilidade para as levar nos transportes públicos. Em Lisboa, elas podem ir no metro, com algumas restrições em termos de horários, mas já é alguma coisa".
Mário Reis, de 40 anos, concorda "Se houvesse uma carreira que permitisse levar a bicicleta daqui até lá acima, a Santo António dos Olivais ou a Celas, depois podia-se ir, nela, a todo o lado". Mas aponta outros entraves a quem quer fazer deste um meio regular de deslocação: "Em Coimbra, os novos eixos rodoviários estão todos pensados para os automóveis. Podia haver uma solução alternativa para peões e bicicletas". Além disso, entende que existem poucos locais específicos para estacionar estes veículos não poluentes. "Mesmo em zonas de prática de desporto, como os estádios ou o Choupal, é muito raro haver", lamenta.
Carro? Só quando chove
Os condutores de automóveis também são alvo de críticas "Falta-lhes civismo, deviam respeitar mais quem anda de bicicleta", defende Amadeu Fernandes, 27 anos. Também é estreante na Massa Crítica de Coimbra, ainda que utilize a bicicleta regularmente. "Tenho carro, mas só o uso quando está a chover", refere.
Amadeu admite ter preocupações ecológicas, como a generalidade dos aderentes ao movimento. "As pessoas podiam usar mais a bicicleta. É saudável, porque fazem exercício físico, e não polui", diz Paulo Andrade. Pedro Silveira, de 28 anos, destaca outra vantagem em circular de bicicleta "É barato".
"Esta é uma boa iniciativa, a que toda a gente pode aderir é só ter uma bicicleta e aparecer", resume Amadeu Fernandes. Foi o que fez Mário Reis, depois de ter encontrado o site da Massa Crítica ao "passear pela Internet": "Fiquei surpreendido por estar a haver, na minha cidade, algo que é de apoiar", refere. O trajecto habitual começa no Largo da Portagem, passa pela Avenida Emídio Navarro e pela Fernão de Magalhães e prossegue até ao Choupal. "Mas o trajecto pode mudar", ressalva Paulo, que já pedalou desde Coimbra até ao cume da Serra da Estrela.
As "bicicletadas" são prática comum em cidades do mundo inteiro. Em Portugal, acontecem em Lisboa, Porto e Coimbra, na última sexta-feira de cada mês.
180 pessoas em Setembro 2009;230 pessoas em Setembro de 2010; Novo Recorde: entre 370 e 450 pessoas... em Setembro de 2011!
Materiais para divulgação:
Panfletos_Massa_Critica-Lisboa.pdf - quatro panfletos para visualização e impressão, é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso.
Regras informais e sugestivas para uma "boa massa":
Lisboa é uma cidade que convida à sua descoberta. Para que possa deslocar-se com toda a comodidade e conforto a CARRIS desenvolveu o serviço Bike Bus, sem qualquer encargo adicional para os Clientes. Aos Sábados, Domingos e Feriados, as bicicletas podem andar em quatro carreiras com autocarros preparados para o seu transporte. Assim até apetece mais sair de casa com a bicicleta e ir até onde a CARRIS e a vontade de pedalar o levarem. Carreiras: 21 - Saldanha - Moscavide Centro (Disponível a partir de Agosto 2009) 24 - Alcântara - Pontinha 25 - Estação do Oriente – Prior Velho 31 - Av. José Malhoa - Moscavide Centro (Disponível a partir de Agosto 2009) 708 - Martim Moniz – Parque das Nações 723 - Desterro - Algés Horário de Funcionamento: A partir de Agosto de 2009 este serviço funciona 7 dias por semana, no horário específico de cada carreira. Procedimentos: 1 – Entre no autocarro Bike Bus com a sua bicicleta pela porta de saída do veículo 2 – Fixe a bicicleta na braçadeira de velcro antes do veículo iniciar a viagem 3 - Valide o seu título de transporte nos validadores existentes no interior do veículo
Lisboa - Tempo de percursos em Bicicleta
Neste local pretende-se começar a congregar informações sobre o tempo de percurso em bicicleta na cidade de Lisboa, com o objectivo de estar pronto para ser incluído na rede de bicicletas partilhadas, estimulando o uso destas.
Tempos --> sempre que alguém fizer um percurso, contabilizar o tempo decorrido entre dois sítios "importantes" (uma praça, uma estação de metro ou de comboio, uma biblioteca, etc).
Anotar as condições atmosféricas da viagem (vento: força e direcção, precipitação, temperatura) e a experiência do ciclista: experiente (ciclista frequente desde há pelo menos três meses), iniciado.
Mapa --> Colocar o tempo necessário para percorrer a distância entre dois pontos em segmentos de um minuto cada. Por exemplo: Saldanha - Entrecampos: 4 minutos = linha com quatro segmentos (ver exemplo no mapa aqui).
Linha azul: local em que o movimento em qualquer dos sentidos é semelhante.
Linhas verde e laranja: local em que o movimento nos dois sentidos é diferente. Verde para descer, laranja para subir.
No final, serão escolhidos os tempos médios mais rápidos, género quartil mais rápido. Depois, para alguém que esteja a iniciar-se na bicicleta (mas tenha boa forma física) ou com condições atmosféricas adversas poderá fazer-se uma ponderação de x1.4 no tempo, ou seja, aumentar de 10 para 14 minutos o tempo de trajecto. Para idoses, crianças ou pessoas em fraca condição física, fazer uma ponderação de x2. Estas ponderações poderão ser estudadas fazendo testes com amigues que não andem de bicicleta e a quem pedimos para fazerem certos trajectos, ou fazendo trajectos em dias de vento forte.
Os interessados podem escrever nos comentários os tempos de percurso, que eu actualizo o mapa. Ou se alguém tiver tempo de criar um mapa interactivo, ainda melhor :)
Mais material de divulgação
Bandeiras para a Bicicleta
Sugestão de bandeiras (a imprimir em A3) para prender às bicicletas no dia da bicicletada ;)
Posters da massacritica para Lisboa, Porto, Coimbra e Portimão (três versões para cada cidade) Colocar a data da bicicletada seguinte como indica a figura (colar a data no sitio indicado de forma a ser possível substituir todos os meses sem ter de re-imprimir o poster):
Panfletos de divulgação, para Porto e Lisboa, versão 6 por pagina e com logótipo do poster... focam as vantagens para a saúde de utilizar regularmente a bicicleta... bons para mostrar os benefícios de utilizar um transporte sustentável
Tentam explicar o ridículo do uso de carro, devido à sua velocidade reduzida no meio do transito, focando os desrespeito à lei por motoristas "stressados", tendo atitudes não cívicas, quando existe uma "aberta". Preparados para Porto e Lisboa, 6 panfletos por página (frente e verso) de modo a não desperdiçar papel.
Preparados para Lisboa e porto, tentam explicar o ridículo do transito, convidam a pensar num mundo sem carros e a participar na próxima massa critica, ideais para se distribuir no meio do transito (baseado no flyer http://www.scorcher.org/cmhistory/traffic.html )
Flyers de Divulgação (Nova versão do flyer "Festa")
Nova versão dos panfletos já existentes com o logótipo do poster, preparados para Porto e Lisboa, versão 6 por pagina... Explicam qual os objectivos da Massa Critica e fazem um convidam a participar..
Panfletos para colocar em carros mal estacionados (em cima de passeios), lembrando os problemas que os mesmos trazem a utilizadores de cadeiras de rodas
Preparados para Porto e Lisboa, focam os objectivos da massa critica e esclarecem dúvidas sobre a bicicletada... ideais para distribuir a ciclistas de forma a divulgar o movimento... apesar de estarem a cores imprimam a preto-branco (configurável na impressão)
Caro(a) condutor(a): pedimos-lhe paciência enquanto estamos a passar!
Se quiser saber porque andamos todos aqui hoje de bicicleta, continue a ler.
Quem são vocês? Somos a Massa Crítica. Não somos nenhuma organização, só um grupo que anda de bicicleta em conjunto. Costuma haver eventos destes em várias cidades do país e nas principais cidades de todo o mundo.
Estão-se a manifestar contra o quê? Não somos uma manifestação – somos é uma celebração da bicicleta! Ainda assim, gostávamos de o(a) pôr a pensar nisto:
- as pessoas precisam de melhores alternativas para deixar os carros em casa;
- as pessoas precisam de melhores transportes públicos;
- são necessárias melhores condições para ciclistas e peões;
- os ciclistas têm o direito de usar as estradas públicas;
- temos que reduzir a poluição localizada e as emissões de dióxido de carbono;
- temos que reduzir a dependência de combustíveis fósseis;
- andar de bicicleta dá gozo!
Porque é que estão a empatar o trânsito? Pedimos desculpa se o(a) atrasámos – não é nossa intenção incomodar os condutores. A maior parte de nós usa a bicicleta todos os dias. Não era pior se andássemos de carro, em vez? Os ciclistas não empatam o trânsito, os ciclistas são trânsito!
De bicicleta? Porquê? A bicicleta é das formas mais rápidas de fazer muitos percursos na cidade. Também ficamos em forma e ajudamos a reduzir os engarrafamentos e as emissões de CO2. Se calhar, para si o carro é mesmo uma necessidade – então tente a partilha de viaturas, em www.carpool.com.pt. Mas o melhor, insistimos, era experimentar a bicicleta!
Posso participar? Claro! Encontramo-nos nas últimas sextas-feiras do mês, por volta das 18h, no Marquês de Pombal, junto ao Parque Eduardo VII. Costumamos arrancar às 19h e damos uma volta que é definida na altura pelos presentes. Se quiser aparecer mascarado ou com as bicicletas decoradas será bem-vindo(a)! Para mais informações, vá a massacriticapt.net/ ou ao grupo do Facebook da Massa Crítica de Lisboa, www.facebook.com/groups/163607162043/.
Um dos problemas que tive quando entrei para as listas era que recebia muitos mails que não queria. Assim, é essencial que seja criado uma pasta com um filtro e todos os mails que vierem com a tag [bicicletada_lx] no Assunto deverão ir para essa pasta para não assolarem a caixa de entrada.
No Gmail é muito fácil:
Vais à Roda dentada no canto superior direito do Gmail
Clicas em Definições->Filtros->Criar um novo filtro
No campo Assunto colocas [bicicletada_lx]
Clicas depois em "Criar filtro com esta pesquisa"
Assinalas
Depois assinalas na caixa "Colocar o marcador" e escolhes a opção "Novo marcador"
No campo "Insira um novo nome para marcador:" colocas o nome que quiseres, por exemplo: Bicicletada Lx
Depois clicas em "Criar Filtro"
Assim todos os mails desta lista irão diretamente para uma pasta própria sem passar pela caixa de entrada. É assim que eu faço para todos as listas a que pertenço.
Para ver como fazer com o Hotmail ou com o Yahoo ver esta ligação.
Ambiente descontraido e flexibilidade entre malta que queria ir na estrada,outros pelas ciclovias e outros na faixa bus... miraculosamente o grupo foi-se mantendo junto.
Se por um lado ninguém deve impor regras a ninguém, por outro lado, o facto de não se passarem vermelhos e não ter havido rolhas, originou muitas paragens e quebrou completamente o ritmo e espírito.
O conceito da massa critica é melhor que seja o de haver um conjunto de pessoas com um objectivo comum: reclamar a bicicleta na cidade... ;)
Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - 26 de abril de 2013
Percurso: Marquês de Pombal, Av. da Liberdade, Restauradores, Rossio, Rua do Ouro, Praça do Município, Rua do Arsenal, Cais do Sodré, Av. 24 de Julho, Rua Primeiro de Maio, Rua da Junqueira, Rua de Belém, Rua Bartolomeu Dias, Mosteiro dos Jerónimos, Av. da Índia, Rua Fernão Mendes Pinto, Viaduto norte, Av. de Brasília, Cais do Sodré, Av. Ribeira das Naus, Terreiro do Paço.
Cerca de 200 participantes para Agosto não está mau.
Mas espero que em Setembro, com o regresso das férias consigamos bater o record dos 400 do ano passado..
500 era bom, mas 1000 é o ideal :)
Toca a marcar na agenda: 28 de Setembro de 2012 apartir das 18h no Marquês de Pombal, vamos fazer história, apenas tens de aparecer e trazer mais alguém!!!
Boas pedaladas e até breve...
Seguem alguns momentos da massa crítica de Agosto, podem encontrar todas as fotos AQUI
Foto psicadélica da concentração no Marquês de Pombal (bici reclinada em primeiro plano):
No final, em Benfica:
Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Julho de 2008
A Bicicletada de Lisboa contou, este mês, com mais de 20 participantes.
O percurso, a partir do Marquês, seguiu para o Rato e desceu para S. Bento e Santos. Daí seguiu para a Praça do Comércio, acabando numa concentração para a fotografia na Praça do Município.
A exemplo de várias bicicletadas anteriores, houve um participante a correr.
Um outro participante era um assessor do vereador Sá Fernandes, que confirmou o projecto das bicicletas de utilização pública. Diz que está a concurso e há vontade política de avançar. Vamos ver...
Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Julho de 2012
Apesar de estimativas mais optimistas de pessoas entusiasmadas, não fomos 70 em Lisboa, mas 37, incluindo uma trotinete, dois corredores e uma criança numa cadeirinha.
Saímos do Marquês, subiu-se para o Saldanha, depois até Entrecampos, Avenida da Igreja, Avenida do Brasil, Rotunda do Relógio, descemos até à Expo e acabámos na Fábrica do Braço de Prata.
Na Fábrica do Braço de Prata fizemos uma pequena tertúlia, de onde sairam uma série de ideias interessantes. Em breve daremos conta aqui para a lista.
Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Junho de 2010
Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Maio de 2009
Cheira a Verão... :-)
... e nada melhor que sentir o sol a bater na face,
o cheiro das flores no olfacto,
a conversa desenrola-se neste grupo de amigos,
que anseia pela última 6feira do mês.
E a cada buzinadela sentimo-nos mais felizes por não estarmos enlatados..
Ainda não chegamos aos 100 :(
Mas se eramos 50 e tal, basta que cada um de nós não falte na próxima e traga mais um, OK?
Boas pedaladas..
Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Maio de 2011
125 participantes, uau!!! Já ninguém fica indiferente quando a massa crítica chega e passa. Lá vai o tempo, em que ambicionavamos chegar aos 100 participantes, em que eramos pouco mais de 20. Como será a massa crítica com 1000? Espero que aconteça =) e certamente será um novo marco na "história" das bicicletadas em Lisboa. Toca a passar a palavra a todas as pessoas...
Seguem algumas das fotos da "massa" de ciclistas que ocuparam Lisboa na massa crítica de Maio:
Contaram-se cerca de 80 pessoas na primeira Massa Crítica da Primavera. Descemos a Av. Liberdade até ao Rossio e seguimos pela Rua do Ouro; depois virámos para a Praça do Município, fomos pela Rua do Arsenal e percorremos a 24 Julho até aos Pasteis de Belém. Depois disso algumas pessoas foram até à Lx Factory ver o documentário "Pare, Escute e Olhe" de Jorge Pelicano.
Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Novembro de 2009
Segundo Paulo Vieira na Mailinglist de Lisboa:
«Entre 50 a 60 participantes. Um passeio calmo com convívio e jantar no final. O único ponto menos positivo foi um "senhor automobilista" impaciente na sua carrinha que não gostou de estar à espera e não parou de buzinar enquanto não ultrapassou a massa (embora também seja verdade estávamos a ocupar as duas faixas da avenida e não éramos assim tantos).
O percurso foi: Marquês -> Av. Duque de Loulé -> R. Dona Estefânia (com várias voltas na rotunda) -> Av. Duque de Ávila -> Av. Manuel da Maia -> Av. Roma (até ao fim). Paragem no largo em frente do hospital Júlio de Matos.
Tirei umas fotos mas ficaram quase todas tremidas. Com a minha máquinazita é complicado tirar à noite. Fiz um vídeo também. Se quiserem usar para pôr no site fiquem à vontade.
Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Novembro de 2016
Desta vez foram 4 voltas ao Marquês de Pombal, desceram a Avenida da Liberdade e encontraram a Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres 2016 no Rossio, seguiram para a Praça do Comércio, derams um pulinho ao galo da Joana Vasconcelos! Voltaram ao Terreiro do Paço e seguiram para a Praça da Figueira, passaram pelo Martim Moniz e terminaram no Largo do Intendente. Muitos ainda seguiram para o Rda69 para um jantar vegetariano
Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Outubro de 2008
:)
Apesar de ser de noite (devido à mudança horária), e algum frio, o pessoal continua a aderir com força à massa crítica =) ...
Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Outubro de 2009
Segundo o Rui S.C. na Mailing List de Lisboa:
Em Lisboa foi mais ou menos assim: cerca de 76 (fonte: João B.) participantes à partida e, numa das últimas contagens, junto à Praça de Londres, foram contabilizados 93 (fonte: Duarte M.).
O percurso foi: Marquês de Pombal -> Av. Fontes Pereira de Melo -> Av. António Augusto Aguiar -> Praça de Espanha -> Av. Berna -> Av. João XXI -> Av. Roma -> Praça de Londres -> Av. Paris -> Av. Barão de Sabrosa -> Praça Paiva Couceiro -> Av. General Roçadas -> Graça -> Miradouro da Nossa Senhora do Monte.
De seguida, muita da malta da MC ainda seguiu até à ao Miradouro da Graça, onde houve conversa, copos e onde mais tarde apareceu o jantar volante do GAIA.
Até Setembro, que é Massa de aniversário da criação das Massas Críticas em Lisboa!!!!
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - 25 de Abril de 2014
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Abril de 2008
Fotos de Tiago Carvalho - ver todas as fotos aqui.
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Abril de 2016
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Agosto de 2009
Segundo o António Cruz, o João Branco e a Rita Ferreira (nas mailinglists):
A.C.: «Viva!! A Massa Critica Lisbonense (ou Lisboeta?) foi bastante agradável. Quando cheguei, (quase às 7) o pessoal tava pronto para começar a pedalar. Éramos cerca de 35 a 40 participantes (houve pessoal que se foi embora e outro que foi chegando) e havia 1 patinador. Por necessidades especiais ao nível do pavimento, o patinador foi sugerindo o caminho a fazer. Passámos pelo Rato e pela assembleia da républica onde tirámos uma foto nas escadarias. Ainda no largo da assembleia da républica alguns dos participantes mais assíduos decidiram dizer algumas palavras (eu incluído) com a finalidade de dar as boas vindas a quem veio pela primeira vez, tentou-se também tentar criar uma onda de participação mais horizontal onde todos são convidados a dar ideias e a participar mais vezes. Falou-se também de uma festa que está a ser preparada para o dia 25 de Setembro (data da próxima MC) com o objectivo de reunir ciclistas e simpatizantes num local central da Lisboa antiga. Ofereço-me desde já para alojar alguém, de qualquer parte do país, que queira vir no dia 25 de setembro a Lisboa, para participar na maior(?) MC de sempre em Portugal e vir à festa que se anda a preparar por um grupo de pessoas cheias de voluntarismo e boa disposição. Por fim, fomos em direcção a Belém onde algum pessoal se deliciou com pastéis de Belém... Houve ainda alguns participantes que vieram de volta em conjunto usando a nova ciclovia de Belém ao Cais do Sodré. Tive que me ausentar no final, mas soube que ainda houve um grupo que foi jantar à rua dos bacalhoeiros. Deixo os votos para que a Massa Critica de Setembro seja a maior de sempre e que todos os 'ciclo-activistas' do país possam vir a Lisboa para participar e festejar de seguida!
Saudações!»
J.B.: «Não posso deixar de fazer notar que o grande factor desta massa crítica ter corrido tão bem foi a presença do patinador, o João. Com a sua mobilidade extremamente flexível e rápida , conseguia gerir todas as situações complicadas (semáforos, etc.) , e ainda comunicar com transeuntes, automobilistas, e peões a distribuir panfletos. Distribuímos muitos, e o à vontade e facilidade com que falava com os automobilistas mais "stressados" ajudava a que eles não apitassem etc. Ainda de notar que houveram bastantes participantes novos, e que havia até duas bicicletas do Didier. No final alguns fomos jantar a um restaurante junto à casa dos bicos, no campo das cebolas. Apesar da ausência do Alex, houve quem tirasse fotos.»
R.F.: «O percurso foi o seguinte: 3 voltas ao Marquês, como habitualmente, subida da Av. Brancaamp, Rato, Rua de São Bento, paragem simpática para fotografia na escadaria da Assembleia (gostei muito da ideia e acho que podíamos enviar para os media, caso tenha ficado bonita, pois deve ser pouco habitual...), Largo do Conde Barão, Av. 24 de Julho, Av da Índia e final nos Pastéis de Belém. Saímos por volta das 18h 55m e terminámos cerca das 20h 20m, creio. Gostei, éramos cerca de 40 pessoas, mas como não as contei, talvez alguém tenha um número mais exacto para dar...
O percurso que sugeri teve bom acolhimento e pode ser que se faça na próxima massa crítica.»
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Agosto de 2010
«Em jeito de micro-relato da MC/bicicletada de Agosto em Lisboa, ontem fomos à volta de 50 participantes. Partimos do Marquês de Pombal, seguimos até ao Rato, descemos até à Assembleia da República, seguimos pela Av. 24 de Julho e pedalámos ao longo do Tejo até Belém. Houve nova paragem nos pastéis de Belém, seguida de regresso ao centro da cidade. A MC terminou no Terreiro do Paço, depois de regressar pela Av. da Índia, Av. 24 de Julho e Cais do Sodré. Um grupo de cerca de 15 pessoas ainda acabou a jantar em Alfama, nas redondezas do Museu do Fado.»
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Dezembro de 2007
Citando a Raquel Leitão num e-mail enviado para a lista da MC Lx, a 3 de Janeiro de 2008:
Aqui fica um rasto do trilho pedaleiro por nós deixado nas ruas de Lisboa na última 6ªfeira de 2007, esse querido ano que já se fez render com mandato cumprido.
Ora bem, já o sol se tinha escondido nesse dia 28 do mês do Solstício mais frio, quando o nosso grupo de cerca de 20 ciclistas se fez ao largo na rotunda do Marquês. Com luzinhas a piscar de exaltação intermitente em alguns capacetes, lá nos juntámos aos outros utilizadores da estrada, vulgarmente conhecidos por armaduras-metálicas-de-propulsão-por-combustão, ("carros" na versão abreviada). Alguns dos condutores refugiados na sua cápsula revelavam alguma impaciência, talvez por quererem ser os primeiros a chegar a 2008!! Sim, porque com os discursos que por aí vigoram devem sentir-se mto "competitivos" por poderem acelerar até 2008 e assegurar atempadamente o seu lugarzinho no novo calendário...
Depois das habituais voltinhas sob o signo do Leão, que nos dá sempre a sua graça, descemos a Avenida da Liberdade até aos Restauradores e depois Rossio com alguns dos slogans da praxe: "Não sejas pateta, anda de bicicleta..." ou ainda "Não sejas ridículo, anda de triciclo"; tb se vão vendo novas frases atrás de alguns selins: "Vive +, dá nos pedais" ou "Usa bicicleta, energia bio+lógica". Alguns aplausos de turistas mais familiarizados com cidades cicláveis e algumas buzinadelas bem dispostas, daquelas que dão ritmo e ânimo, e lá seguimos para cima, de volta à Av da Liberdade e Marquês, para subir a Fontes Pereira de Melo até ao Saldanha; pelo caminho, algumas perguntas de automobilistas mais curiosos e interactivos que queriam saber que causa era a nossa, ao que respondemos:
- "Queremos promover o uso da bicicleta e outros meios de transporte alternativos dentro da cidade, reduzindo os automóveis e o espaço público por eles ocupado!" (se não foi bem assim, foi em versão ofegante entre duas pedaladas: queremos, puff, menos carros, puff para respirar melhor, na cidade", puff)
- "Ahh!"
E pronto, depois dessa subida foi só deslizar pela Avenida da República até Entrecampos, onde nos "apeámos" das nossas montadas para dois dedos de conversa antes da despedida com um "até pro ano!"
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Dezembro de 2008
Descemos a Av. da Liberdade, e seguimos pela R. do Ouro (?), depois virámos à
esquerda e voltámos para cima, onde parámos um bocado na Praça da
Figueira, e alguém tirou umas fotos do grupo.
Depois
arrancámos de novo e percorremos a Av. Almirante Reis até cá acima a
uma rotunda, na Praça do Areeiro. Aí tirámos mais umas fotos e
arrumámos as 25 bicicletas + 1 triciclo lado a lado para ver o espaço
que ocupavam.
Menos de 2 carros de 5 pessoas. :-)
Houve um jogger que acompanhou a filha de 7 anos que seguiu de
bicicleta, a partir da Praça da Figueira. E mais outra jovem
participante de 8 anos, acompanhada pela mãe, que fez toda a
Bicicletada. :-)
Numa volta à tal rotunda do final, um carro da polícia abordou as
pessoas que seguiam à frente, disse que tinham recebido uma chamada de
alguém a dizer que "havia bicicletas a circular na via pública" e que
tiveram que ir ver o que se passava. Os agentes disseram depois que
tinham que ver se estavam todos sinalizados, e perguntou pelos coletes
(ao que um participante respondeu que não eram obrigatórios).
Segundo o Pedro Costa na mailing list bicicletada_pt:
«A de lisboa hoje teve uma bela participação ...
quase 40 pessoas.
Muito bom para um mês de Dezembro em época de férias.. obrigado ao sol dos últimos dias! Tivemos ainda lá a companhia da SIC, mas nem vi o que andaram a perguntar às pessoas... quem foi entrevistado se puder diga +/- os temas da conversa.
Mas pelo que ouvi lá no meio, falaram com o Branco sobre os benifícios fiscais no IRS, e depois apenas fizeram as perguntas triviais a alguns participantes do género "gosta de bicicletas?".
Ainda houve tempo para uns senhores polícias virem-se meter connosco porque tinham sido informados que " havia bicicletas na via pública e tinham de ver o que se passava"
eheh.
E o Marcos Pais disse:
«Apenas acrescentar, para ficar nas estatísticas, que à partida do Marquês de Pombal éramos 35, incluindo uma menina de 8 anos que fez toda a bicicletada. Mais tarde, quando íamos a passar pelo Martim Moniz, pescámos mais dois participantes, um pai a correr a acompanhar a filha de 7 anos de bicicleta, que subiram toda a avenida Almirante Reis connosco até à Praça do Areeiro.
As condições atmosféricas eram agradáveis para a época, tempo seco e ameno, como nos dias anteriores. Agora até à cicloficina, dia 18 de Janeiro, na cave da Crew Hassan em Lisboa.»
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Dezembro de 2010
Apesar de ser a noite da passagem de ano, e muita gente ter ido ao Reveillon, tivemos 19 participantes na massa crítica em Lisboa.
« O tempo estava meio chuvoso (alguém descreveu como "chuviscos torrenciais") mas ainda apareceram cerca de 30 pessoas...
A voltinha foi curta e acabou no largo camões onde ainda gramámos com publicidade 3D. Deu para conversar e um grupo de 15 pessoas ainda se juntou para ir jantar...
Foi curioso várias pessoas terem deixado as bicis nas grades do largo camões e no dia seguinte ainda lá estavam duas. Alguém foi a pé (ou de transportes) para casa! ;)»
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Fevereiro de 2008
Segundo uma mensagem escrita pelo Tiago Carvalho, participaram 32 pessoas e o percurso foi de +- 10km.
A MC de Lisboa decorreu tranquilamente, com 29 participantes à partida do Marquês de Pombal, pelas 19h.
Circulámos com alguns cartazes que espalhavam a mensagem, como "Partilhe a estrada", "Menos um carro", "Acaba com o terror, desliga o motor", etc, e também fomos distribuindo panfletos.
Ouviram-se algumas buzinas de bicicletas que quebravam o barulho rotineiro da cidade e ainda ensaiamos umas palavras para o ar mas um pouco envergonhadas.
Circulámos pela Fontes Pereira de Melo, 5 de Outubro, Av. Berna, Pç Espanha,Marquês da Fronteira, Amoreiras, Rato, Príncipe Real e Pç Camões.
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Janeiro de 2012
Cerca de 220 pessoas!...
Em frente à Assembleia da República ... S.Bento- Lisboa
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Janeiro de 2015
Foi uma massa crítica espectacular e bateu-se um recorde mínimo desde que participo na massa.
Foram 7 participantes no início
e no final cerca de 5 ;)
Como se costuma dizer poucos mas bons, nem a chuva/frio/vento nos demoveu.
Vantagens:
1. Não foi necessário fazermos rolhas
2. Mantivemos a massa sempre unida
3. Houve consenso na decisão do percurso
4. Pela primeira vez todos os participantes falaram com todos os participantes, permitindo uma maior troca de experiências entre os mais experientes e os novatos
Por João Branco na Mailinglist de Lisboa(Bicicletada_Lx): «A de Lisboa contava, ao início, com cerca 50 pessoas, que se foram juntando no Parque Eduardo VII desde as 18:00 às 19:15, quando partimos. Nessa altura, apareceu um ciclista com reboque, inglês, que andava há 3 meses a pedalar com 160 kgs de bagagem!!! Apesar de não ter participado, trocou umas palavras com participantes que lhe indicaram o caminho para Tróia. Havia cerca de 10 participantes novos , dois dos quais com menos de 12 anos. A presença das fixies começa a sentir-se (neste caso com um participante). A falta de uma voz carismática como a do Marcos (que costuma dar a partida) fez com que só partíssemos pelas 19:15 , sem percurso definido. Isto veio a revelar-se problemático, porque na zona de Entrecampos alguns elementos decidiram parar para falar com um jornalista/fotógrafo o que gerou alguma confusão porque ninguém sabia bem o que era para fazer. Em consequência desta paragem chegou um xôpolícia a dizer que estávamos a empatar o trânsito. O que me leva à seguinte reflexão: Um carro é um veículo tão pastelão e empata tanto, que quando está parado no trânsito ninguém se espanta. A bicicleta é tão fluída, tão despachada, que basta ver-se algumas paradas para até a polícia estranhar Lição aprendida: o percurso tem que ser bem definido à partida, [ e "não vale" parar para falar com jornalistas :) ] Depois da apreensão seguimos para a Quinta das Conchas. Recebemos muitas palavras simpáticas, incluindo uma camioneta turísitca, que já só levava os guias e o condutor, que ainda trauteou os Queen "bicycle, bicycle ... " Uma senhora veio dizer-me "força pessoal pode ser que consigam as vossas ciclovias! " Improvisei " mas não nos quer ver longe de si, pois não ?" Infelizmente, mais de metade da malta decidiu abandonar a MC pelo caminho. Acho que uma boa definição de percurso agradável, que permita trocas de impressões pelo caminho, bem como a manutenção de um "pelotão" coeso, em suma, uma melhor organização com vista a maior diversão dos participantes poderá melhorar experiÊncias futuras. Ao final, na quinta das conchas (um parque muito engraçado que eu não conhecia), chegámos cerca de 20, e tivemos direito a convívio com cerveja trazida até às bicicletas! Não houve foto-reportagem ao estilo que nos habituou o Alex (uma ausência nesta MC), mas vi que alguns participantes tiraram uma foto aqui e ali (que seria excelente se pudessem disponibilizar). Um participante novo, o Diogo, ofereceu-se para fazer foto-reportagens das próximas. Em suma, nada mal para uma MC de Julho.»
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Julho de 2010
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Junho de 2009
Mais uma massa critica com uma adesão simpática, com um máximo de 58 ciclistas, e com caras novas como sempre.
O percurso foi este. Saímos do Marquês, Rato -> Estrela-> Alcântara e depois fizemos o rio todo até à Alfama, com paragem no Jardim da Estrela e no Terreiro do Paço para descansar e tirar umas fotos.
Fotos tiradas do Blog do Alexandre Aparis. Resto das fotos aqui.
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Junho de 2019
12 participantes: 11 ciclistas + 1 patinador
Como se costuma dizer, o que interessa não é a quantidade, mas sim a qualidade:
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Maio de 2008
Segundo Miguel Carvalho: Eramos poucos... uns 20 e pouco, incluindo um corredor!
Percurso: Marques, Dq Loulé, Estefânia, Areeiro, Campo Pequeno, Marques
Infelizmente (e contra mim falo) só havia uma pessoa com cartazes, e
nada de panfletos.
O Paulo do 100 em Lisboa de bicicleta apareceu para conversar no
inicio, mas nao se juntou.
Alias, ele precisa de gente amanha as 16h, q possa emprestar
bicicletas por uma hora (vejam no http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/)
Relato segundo o Marcos Pais na mailing list de Lisboa:
«Ontem (28 de Março) decorreu mais uma bela MC em Lisboa.
Saímos da rotunda do Marquês de Pombal à hora do costume, cerca das 18h45, 27 ciclistas. Subimos direitos ao Rato, depois até ao Jardim da Estrela (passámos pelo interior do jardim), descemos para Santos e daí circulámos pela 24 de Julho e Avenida da Índia até pararmos na Cordoaria Nacional para dar uma espreitadela na Feira Alternativa. Não sei se alguém tinha posto algum tranquilizante no café do almoço dos automobilistas, mas estavam todos bastante amigáveis. Houve inclusive buzinadelas e esbracejares de apoio e na 24 de Julho um carro chegou a parar depois de passar por nós para nos incentivar, cheio de alegria. Surreal, e agradável
Na Feira Alternativa fizemos o nosso papel de perguntar, primeiro na bilheteira e depois na secretaria, onde poderíamos colocar as bicicletas, pois não havia locar próprio para as amarrar. Uma de nós preencheu uma sugestão para no próximo ano existirem parques para bicicletas, enquanto outros dois iam conversando com a senhora da organização sobre bicicletas. E é isto. Abraço
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Natal*Dez.2009
Foram pouco mais de 20 pessoas.. Pai Natal só o M.A. Carvalho. O percurso foi pequeno-> marquês, el corte ingles, palácio da justiça, ciclovia e ponte ciclável até campolide, av. josé malhoa, pr espanha, av. berna, campo pequeno... ;)
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Novembro de 2007
A MC de Lx contou com cerca de 40 pessoas, todos de bicicleta, excepto
o músico que nos deu música ao vivo a partir de um carrinho de
supermercado.
Este carrinho levantou alguns problemas em termos de circulação mas
tornou possível uma MC diferente e agradável ao som de gaita-de-foles.
Segundo a mensagem de Miguel Carvalho para a mailling list:
Fomos 40 com um participante especial: um músico que tocou gaita de foles sentado num carrinho de supermercado puxado por três bicicletas!
Acho que toda a gente gostou da comitiva de bicicletas a passar com boa música. Dos poucos panfletos que distribui, houve uma boa aceitação (até uma mulher num jipe que estava euforica "que excelente iniciativa!"). Houve companhia de polícia de vez em quando, mas sem levantar problemas.
Percurso: Marquês, Saldanha, Marquês, Rossio, Praça do Município onde acabamos num concurso de slogans ao megafone a pedir melhores condições ao Toni, vulgo António Costa.
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Novembro de 2010
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Setembro 2007
Curta mas muito bem disposta.
Foi temática ao trazer vári@s participantes vestid@s de
“executiv@s”. Tivemos cobertura mediática por isso, esteve lá a SIC e
pelo menos 1 fotógrafo. Todos falaram dum grande número de
participantes (alguém sabe quant@s?). Houve um autêntico MC a espalhar
alegria, frases de ordem e humor acutilante através dum megafone. Eu
distribuí alguns autocolantes “um carro a menos“…
Saímos às 18.25 do ponto de encontro pressionados pela equipa da SIC
para que fosse possível captar algumas filmagens das habituais voltas
ao Marquês. Seguimos pela Av. Fontes Pereira de Melo até ao Saldanha,
donde voltámos para de novo circundar o Marquês. Pouco depois das 19h
descíamos a Av. da Liberdade, dávamos uma volta ao Rossio e
continuávamos pela Rua do Ouro até pararmos na Praça do Munícipio. Aí
os participantes deram várias voltas, foram mostrados dois grandes
banners, foram feitas “fotos de grupo” a levantar as bicicletas e ainda
houve tempo para termos uns dedos de conversa com a polícia municipal.
Quase às 20h contornámos a Praça do Comércio para subir pela Rua da
Prata até de novo ao Rossio onde oficialmente acabou este
passeio-celebração.
Fica aqui o mapa do percurso feito (muito simples, logo quando se estreava o GPS na MC)
Uma das melhores Massa Crítica (MC) em que participei.
Boa animação e interacção com os automobilistas e peões.
Várias pessoas a distribuir folhetos.
Um bom número de ciclistas. Entre 50 e 60.
Várias pessoas vestidas formalmente. Executivos e executivas.
Diferentes tipos de bicicletas.
Excelente reacção do público. "O que estão a fazer?" - perguntaram-me
algumas vezes. "Estamos a promover a bicicleta na cidade". Reacções: "Boa!
Excelente! Força!" Vi pessoas a baterem palmas ao passarmos.
Houve gravação de vídeo, o qual espero ver editado em breve e a servir de
material de promoção da MC.
Um dos melhores momentos foi andarmos às voltas na praça do município. Todos
a tocarem as campainhas e a dizerem: "Ò Costa vem à janela!". Duas faixas
foram abertas com as seguintes frases: "Carros há muitos! www.massacriticapt.net" e "+ prazer entre as pernas? www.massacriticapt.net".
Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - junho de 2013
Excelente Grupo nesta Massa Crítica Parabéns especialmente ao Nuno. Aqui vão as fotos para todos que participaram Abração e vamos lá fazer mais ruído Que tal na próxima usarmos máscaras!? Fica a ideia.
Massa Crítica Lisboa - 30 Dezembro 2016. Cerca de 38 pessoas. 3 voltas ao Marquês de Pombal, Rato, São Bento, Santos, Cais do Sodré, Terreiro do Paço, Praça da Figueira, Avenida Almirante Reis, Estefânia, Avenida Duque de Loulé e terminou novamente no Marquês de Pombal.
Massa Crítica/Bicicletada de Lisboa de 28 de outubro de 2016
Nota:a Bicicletada/Massa Crítica em Portimão vai entrar em pausa (vai deixar de haver) durante uns tempos até haverem mais pessoas interessadas... que, a aparecerem, devem colocar uma mensagem no fórum de Portimão.
Local de Encontro
Tribunal de Portimão às 18:30 na última sexta-feira de cada mês.
A primeira MC em Portimão
A primeira MC de Portimão realizou-se no dia 30-11-2007 às 18:30 na Fortaleza de Santa Catarina.
Registo de Bicicletadas/Massas Críticas em Portimão
Este livro contém páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas em Portimão.
Bicicletada/Massa Crítica em Portimão - Dezembro de 2007
Citando Diana Morais que escreveu na mailing list:
Buenas Tardes!!
Na MC de Portimão participaram 3 pessoas e demorou pouco mais de 1h. Apesar de termos sido apenas 3, foi um passeio animado.
O percurso foi decidido durante o passeio. Como íamos sempre trocando de posição, o participante que ia à frente é que "liderava" o passeio.
Como é Natal, Inverno, frio...Portimão montou uma pista de patinagem, muito pequena, mas suficiente para juntar portimonenses. A MC não podia deixar passar este MEGA acontecimento em Portimão, por isso decidimos aparecer por lá para entregar uns panfletos e dar dois dedos de conversa com algum pessoal.
A cidade de Portimão inaugurou recentemente o "Mercado" e por isso também deixámos lá uns panfletos. Ainda não tinha ido lá, porque pensava que os mercados só funcionavam de manhã, mas este está aberto até tarde. O que é sempre bom para quem só tem tempo de ir comprar peixinho e fruta fresca à noite. Além de que tem lá uma padaria que me pareceu muito boa :P.
Entretanto depois da patinagem e mercado, decidimos passar pela ponte velha que une Portimão a Ferragudo. A ponte está fechada para obras e está interdita aos carros. Encontrámos por lá poucos ciclistas e pescadores, mas os suficientes para levarem para casa um panfleto :P. A paisagem da ponte velha é sem dúvida bonita e relaxante...Parámos para ver o comboio passar, ver a paisagem, tirar umas fotografias e como já disse entregar panfletos.
Apesar de termos sido menos participantes, a motivação esteve sempre presente :).
Saudações Algarvias
Diana
Bicicletada/Massa Crítica em Portimão - Novembro de 2007
O encontro ocorreu às 18:30 na Fortaleza de Santa Catarina.
Registo de Bicicletadas/Massas Críticas em Setúbal
Esta página contém outras páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas em Setúbal (para adicionar outra página de registo duma MC clicar em «adicionar página filha» e preencher)
Massa Crítica de Setúbal em 28 de junho de 2013
... a preencher
Massa Crítica em Sines
[Nota: não há informação fidedigna que a Massa Crítica de Sines continue a realizar-se]
A Bicicletada / Massa Crítica em Sines aconteceu pela primeira vez na última sexta-feira do mês de Junho de 2010.
Local de encontro Início de encontro pelas 18h00 à frente da porta do castelo no Largo do Poeta Bocage. Espera-se pela malta até às 18h30m.
Bicicletada/Massa Crítica em Sines * Julho de 2010
Com a participação de alguns lisboetas, que aproveitaram a ida ao Festival de Músicas do Mundo de Sines para participarem na Massa Crítica de Sines, ao todo foram cerca de 15 os participantes...
«Nesta sexta-feira, dia 30 de Abril, houve mais uma volta pela cidade de Évora em prol do ambiente e da bicicleta. Embora o número de participantes tenha sido inferior ao da primeira bicicletada, tentámos dar nas vistas com uma massa constituída por 8 pessoas e 8 bicicletas. Durante esta bicicletada aproveitámos para espalhar panfletos e por distribuir pelos constituintes outros mais para que estes possam ter elementos de divulgação deste movimento. Com um novo mês veio um novo percurso, pelo que desta vez optámos por descer da Praça do Giraldo pela rua Serpa Pinto, seguir pelas muralhas até às Portas da Lagoa e aí entrar na cidade e passar pelo Largo Luís de Camões (todo este trajecto já tinha sido realizado na última) a partir daqui deslocámo-nos para o hospital (aproveitando uma descida que é especialmente divertida para bicicletas) e seguimos para o Rossio. Parámos um pouco depois do Rossio, numa zona do Jardim Público de Évora chamada Parque Infantil. Aqui terminámos o percurso e cada um partiu para o seu sítio. No que toca à organização temos ainda de corrigir alguns aspectos, este período atrasámo-nos bastante na divulgação do projecto, pelo que estando a população mal informada é normal que não haja muita adesão. Assim fica registrado que iremos começar já a trabalhar na divulgação da Massa Crítica de 28 de Maio. Ficou ainda decidido que nas próximas Massas Críticas em Évora a hora de encontro será às 19h00 pois é uma hora mais acessível para os elementos adultos que constituem este movimento e desta forma também evitamos um pouco o calor abrasador do Alentejo que já se sente e que se irá prolongar até Setembro. Nos próximos tempos publicaremos fotos e, se nos for possível, testemunhos desta MC, portanto não hesitem em visitar-nos para saber mais.
Publicada por Évora em pedais em 4/29/2010 10:17:00 PM »
Percurso
Participantes na Praça do Giraldo
Estacionamento no Jardim Infantil
Folhetos...
Bicicletada/Massa Crítica de Évora - Maio de 2010
Desta vez apareceram algumas caras novas e fizemos uma voltinha de 5,5 km com 15 participantes.
Colaboração de uma professora de Artes para ao criar um cartaz que foi afixado em vários locais da nossa cidade:
Terceira Massa Crítica de Évora Esta Massa Crítica começou às 19h00 como tinha sido planeado, uma das coisas novas desta Massa foi termos arranjado t-shirts com a imagem feita por uma professora de Artes da nossa escola, todos querem uma pelo que agora vamos fazer várias para distribuir na próxima Massa. À hora de partida estavam 15 pessoas, o que representou uma melhoria desde a última, com sorte continuará a aumentar. Partimos mais uma vez da Praça do Giraldo, descendo pela rua Serpa Pinto e virámos à esquerda continuando pela avenida de Lisboa e chegando à rotunda da Porta do Raimundo virámos na primeira à esquerda e seguimos pela estrada de Alcáçovas, virámos para a avenida Sanches de Miranda, subimos pela estrada de Viana virando logo para a rua Diana de Luz e prosseguimos em frente até à avenida dos Combatentes da Grande Guerra onde virámos, voltámos a passar pelo Rossio e por fim parámos no Parque Infantil para descansar um pouco. Pouco tempo depois recomeçámos a pedalar, mais uma vez, em direcção à rotunda da Porta do Raimundo onde demos várias voltas à rotunda a fim de parar o trânsito automóvel nesta, após três voltas decidimos retornar pela avenida de Lisboa, e fomos em redor das muralhas até às Portas da Lagoa onde entrámos na cidade. O passeio acabou na Praça Joaquim António de Aguiar e foi aí que nos despedimos com a promessa de que no próximo mês haverá mais. A caminho de casa dois elementos que participaram nesta Massa foram aproximados por um estudante americano que reconheceu a nossa bandeira como parte da Massa Crítica e falou-nos das suas experiências em Massas Críticas nos Estados Unidos sendo que também nos encorajou dizendo que este movimento irá começar a expandir-se cada vez mais com cada vez mais gente. Por fim disse-nos que estava em Évora porque andava a atravessar Portugal e Espanha de bicicleta. Nesta Massa como andámos por estradas com maior tráfico automóvel conseguimos alertar mais as pessoas para a nossa existência e esperamos que estas tenham ficado curiosas com o que se passou e que pesquisem mais sobre o movimento. Foi um passeio bastante divertido tendo porém algumas chatices nomeadamente um dos elementos teve um problema com os travões da bicicleta que estava a utilizar e caiu ao chão tendo ficado com o joelho um bocado mal tratado, ainda assim nada de grave aconteceu e agora ele já está bom.
Bicicletada/Massa Crítica de Évora - Março de 2010
Percurso da 1ª Massa Crítica de Évora, Março de 2010. Contaram-se 15 participantes, na sua maioria alunos da Escola Secundária Gabriel Pereira. O percurso levou-nos até ao Templo Romana para uma foto de grupo e à dita escola.
Bicicletada/Massa Crítica em Évora - Junho de 2010
Massa Crítica na Guarda
[Nota: não há informação fidedigna que a Massa Crítica de Guarda continue a realizar-se]
... a primeira Massa Crítica na Guarda! Éramos apenas quatro e um ficou pelo caminho, com um furo, mas valeu a pena!
Não há fotografias, mas no próximo mês há mais!
Ao pessoal que não compareceu por dificuldades com a gestão do tempo, reservem desde já o final de tarde do próximo dia 25 de Março para a bicicletada!
Àqueles que já nem sabem onde têm as bicicletas e qual o estado delas, têm um mês para as experimentar e encher os pneus!
"Têm uma bicicleta em casa, mas não está boa para andar? Gostavam de conhecer malta que gosta tanto de biclas como vocês? Querem aprender a sujar as mãos e fazer as vossas próprias afinações e reparações?"
A cicloficina pode ajudar! Neste momento a unica cicloficina comunitária no porto é a Ciclocozinha do Marques. Mais informações no site da cicloficina.
Ciclocozinha do Marques
"Na ciclocozinha, podes reparar e destruir bicicletas, beber um chá ou uma cerveja, construir bici-monstros, cozinhar para todxs, arrumar as ferramentas ou pedalar para a bicicletada sempre na companhia de outrxs bici-freaks"
Panfletos_Massa_Critica-Porto.pdf - quatro panfletos para visualização e impressão, é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso.
A primeira bicicletada do Porto aconteceu em 14 de Junho de 2003. Aqui está a prova!
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Dezembro de 2008
olá +1 vez,
Esta bicicletada teve uma participação de nove. Fomos para a Baixa e o percurso foi o seguinte: Partida praça dos Leões, descemos Clérigos, passamos nos Aliados, Formosa, subimos Santa Catarina a pé a distribuir panfletos, Gonçalo Cristovão, praça República, Boavista, Rotunda, Casa da Música, Boavista outra vez, Rosário e o pessoal dispersou-se antes de regressar ao ponto de partida.
Leões:
A foto de família nas escadarias da Casa da Música. As rodas a reflectirem o flash...
Estacionamento para Bikes (bicicletários) no Grande Porto
Ver Estacionamento para Bikes no Grande Porto num mapa maior
Estacionamento para Bikes no Grande Porto
A ideia é o pessoal ir listando os sítios onde há estacionamento para bicicletas, na rua ou em establecimentos, disponibilizados pelas câmaras ou por outras entidades. É uma forma de se conhecer os estacionamentos que temos para usar em determinada zona, e, também, dar mérito às entidades que os disponibilizam. ;) Acrescentem os que conhecerem e completem o mapa ;)
Esta página lista algum material de divulgação para as bicicletadas. Para imprimir mais facilmente algum deles, utilize o ficheiro disponível ao carregar no link "download" Para quase todos estão disponíveis versões para Lisboa ou outras cidades, além do Porto.
Nota: esta página foi feita com base numa página mais antiga, que pode ser encontrada aqui.
Bandeiras para a Bicicleta
Sugestão de bandeiras (a imprimir em A3) para prender às bicicletas no dia da bicicletada ;)
Posters da massacritica para Lisboa, Porto, Coimbra e Portimão (três versões para cada cidade) Colocar a data da bicicletada seguinte como indica a figura (colar a data no sitio indicado de forma a ser possível substituir todos os meses sem ter de re-imprimir o poster):
Panfletos de divulgação, para Porto e Lisboa, versão 6 por pagina e com logótipo do poster... focam as vantagens para a saúde de utilizar regularmente a bicicleta... bons para mostrar os benefícios de utilizar um transporte sustentável
Tentam explicar o ridículo do uso de carro, devido à sua velocidade reduzida no meio do transito, focando os desrespeito à lei por motoristas "stressados", tendo atitudes não cívicas, quando existe uma "aberta". Preparados para Porto e Lisboa, 6 panfletos por página (frente e verso) de modo a não desperdiçar papel.
Preparados para Lisboa e porto, tentam explicar o ridículo do transito, convidam a pensar num mundo sem carros e a participar na próxima massa critica, ideais para se distribuir no meio do transito (baseado no flyer http://www.scorcher.org/cmhistory/traffic.html )
Flyers de Divulgação (Nova versão do flyer "Festa")
Nova versão dos panfletos já existentes com o logótipo do poster, preparados para Porto e Lisboa, versão 6 por pagina... Explicam qual os objectivos da Massa Critica e fazem um convidam a participar..
Panfletos para colocar em carros mal estacionados (em cima de passeios), lembrando os problemas que os mesmos trazem a utilizadores de cadeiras de rodas
Preparados para Porto e Lisboa, focam os objectivos da massa critica e esclarecem dúvidas sobre a bicicletada... ideais para distribuir a ciclistas de forma a divulgar o movimento... apesar de estarem a cores imprimam a preto-branco (configurável na impressão)
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Abril de 2009
Em Abril águas mil, certo? Errado!
Tivemos sol e alegria que os 8 valentes participantes reflectiram pelas ruas do Porto :)
O trajecto foi bastante longo, começando como de costume nos Leões, fizemos a tradicional deslocação à Casa da Música, depois Campo Alegre e descemos à marginal pelas Piscinas do Fluvial. Daí até à ribeira foi um saltinho :) Acabamos por fazer a subida final para os Leões quase sempre a pé fomentando uma amena cavaqueira.
Houve 3 novos participantes, um deles numa bicicleta "single speed" clássica. Os meus parabens por conseguir provar que não é preciso mil e uma mudanças para andar de bicicleta na cidade :)
Algumas fotos tiradas pelo Hugo:
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Agosto de 2009
Nesta bicicletada estiveram onze ciclistas.
Como no mês anterior alguns participantes perderam-se pelo caminho, desta vez optamos por fazer o percurso habitual da Julio Diniz - Casa da Música.
Havia uma bicicleta a levar o endereço massacriticapt.net em letras grandes, para os transeuntes poderem saber o que estava a acontecer. Pelo menos os da metade direita da rua conseguiram ver o cartaz...
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Agosto de 2010
Com algum atraso, mas aqui vão algumas fotos da bicicletada de Agosto... e um pequeno video:
A última sexta feira do mês, bem acompanhada por sol e uma temperatura amena, trouxeram novamente um monte de ciclistas à baixa do Porto.. algumas caras novas juntaram-se para fazer a festa num percurso que cruzou a Praça dos Leões, Aliados, Trindade, Praça da Republica, Casa da Musica, Leões... Penso que no total fomos uns 27..
Até ao próximo mês e não se esqueçam da Cicloficina que acontece na quinta feira da semana anterior à bicicletada :) Isso e andar todos os dias de bicicleta - sem dúvida a melhor forma de promoção desta maneira de pensar a mobilidade urbana :)
Sérgio
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Maio de 2009
Com algum atraso surgem as fotografias da bicicletada de Maio. Se as últimas não tinham sido muito concorridas, desta vez, tivemos realmente massa crítica com 16 participantes :) (incluindo um colega da bicicletada de Coimbra que se encontrava pelo Porto neste fim de semana)
Assim fazemos a diferença e a ideia passa de forma mais eficiente..
O percurso foi o habitual, com passagem pela Casa da Música e regresso aos Leões... Ficam as fotos:
Até ao próximo mês! :)
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Março de 2009
Após uma semana cheia de sol e temperaturas altas, a última sexta feira do mês de Março revelou-se atipicamente fria, com um vento especialmente gélido que apanhou alguns dos participantes de surpresa.
Mesmo assim eramos 10 bicicletas ao ínicio, penso que com duas presenças novas.
O percurso acabou por ser bastante diferente do habitual, já que fomos dos Leões à praça da Republica, descemos à Casa da Música e fomos depois pelo Campo Alegre até ao Jardim Botânico. Daí fizemos um desvio pela Av. 5 de outubro de onde partimos em direcção ao ponto inicial de partida.
Estava bastante trânsito devido a um jogo de futebol, o que se por um lado é bom (dá mais visibilidade), por outro torna os condutores mais nervosos e irritáveis.
As minhas fotografias só tenho daqui a uns tempos (sou analógico), mas penso que o Sérgio Bessa deverá fornecer as que ele tirou em digital para guarnecer o registo desta bicicletada.
Até ao próximo mês!
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Março de 2010
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Novembro de 2008
Em 28 de Novembro, às 18h fazia chuva e trovoada no Porto.
Cheguei as 18h30 à Praça dos Leões conforme tinha indicado aqui. Dessa hora até as 19h não apareceu mais ninguém, por isso fui à minha vida. Por coincidência segui o percurso habitual das bicicletadas mas claro, sem voltar ao ponto de partida.
Para as estatísticas pode ficar registado que esta massa crítica teve um participante.
Mas valeu a pena ter ido lá. Passou um jovem de bicicleta que ainda não conhecia a bicicletada e agora talvez apareça numa das próximas.
Apareceram também duas senhoras que fazem parte da co-organização em Portugal da Marcha Mundial Pela Paz e a Não-Violência. Foram lá com o objectivo de convidar a Massa Crítica a participar, por isso estou a transmitir-vos a mensagem.
Essa marcha atravessará todo o mundo (com vários "ramais" que vão convergir para a marcha principal) e irão ser realizadas várias iniciativas ao longo do caminho. Acontecerá entre 2 de Outubro ed 2009 e 2 de Janeiro de 2010. A passagem por aqui penso que será por volta de 11 de Novembro de 2009.
Elas sabiam que a MC não é uma organização formal mas mesmo assim pode ser que de alguma forma queiram contribuir como grupo, ou individualmente.
Na verdade, penso que não é uma marcha no sentido tradicional do termo pois não será feita sempre a pé. Penso que está aberta a várias formas de participação.
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Novembro de 2011
Num dia porreiro para andar de bicla, o trajecto, como de costume, foi decidido pouco antes de sair, e em linhas gerais seria: Aliados - Bolhão - Campo 24 de Agosto - São Lazaro - Batalha - Ponte do Infante - Av. da Republica - Ponte D. Luis - Batalha - Aliados.
Um bom percurso para combater o frio e abrir o apetite! Nos Leões estavam uns 30 ciclistas, mas para o meio da MC já estavam pelo menos uns 40.. não foi nada mau :)
Mais fotos aqui: http://bicicletanoporto.blogspot.com/2011/11/massa-critica-de-novembro-2011-cronica.html
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Outubro de 2008
No Porto, a concentração começou as 18h30 e saimos as 19h.
O número de participantes foi muito instável... No início estavamos 10
pessoas, 10 bicicletas e um cão. Um dos participantes só ficou até a
primeira esquina e a menina do cão tomou atalhos mais seguros e
encontrou-se conosco em vários pontos.
O percurso foi o do costume... Leões - Júlio Diniz - Campo Alegre -
Shopping cidade do Porto - rotunda (Casa da Música) - Boavista -
Cedofeita - Leões
Nesta bicicletada, parece-me, estavam cinco estreantes. Portanto, eram metade!
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Outubro de 2009
Mais uma vez um recorde 39 pessoas (pelo menos, ninguém chegou a um consenso quanto ao número exacto)...
A malta começou a chegar à hora marcada ou seja saímos por volta das 19.30 e mesmo quando partimos fomos aumentado o numero de pessoas (por isso mesmo a confusão com os números :D), o trajecto foi o do costume Leões-Casa da Música, no caminho fomos arranjando alguns simpatizantes e também aqueles menos simpatizantes com a causa... na Casa da Música faz-se alguma distribuição de flyers pelos automobilistas e transeuntes, vamos a ver se na próxima MC reconhecemos algumas pessoas que avistadas dentro dos casulos de metal :D.
Estiveram presentes várias aerobikes e uma bicicleta de transporte de carga! A viagem decorreu tranquilamente ao som de muitas campainhas! Apesar de haver muitos iniciantes, o grupo manteve-se sempre coeso.
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Outubro de 2011
35 ciclistas presentes, e (algo que me agradou e muito) muitas caras novas, partimos da Praça dos Leões para uma volta diferente, desta feita pela zona alta da cidade.
Bicicletada/Massa Critica no Porto - Setembro 2009
Segundo a Joana C. na Mailinglist da MC Porto:
tivémos 35 no total!:) foi mm bonito! encontrámo-nos nos leões, cm sp...foi sempre xegando gente a partir das 18h30 até às 19h30 qd partimos =/ ainda se juntaram mais dois simpáticos ciclistas (pai e filho), e acabou por voltas das 20h30 no sítio do costume a casa da música, onde o ricardo tocou flauta pra nós e o resto da malta manteve-se à conversa! foi uma bela tarde!
Algumas fotos:
Bicicletada/Massa Crítica do Porto - Fevereiro 2010
25 participantes, música por rádio...
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Agosto 2008
Em plena silly season, esta bicicletada primou pela elevada participação (um total de 21 pedaladores) e pelo invulgar percurso (pelo menos para mim que ainda sou novato nisto).
Desde a Praça dos Leões até à Praça da Ribeira, uma rápida visita ao concelho limítrofe de Gaia (sabe bem atravessar a ponte D. Luís de bicla) e para finalizar um verdadeiro prémio de montanha no regresso ao ponto de partida.
Ficam as fotografias:
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Dezembro de 2009 (Especial Natal)
Viva!
No dia 18 de dezembro de 2009, realizou-se uma bicicletada extraordinária, especial Natal, fomos 15, os alegres ciclistas, não abatidos pelo frio que se tem feito sentir, que pedalamos pela invicta.
Após muita conversa junto à fonte dos leões, e algumas fotos de família, descemos, no início de forma um pouco caótica entre o transito em pára-arranca, até à praça da liberdade subindo depois, por Sá da Bandeira, até à praça da república e deslizando até à rotunda da boavista onde, após uma volta de propaganda :p, paramos na Casa da Música, onde se deixou uma mensagem natalícia para os automobilistas.
Já fomos menos os que pedalamos de volta ao ponto de partida, mas ficou combinado um jantar de natal bicicritico para convívio entre tod@s ;)
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Dezembro de 2009
No ultima bicicletada de 2009 estivemos 10 ciclistas e um cão ;)...
os 8 primeiros seguiram pela percurso habitual, da praça dos leões à casa da musica, onde se juntarm mais dois electrico-ciclistas (com as baterias desligadas, claro...)
as fotos tiradas não foram gravadas e por isso, esta bicicletada fica sem registo fotografico...
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Fevereiro 2008
Segundo o Daniel Carvalho na Mailing list do Porto
«parece que sou novamente o escolhido para fazer o relato...
No dia 29 de fevereiro de 2008 realizou-se mais uma bicicletada no Porto. Estiveram presentes OITO ciclistas.
O trajecto foi:
Partimos da Praça dos Leões, como habitual Atravessamos o jardim da Cordoaria, Rua dr Tiago de Almeida e rua de D. Manuel II.Descemos a rua Julio Dinis e viramos para a rua do Campo Alegre. Voltamos a virar na rua Gonçalo Sampaio. Fizemos uma paragem em frente ao shopping Cidade do Porto para distribuir panfletos. Uma volta na rotunda da Boavista, com mais uma paragem na Casa da Música. Rua da Boavista
Rua dr Carlos Cal Brandão. Passamos em frente ao liceu Rodrigo de Freitas, rua que não sei o nome (nem o google maps),Rua de Álvares Cabral, Rua de Cedofeita
De volta ao ponto de partida!
Ou seja, o percurso do costume...
Resta dizer que esta foi uma bicicletada muito agradável porque teve a maior participação feminina de sempre!
até breve, daniel»
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Fevereiro 2009
Na bicicletada de 27 de fevereiro de 2009 alinharam 12 ciclistas. Destes, dois eram novos. Alguns outros andaram desaparecidos por uns tempos :)
O percurso foi diferente do habitual e foi um pouco duro para quem não está habituado. Saímos dos Leões, subimos à praça da República, descemos aos Aliados, voltamos a subir até o Marquês, descemos até a Rotunda e regressamos aos Leões...
Uma das participantes levou uma bicla com motor eléctrico auxiliar!
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Fevereiro 2012
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Fevereiro de 2011
Viva!
Fevereiro reservou-nos um dia de sol, com um subtil arrefecimento nocturno que aparentemente ajudou a uma maior comparência de ciclistas na bicicletada... fomos 34!
Se em Fevereiro já somos 34, imagino o que os meses seguintes nos esperarão! :D
O percurso foi mais ou menos este: Leões -> Clerigos -> Sá da Bandeira -> Bolhão -> Fernandes tomás -> 24 de Agosto -> Rodrigues de Freitas -> Batalha
Muito transito, muita confusão, mas o nosso extenso grupo lá furou e fez a festa :)
«na bicicletada de 25janeiro2008 estivemos 10 fisicamente, mais 1 apenas em pensamento. estiveram lá 3 novos, pelo menos do meu ponto de vista que é o de quem não aparece sempre. (eles se calhar vão dizer que estava lá 1novo, que sou eu) saimos surpreendentemente pouco atrasados e seguimos o trajecto convencional. Demos duas voltas à rotunda da Boavista sem pausar na Casa da Música. Isso foi bom porque normalmente o que acontecia é que com esta pausa prolongada a bicicletada acabava ali. Distribuimos panfletos e umas palavras de ordem inspiradas tais como: "Anda e não polui" Mas a bicicletava estava pouco visivel porque não tinha posters e outros materiais importantes. Depois voltamos ao ponto de partida e cada um sequiu o seu caminho.»
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Janeiro de 2010
Olá!
Bastante frio e a ameaça de uns pingos de chuva não foram suficientes para demover 31 ciclistas de fazer a festa, ou seja, participar na bicicletada de Janeiro... a primeira do ano!
Com participantes de várias nacionalidades e géneros este é cada vez mais uma não-organização bastante eclética, reflexo activo de como a bicicleta pode ser veículo para tudo e todos!
Houve duas novidades:
.Foi distribuído o novo calendário para o ano de 2010! Ficou mto porreiro!
.Tivemos pela primeira vez "banda sonora" na bicicletada, uns engenhocas arranjaram forma de ligar umas colunas de computador a um MP3 e assim percorremos as ruas ao som de Bicycle, Verão Azul, e outras tantas. Para uma próxima temos de selecionar mais para não se tornar cansativo ouvir... e talvez melhorar o sistema sonoro.. aceitam-se sugestões de musicas na lista!
O percurso? Foi bastante normal, ligando a Praça dos Leões à Casa da Musica, felizmente sem qualquer problema e com a grande dignidade que o nosso número nos 'empresta' ao circular no veículo mais sexy que existe à face da terra :)
Aqui vão mais algumas fotos (thanks Hugo):
Até ao próximo mês (e não se esqueçam de dia 18 aparecer na cicloficina!).
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Janeiro de 2012
Massa critica de 25 Julho no Porto apareceu no Primeiro de Janeiro
Apesar de termos sido menos que na anterior (mau tempo + ferias escolares), correu bem, penso que seriamos uns 8... Saiu um artigo no Primeiro de Janeiro:
Nota: o artigo enganou-se no nome da Praça (dos Leões, e não da Batalha!)
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Julho de 2009
Olá!
Julho trouxe um novo recorde! 22 ciclistas à partida dos Leões :)
Reflexões: temos de estruturar melhor o percurso à saída, pois quanto mais os participantes, maior a probabilidade de haver confusão (perdemos alguns por causa disso).
Fotos:
Até ao próximo mês!
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Julho de 2010
30 participantes!
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Julho de 2011
Uma última sexta feira do mês soalheira e com temperatura amena, foi o que Julho nos reservou...
Ao contrário da de Junho (que aparentemente foi épica em 'moldura humana'), esta esteve 'na média' em termos de participação... contei 23 ciclistas à saída dos Leões. O percurso foi mais ou menos este: Leões - Aliados - Bolhão - Campo 24 de Agosto - Poveiros - Batalha - Praça da Republica - Casa da Música - Cedofeita - Leões. O percurso correu sem incidentes, e a 'massa' conseguiu manter-se bastante unida até perto do final...
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Junho de 2008
Já há 4 meses que a bicicletada no Porto contava com 9 participantes. Mesmo que tivesse sempre pessoas diferentes (o que prova que há cada vez mais pessoas a aderir à bicicletada) o grupo era sempre de 9 a pedalar em massa crítica pela cidade!
Eis que este mês, Junho, o número se alterou. O grupo passou de 9 a 16 pessoas a pedalar pelas ruas do Porto, a assobiar e apreciar o verão, as pessoas na rua, a comunicar de bicicleta para bicicleta e com os peões...Este mês o percurso, foi um pouco diferente, porque acabámos na ribeira devido a um convite feio à bicicletada pelo festival trásfusão, onde assistimos ao concerto de Olive Three acompanhando com tremoços e azeitonas - para compensar as calorias gastas no percurso. A meio do percurso parámos na casa da música onde tirámos a foto de grupo e ouvimos os ensaios do festival mestiço na casa da música. Descemos pela rua com mais adrenalina do Porto até Massarelos (rua D.Pedro V?)! Acho que a partir de agora é uma rua para pensarmos mais vezes em percorrer, porque é cabelos esticam-se ao vento e, deixa-se os problemas da vida (se eles existirem) sair pelos ouvidos...pura adrenalina e satisfação! De Massarelos pelo rio pedalámos até à ribeira!
O começo da bicicletada foi no sítio do costume na praça dos Leões!
Espero que a próxima estejamos na Praça de novo e, sejamos tantos de modo a estendermo-nos por todas as ruas do Porto.
Até dia 25 de Julho, na Praça dos Leões, pelas 18h!
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Junho de 2009
20 Participantes!!
Não tenho a certeza mas este poderá ter sido um recorde para a Massa Crítica do Porto!
Com bastantes caras novas, saímos uma vez mais da Praça dos Leões (ainda não estavamos os 20) e rumamos, como já vem sendo costume, até à Casa da Música. Aí seguiu-se um pequeno momento de descanso para se recuperar o folego e por a conversa em dia, e posteriormente pedalamos novamente para o ponto inicial.
Pelo caminho é claro que se vão distribuindo panfletos para dar a conhecer a mais pessoas o que é a bicicletada, e também o porquê de andar de bicicleta na cidade.
Parabens a todos os que participaram e espero que apareçam no próximo mês :)
«No Porto participaram nove ciclistas. O percurso foi o do costume, com uma curta paragem no posto de abastecimento de combustíveis da rua Julio Diniz.»;
...do João T.
«e eskeceste-t de referir a paragem surreal na casa da musica com o policia a pedir satisfações por ultimamente não lhe termos mandado email sobre a bicicletada (e a falar sobre o codigo erradamente ..)
um aparte pessoal, esta foi uma das melhores bicicletadas k tive nos ultimos tempos...andava a desmotivar pk a bicicletada começava a ser uma marcha de chatear e receber agressividade dos automobilistas em vez de ser um passeio de reivindicação do uso da bicicleta...
esta de sexta (que penso ter contado 10 pessoas, não 9..se calhar enganei-me), correu de forma muito mais animada e pacifica, alguns pontos que penso que levaram a tal: - o aumento do preço dos combustiveis - termos partido (e acabado) ainda de dia (os dias são maiores, ficamos mais visiveis e passamos a hora de ponta) - estarmos bem visiveis, quase todos com bandeiras e/ou cartazes! - não termos adquirido uma postura de engonha-transito (na do mes passado houve um momento que me senti ultrapassado por peões no passeio, de tão lento [e provocador para os automobilistas] que iamos..)
como avaliação, não me recordo de termos recebido uma buzinadela agressiva dos automobilistas, não tivemos ultrapassagem forçadas, nem carros a tentar "furar" a bicicletada.... recebemos aplausos em algumas paragens e não pude deixar de gostar do sorriso na cara de alguns condutores quando, parados no transito, leram um dos cartazes "Transito?? Nunca ouvi falar!"
também apareceu um ciclista que nunca tinha vindo, e vários que já não apareciam há algum tempo...
»
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Maio de 2012
Com cerca de 60 participantes, a MC de Maio correu muito bem.. exploramos novos territórios fazendo uma visita à Senhora da Hora para provar que mesmo de bicicleta se consegue ir aos grandes templos do consumo (NorteShopping) :p
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Novembro de 2007
Segundo a mensagem mandada para a mailing list pelo João Taborda
Viva,como alguns sabiam, houve uma "reunião" de participantes há umas semanas, aparecemos 10 nessa reunião (alguns nem sequer eram do porto e portanto sabíamos que não iam participar) mas essa reunião trouxe um espírito que eu invejava à algum tempo... foi fogo de pouca adesão, mas a mim aqueceu...
lá foi um grupinho a domingo passado colar cartazes pelo porto...e parece que as pessoas lêem e até se sentem interessadas..
apareceram na praça dos leões:
- 10 ciclistas:
- 6 habituais, 4 novos (um participante da Massa critica de torun [Polónia], uma cidade bem mais pequena com massas criticas de 100 :p...)
- 3 ou 4 alunos do secundário do projecto "Cidades Criativas" a querer saber mais . já agora era interessante ajuda-los no projecto (eu ainda não o vi, falei um bocado com eles sobre bicicletas na cidade): http://invicta-criativa.blogs.sapo.pt/
- mais 1 ou 2 pessoas que queriam ver o que era
- um cão (Que fez com que perdêssemos um ciclista a meio que teve de o ir por a casa :p)
no fundo, e no percurso fomos apenas 9...
mas senti que tivemos uma organização nunca antes vista!!!
tínhamoscombinado entre alguns trazermos material para todos (algum do material combinado faltou....mas o que apareceu já revelou que a preparação leva a uma acção mais consciente e divertida...)
apareceram:
- panfletos (poucos)
- bandeiras (um bandeira bem visível e bem feita deve valer tanto como uns 100 panfletos....e é vista por mais gente [mesmo por aqueles que nem abrem a janela para receber um panfleto])
- cartazes
- fita-cola
- alfinetes
- balões
- mastros (para as bandeiras)
teve-se o cuidado de não repetir o que aconteceu na ultima (não sei se houve um relato, mas eram muitas pessoas pela primeira vez e houve um bocado de "descontrolo") tentou-se alertar todos para:
- irmos num grupo coeso
- ocuparmos uma faixa, a da direita, (a da esquerda, em rotundas, que costumamos contornar duas vezes...)
- NÃO OCUPAR A FAIXA BUS (que tinha sida um descalabro total na ultima)
- ter atenção se não fica ninguém para trás nem para a frente
e assim aconteceu,. pela primeira vez num grupo realmente coeso, de passo firme, bem visível, com intenção assumidamente de reivindicação e não mais um grupo de tolinhos (Que realmente até somos :p..) a andar de bicicleta porque "se lembraram"....
fizemos também um percurso diferente, que todos adoramos e pensamos que é mais interessante.... passamos pelas pessoas... pela baixa e ainda fomos à Boavista apanhar um transito infernal :D...
opinião pessoal: foi das melhores bicicletadas que tive, apesar de não termos sido muitos (já fomos mais, mas antes poucos e bem organizados do que muitos e debandada geral)
o facto de termos tido uma bicicletada alegre, enfeitada, de conversa e bastante coesa faz-me pensar que "ganhamos" mais participantes....a ver na próxima
sugestões para todas (fiquei admirado pela falta de participação em Aveiro) é combinar um dia (uma semana antes) para um grupinho andar a colar e distribuir cartazes em faculdades, ruas pedonais, bares, cafés, ESCOLAS SECUNDARIAS (sinto que temos um grande potencial aqui que não aproveitamos....)
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Novembro de 2009
Olá!
A revolução contínua! Ao dia 27 de Novembro, última sexta feira do mês, foi dia de se realizar mais uma bicicletada na cidade invicta. Depois de uma semana chuvosa, fomos agraciados por um clima frio mas seco, e uma cidade estranhamente calma (para sexta feira ao final de tarde).
Antes da partida... um problema! Um furo!
O pneu com furo foi prontamente resolvido pela equipa da Cicloficina com empréstimo do spray milagroso da Marisa :)
Tudo pronto, fotografia de grupo tirada e aí vamos nós, como de costume, da Praça dos Leões rumo à Casa da Música em grupo compacto e bem musicado..
Paragem para socializar, fazer verificações técnicas, beber um pouco de água e tirar mais umas fotografias. O ambiente está porreiro, as pessoas são simpáticas, e assim o mundo até parece melhor :)
Esta massa crítica foi também bastante boa em termos de adesão, os participantes oscilaram entre os 22 e os 26 durante o seu decorrer.
Próximo mês calha num dia curioso, 25 de Dezembro. Vamos deixar as renas descansadas e vimos de bicicleta, certo? Apareçam!
Sérgio
(obg Hugo pelas fotos!)
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Novembro de 2010
A bicicletada de Novembro teve 16 participantes apesar do tempo muito muito frio. De qualquer forma jogar à apanhada em
frente à casa da musica aqueceu toda a malta rapidamente
Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Outubro de 2010
Viva!
a última sexta feira de Outubro foi bastante chuvosa. É um prenuncio do tempo que se avizinha, mas nada disso interessa pois a bicicleta é um veículo para todos os dias do ano :)
Apareceram mesmo assim 11 ciclistas e fomos filmados por uma equipa da RTP2...
Importante: «A MC - Seixal vai fazer uma pausa por tempo indeterminado.
Com grande pena dos participantes mais activos a coisa não tem funcionado. Já mudamos para o fim de semana mas mesmo assim não deu resultado. Isto apesar de haver muitos ciclistas aos fim de semana.
Se calhar ainda não temos massa crítica suficiente e não há grande motivação em participar se não aparecem cromos das bicicletas para vermos e partilharmos coisas diferentes.
Vamos focar-nos na cicloficina e se entretanto virmos que faz sentido avançamos com a MC. Ou então pode aparecer algumas pessoas que queiram avançar» segundo T.S.
Local de encontro 1º Domingo de cada mês às 10h, na Quinta dos Franceses, no jardim em frente ao Fórum Cultural do Seixal;