Sobre a Massa Crítica

O que é?

Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes suaves. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.

As MC também são conhecidas nos países lusófonos como "Bicicletada" porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. No entanto o termo "Massa Crítica" é mais apropriado porque encoraja a participação de pessoas que se deslocam de outras formas suaves: patins, skate, trotinete, etc

Parados no Semáforo, MC Lisboa Junho 2007. Foto: FBrunoPara lá das motivações pessoais de cada participante, a MC é uma celebração da mobilidade suave que permite aos ciclistas circular com mais segurança e facilidade, marcando a sua presença no espaço público e tornando-a visível pelo número e densidade da concentração.  Esta "segurança através da quantidade" torna-a uma excelente forma de iniciação à utilização de veículos suaves em espaço urbano.

O termo "massa crítica" refere-se à situação comum na China em que quando um ciclista pretende, por exemplo num cruzamento, atravessar por entre uma linha de tráfego para seguir o seu caminho, espera, então que se junte a ele um grupo numeroso de outros ciclistas que queiram ir no mesmo sentido, para então atingindo-se o número de pessoas suficientes possam então dar seguimento ao seu sentido de circulação.

Mailing-lists

Nas mailing lists os participantes partilham opiniões sobre a sua experiência como ciclistas/patinadores/peões , sobre espaço público, urbanismo, e sobre o evento em si.

Pdem também procurar pelas páginas e grupos Massa Crítica do Facebook [Nota: alguns estão desativados ou adulterados] :P

Segundo a Wikpédia PT, uma Massa Crítica é um passeio auto-organizado e independente - geralmente apenas o local de encontro, o dia e o horário são definidos. Em algumas cidades, o trajecto, o ponto de chegada e as actividades ao longo do percurso são decididas somente quando o evento já está ocorrendo. Os participantes demonstram através deste encontro as vantagens de usar a bicicleta como meio de transporte nas cidades e também alertam para as mudanças necessárias no espaço urbano para melhor acomodar os ciclistas.

Como surgiram as Massas Críticas

Em S. Francisco, EUA.....

Em pleno Saldanha, MC Lisboa

Massa Crítica em Portugal

A primeira MC em Portugal aconteceu em Lisboa em 2003 (por volta de Maio?) e contou com 14 pessoas.

Para que servem as bicicletadas?

Divulgar e promover o uso da bicicleta e outros veículos não motorizados como meios de transporte viáveis;
Criar condições favoráveis ao uso da bicicleta como meio de transporte – tornando as cidades mais hospitaleiras;
Tornar mais agradável a cidade e a mobilidade urbana.

Quem organiza a bicicletada?

Em Portugal é uma “coincidência não organizada”. É um acontecimento, mais do que uma estrutura. Cada participante contribui para a organização com sugestões de trajecto, divulgação, ideias, trazendo amigos, etc.

Onde se realizam?

As Bicicletadas realizam-se em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, etc ... e em mais cerca de 350 cidades de todo o mundo. Em Lisboa têm início no Marquês de Pombal em Lisboa, no Porto começa na Praça dos Leões, em Coimbra no Largo da Portagem, em Aveiro na Praça da Ponte, em Sines em frente da porta do castelo no Largo do Poeta Bocage e no Seixal na Estação dos Foros de Amora.

Quando se realizam?

As Bicicletadas realizam-se sempre na última sexta-feira de cada mês, às 18h em Lisboa, no Porto, em Coimbra,  em Sines, no Seixal, em Aveiro...  faça chuva ou faça sol.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa animada pelas mesmas intenções que a MC pode participar. Basta aparecer no local e hora habituais com a sua bicicleta ou veículo similar. Se quiser trazer um/a amigo/a tanto melhor.

O trajecto de uma bicicletada é difícil?

Não. É sempre um percurso urbano traçado para poder ser cumprido por qualquer condição física. A velocidade é sempre baixa, determinada pelo mais lento dos participantes. Habitualmente o passeio dura 1,5 ou 2 horas.

 

 

Massa Crítica Lisboa - Fevereiro 2011

Primavera antecipada, massa crítica na rua. Cerca de 85 pessoas pedalaram pela lataria parada e espalharam a alegria por Lisboa.

 

 

 

AnexoTamanho
IMG_0319_.jpg273.36 KB

Massa Crítica de Barcelos

...desde Janeiro de 2013. No primeiro sábado de cada mês ás 15.00h no Largo da Porta Nova.

https://www.facebook.com/pages/Massa-Cr%C3%ADtica-Barcelos/132632706888862

[Nota: não há informação fidedigna que a Massa Crítica de Barcelos continue a realizar-se]

Registos de Bicicletadas/Massas Críticas de Barcelos

Aqui se podem encontrar fotos e relatos da MC Barcelos...

Massa Crítica/Bicicletada de Barcelos em abril de 2013

 

https://www.facebook.com/photo.php?v=10151817589914256&set=vb.132632706888862&type=2&theater

 

Massa Crítica em Aveiro

A Bicicletada / Massa Crítica em Aveiro acontece sempre na última sexta-feira de cada mês. O local de encontro é no Forum Aveiro ao lado da Capitania, a partir das 18h30, com saída às 19h00. [Nota: a Massa Crítica de Aveiro não tem acontecido ou tem acontecido com irregularidade ou susbstituída por eventos semelhantes]

Foto do local de encontro:

Contactos

Materiais para divulgação
Na página: Materiais para divulgação.

BUGA - Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro

BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro) é um equipamento destinado a proporcionar àqueles que habitam em Aveiro ou visitam a Cidade, uma forma agradável, saudável e ecológica de a conhecer, nela passear ou trabalhar. Actualmente existem em funcionamento 300 Bugas.

Para utilizar uma BUGA basta dirigir-se à loja das BUGAS perto do Fórum Comercial e deixar um documento de identificação. Nessa
altura é-lhe atribuído um cadeado com código, e dessa forma pode utilizar e parar a Buga onde quiser.
Pode requisitar uma BUGA em qualquer dia da semana entre as 10h e as 19h, tendo em conta que deve retornar a BUGA no mesmo dia até às 19h.
Mais informações:
  • Linha MoveBUGA - 967050441
  • MoveAveiro - 234380560

Comércio e indústria na Região Aveiro

Esta página lista oficinas, lojas, casas de comércios, etc... para venda e/ou reparação de bicicletas e acessórios.

Cidade de Aveiro

Pernalonga
Rua da Arrochela 45
Baixa de Santo António - Alboi
3810-052 Aveiro

Bikezone
Rua S. Martinho nº 35
3810-185 Aveiro
Tel. 234 423 408
Skype : aveiro175

Beymar Motor

Rua Dr.  João de Moura, 75

Tel. 234 425 208

 

Esgueira

Guersan
José Guerra dos Santos
Rua da República, 71
Esgueira - 3810-158 Aveiro
Telefone: 234 311 637

 

Ílhavo

Órbita

Av. Fernão Magalhães, 174

Praia da Barra

Tel. 234 041 733

 

Cidade de Águeda

Ama-Bikes
Vale do Grou
3750-064 Aguada de Baixo - Portugal
Telefone: +351 234 667251
E-mail: geral@ama-bikes.com
Website: http://www.ama-bikes.com/

Ciclomotor Roma
Apartado 39, Corga
3750-909 Águeda
Telefone: 234612510
Telemóveis: 912344234; 939539379; 962431924
E-mail: ciclomotor.roma@vizzavi.pt
Website: http://www.ciclomotor-roma.pt/

Órbita
Ap. / P.O. BOX 48 . P
3754 - 909 Águeda - Portugal
Telefone: +351 234 602 022/3/4
E-mail: orbita.pt@netvisao.pt
Website: http://www.orbita-bicicletas.pt/

Slowdown
Travessa da Proa do Barco
3750-727 Recardães
Telefone: 234 623 224
E-mail: geral@slowdown.pt
Website: http://www.slowdown.pt/

 

Registo de Bicicletadas/Massas Críticas em Aveiro

Este livro contém páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas em Aveiro.

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Agosto de 2010

Fez neste mês de Agosto de 2010, 3 anos que aconteceu a primeira MC em Aveiro.

Cheguei uma hora atrasado e não encontrei lá ninguém - e logo agora que tinha a minha bicicleta eléctrica para mostrar ao pessoal! Entretanto vi um senhor com uma fixie a passear por lá - claro que fui logo ter com ele meter conversa :-)

Fomos até minha casa para eu largar a minha eléctrica e apanhar a minha fixie, depois fomos dar uma volta, cada um com a sua fixie, tiramos uma foto e ficamos amigos :-)

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Junho de 2008

Participaram 6 pessoas. Foto registada no momento do encontro:

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Junho de 2009

Desta vez fomos um grupo de 10 ciclistas :-)

Aqui estávamos numa zona calma, no Canal de S.Roque, com ciclovia e via pedonal:

E aqui estavamos na EN109 ("Variante") em que os carros ultrapassam frequentemente os 70km/h. É preciso coragem para circular em segurança nesta zona:

No final paramos na Forca-Vouga e houve um debate. No geral estamos todos descontentes com a falta de condições para circular de bicicleta, com segurança, na cidade de Aveiro.

Bicicletada / Massa Crítica de Aveiro - Março de 2009

Este mês fizemos um esforço de divulgação da MC Aveiro!:-)

Criámos uma mailing-list (ainda que provisória) para divulgar a MC mensal e outros eventos da MC Aveiro e que pode ser subscrita enviando um mail com título "Aderir" para massacritica.aveiro@gmail.com. Aproveitámos o mail que tinha sido criado com o blog que deu início à MC Aveiro antes de haver este site e que nos foi facultado pelo José Carlos Mota, com o incentivo para que mantenhamos a MC Aveiro dinamizada. Planeamos de futuro ter uma tal como a bicicletada porto fez.

A MC foi anunciada na pag 3 do Diário de Aveiro de 27Março, como pode ser visto em baixo, que se mostrou interessado em voltar a noticiar a MC, no jornal UAonline da Universidade de Aveiro, nas newslists ambio, GAIA e PNED, no Forum BTT e no Blog Amigos d'Avenida e sua mailing-list. Foram colados cartazes na UA (Obrigada Cláudia!) e para o mês vão ser colados também noutros locais chave.

Agora vocês perguntam: ah, estava tanta gente que nem se mexiam?! Não. Algumas pessoas disseram-me que não podiam ir nesse horário, se não poderíamos alterar para mais tarde ou para o fim-de-semana, pois gostariam de participar. Para estes casos, o melhor é participarem em passeios de bicicleta ao fim-de-semana, pois acho que a bicicletada deve reunir pessoas que se identifiquem com o uso da bicicleta no quotidiano na cidade e era suposto sairem já do trabalho de bicicleta e simplesmente irem ter à praça. Depois há quem tenha de ir buscar os filhos e as bicicletas deles e ache que não consegue chegar a tempo... bem, mas pelo menos há interesse pelo movimento e uso da bicicleta.

Estivemos 10 ;-)  eramos 6 de bicicleta, com 2 pessoas novas e uma regressada e 4 que apareceram a pé e querem aparecer na próxima mas de bicicleta. Apareceram 4 senhoras e 6 homens incluindo uma criança, está equilibrado! Falámos ao telemóvel com a bicicletada Porto e soubemos que tinham um nº semelhante de particicpantes. Se pensarmos que Aveiro é mais pequena que o Porto, não está mal...

Fizemos circuito Praça-Pontes-Avenida pelas ciclovias e volta até às Pontes-Bairro do Liceu.

-Demos conta do mau estado da ciclovia em alguns locais (rebentada pelas raízes das árvores no corredor central Avenida, p ex), marcações no chão a precisar de mais tinta, má adaptação à realidade das necessidades de circulação e falta de fiscalização aos veículos estacionados sobre a ciclovia, como se vê na foto.

Gostaria de salientar que este veículo Alfa Romeo escuro 18-91-SJ que aqui aparece também já aparecia numa foto mais antiga da anababanasplit estacionado no mesmo local! Vejam o que conta o Gaspar Monteiro e o post novo relativo a este caso.

-É uma pena a BUGA não poder ser utilizada fora dos limites geográficos estabelecidos, pois inibe p ex a uma ida à praia (Ílhavo). Uma sugestão seria reactivar o Clube dos Amigos da BUGA e este disponibilizar uma elemento voluntário para acompanhar um grupo interessado em fazer um passeio fora da cidade.

-Falámos sobre a nossa vontade de fazer circuitos em 2 rodas dentro da cidade, como forma de a conhecer (e dar a conhecer) melhor e nos arredores, no Baixo Vouga Lagunar, adaptados a diferentes ritmos de andamento, visto haver um crescente interesse no uso desportivo/lúdico/turístico da bicicleta ainda sem uma resposta capaz, na nossa opinião.

-Outra hipótese a juntar ao nosso EcoCicloPasseio (BioRia Salreu e/ou PR1 Pateira de Fermentelos-Águeda) é a ida até à Reserva Natural das Dunas de S.Jacinto fazendo o percurso de bicicleta até ao Forte da Barra e a ligação até ao outro lado do canal da Ria por ferry-boat transportando as bicicletas.

-Temos boas expectativas quanto à animação proposta pelos Amigos d'Avenida para a Praça de onde sai a MC, facto pelo qual submetemos uma proposta de animação que inclui bicicletas, é claro, que teve uma boa recepção, a ser aqui divulgada oportunamente.

O debate foi muito interessante e só não durou mais devido ao vento e à hora do jantar!:-)  Mas para o próximo mês há mais...e, na realidade, não precisamos de estar à espera do dia da Bicicletada para fazer algo em prol da mobilidade, saúde, ambiente...

Notícia da Bicicletada em Aveiro publicada pelo Diário de Aveiro de 27Março2009:

 

 

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Agosto de 2008

Esta MC foi muito agradável :-) -- e fez um ano que se iniciou aqui em Aveiro!! :-)

Estiveram presentes duas pessoas locais, o Casainho e o Ricardo Sol. Juntou-se um casal espanhol que estava de férias em Portugal e decidiu participar na MC em Aveiro.


Foto registada pelo Ricardo Sol.

Os colegas espanhóis andaram a passear pelo norte interior de Portugal com as suas bicicletas e mochilas, decidiram passar os últimos dias em Aveiro e juntarem-se à MC. Disseram que se informaram sobre a MC em Aveiro aqui no site.

Como os colegas espanhóis tinham acabado de chegar à cidade, decidimos fazer o passeio da MC de modo a mostrar-lhes as partes mais bonitas de Aveiro. Andámos pela baixa da cidade, fomos à estação de combois da CP, passámos na loja BUGA, passámos pelos restaurantes mais interessantes de Aveiro, passámos na Universidade e por fim ao pôr-do-sol, terminámos nas salinas com o objectivo de ver uns flamingos cor-de-rosa que por lá estariam.

Eles queriam ir passar a noite na praia, levámo-los então até a saída de Aveiro com direcção às praias.

Foi muito agradável poder receber, ajudar e estar com outros colegas participantes da MC de Madrid :-) - tivemos oportunidades de trocar alguns conhecimentos e, dar e receber uns abraços :-)

Na viagem que fizeram por Portugal tiveram uma grande dificuldade, resultado da política da empresa Rede de Expressos, que não permite o transporte de bicicletas nos seus autocarros. Conseguiram trazer as bicicletas no autocarro entre Viseu - Aveiro, mas só depois de as desmontarem e embrulharem para serem consideradas bagagem.

É lamentável que a Rede de Expressos não tenha uma solução para quem viaja com a sua bicicleta!

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Dezembro de 2008

Estava frio, quase não se viam pessoas a andar de bicicleta como habitual. Fomos apenas 3 pessoas.

Aproveitámos e passamos num café para comer um tripa quentinha. No final ao retornar para casa, fomos ainda à procura de anfíbios, como salamandras coloridas, numa rua mais húmida junto a um canal da ria.

Estamos a preparar um e-mail para enviar à CP, a pedir informações sobre a possibilidade de transportarmos as nossas bicicletas, na altura do EcoCicloPasseio que estamos a organizar. Será que o comboio pode transportar simultâneamente 20 ou 30 bicicletas?
Daqui a uma semana vamos enviar as questões à CP, publicaremos depois as questões e respostas obtidas.

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Fevereiro de 2008

Participaram três pessoas, duas delas pela primeira vez. Fizemos um percurso com a intenção de descobrir, experimentar, algumas das ciclovias existentes na cidade. Falámos também sobre algumas regras de trânsito e modos aconselhados de circulação na estrada, para assegurarmos a nossa segurança.

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Janeiro de 2010

Hoje estivemos à conversa sobre a futura ponte entre o Rossio e o Alboi. Registamos as nossas ideias sobre o assunto e enviamos aos Amigos da Avenida, que irão lançar uma nota de imprensa em breve. O que pretendemos é:

  • a travessia da ponte tem de permitir a passagem de peões e ciclistas, e ter sinalização vertical a indicar a possibilidade de utilização
    pelos mesmos;
  • o piso da pista para os ciclistas terá de ser feito num material técnico próprio para o efeito - tem de ter muito boa aderência mesmo
    nos dias com chuva. Numa imagem que se vê do 1ª prémio, parece-nos que o chão é de madeira e assim sendo seria muito perigoso circular de bicicleta num dia de chuva.


Depois houve ainda tempo para discutir as rotundas, após termos falado no vídeo que registei em que se vê um quase acidente de um carro com um ciclista.

O Tiago veio pela primeira vez com a sua nova bicicleta, uma fixie toda colorida! Agora já são 3 as fixies cá em Aveiro ;-)

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Julho de 2011

Fomos muito poucos, um simpático casal de cotas de Vagos, que se deslocaram de bicicleta (ver a foto com as duas bicicletas utilizadas) e quando este casal já estava para se ir embora, apareceu mais um participante, com uma bicicleta carregadinha de caixas de encomendas (vazias). O percurso foi muito simples, ficámos por ali a conversar e depois cada um voltou para sua casa a pedalar. Estava uma tarde mesmo boa em Aveiro, para pedalar estava excelente. Em Agosto há mais, mas eu não vou estar em Portugal, se tudo correr bem. Se tiver hipótese junto-me a uma Massa Crítica perto de mim! Depois mostro as fotos aqui!

Mais fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Maio de 2008

Nesta bicicletada/MC passeámos pelas ciclovias existentes na Avenida Dr. Lourenço Peixinho com o objectivo de as descobrir e verificar as dificuldades existentes ao circular por elas.

Registámos algumas fotos para ajudar a documentar as ciclovias em Aveiro. Algumas das foto:

Todas as fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Maio de 2009

Mais uma sexta-feira agradável, óptima para andar de bicicleta e apanhar o sol nas pernas, braços, rosto, etc :-)

Fomos 5 a pedalar e mais outros dois que apareceram a pé. Tentaram utilizar bicicletas BUGA mas a loja já tinha fechado, e não puderem fazer o passeio connosco.

Algumas fotos:

Nesta MC decidimos mudar o local de encontro para um local onde vamos estar mais visíveis, onde passam mais pessoas de bicicleta e a pé. A página da MC de Aveiro já foi actualizada.

Começámos também a trabalhar na ideia de fazermos uma t-shirt sobre a MC (para a utilizarmos no dia da MC e não só).

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Novembro de 2007

Estivemos três pessoas, o Casainho, o José Mota e o colega do blog BTT do Minho ao Vouga.

Falámos sobre algumas ideias:

  • Como cativar mais pessoas para a MC;
  • Fazer um percurso que fosse um pouco como que um passeio pelos espaços naturais próximos do centro da cidade, do local de encontro;
  • Um dia diferente para fazer a MC, eventualmente num sábado;
  • Fazer um debate, convidar pessoal de outras MCs das várias cidades;
  • Relacionarmos mais com o pessoal do BTT e passeios de bicicleta, colocar notícias de passeios de BTT, passeios da Quercus, etc..
  • Trabalhar com escolas secundárias de Aveiro e UA;
  • Trabalhar com as lojas de bicicletas locais - conseguirmos divulgação;

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Novembro de 2008


Florbela, Tiago, Ana, Casainho e Eduardo.

Dia de frio e chuva. Estivemos à conversa, abrigados nos Arcos, e trabalhámos sobre o passeio que estamos a organizar.

Escolhemos dois possíveis locais, Salreu ou Pateira, em que para nos deslocarmos a partir o centro de Aveiro, teremos de utilizar o comboio para transportar as bicicletas.

Próximo fim-de-semana vamos à Pateira para tentar perceber algumas dificuldades que possam surgir.

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Outubro de 2007

A seguinte mensagem com o titulo UM ESPIÃO DE COIMBRA NA BICICLETADA DE AVEIRO, foi escrita no blogue do jpmaisp.

Pois é, desta vez deixei a malta de Coimbra para ver como é que era em Aveiro. Estava em Vagos e pensei ir a Coimbra, ainda cheguei a combinar com o Hugo, que foi pela primeira vez à bicicletada em Coimbra, mas depois era muito apertado ir a acelerar de carro por aí fora, e acabei por decidir-me ir até Aveiro, sujeito a ser mal recebido por andar a espiar sem autorização. À cautela, para não me baterem muito, emprestei a minha dobrável à Zé (que assim participou também pela primeira vez nesta manifestação de bicicletas), esperando que na presença de uma senhora não me agredissem muito. E levei a bicicleta da Ana Paula, porque a minha mesmo, para além da dobrável, estava em Coimbra à minha espera.

E lá fomos, ainda um pouco atrasados, mas como a partida era só às 18.30, chegámos ainda bem a tempo. O local é muito central e lá estava um pequeno grupo já preparado para a iniciativa. Ali estivemos à espera mais um bocado, a ver se se juntava mais alguém, ninguém tinha máquina fotográfica, mas um dos presentes, que até nem participou desta vez, lá acabou por registar o momento para a posteridade (espero ver a foto aqui no site!!!).

Lá partimos finalmente, já lusco-fusco, luzes das bicicletas ligadas, para maior segurança, a furar pelo trânsito automóvel, que foi muitíssimo respeitador. Parámos em dois locais para pôr tarjetas nas bicicletas e nas bugas (sim, também são bicicletas, mas distinguem-se bem das comuns), e lá demos por concluida a pequena volta, 7 à partida, 8 à chegada!

No final, já em amena cavaqueira, a Zé e o Fernando lá descobriram que a namorada dele é colega dela na Escola Secundária de Vagos, o nosso mundo pequeno, como sempre! Foi um bom convívio, um bom passeio, uma boa manifestação.

Afinal não me bateram, e foi tudo malta simpática! Ou não andassem todos de bicicleta!

Para as próximas devo estar em Coimbra, mas nunca se sabe...

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Outubro de 2008

Fomos um grupo de 5 pessoas. Porque um de nós não podia estar muito tempo e porque outro se atrasou porque lhe roubaram o selim e não tinha bicicleta, apenas estivemos à conversa. Trocámos impressões sobre as nossas bicicletas, sobre as nossas luzes, sobre os materiais para andar à chuva, etc.


Tiago, Lina, Diogo, Ana e Casainho.

Duas pessoas colaboram na Associação Portuguesa de Educação Ambiental, começámos logo em conjunto a trabalhar na ideia de organizar um passeio local, cujo objectivo será proporcionar às pessoas um dia descontraído num ambiente natural local e sensibilizá-las para a utilização da bicicleta como meio de transporte. Há a ideia do pessoal da MC de Aveiro falar sobre o Código da Estrada e dar algumas sugestões sobre modos de condução segura no trânsito citadino.

Algumas pessoas que foram participando na MC em Aveiro ao longo destes 14 meses, foram dando sugestões de fazer este tipo de passeio, ou passar o dia da MC para o sábado, etc.  Trabalhando agora em conjunto com pessoas que já têm experiência de organização deste tipo de actividades, vamos conseguir organizar algo com um maior número de pessoas e ajudá-las na sua utilização da bicicleta como meio de transporte ;-) :-)

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Outubro de 2009

Nesta Massa Crítica/Bicicletada tivemos a presença do João Paulo e da Zé, que costumam participar na de Coimbra :-)

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Setembro de 2007

Éramos cerca de 10 pessoas e o encontro foi na Praça Melo Freitas, junto à Ponte Praça. A partida foi às 18h30. Passámos pelo Fórum Comercial, pela Loja da BUGA, seguimos pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho até à estação da CP. Descemos a avenida pela ciclovia em direcção às pontes onde seguimos em direcção à Rotunda da Sé. Seguidamente pedalámos em direcção à Rotunda do Hospital e à Universidade, onde terminámos junto à Reitoria.

Como éramos um número pequeno de ciclistas, decidimos ir sempre em fila indiana o que resultou em olhares admirados das pessoas Smile , contudo, tivemos dificuldade de manter o grupo junto, houverem algumas vezes em que nos separámos devido aos semáforos e ao trânsito.

Como falado no fim, eu fiquei de enviar a todos os presentes por email os materiais em formato digital para divulgação, e cada pessoa ficou de divulgar, durante o próximo mês, em lojas de bicicletas, Universidade de Aveiro, Mercado Negro, Loja de BUGA, etc... e deixar indicação dos locais onde o fez no fórum.

Foi dada a ideia de fazermos parte do percurso pelos ciclovias existentes na cidade com o objectivo de as divulgarmos, testarmos, nos apercebermos de possíveis melhorias e a médio prazo elaborar um documento a ser enviado à Câmara Municipal de Aveiro(?).

Falámos ainda que para a próxima Bicicletada, devemos ir todos com luz na bicicleta, pois será Outubro e estará já escuro a partir das 18h00. Foi dada a ideia de irmos com colectes reflectores (aqueles que estão dentro dos carros), para melhor sinalizarmos a nossa presença na estrada.


Está página era uma mensagem de blogue inicialmente, foi copiada para págian de livro. Os comentários na mensagem de blogue eram:


Gostei bastante. - Segunda, 10/01/2007 - 09:25 — Paulo Costa (não verificado)

Boas malta do pedal. Wink

Apesar de poucos, penso que despertamos alguma curiosidade nas pessoas, principalmente na Av, Lourenço Peixinho. No meu caso, foi a primeira vez que me juntei a este movimento, para fazer algo que tanto gosto, dar ao pedal e simultaneamente acordar consciências adormecidas e automobilizadas... , na proxima lá estarei. Laughing

Vou tratar de imprimir os folhetos e mais tarde coloco os locais por onde os vou deixar.

Vamos falando por aqui e até mto em breve.

Abraço e força nos pedais...

Paulo Costa


Eu já deixei alguns flyers -

Eu já deixei alguns flyers em vários locais, coloquei aqui nesta mensagem do fórum: http://massacriticapt.net/?q=node/108

---
JPCasainho - www.Casainho.net


Força Aveiro -

Quero enviar o meu apoio a todas as pessoas que participam na Massa Crítica de Aveiro. É natural que no início sejam poucos. Com o passar do tempo a tendência é para crescer. Acredito que brevemente serão muitos mais. E o importante, é ir passando a mensagem e, sobretudo, andar de bicicleta.

Massa Crítica em Aveiro, Abril 2010

Fomos só 2 os que apareceram, eu, João Paulo, e a Zeza, mas chegámos mesmo atrasados e por isso não telefonei ao Casainho. Passámos pelo local de encontro, já não vimos lá ninguém e lá fomos dar umas pedaladas. Correu bem, mas para a próxima esperamos encontrar mais gente. A minha próxima não sei, não... talvez no Porto, porque é dia de festival Imaginarius, em Santa Maria da Feira!

Bicicletada/Massa Crítica em Aveiro - Agosto de 2007

A primeira Massa Crítica em Aveiro aconteceu em 31 de Agosto de 2007.

Vias cicláveis em Aveiro

O objectivo deste conjunto de páginas é documentar as vias cicláveis em Aveiro.

Vias cicláveis na Avenida Dr. Lourenço Peixinho

NOTA: Está página ainda não está finalizada.

Fotos que podem ser utilizadas para a construção desta página:
http://www.flickr.com/photos/43558168@N00/archives/date-taken/2008/05/30/


A Avenida Avenida Dr. Lourenço Peixinho em Aveiro tem duas vias cicláveis.

foto:


 

Massa Crítica em Chaves

[Nota: não há informação fidedigna que a Massa Crítica de Chaves continue a realizar-se]

Blog: http://massacritica-chaves.blogspot.com/

Massa Crítica em Coimbra

 

Local de encontro

 

Largo da Portagem, junto à estátua do Mata Frades às 18h (na última sexta*feira de cada mês).


Ver no mapa:Largo da Portagem

[Nota: a Massa Crítica de Coimbra não tem acontecido ou tem acontecido com irregularidade ou susbstituída por eventos semelhantes]

Quando?

A primeira Massa Crítica em Coimbra aconteceu em 30 de Março de 2007.

 Alguns Registos

  (ver mais registos aqui)

 
Entrevista emitida pela RUC - Rádio Universidade de Coimbra 107.9 FM - ( em www.ruc.pt ), sábado dia 21 de Julho de 2007 entre as 11h e as 12h.

Download: http://blip.tv/file/get/Gpl3-Joao_LopesRUC40_Ponto_Verde21072007_11h911.mp3 (fazer «Save as...» ou«Guardar destino como...»)

Record de participantes: 20 em 17 de Julho de 2007

 

Ligações

 

 

Materiais de Divulgação (para Coimbra)

    Materiais para divulgação:

Cartaz_Massa_Critica-Coimbra.zip

O ficheiro Cartaz_Massa_Critica-abc.zip contém os seguintes ficheiros:
Cartaz_Massa_Critica-abc.svg - desenho em SVG da folha número um, construído no Inkscape (Software Livre). O desenho pode ser alterado sem perda de qualidade.
Cartaz_Massa_Critica-abc.png - o resultado do exportação do desenho SVG para PNG.
Cartaz_Massa_Critica-abc.odt - cartaz final construído no OpenOffice (Software Livre) utilizando o desenho em PNG e texto. Pode ser feita a impressão a partir deste ficheiro, é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso.
Cartaz_Massa_Critica-abc.pdf - cartaz final para visualização e impressão, é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso.

Panfletos_Massa_Critica-Coimbra

Panfletos_Massa_Crítica_Coimbra.odt - quatro panfletos construídos no OpenOffice (Software Livre) utilizando o Cartaz_Massa_Critica-abc. Pode ser feita a impressão a partir deste ficheiro, é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso.

Panfletos_Massa_Critica-Coimbra.pdf - quatro panfletos para visualização e impressão, é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso.

FITAS para guiador de bicicleta.ppt imprimir, recortar e colocar em bicicletas que se encontrem «estacionadas»

Sugestões para a massa critica*3 folhetos.pdf- é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso de modo a obterem*se 3 folhetos diferentes a distribuir antes de cada massa crítica.

Calendário da Massa Crítica para 2009 (PDF) Coimbra

Bandeiras para a Bicicleta

 

Sugestão de bandeiras (a imprimir em A3) para prender às bicicletas no dia da bicicletada Piscadela

preview

download

Posters

 

Posters da massacritica para Lisboa, Porto, Coimbra e Portimão (três versões para cada cidade)
Colocar a data da bicicletada seguinte como indica a figura (colar a data no sitio indicado de forma a ser possível substituir todos os meses sem ter de re-imprimir o poster):

download

Panfleto 'Cansado de estar preso no transito? Vá de bicicleta!'

 

Panfleto com design agradável, 4 por página, com 5 razões para utilizar a bicicleta no dia-a-dia

preview

download

 

Panfletos - Mau estacionamento

 

Panfletos para colocar em carros mal estacionados (em cima de passeios), lembrando os problemas que os mesmos trazem a utilizadores de cadeiras de rodas

preview

download

 

Outro cartaz para Coimbra: Folheto MC Coimbra 20 abril 2013

Mais outro cartaz para a MC Coimbra 31 maio 2013

Cartaz Massa Crítica / Bicicletada de Coimbra 31 de maio 2013. Divulguem...

AQUI

http://www.massacriticapt.net/files/MaioA4.pdf

Registo de Bicicletadas/Massas Críticas em Coimbra

Este livro contém páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas em Coimbra.

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Junho de 2009

Fomos 8 no início, andámos por entre os carros em hora de ponta, depois dirigimo-nos ao Choupal

onde se juntou mais uma pessoa (a R.) *passámos a ser 9 * e onde confraternizámos com a malta

da Plataforma do Choupal (contra o viaduto). De seguida fomos ver os ninhos de Cegonhas à beira

do Mondego, onde encontrámos uma Cegonha juvenil morta...(Chocou contra cabo de alta tensão

e caiu?). Observámos Ninhos de cegonha em poste alta tensão (69 cegonhas neles e mais meia dúzia

a esvoaçar perto) Nota: a cena repetia-se nos outros postes de alta tensão contíguos...!>

Bicicletada Coimbra Junho 2011

AnexoTamanho
Bicicletada Coimbra Junho 2011 a.JPG192.24 KB

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * 26 de abril de 2013

Fomos 15!

Mais fotos AQUI

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Abril de 2009

MC 24 Abril 2009 bMC 24 Abril 2009 c

Fomos 6, distribuimos folhetos da MC Coimbra e, para recuperar do fumo dos automóveis

na hora de ponta, estivemos no Choupal a respirar ar puro ;)

 

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Agosto de 2009

Fomos apenas 3 (com 2 participantes habituais e um estreante); foi interessante porque vimos durante a espera para se iniciar a MC e no decorrer desta  vários ciclistas (cerca de 2 dezenas) quando há alguns anos apenas se observava 1 ciclista por semana na Baixa de Coimbra, no máximo!.. Vimos pessoas a andar de bicicleta por virem do trabalho, por turismo\lazer e até 2 polícias ciclistas! O que faz lembrar que o que é importante é que se ande de bicicleta e, melhor ainda, que se ande todos os dias de bicicleta (e se festeje uma vez por mês nas MC´s).

Fomos só 3 é verdade mas, proporcionalmente e pensando que Coimbra é uma cidade com cerca de 100 000 habitantes e Lisboa tem cerca de 10 vezes mais população e a MC de Lisboa teve, em Agosto, cerca de 40 participantes, acaba por ser parecido... ;)

Seja como for distribuímos algumas dezenas de folhetos a divulgar as MC´s e a apelar aos jovens para irem para a escola de bicicleta!

Para o próximo mês há mais!

 

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Julho de 2009

Fomos 6 e distribuimos várias dezenas de folhetos da MC; depois fomos até ao Choupal para respirar ar puro,

tomar uma bebida e pôr a conversa em dia... :)

 

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Junho de 2010

«Acompanhados» da vuvuzela dos CTT cá estamos nós em foto, para memória futura, preparados para uma MC diferente. O Paulo, a Laura, o JPP e 2 crianças mais pequenas (sobrinhos do JPP: o Pedrocas à boleia do JPP e o Vinicius safando-se numa bicicleta desdobrável quase mais alta que ele).

Desta vez fomos até ao Parque Verde, junto ao rio, onde andava muita gente a divertir-se em carrinhos a pedal, segaways, bicicletas eléctricas e carrinhos eléctricos para crianças ppequenas...

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Maio de 2009

MC COI Maio.2009MC COI Maio.2009 aMC COI Maio.2009 b

MC COI Maio.2009 cMC COI Maio.2009 dMC COI Maio.2009 eMC COI Maio.2009 f

MC COI Maio.2009 gMC COI Maio.2009 hMC COI Maio.2009 i

Fomos 7; experimentámos umas bicicletas eléctricas (levadas por um representante duma marca de biclas do tipo),

distribuimos folhetos e fomos respirar o ar puro do choupal

enquanto conversávamos e bebiamos...

Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/12612378@N02/

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Setembro de 2009

Fomos apenas 3 mas fizemos uma originalidade: uma Cicloficina espontânea em que se fixou melhor o descanso da bicla duma participante, se subiu mais e fixou melhor o selim bem com se colou a parte de borracha do selim, com cola de contacto, à parte rígida.

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * Setembro de 2010

Fomos 5, distribuimos folhetos e ...fomos até ao meio do arvoredo do Choupal para contrastar

com o a poluído da Baixa em hora de ponta...

Curiosidade: vimos estes triciclos publicitários à frente duma loja de lotaria!

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra * junho de 2014

Não éramos muitos na massacrítica‬ de Coimbra da última sexta, mas o que não faltou foi entusiasmo! Mês que vem tem mais... Nota: fomos ver os ninhos de cegonha nos postes de alta tensão a seguir ao Choupal...

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Agosto de 2007

 

 

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Agosto de 2008

Fomos até ao outro lado do rio (Parque Verde de Stª Clara) para ver a pista de skate nova em cimento, que é grande e onde andam muitas bicicletas. Fomos distribuindo folhetos, que depois também distribuimos aos automobilistas nos sinais luminosos do Arnado.

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Dezembro de 2007

MC Coimbra Dezembro de 2007:Na MC de Coimbra estivemos 4 pessoas (o dobro da do mês passado eheh): 2 habituais e 2 pela 1ª vez. Fizemos o percurso do costume....distribuímos folhetos.Nota: pela 1ª vez participou uma bicicleta desdobrável Mobiky...esplêndida! (Ver FOTOS)

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Dezembro de 2008

-->

Distribuímos folhetos e «presentes»(folheto e mola da roupa(!))*

Festas Felizes de Bicicleta

Todas as últimas sextas-feiras do mês, desde há cerca de 2 anos, temos realizado a Massa Crítica nas ruas de Coimbra, e precisamente nestes semáforos, distribuímos nessas ocasiões um folheto que divulga esta nossa actividade aos automobilistas. Somos sempre poucos, mas não desistimos e queremos que mais gente use a bicicleta nas suas deslocações citadinas, ajudando a criar um ambiente mais respirável na nossa cidade.

Hoje, última sexta-feira de Dezembro, aproveitamos então o Natal e este espírito de alegria e dádiva para darmos algo que motive as pessoas a andarem mais de bicicleta, de modo a que neste Inverno possam usar as vossas bicicletas sem terem que arregaçar as calças para não as sujarem com o óleo da corrente. É prático e aconchega o tornozelo, impedindo o seu arrefecimento.

 Desenho do folheto:

 

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Fevereiro de 2008

Fomos 6...distribuímos folhetos e «gingámos» no meio do trânsito em hora de ponta!

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Fevereiro de 2009

mc coi fev.2009

Fomos 4, distribuimos folhetos, enchemos os pneus, fizemos uma «incursão» de apoio informático e, na volta ao centro da cidade, choveu uma oferta de corte de cabelo gratuito que uma finalista de um curso de cabeleireiro fez de uma janela de um segundo andar e que o Jorge aceitou!

No próximo mês de Março a MC\Bicicletada de Coimbra faz 2 Anos! Apela-se à participação!...;)

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Fevereiro de 2010

Na de Coimbra estivemos 3 pessoas (poucas mas boas) mais uma que chegou um pouco tarde e se desencontrou connosco, trocámos opiniões e contactos e distribuímos folhetos nuns semáforos...

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Janeiro de 2008

Fomos mais 50%(eheh) do que o mês passado: total=6 pessoas (3 habituais e 3 pela 2ª vez)

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Janeiro de 2011

Bem equipados para uns pingos de chuva que caíam...

Fomos 4 ...

AnexoTamanho
MCCoi 28 de Janeiro 2011a.JPG162.67 KB
MCCoi 28 de Janeiro 2011b.JPG146.35 KB
MCCoi 28 de Janeiro 2011c.JPG164.98 KB
MCCoi 28 de Janeiro 2011d.JPG153.3 KB

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Julho de 2008

MC 25.7.2008A por você.
Fomos 5 no início, 3 depois (o Pedro e o sobrinho foram trabalhar) e 5 no picnic no Choupal...(a Zé e a sobrinha trouxeram a merenda)

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Julho de 2010

....

Nesta bicicletada optámos por inovar. Reunimo-nos no Largo da Portagem, à hora combinada, e como ainda estava muito calor para se pedalar, pedalámos só um bocado, fizemos uma pausa, à sombra, iniciando um convívio que se arrastou até um jantarinho. Sim, uma Massa Crítica com direito a jantar financiado pela desorganização!!! Só depois do jantar voltámos a pegar nas bicicletas, estas que vêem na foto, e lá fomos até à Geria, voltando já no finzinho do dia, tirando esta foto (já de noite) que marca uma grande inovação!

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Maio de 2008

Fomos 4 e foi divertido: recebemos várias buzinadelas amigáveis por causa do cartaz...; também distribuimos folhetos.

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Março de 2008

Fomos 5 (poucos mas «bons»..eheh), distribuímos folhetos e a conversa ficou em dia...

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Março de 2009

MC Coimbra 27.3.09aMC Coimbra 27.3.09b

Na comemoração do 2º aniversário da Bicicletada\MC de Coimbra estivemos 4, com uma representação feminina de 50%!

Distribuímos folhetos e demos a nossa volta em contraste com a hora de ponta dos automóveis e afins...

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Novembro de 2007

Lá chegámos os únicos dois participantes desta bicicletada bem fresca e nocturna ao largo da Portagem, por volta da hora marcada. Depois de um pequeno desentendido sobre o local exacto da "sombra do Mata-Frades" à hora marcada, e de esperarmos um pouco por possíveis aventureiros de cachecol e luzes nas bicicletas, lá partimos os dois para o trajecto habitual, com o muito trânsito habitual, talvez um pouco menos graças aos 99% de aderentes à greve nacional, perdão, os 1% de aderentes, bem é uma pequena discrepância de números, o melhor é confiar nos números do governo, que esse nunca enganou os portugueses!

Chegados à zona dos semáforos do Palácio da Justiça, encostámos as bicicletas a uma parede, tentamos tirar a foto do registo do momento, mas a máquina estava com as baterias descarregadas e, finalmente, lá começámos a distribuir os panfletos, como já é também apanágio desta nossa intervenção cívica. Princípio de noite fria, muitos carros já com os vidros corridos até cima, e muitos a não aceitarem os inofensivos panfletos. Quando os semáforos esverdeiam, lá regressamos para junto das bicicletas, conversamos um pouco, e quando o trânsito pára, lá voltamos à distribuição. Nestas conversas sempre muito animadas e concorridas, lá decidimos que a única hipótese de algum participante habitual ter falta com justificação, é se participar numa outra bicicletada, nacional ou estrangeira.

O melhor da noite estava para vir, quando o semáforo esverdeou uma vez mais e saímos da faixa de rodagem para o passeio e começámos a voltar para o local de início, comentava eu com o Paulo Adriano que tinha acabado de dar um panfleto a um gajo meu conhecido, ele olha para a frente e diz: - Eh pá, está um gajo a levar a tua bicicleta!

Bom, até me deu um aperto no coração. Acelerámos o passo, para corrida, eu a tentar ver alguma coisa, vejo a bicicleta do Paulo sozinha, depois lá vejo um gajo a sair a correr, mas sem bicicleta, por detrás de um contentor do lixo, dobra a esquina, mas eu e o Paulo parámos junto ao contentor porque a bicicleta estava ali encostada. Vá lá, ainda teve aquele cuidado de não a mandar para o chão. Se se tivesse montado na bicicleta lá iria eu ter que pedalar atrás dele, mas acho que estes drogaditos modernos nem sequer se sabem equilibrar em cima de rodas, a especialidade deles é o treino de equilibrismo em cima de agulhas, e a totalidade deles acaba por se espetar mesmo! Acabei por não o perseguir, e voltei a encostar a bicicleta no local inicial, mas antes de irmos distribuir mais panfletos, lá passámos a corrente do Paulo nas duas bicicletas.

Sou mesmo malfadado, mas tive a sorte de não estar sozinho e o Paulo estar atento! Em jeito de piadinha lá disse ao Paulo que o fdp tinha escolhido a bicicleta mais bonita!
jpmaisp

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Novembro de 2008

MC COI Nov.2008MC COI Nov.2008  b

Não choveu apesar do dia invernoso. Este até proporcionou um bicicletada com sentido na medida em que muita gente utilizou o carro, com medo da chuva, então nós fizemos o contraste a ultrapassar os carros engarrafados no trânsito!...

Distribuímos fohetos num semáforo, aos automobilistas, e também a alguns peões mais curiosos por nos verem tão bem equipados de impermeáveis para chuva. Claro, também tinhamos luzes nas bicicletas por ser de noite e guarda-lamas para as rodas da bicicleta não nos molharem devido ao piso húmido. Fomos só três mas bem dispostos (e deu para pôr a conversa em dia) :)

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Outubro de 2008

Fomos 6 ao princípio e no final eramos 4.

Levámos bandeiras nas bicicletas e distribuimos folhetos num semáforo. Foi um bocado problemático quando um de nós,o R., tentou bloquear o trânsito (influência do seu conhecimento das MC´s de Barcelona?) o que levou a protestos dos automobilistas e que fez com que outro de nós abandonasse a bicicletada. Depois seguimos mais ou menos em fila, e R. acabou por se ir embora sem se despedir...No final foi interessante quando ficámos a conversar um bocado e a trocar contactos!...

a bandeiras coi 31.10.08 bandeiras coi 31.10.08 1

Mais fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Setembro de 2008

Em Coimbra fomos 4 , distribuimos folhetos num semáforo e depois fomos sentar-nos a conviver numa mesa duma área verde que é o Choupal onde o ar puro contrasta fortemente com o ar poluído da Baixa de Coimbra em hora de ponta!

A Meike foi a última vez que participou (ou talvez não?!), pois vai partir para a Alemanha em breve (esteve cá a fazer Erasmus).

Para além dela estiveram o Jorge, a Katharin e o Paulo.

Seria bom que aparecesse mais gente nas próximas vezes. Esperamos que sim.

MC COI SET.2008

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Junho de 2008

Em Coimbra só apareci eu...
O JPP e o Hugo estiveram a acompanhar a São que está um bocado atrapalhada com a doença, a Meike deve andar a estudar para os exames, ao Pedro P e ao primo roubaram as bicicletas...
Espero que para a próxima já apareça mais gente....
Esta foi a 1ª vez desde Março do ano passado que não hove MC em Coimbra, mas foi engraçado, por outro lado, porque, no pequeno trajecto que fiz vi uma dezena de ciclistas, um skatista e muitas malas com rodinhas (tróleis de universitários que iam a casa ver a família)eheh
Enfim distribuí alguns folhetos.

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Abril de 2008


Fomos 10 pessoas (aumento de 100%! em relação a Março) com notável participação feminina (40%); distribuimos folhetos; visitámos o Choupal e seguimos em frente para observar «os apartamentos»(ninhos de cegonha em postes de alta tensão*na foto acima 26 ninhos no poste mais próximo!).

Bicicletada/Massa Crítica em Coimbra - Setembro de 2007

 'Bicicletada' para mostrar que há alternativa a carro
Participantes aproveitaram para criticar também a falta de civismo dos automobilistas.

"A nossa ideia é mostrar que é possível andar de bicicleta na cidade - mesmo em Coimbra, que tem muitas subidas". As palavras são de Paulo Andrade, de 41 anos, uma das pessoas que ontem se reuniram, no Largo da Portagem, em Coimbra, para mais uma "bicicletada". A iniciativa, que consiste num passeio de bicicleta, patins, trotinetes ou outros veículos não motorizados por zonas urbanas, acontece nas últimas sextas-feiras de cada mês.

Por trás das "bicicletadas" está o Movimento Massa Crítica, que se define como uma "coincidência não organizada". "Não há uma estrutura. Encontramo-nos aqui e quem puder aparece, sem quaisquer obrigações", explica Paulo, junto da sua bicicleta, com um autocolante onde se lê "Um carro a menos!". E completa "Seria bom haver mais espaços dedicados às bicicletas e facilidade para as levar nos transportes públicos. Em Lisboa, elas podem ir no metro, com algumas restrições em termos de horários, mas já é alguma coisa".

Mário Reis, de 40 anos, concorda "Se houvesse uma carreira que permitisse levar a bicicleta daqui até lá acima, a Santo António dos Olivais ou a Celas, depois podia-se ir, nela, a todo o lado". Mas aponta outros entraves a quem quer fazer deste um meio regular de deslocação: "Em Coimbra, os novos eixos rodoviários estão todos pensados para os automóveis. Podia haver uma solução alternativa para peões e bicicletas". Além disso, entende que existem poucos locais específicos para estacionar estes veículos não poluentes. "Mesmo em zonas de prática de desporto, como os estádios ou o Choupal, é muito raro haver", lamenta.

Carro? Só quando chove

Os condutores de automóveis também são alvo de críticas "Falta-lhes civismo, deviam respeitar mais quem anda de bicicleta", defende Amadeu Fernandes, 27 anos. Também é estreante na Massa Crítica de Coimbra, ainda que utilize a bicicleta regularmente. "Tenho carro, mas só o uso quando está a chover", refere.

Amadeu admite ter preocupações ecológicas, como a generalidade dos aderentes ao movimento. "As pessoas podiam usar mais a bicicleta. É saudável, porque fazem exercício físico, e não polui", diz Paulo Andrade. Pedro Silveira, de 28 anos, destaca outra vantagem em circular de bicicleta "É barato".

"Esta é uma boa iniciativa, a que toda a gente pode aderir é só ter uma bicicleta e aparecer", resume Amadeu Fernandes. Foi o que fez Mário Reis, depois de ter encontrado o site da Massa Crítica ao "passear pela Internet": "Fiquei surpreendido por estar a haver, na minha cidade, algo que é de apoiar", refere. O trajecto habitual começa no Largo da Portagem, passa pela Avenida Emídio Navarro e pela Fernão de Magalhães e prossegue até ao Choupal. "Mas o trajecto pode mudar", ressalva Paulo, que já pedalou desde Coimbra até ao cume da Serra da Estrela.

As "bicicletadas" são prática comum em cidades do mundo inteiro. Em Portugal, acontecem em Lisboa, Porto e Coimbra, na última sexta-feira de cada mês.

Artigo original do Jornal de Notícias aqui.


Está página era uma mensagem de blogue inicialmente, foi copiada para página de livro. Os comentários na mensagem de blogue eram:


O Paulo é o meu herói: -

O Paulo é o meu herói: "... ressalva Paulo, que já pedalou desde Coimbra até ao cume da Serra da Estrela." 

O artigo está muito bom! Boa exposição da ideia na imprensa!

Parabéns ao pessoal de Coimbra! Fico contente ao perceber que o grupo aumentou e que estão bem informados!

---
JPCasainho - www.Casainho.net

Massa Crítica em Guimarães

MC Logo Guimarães

A Bicicletada/Massa Crítica em Guimarães é sempre na última sexta-feira de cada mês, no Largo da Oliveira, a partir das 18:30h com saída às 19:00h.

A primeira Bicicletada/MC em Guimarães aconteceu no dia 24 de Setembro de 2010, com a presença de 4 participantes.

Contactos: massacriticaguimaraes@gmail.com

02-Massa Critica Guimarães - 29 de Outubro de 2010

Massa Critica Guimarães Outubro

03-Massa Critica Guimarães - 26 de Novembro de 2010

Massa Critica Guimarães Novembro

04-Massa Critica Guimarães - 31 de Dezembro de 2010

MC Guimarães Dezembro

05-Massa Critica Guimarães - 28 de Janeiro de 2011

Massa Critica em Guimarães - Janeiro de 2011

06-Massa Critica Guimarães - 25 de Fevereiro de 2011

Massa Critica em Guimarães - Fevereiro de 2011

07-Massa Critica Guimarães - 25 de Março de 2011

Massa Critica em Guimarães - Março de 2011

08-Massa Critica Guimarães - 29 de Abril de 2011

Abril 211

Massa Critica de Abril em que  esteve associada ao projecto "BICICLETA INCLUSIVA" ( desincoop.europe@gmail.com)

09-Massa Critica Guimarães - 27 de Maio de 2011

Massa Critica em Guimarães - Maio de 2011

10-Massa Critica Guimarães - 24 de Junho de 2011

11-Massa Critica Guimarães - 29 de Julho de 2011

12-Massa Critica Guimarães - 26 de Agosto de 2011

13-Primeiro Aniversário da Massa Critica Guimarães - 30 de Setembro de 2011

Primeiro Aniversário da Massa Critica Guimarães - 30 de Setembro de 2011

14-Massa Critica Guimarães - 28 de Outubro de 2011

Massa Critica Guimarães de Outubro

15-Massa Critica Guimarães - 25 de Novembro de 2011

Massa Critica Guimarães de Novembro

16-Massa Critica Guimarães - 30 de Dezembro de 2011

Massa Critica Guimarães de Dezembro

17-Massa Critica Guimarães - 27 de Janeiro de 2012

Massa Critica Guimarães de Janeiro 2012

18-Massa Critica Guimarães - 24 de Fevereiro de 2012

Massa Critica Guimarães de Fevereiro 2012

19-Massa Critica Guimarães - 30 de Março de 2012

Massa Critica Guimarães de Março 2012

20-Massa Critica Guimarães - 27 de Abril de 2012

Massa Critica Guimarães - 27 de Abril de 2012

Massa Critica Guimarães - 27 de Abril de 2012 na Universidade do Minho

21-Massa Critica Guimarães - 25 de Maio de 2012

Massa critica de Guimarães  Maio 2012

22-Massa Critica Guimarães - 29 de Junho de 2012

Massa critica de Guimarães  Junho 2012

 

Massa critica de Guimarães  Junho 2012

Materiais de Divulgação (MC Guimarães)

Promoção MC Guimarães

Registo de Bicicletadas/Massas Críticas em Guimarães

Este livro contém páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas em Guimarães.

1ª Bicicletada/Massa Crítica em Guimarães - Setembro de 2010

 Massa Critica Guimarães Setembro 01 
 Massa Critica Guimarães Setembro 02 

Bicicletada/Massa Crítica em Guimarães - Junho de 2011

Massa Crítica em Lisboa

Local de encontro

Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII, às 18h.

História

A primeira MC em Lisboa aconteceu em 2003 (por volta de Maio?) e contou com 14 pessoas.

Vídeo da MC Lisboa no seu 5º Aniversário em 26.9.2008.

Fotos e Vídeo da MC Lisboa no seu 10º Aniversario em 27.09.2013


A mais completa filmagem sobre a Massa Crítica de Lisboa

From Bicicleta Lisboa

 

Mailing List de Lisboa

Recorde de participantes

180 pessoas em Setembro 2009;230 pessoas em Setembro de 2010; Novo Recorde: entre 370 e 450 pessoas... em Setembro de 2011!

Materiais para divulgação:

Panfletos_Massa_Critica-Lisboa.pdf - quatro panfletos para visualização e impressão, é melhor imprimir*se a página número um na frente da folha e a página número dois no verso.

Regras informais e sugestivas para uma "boa massa":

Panfleto A6 para impressão:
http://www.massacriticapt.net/system/files/panfletos%20Massa%20Cr%C3%ADtica.pdf

Carris: Bike Bus

http://www.carris.pt/pt/bike-bus/

Lisboa é uma cidade que convida à sua descoberta. Para que possa deslocar-se com toda a comodidade e conforto a CARRIS desenvolveu o serviço Bike Bus, sem qualquer encargo adicional para os Clientes.  Aos Sábados, Domingos e Feriados, as bicicletas podem andar em quatro carreiras com autocarros preparados para o seu transporte. Assim até apetece mais sair de casa com a bicicleta e ir até onde a CARRIS e a vontade de pedalar o levarem. 
Carreiras:
21 - Saldanha - Moscavide Centro (Disponível a partir de Agosto 2009)
24 - Alcântara - Pontinha
25 - Estação do Oriente – Prior Velho
31 - Av. José Malhoa - Moscavide Centro (Disponível a partir de Agosto 2009)
708 - Martim Moniz – Parque das Nações
723 - Desterro - Algés
Horário de Funcionamento:
A partir de Agosto de 2009 este serviço funciona 7 dias por semana, no horário específico de cada carreira.
Procedimentos:
1 – Entre no autocarro Bike Bus com a sua bicicleta pela porta de saída do veículo
2 – Fixe a bicicleta na braçadeira de velcro antes do veículo iniciar a viagem
3 - Valide o seu título de transporte nos validadores existentes no interior do veículo

Lisboa - Tempo de percursos em Bicicleta

Neste local pretende-se começar a congregar informações sobre o tempo de percurso em bicicleta na cidade de Lisboa, com o objectivo de estar pronto para ser incluído na rede de bicicletas partilhadas, estimulando o uso destas.

Ver mapa aqui.

Como proponho que funcione:

Tempos --> sempre que alguém fizer um percurso, contabilizar o tempo decorrido entre dois sítios "importantes" (uma praça, uma estação de metro ou de comboio, uma biblioteca, etc).

Anotar as condições atmosféricas da viagem (vento: força e direcção, precipitação, temperatura) e a experiência do ciclista: experiente (ciclista frequente desde há pelo menos três meses), iniciado.

Mapa --> Colocar o tempo necessário para percorrer a distância entre dois pontos em segmentos de um minuto cada. Por exemplo: Saldanha - Entrecampos: 4 minutos = linha com quatro segmentos (ver exemplo no mapa aqui).

Linha azul: local em que o movimento em qualquer dos sentidos é semelhante.

Linhas verde e laranja: local em que o movimento nos dois sentidos é diferente. Verde para descer, laranja para subir.

No final, serão escolhidos os tempos médios mais rápidos, género quartil mais rápido. Depois, para alguém que esteja a iniciar-se na bicicleta (mas tenha boa forma física) ou com condições atmosféricas adversas poderá fazer-se uma ponderação de x1.4 no tempo, ou seja, aumentar de 10 para 14 minutos o tempo de trajecto. Para idoses, crianças ou pessoas em fraca condição física, fazer uma ponderação de x2. Estas ponderações poderão ser estudadas fazendo testes com amigues que não andem de bicicleta e a quem pedimos para fazerem certos trajectos, ou fazendo trajectos em dias de vento forte.

Os interessados podem escrever nos comentários os tempos de percurso, que eu actualizo o mapa. Ou se alguém tiver tempo de criar um mapa interactivo, ainda melhor :)

Mais material de divulgação

Bandeiras para a Bicicleta

 

Sugestão de bandeiras (a imprimir em A3) para prender às bicicletas no dia da bicicletada ;)

preview

download

Posters

 

Posters da massacritica para Lisboa, Porto, Coimbra e Portimão (três versões para cada cidade)
Colocar a data da bicicletada seguinte como indica a figura (colar a data no sitio indicado de forma a ser possível substituir todos os meses sem ter de re-imprimir o poster):

download

 

Flyers de divulgação

 

Panfletos de divulgação, para Porto e Lisboa, versão 6 por pagina e com logótipo do poster... focam as vantagens para a saúde de utilizar regularmente a bicicleta... bons para mostrar os benefícios de utilizar um transporte sustentável

download

 

Panfleto 'Vá Para o Trabalho ou Escola de Bicicleta'

 

panfleto com 5 motivos para ir para o seu trabalho de bicicleta (preparados para lx e porto, 6 por pagina)

download

 

Flyers Convite

 

Um panfleto simples que apenas convida a participar na próxima bicicletada, preparados para Lisboa e porto (6 por pagina A4)

download

 

Panfleto Mobilidade Urbana

 

Tentam explicar o ridículo do uso de carro, devido à sua velocidade reduzida no meio do transito, focando os desrespeito à lei por motoristas "stressados", tendo atitudes não cívicas, quando existe uma "aberta". Preparados para Porto e Lisboa, 6 panfletos por página (frente e verso) de modo a não desperdiçar papel.

download

 

Panfleto 'Cansado de estar preso no transito? Vá de bicicleta!'

 

Panfleto com design agradável, 4 por página, com 5 razões para utilizar a bicicleta no dia-a-dia

preview

download

 

Panfletos Transito

 

Preparados para Lisboa e porto, tentam explicar o ridículo do transito, convidam a pensar num mundo sem carros e a participar na próxima massa critica, ideais para se distribuir no meio do transito (baseado no flyer http://www.scorcher.org/cmhistory/traffic.html )

download

 

Flyers de Divulgação (Nova versão do flyer "Festa")

 

Nova versão dos panfletos já existentes com o logótipo do poster, preparados para Porto e Lisboa, versão 6 por pagina... Explicam qual os objectivos da Massa Critica e fazem um convidam a participar..

download

 

 

Panfletos - Mau estacionamento

 

Panfletos para colocar em carros mal estacionados (em cima de passeios), lembrando os problemas que os mesmos trazem a utilizadores de cadeiras de rodas

preview

download

 

Flyers de divulgação

 

Preparados para Porto e Lisboa, focam os objectivos da massa critica e esclarecem dúvidas sobre a bicicletada... ideais para distribuir a ciclistas de forma a divulgar o movimento... apesar de estarem a cores imprimam a preto-branco (configurável na impressão)

download

Imagens (2x) para Imprimir em Camisolas (MC Lisboa)

download

Cartazes Criativos da MC Lisboa

http://www.flickr.com/photos/47741430@N05/

....por exemplo...

Folheto para ajudar à divulgação da massa crítica:

Duas versões:
1 - com "Sexta-feira, 28 de Maio"
http://cmaf.ptmat.fc.ul.pt/~pvieira/massa_critica_20100129/mc_folheto_maio_2010.pdf
2 - com "Última sexta-feira do mês"
http://cmaf.ptmat.fc.ul.pt/~pvieira/massa_critica_20100129/mc_folheto_maio_2010_v2.pdf
Se alguém quiser fazer alterações está aqui o ficheiro (feito com o scribus):
http://cmaf.ptmat.fc.ul.pt/~pvieira/massa_critica_20100129/folheto_maio2010.zip

 

 

AnexoTamanho
AF_t-shirts_MC.pdf63.15 KB

Panfleto para distribuir a condutores (Lisboa)

MASSA CRÍTICA

Caro(a) condutor(a): pedimos-lhe paciência enquanto estamos a passar!

Se quiser saber porque andamos todos aqui hoje de bicicleta, continue a ler.

 

Quem são vocês? Somos a Massa Crítica. Não somos nenhuma organização, só um grupo que anda de bicicleta em conjunto. Costuma haver eventos destes em várias cidades do país e nas principais cidades de todo o mundo.

 

Estão-se a manifestar contra o quê? Não somos uma manifestação – somos é uma celebração da bicicleta! Ainda assim, gostávamos de o(a) pôr a pensar nisto:

- as pessoas precisam de melhores alternativas para deixar os carros em casa;

- as pessoas precisam de melhores transportes públicos;

- são necessárias melhores condições para ciclistas e peões;

- os ciclistas têm o direito de usar as estradas públicas;

- temos que reduzir a poluição localizada e as emissões de dióxido de carbono;

- temos que reduzir a dependência de combustíveis fósseis;

- andar de bicicleta dá gozo!

 

Porque é que estão a empatar o trânsito? Pedimos desculpa se o(a) atrasámos – não é nossa intenção incomodar os condutores. A maior parte de nós usa a bicicleta todos os dias. Não era pior se andássemos de carro, em vez? Os ciclistas não empatam o trânsito, os ciclistas são trânsito!

 

De bicicleta? Porquê? A bicicleta é das formas mais rápidas de fazer muitos percursos na cidade. Também ficamos em forma e ajudamos a reduzir os engarrafamentos e as emissões de CO2. Se calhar, para si o carro é mesmo uma necessidade – então tente a partilha de viaturas, em www.carpool.com.pt. Mas o melhor, insistimos, era experimentar a bicicleta!

 

Posso participar? Claro! Encontramo-nos nas últimas sextas-feiras do mês, por volta das 18h, no Marquês de Pombal, junto ao Parque Eduardo VII. Costumamos arrancar às 19h e damos uma volta que é definida na altura pelos presentes. Se quiser aparecer mascarado ou com as bicicletas decoradas será bem-vindo(a)! Para mais informações, vá a massacriticapt.net/ ou ao grupo do Facebook da Massa Crítica de Lisboa, www.facebook.com/groups/163607162043/.

 

[Adaptado de http://bit.ly/ynvfSW ]

Organizar emails da lista da bicicletada_lx

Um dos problemas que tive quando entrei para as listas era que recebia muitos mails que não queria.
Assim, é essencial que seja criado uma pasta com um filtro e todos os mails que vierem com a tag [bicicletada_lx] no Assunto deverão ir para essa pasta para não assolarem a caixa de entrada.

No Gmail é muito fácil:

  1. Vais à Roda dentada no canto superior direito do Gmail
  2. Clicas em Definições->Filtros->Criar um novo filtro
  3. No campo Assunto colocas [bicicletada_lx]
  4. Clicas depois em "Criar filtro com esta pesquisa"
  5. Assinalas
  6. Depois assinalas na caixa "Colocar o marcador" e escolhes a opção "Novo marcador"
  7. No campo "Insira um novo nome para marcador:" colocas o nome que quiseres, por exemplo: Bicicletada Lx
  8. Depois clicas em "Criar Filtro"

Assim todos os mails desta lista irão diretamente para uma pasta própria sem passar pela caixa de entrada. É assim que eu faço para todos as listas a que pertenço.

Para ver como fazer com o Hotmail ou com o Yahoo ver esta ligação.

Se mesmo assim quiser sair da lista deverá ir à configuração da lista e desinscrever-se.

Registo de Bicicletadas/Massas Críticas em Lisboa

Este livro contém páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas em Lisboa.

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Setembro de 2009

A Massa Crítica de Lisboa celebrou o seu 6º Aniversário

Mais informações sobre o programa aqui.

Houve uma grande adesão, estiveram presentes perto de 200 ciclistas! um record :-)

Fotos

Ver todas as fotos aqui e aqui.

Vídeos

 

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa * Agosto 2014

Cerca de 60 participantes:

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - 26 de abril de 2013

Quase 200 pessoas!

Muitas mais fotos AQUI

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Abril 2009 - A pedalada pela liberdade..

Ainda não foi desta que chegamos aos 100 participantes, mas vamos a caminho ;)

Podem espreitar mais fotos da MC de Abril em:

 http://aparis.fotki.com/massa-crtica---bici/24-de-abril-de-2009/

Partimos do Marquês,

seguimos em direcção ao Rato, depois subida até ao Jardim da Estrela (com algumas peripécias)

 

atravessámos Campo de Ourique, Campolide e terminámos na Gulbenkian..

 

APAREÇAM TODOS EM MAIO PARA CHEGARMOS AOS 100 PARTICIPANTES =D

Boas pedaladas..

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Abril 2010

Foram 105 pessoas (ou seja 105 carros a menos...ou pelo menos 50 carros a menos!)

Registo fotográfico da MC Lisboa (inclui vídeo do final):

 

 

Ver aqui todas as restantes fotos e vídeos da anabananasplit.

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Abril 2012

 

Filmado numa sexta-feira, dia 27 de Abril de 2012

Percurso: Marquês de Pombal, Av. da Liberdade, Restauradores, Rossio, Rua do Ouro, Praça do Município, Rua do Arsenal, Cais do Sodré, Av. 24 de Julho, Rua Primeiro de Maio, Rua da Junqueira, Rua de Belém, Rua Bartolomeu Dias, Mosteiro dos Jerónimos, Av. da Índia, Rua Fernão Mendes Pinto, Viaduto norte, Av. de Brasília, Cais do Sodré, Av. Ribeira das Naus, Terreiro do Paço.

Ver percurso no mapa aqui: http://g.co/maps/9smb8

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Agosto 2008

Massa crítica 5

Mais fotos AQUI

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Agosto 2012

Cerca de 200 participantes para Agosto não está mau.

Mas espero que em Setembro, com o regresso das férias consigamos bater o record dos 400 do ano passado..

500 era bom, mas 1000 é o ideal :)

Toca a marcar na agenda: 28 de Setembro de 2012 apartir das 18h no Marquês de Pombal, vamos fazer história, apenas tens de aparecer e trazer mais alguém!!!

Boas pedaladas e até breve...

Seguem alguns momentos da massa crítica de Agosto, podem encontrar todas as fotos AQUI

MC diluída

 

MC concentrada

 

MC nos bicos

 

Final da MC

 

Percurso

http://goo.gl/maps/XPg7F

mapa

http://goo.gl/maps/XPg7F

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Agosto 2015

47 participantes dos quais 11 patinadores.

Ambiente quente e descontraído a cheirar a Verão.

Todas as fotos aqui:
http://aparis.fotki.com/massa-crtica---bici/2015-agosto/

Próximo mês é aniversário smile

 

Toca a marcar na agenda, calha a 26 de Setembro!!!

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Dezembro de 2012

215 participantes :)

20Kms

Mais 2 t-shirts, 2 carros a menos ;)

 

O futuro começa aqui...

 

O fim

Restantes fotos AQUI

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Janeiro de 2010

Percurso da Massa Crítica de Janeiro 2010.
Contaram-se cerca de 80 participantes.

http://www.facebook.com/photo.php?pid=3088182&id=646304280

 

 

Dois pequenos registos videográficos:

Volta ao Marquês:

 

Passagem na Av. República:

 

Foto psicadélica da concentração no Marquês de Pombal (bici reclinada em primeiro plano):

MC Janeiro 2010

 

No final, em Benfica:

MC Janeiro 2010

 

 

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Julho de 2008

A Bicicletada de Lisboa contou, este mês, com mais de 20 participantes.

O percurso, a partir do Marquês, seguiu para o Rato e desceu para S. Bento e Santos. Daí seguiu para a Praça do Comércio, acabando numa concentração para a fotografia na Praça do Município.

A exemplo de várias bicicletadas anteriores, houve um participante a correr.

Um outro participante era um assessor do vereador Sá Fernandes, que confirmou o projecto das bicicletas de utilização pública. Diz que está a concurso e há vontade política de avançar. Vamos ver... 

À frente da câmara

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Julho de 2012

Todas as fotos da MC de Julho 2012 em: http://public.fotki.com/AParis/massa-crtica---bici/2012-julho

Boas pedaladas e até à próxima.

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Junho de 2008

Mais fotos aqui.

Segundo o Marcos Pais na mailing list nacional:

Olá a todxs!

Apesar de estimativas mais optimistas de pessoas entusiasmadas, não fomos 70 em Lisboa, mas 37, incluindo uma trotinete, dois corredores e uma criança numa cadeirinha.

Saímos do Marquês, subiu-se para o Saldanha, depois até Entrecampos, Avenida da Igreja, Avenida do Brasil, Rotunda do Relógio, descemos até à Expo e acabámos na Fábrica do Braço de Prata.

Na Fábrica do Braço de Prata fizemos uma pequena tertúlia, de onde sairam uma série de ideias interessantes. Em breve daremos conta aqui para a lista.

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Junho de 2010

Mais fotos:http://aparis.fotki.com/massa-crtica---bici/2010-junho-25/

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Maio de 2009

Cheira a Verão... :-) ... e nada melhor que sentir o sol a bater na face, o cheiro das flores no olfacto, a conversa desenrola-se neste grupo de amigos, que anseia pela última 6feira do mês. E a cada buzinadela sentimo-nos mais felizes por não estarmos enlatados.. Ainda não chegamos aos 100 :( Mas se eramos 50 e tal, basta que cada um de nós não falte na próxima e traga mais um, OK? Boas pedaladas..

Vejam mais fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Maio de 2011

125 participantes, uau!!! Já ninguém fica indiferente quando a massa crítica chega e passa. Lá vai o tempo, em que ambicionavamos chegar aos 100 participantes, em que eramos pouco mais de 20. Como será a massa crítica com 1000? Espero que aconteça =) e certamente será um novo marco na "história" das bicicletadas em Lisboa. Toca a passar a palavra a todas as pessoas...

Seguem algumas das fotos da "massa" de ciclistas que ocuparam Lisboa na massa crítica de Maio:

E as restantes fotos AQUI.

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Maio de 2012

 

Mais uma bela massa crítica com mais de 200 participantes :)

Todas as fotos em: http://public.fotki.com/AParis/massa-crtica---bici/2012-maio/

 

Trajeto da Bicicletada da Massa Crítica de Maio de 2012 * Lisboa 

 

 

AnexoTamanho
DSC_4243.JPG137.03 KB
DSC_4263.JPG141.38 KB
DSC_4278.JPG141.95 KB
DSC_4281.JPG127.73 KB

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Março 2009

Bicicletada com 54 pessoas. Podem ver fotos aqui e ler aqui um artigo do Jornal de Notícias sobre esta bicicletada.

Widget powered by EveryTrail: GPS Geotagging

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Março 2010

Contaram-se cerca de 80 pessoas na primeira Massa Crítica da Primavera. Descemos a Av. Liberdade até ao Rossio e seguimos pela Rua do Ouro; depois virámos para a Praça do Município, fomos pela Rua do Arsenal e percorremos a 24 Julho até aos Pasteis de Belém. Depois disso algumas pessoas foram até à Lx Factory ver o documentário "Pare, Escute e Olhe" de Jorge Pelicano.

Vídeo e fotos:

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Março 2014

Cerca de 80 participantes...

Mais fotos AQUI

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Novembro de 2008

Apesar da chuva, o pessoal não arredou pé, e teve em força em mais uma massa crítica :-)

mc lx 11.08 1 mc lx 11.08 2 mc lx 11.08 5 mc lx 11.08 4

Podem ver mais fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Novembro de 2009

Segundo Paulo Vieira na Mailinglist de Lisboa:

«Entre 50 a 60 participantes. Um passeio calmo com convívio e jantar no final. O único ponto menos positivo foi um "senhor automobilista" impaciente na sua carrinha que não gostou de estar à espera e não parou de buzinar enquanto não ultrapassou a massa (embora também seja verdade estávamos a ocupar as duas faixas da avenida e não éramos assim tantos).

O percurso foi: Marquês -> Av. Duque de Loulé -> R. Dona Estefânia (com várias voltas na rotunda) -> Av. Duque de Ávila -> Av. Manuel da Maia -> Av. Roma (até ao fim). Paragem no largo em frente do hospital Júlio de Matos.

Tirei umas fotos mas ficaram quase todas tremidas. Com a minha máquinazita é complicado tirar à noite. Fiz um vídeo também. Se quiserem usar para pôr no site fiquem à vontade.

Fotos:
http://cmaf.ptmat.fc.ul.pt/~pvieira/massa_critica_20091127/

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=nxvh3qKTIQI&fmt=18»

 

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Novembro de 2016

Desta vez foram 4 voltas ao Marquês de Pombal, desceram a Avenida da Liberdade e encontraram a Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres 2016 no Rossio, seguiram para a Praça do Comércio, derams um pulinho ao galo da Joana Vasconcelos! Voltaram ao Terreiro do Paço e seguiram para a Praça da Figueira, passaram pelo Martim Moniz e terminaram no Largo do Intendente. Muitos ainda seguiram para o Rda69 para um jantar vegetariano

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Outubro de 2008

:)

Apesar de ser de noite (devido à mudança horária), e algum frio, o pessoal continua a aderir com força à massa crítica =) ...

...e há sempre caras novas.

Podem ver mais fotos e comentar aqui.

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Outubro de 2009

Segundo o Rui S.C. na Mailing List de Lisboa:

Em Lisboa foi mais ou menos assim: cerca de 76 (fonte: João B.) participantes à partida e, numa das últimas contagens, junto à Praça de Londres, foram contabilizados 93 (fonte: Duarte M.).

O percurso foi: Marquês de Pombal -> Av. Fontes Pereira de Melo -> Av. António Augusto Aguiar -> Praça de Espanha -> Av. Berna -> Av. João XXI -> Av. Roma -> Praça de Londres -> Av. Paris -> Av. Barão de Sabrosa -> Praça Paiva Couceiro -> Av. General Roçadas -> Graça -> Miradouro da Nossa Senhora do Monte.

De seguida, muita da malta da MC ainda seguiu até à ao Miradouro da Graça, onde houve conversa, copos e onde mais tarde apareceu o jantar volante do GAIA.

Abraços e beijinhos,

rui

PS: Espreitam aqui umas fotos da MC de Halloween de NYC: http://donwiss.com/pictures/HalloweenCM-2009/

Fotos da MC Lisboa Out.2009 (feitas pelos participantes coreanos):http://blog.naver.com/PostList.nhn?blogId=umehj&categoryNo=80

 

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Outubro de 2010

Todas as fotos da massa crítica de Outubro de 2010 aqui

Após o dilúvio durante a manhã, houve cerca de 57participantes a integrar a massa crítica :)

Super Rolha

http://www.mapmyride.com/ride/portugal/lisboa/204128839220164125

http://www.facebook.com/group.php?gid=163607162043#!/media/set/?o.163607162043

 

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Outubro de 2012

Com cerca de 185 pessoas foi uma MC com direito a festa e bike polo no ateneu.

Todas as fotos AQUI

O trajeto da bicicletada de outubro de 2012 : http://goo.gl/maps/sbAkB
Ver Massa Crítica / Bicicletada - Outubro 2012 num mapa maior

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Outubro de 2013

Há muito tempo que não havia uma massa crítica tão molhada...

Parabens aos 30 participantes que chegaram ao fim, foi uma MC épica!!!

Mais fotos AQUI

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Setembro de 2008 (5º Aniversário)

Estiveram várias dezenas de participantes...

Fotos



MC LX 9.2008 2

Mais fotos (por mpaf). Mais fotos por aparis.

Vídeos

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Setembro de 2011

Mais Fotos: http://aparis.fotki.com/massa-crtica---bici/2011-setembro/

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Setembro de 2012

Cerca de 350 participantes num dia de chuva = 500 participantes num dia de sol

Seguem algumas fotos do aniversário da MC de Lisboa:

Primeira MC na rotunda do Marquês depois das obras...

Bicicletas Vs Carros = A Super-Rolha

Bike-Tunning

Restantes fotos AQUI

 

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - Setembro de 2013 (10º Aniversário)

Mais Fotos da MC Lisboa no seu 10º Aniversario em 27.09.20

Bicicletada/Massa Crítica de Lisboa - maio de 2014

Cerca de 70 participantes...

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa * agosto 2016

41 participantes!


Mais Fotos
http://public.fotki.com/AParis/massa-crtica---bici/2016-agosto/
Até Setembro, que é Massa de aniversário da criação das Massas Críticas em Lisboa!!!!

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - 25 de Abril de 2014

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Abril de 2008

Fotos de Tiago Carvalho - ver todas as fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Abril de 2016

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Agosto de 2009

Segundo o António Cruz, o João Branco e a Rita Ferreira (nas mailinglists):

A.C.: «Viva!!
A Massa Critica Lisbonense (ou Lisboeta?) foi bastante agradável. Quando cheguei, (quase às 7) o pessoal tava pronto para começar a pedalar. Éramos cerca de 35 a 40 participantes (houve pessoal que se foi embora e outro que foi chegando) e havia 1 patinador.
Por necessidades especiais ao nível do pavimento, o patinador foi sugerindo o caminho a fazer. Passámos pelo Rato e pela assembleia da républica onde tirámos uma foto nas escadarias. Ainda no largo da assembleia da républica alguns dos participantes mais assíduos decidiram dizer algumas palavras (eu incluído) com a finalidade de dar as boas vindas a quem veio pela primeira vez, tentou-se também tentar criar uma onda de participação mais horizontal onde todos são convidados a dar ideias e a participar mais vezes. Falou-se também de uma festa que está a ser preparada para o dia 25 de Setembro (data da próxima MC) com o objectivo de reunir ciclistas e simpatizantes num local central da Lisboa antiga.
Ofereço-me desde já para alojar alguém, de qualquer parte do país, que queira vir no dia 25 de setembro a Lisboa, para participar na maior(?) MC de sempre em Portugal e vir à festa que se anda a preparar por um grupo de pessoas cheias de voluntarismo e boa disposição.
Por fim, fomos em direcção a Belém onde algum pessoal se deliciou com pastéis de Belém... Houve ainda alguns participantes que vieram de volta em conjunto usando a nova ciclovia de Belém ao Cais do Sodré. Tive que me ausentar no final, mas soube que ainda houve um grupo que foi jantar à rua dos bacalhoeiros.
Deixo os votos para que a Massa Critica de Setembro seja a maior de sempre e que todos os 'ciclo-activistas' do país possam vir a Lisboa para participar e festejar de seguida!

Saudações!»

J.B.: «Não posso deixar de fazer notar que o grande factor desta massa crítica ter corrido tão bem foi a presença do patinador, o João.
Com a sua mobilidade extremamente flexível e rápida , conseguia gerir todas as situações complicadas (semáforos, etc.) , e ainda comunicar com transeuntes, automobilistas, e peões a distribuir panfletos.
Distribuímos muitos, e o à vontade e facilidade com que falava com os automobilistas mais "stressados" ajudava a que eles não apitassem etc.
Ainda de notar que houveram bastantes participantes novos, e que havia até duas bicicletas
do Didier.
No final alguns fomos jantar a um restaurante junto à casa dos bicos, no campo das cebolas.
Apesar da ausência do Alex, houve quem tirasse fotos.»

R.F.: «O percurso foi o seguinte: 3 voltas ao Marquês, como habitualmente, subida da Av. Brancaamp, Rato, Rua de São Bento, paragem simpática para fotografia na escadaria da Assembleia (gostei muito da ideia e acho que podíamos enviar para os media, caso tenha ficado bonita, pois deve ser pouco habitual...), Largo do Conde Barão, Av. 24 de Julho, Av da Índia e final nos Pastéis de Belém. Saímos por volta das 18h 55m e terminámos cerca das 20h 20m, creio. Gostei, éramos cerca de 40 pessoas, mas como não as contei, talvez alguém tenha um número mais exacto para dar...

O percurso que sugeri teve bom acolhimento e pode ser que se faça na próxima massa crítica.»

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Agosto de 2010

Segundo o Rui S.C. na Mailinglist de Lx:

«Em jeito de micro-relato da MC/bicicletada de Agosto em Lisboa, ontem fomos à volta de 50 participantes. Partimos do Marquês de Pombal, seguimos até ao Rato, descemos até à Assembleia da República, seguimos pela Av. 24 de Julho e pedalámos ao longo do Tejo até Belém. Houve nova paragem nos pastéis de Belém, seguida de regresso ao centro da cidade. A MC terminou no Terreiro do Paço, depois de regressar pela Av. da Índia, Av. 24 de Julho e Cais do Sodré. Um grupo de cerca de 15 pessoas ainda acabou a jantar em Alfama, nas redondezas do Museu do Fado.»

 

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Dezembro de 2007

Citando a Raquel Leitão num e-mail enviado para a lista da MC Lx, a 3 de Janeiro de 2008:

Aqui fica um rasto do trilho pedaleiro por nós deixado nas ruas de Lisboa na última 6ªfeira de 2007, esse querido ano que já se fez render com mandato cumprido.

Ora bem, já o sol se tinha escondido nesse dia 28 do mês do Solstício mais frio, quando o nosso grupo de cerca de 20 ciclistas se fez ao largo na rotunda do Marquês. Com luzinhas a piscar de exaltação intermitente em alguns capacetes, lá nos juntámos aos outros utilizadores da estrada, vulgarmente conhecidos por armaduras-metálicas-de-propulsão-por-combustão, ("carros" na versão abreviada). Alguns dos condutores refugiados na sua cápsula revelavam alguma impaciência, talvez por quererem ser os primeiros a chegar a 2008!! Sim, porque com os discursos que por aí vigoram devem sentir-se mto "competitivos" por poderem acelerar até 2008 e assegurar atempadamente o seu lugarzinho no novo calendário...

Depois das habituais voltinhas sob o signo do Leão, que nos dá sempre a sua graça, descemos a Avenida da Liberdade até aos Restauradores e depois Rossio com alguns dos slogans da praxe: "Não sejas pateta, anda de bicicleta..." ou ainda "Não sejas ridículo, anda de triciclo"; tb se vão vendo novas frases atrás de alguns selins: "Vive +, dá nos pedais" ou "Usa bicicleta, energia bio+lógica". Alguns aplausos de turistas mais familiarizados com cidades cicláveis e algumas buzinadelas bem dispostas, daquelas que dão ritmo e ânimo, e lá seguimos para cima, de volta à Av da Liberdade e Marquês, para subir a Fontes Pereira de Melo até ao Saldanha; pelo caminho, algumas perguntas de automobilistas mais curiosos e interactivos que queriam saber que causa era a nossa, ao que respondemos:

- "Queremos promover o uso da bicicleta e outros meios de transporte alternativos dentro da cidade, reduzindo os automóveis e o espaço público por eles ocupado!" (se não foi bem assim, foi em versão ofegante entre duas pedaladas: queremos, puff, menos carros, puff para respirar melhor, na cidade", puff) - "Ahh!"

E pronto, depois dessa subida foi só deslizar pela Avenida da República até Entrecampos, onde nos "apeámos" das nossas montadas para dois dedos de conversa antes da despedida com um "até pro ano!"

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Dezembro de 2008

Partimos do Marquês por volta das 18h45 (nessa altura alguém contou 35 pessoas). Desde o início contámos com a companhia da jornalista Carla Castelo e de um cameraman  que participaram na MC até à chegada ao Rossio. A ideia penso que era arranjar footage para uma reportagem a emitir daqui a uns tempos, cujo mote foi a petição do João Branco pela inclusão das bicicletas na possibilidade oferecida pelo Governo de deduzir despesas com veículos não poluentes ou eléctricos no IRS.

A descer a Av. da Liberdade A Carla Castelo ia entrevistando o Miguel Cameraman à boleia na Xtracycle do Bruno

Descemos a Av. da Liberdade, e seguimos pela R. do Ouro (?), depois virámos à esquerda e voltámos para cima, onde parámos um bocado na Praça da Figueira, e alguém tirou umas fotos do grupo.

26 veículos unipessoais no espaço ocupado por menos de 2 veículos automóveis penta-pessoais

Depois arrancámos de novo e percorremos a Av. Almirante Reis até cá acima a uma rotunda, na Praça do Areeiro. Aí tirámos mais umas fotos e arrumámos as 25 bicicletas + 1 triciclo lado a lado para ver o espaço que ocupavam. Menos de 2 carros de 5 pessoas. :-) Houve um jogger que acompanhou a filha de 7 anos que seguiu de bicicleta, a partir da Praça da Figueira. E mais outra jovem participante de 8 anos, acompanhada pela mãe, que fez toda a Bicicletada. :-) Numa volta à tal rotunda do final, um carro da polícia abordou as pessoas que seguiam à frente, disse que tinham recebido uma chamada de alguém a dizer que "havia bicicletas a circular na via pública" e que tiveram que ir ver o que se passava. Os agentes disseram depois que tinham que ver se estavam todos sinalizados, e perguntou pelos coletes (ao que um participante respondeu que não eram obrigatórios).

[Adaptado, resumido, do post original aqui].


Segundo o Pedro Costa na mailing list bicicletada_pt:

«A de lisboa hoje teve uma bela participação ... quase 40 pessoas. Muito bom para um mês de Dezembro em época de férias.. obrigado ao sol dos últimos dias! Tivemos ainda lá a companhia da SIC, mas nem vi o que andaram a perguntar às pessoas... quem foi entrevistado se puder diga +/- os temas da conversa. Mas pelo que ouvi lá no meio, falaram com o Branco sobre os benifícios fiscais no IRS, e depois apenas fizeram as perguntas triviais a alguns participantes do género "gosta de bicicletas?". Ainda houve tempo para uns senhores polícias virem-se meter connosco porque tinham sido informados que " havia bicicletas na via pública e tinham de ver o que se passava"  eheh.

E o Marcos Pais disse: «Apenas acrescentar, para ficar nas estatísticas, que à partida do Marquês de Pombal éramos 35, incluindo uma menina de 8 anos que fez toda a bicicletada. Mais tarde, quando íamos a passar pelo Martim Moniz, pescámos mais dois participantes, um pai a correr a acompanhar a filha de 7 anos de bicicleta, que subiram toda a avenida Almirante Reis connosco até à Praça do Areeiro. As condições atmosféricas eram agradáveis para a época, tempo seco e ameno, como nos dias anteriores. Agora até à cicloficina, dia 18 de Janeiro, na cave da Crew Hassan em Lisboa.»

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Dezembro de 2010

Apesar de ser a noite da passagem de ano, e muita gente ter ido ao Reveillon, tivemos 19 participantes na massa crítica em Lisboa.

Ver fotos AQUI.

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Dezembro de 2011

Passamos de 19 participantes em Dezembro do ano passado para 114!!! Boas entradas em 2012, de preferência a pedalar ;) Todas as fotos em: http://public.fotki.com/AParis/massa-crtica---bici/2011-dezembro/

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Fevereiro 2009

Mais uma bela MassaCrítica com muitos participantes :-)

Mais fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Fevereiro 2010

Percurso: http://www.mapmyride.com/route/pt/lisboa/698126746739693012

Segundo o António C. na mailinglist de Lisboa:

« O tempo estava meio chuvoso (alguém descreveu como "chuviscos torrenciais") mas ainda apareceram cerca de 30 pessoas...

A voltinha foi curta e acabou no largo camões onde ainda gramámos com publicidade 3D. Deu para conversar e um grupo de 15 pessoas ainda se juntou para ir jantar...

Foi curioso várias pessoas terem deixado as bicis nas grades do largo camões e no dia seguinte ainda lá estavam duas. Alguém foi a pé (ou de transportes) para casa! ;)»

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Fevereiro de 2008


Segundo uma mensagem escrita pelo Tiago Carvalho, participaram 32 pessoas e o percurso foi de +- 10km.

Mais fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Fevereiro de 2014 (MC de Carnaval)

A MC teve mais de 100 participantes!

Mais Fotos AQUI

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Fevereiro de 2015

Excelente Massa Crítica com 29 participantes, dos quais 2 em patins :)

Todas as fotos AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Janeiro de 2008

Segundo Marcos Pais na mailing list da MC:

A MC de Lisboa decorreu tranquilamente, com 29 participantes à partida do Marquês de Pombal, pelas 19h.

Circulámos com alguns cartazes que espalhavam a mensagem, como "Partilhe a estrada", "Menos um carro", "Acaba com o terror, desliga o motor", etc, e também fomos distribuindo panfletos.

Ouviram-se algumas buzinas de bicicletas que quebravam o barulho rotineiro da cidade e ainda ensaiamos umas palavras para o ar mas um pouco envergonhadas.

Circulámos pela Fontes Pereira de Melo, 5 de Outubro, Av. Berna, Pç Espanha,Marquês da Fronteira, Amoreiras, Rato, Príncipe Real e Pç Camões.

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Janeiro de 2012

Cerca de 220 pessoas!...

Em frente à Assembleia da República ...  S.Bento- Lisboa

Mais Fotos... AQUI

AnexoTamanho
Foto3556.jpg432.42 KB

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Janeiro de 2015

Foi uma massa crítica espectacular e bateu-se um recorde mínimo desde que participo na massa.
Foram 7 participantes no início
e no final cerca de 5 ;)
Como se costuma dizer poucos mas bons, nem a chuva/frio/vento nos demoveu.
Vantagens:
1. Não foi necessário fazermos rolhas
2. Mantivemos a massa sempre unida
3. Houve consenso na decisão do percurso
4. Pela primeira vez todos os participantes falaram com todos os participantes, permitindo uma maior troca de experiências entre os mais experientes e os novatos
Boas pedaladas, todas as fotos aqui:
http://public.fotki.com/AParis/massa-crtica---bici/2015-janeiro/

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Julho de 2009

Várias fotos AQUI

Por João Branco na Mailinglist de Lisboa(Bicicletada_Lx):  «A de Lisboa contava, ao início, com cerca 50 pessoas, que se foram juntando no Parque Eduardo VII desde as 18:00 às 19:15, quando partimos.
Nessa altura, apareceu um ciclista com reboque, inglês, que andava há 3 meses a pedalar com 160 kgs de bagagem!!! Apesar de não ter participado, trocou umas palavras com participantes que lhe indicaram o caminho para Tróia.
Havia cerca de 10 participantes novos , dois dos quais com menos de 12 anos.
A presença das fixies começa a sentir-se (neste caso com um participante).
A falta de uma voz carismática como a do Marcos (que costuma dar a partida) fez com que só partíssemos pelas 19:15 , sem percurso definido. Isto veio a revelar-se problemático, porque na zona de Entrecampos alguns elementos decidiram parar para falar com um jornalista/fotógrafo o que gerou alguma confusão porque ninguém sabia bem o que era para fazer. Em consequência desta paragem chegou um xôpolícia a dizer que estávamos a empatar o trânsito.
O que me leva à seguinte reflexão:
Um carro é um veículo tão pastelão e empata tanto, que quando está parado no trânsito ninguém se espanta.
A bicicleta é tão fluída, tão despachada, que basta ver-se algumas paradas para até a polícia estranhar :)
Lição aprendida: o percurso tem que ser bem definido à partida, [ e "não vale" parar para falar com jornalistas :) ]
Depois da apreensão seguimos para a Quinta das Conchas.
Recebemos muitas palavras simpáticas, incluindo uma camioneta turísitca, que já só levava os guias e o condutor, que ainda trauteou os Queen "bicycle, bicycle ... "
Uma senhora veio dizer-me "força pessoal pode ser que consigam as vossas ciclovias! "  :) Improvisei " mas não nos quer ver longe de si, pois não ?"
Infelizmente, mais de metade da malta decidiu abandonar a MC pelo caminho. Acho que uma boa definição de percurso agradável, que permita trocas de impressões pelo caminho, bem como a manutenção de um "pelotão" coeso, em suma, uma melhor organização com vista a maior diversão dos participantes poderá melhorar experiÊncias futuras.
Ao final, na quinta das conchas (um parque muito engraçado que eu não conhecia), chegámos cerca de 20, e  tivemos direito a convívio com cerveja trazida até às bicicletas!
Não houve foto-reportagem ao estilo que nos habituou o Alex (uma ausência nesta MC), mas vi que alguns participantes tiraram uma foto aqui e ali (que seria excelente se pudessem disponibilizar). Um participante novo, o Diogo, ofereceu-se para fazer foto-reportagens das próximas.
Em suma, nada mal para uma MC de Julho.»

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Julho de 2010

http://massacriticapt.net/?q=node/1187

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Junho de 2009

Mais uma massa critica com uma adesão simpática, com um máximo de 58 ciclistas, e com caras novas como sempre.

O percurso foi este. Saímos do Marquês, Rato -> Estrela-> Alcântara e depois fizemos o rio todo até à Alfama, com paragem no Jardim da Estrela e no Terreiro do Paço para descansar e tirar umas fotos.

Fotos tiradas do Blog do Alexandre Aparis. Resto das fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Maio de 2008

Segundo Miguel Carvalho:
Eramos poucos... uns 20 e pouco, incluindo um corredor!
Percurso: Marques, Dq Loulé, Estefânia, Areeiro, Campo Pequeno, Marques
Infelizmente (e contra mim falo) só havia uma pessoa com cartazes, e
nada de panfletos.
O Paulo do 100 em Lisboa de bicicleta apareceu para conversar no
inicio, mas nao se juntou.
Alias, ele precisa de gente amanha as 16h, q possa emprestar
bicicletas por uma hora (vejam no
http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/)

Algumas fotos:

Todas as fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Março de 2008

Podem ver mais fotos e deixar comentários aqui.

Relato segundo o Marcos Pais na mailing list de Lisboa:

«Ontem (28 de Março) decorreu mais uma bela MC em Lisboa.

Saímos da rotunda do Marquês de Pombal à hora do costume, cerca das 18h45,
27 ciclistas. Subimos direitos ao Rato, depois até ao Jardim da Estrela (passámos pelo
interior do jardim), descemos para Santos e daí circulámos pela 24 de Julho
e Avenida da Índia até pararmos na Cordoaria Nacional para dar uma
espreitadela na Feira Alternativa. Não sei se alguém tinha posto algum tranquilizante no café do almoço dos
automobilistas, mas estavam todos bastante amigáveis. Houve inclusive buzinadelas
e esbracejares de apoio e na 24 de Julho um carro chegou a parar depois de
passar por nós para nos incentivar, cheio de alegria. Surreal, e agradável

Na Feira Alternativa fizemos o nosso papel de perguntar, primeiro na
bilheteira e depois na secretaria, onde poderíamos colocar as bicicletas, pois não havia
locar próprio para as amarrar. Uma de nós preencheu uma sugestão para no
próximo ano existirem parques para bicicletas, enquanto outros dois iam conversando
com a senhora da organização sobre bicicletas. E é isto. Abraço

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Natal*Dez.2009

Foram pouco mais de 20 pessoas..
Pai Natal só o M.A. Carvalho.
O percurso  foi pequeno-> marquês, el corte ingles, palácio da
 justiça, ciclovia e ponte ciclável até campolide, av. josé malhoa, pr
  espanha, av. berna, campo pequeno... ;)

http://picasaweb.google.com/lh/sredir?uname=joao.mpfp&target=ALBUM&id=5417624056627276497&authkey=Gv1sRgCN7Q_ZKSh9akpgE&feat=email

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Novembro de 2007

A MC de Lx contou com cerca de 40 pessoas, todos de bicicleta, excepto o músico que nos deu música ao vivo a partir de um carrinho de supermercado. Tongue out Este carrinho levantou alguns problemas em termos de circulação mas tornou possível uma MC diferente e agradável ao som de gaita-de-foles. Smile

Massa Crítica de Novembro, em Lisboa

Mais fotos no grupo da MC Portugal no Flickr (ninguém adiciona mais?). Um relato pessoal aqui.

 


Segundo a mensagem de Miguel Carvalho para a mailling list:

Fomos 40 com um participante especial: um músico que tocou gaita de foles sentado num carrinho de supermercado puxado por três bicicletas!

Acho que toda a gente gostou da comitiva de bicicletas a passar com boa música. Dos poucos panfletos que distribui, houve uma boa aceitação (até uma mulher num jipe que estava euforica "que excelente iniciativa!"). Houve companhia de polícia de vez em quando, mas sem levantar problemas.

Percurso: Marquês, Saldanha, Marquês, Rossio, Praça do Município onde acabamos num concurso de slogans ao megafone a pedir melhores condições ao Toni, vulgo António Costa.

 

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - Setembro 2007

Curta mas muito bem disposta.

Foi temática ao trazer vári@s participantes vestid@s de
“executiv@s”. Tivemos cobertura mediática por isso, esteve lá a SIC e
pelo menos 1 fotógrafo. Todos falaram dum grande número de
participantes (alguém sabe quant@s?). Houve um autêntico MC a espalhar
alegria, frases de ordem e humor acutilante através dum megafone. Eu
distribuí alguns autocolantes “um carro a menos“…


Saímos às 18.25 do ponto de encontro pressionados pela equipa da SIC
para que fosse possível captar algumas filmagens das habituais voltas
ao Marquês. Seguimos pela Av. Fontes Pereira de Melo até ao Saldanha,
donde voltámos para de novo circundar o Marquês. Pouco depois das 19h
descíamos a Av. da Liberdade, dávamos uma volta ao Rossio e
continuávamos pela Rua do Ouro até pararmos na Praça do Munícipio. Aí
os participantes deram várias voltas, foram mostrados dois grandes
banners, foram feitas “fotos de grupo” a levantar as bicicletas e ainda
houve tempo para termos uns dedos de conversa com a polícia municipal.
Quase às 20h contornámos a Praça do Comércio para subir pela Rua da
Prata até de novo ao Rossio onde oficialmente acabou este
passeio-celebração.

Fica aqui o mapa do percurso feito (muito simples, logo quando se estreava o GPS na MC)

Venham as fotos agora, e os vídeos ;)

Site da Massa Crítica - Portugal
Este post foi originalmente publicado aqui



Uma das melhores Massa Crítica (MC) em que participei.
Boa animação e interacção com os automobilistas e peões.
Várias pessoas a distribuir folhetos.
Um bom número de ciclistas. Entre 50 e 60.
Várias pessoas vestidas formalmente. Executivos e executivas.
Diferentes tipos de bicicletas.
Excelente reacção do público. "O que estão a fazer?" - perguntaram-me
algumas vezes. "Estamos a promover a bicicleta na cidade". Reacções: "Boa!
Excelente! Força!" Vi pessoas a baterem palmas ao passarmos.
Houve gravação de vídeo, o qual espero ver editado em breve e a servir de
material de promoção da MC.
Um dos melhores momentos foi andarmos às voltas na praça do município. Todos
a tocarem as campainhas e a dizerem: "Ò Costa vem à janela!". Duas faixas
foram abertas com as seguintes frases: "Carros há muitos!
www.massacriticapt.net" e "+ prazer entre as pernas? www.massacriticapt.net".

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - junho de 2013

Mais Fotos AQUI

 

Outras Fotos em:

http://aparis.fotki.com/massa-crtica---bici/2013-junho/

Bicicletada/Massa Crítica em Lisboa - maio de 2013

Mais Fotos AQUI

Massa Crítica Lisboa - 30 Dezembro 2016

Mais Fotos AQUI

Massa Crítica Lisboa - 30 Dezembro 2016. Cerca de 38 pessoas.
3 voltas ao Marquês de Pombal, Rato, São Bento, Santos, Cais do Sodré, Terreiro do Paço, Praça da Figueira, Avenida Almirante Reis, Estefânia, Avenida Duque de Loulé e terminou novamente no Marquês de Pombal.

Massa Crítica/Bicicletada de Lisboa de 28 de outubro de 2016

 

Fotos AQUI

Mega Bicicletada*Massa Crítica Lisboa 24 junho 2016

Cerca de 300 participantes...

Mais Fotos AQUI

 

Videos da MEGA Massa Critica Lisboa <-> Oeiras JUNHO 2016 :)

http://www.youtube.com/watch?v=jCb6IApXIQk (Marques de Pombal)

http://www.youtube.com/watch?v=pDhrRlvwe7M (Avenida 24 de Julho - I)

http://www.youtube.com/watch?v=BQxS7KofdH4 (Avenida 24 de Julho - I I)

http://www.youtube.com/watch?v=3K0z7rqoE6g (Caxias)

http://www.youtube.com/watch?v=DJDQKhrZ7vA (Paço de Arcos)

http://www.youtube.com/watch?v=Z5V05pfZPJI ('A espera do Presidente do Município de Oeiras . . .)

http://www.youtube.com/watch?v=H2b3py9uStw (Lisboa <-> Oeiras I)

http://www.youtube.com/watch?v=aECF6VCSAG8 (Lisboa <-> Oeiras I I)

http://www.youtube.com/watch?v=yn3YtvPEvl0 (Lisboa <-> Oeiras I I I)

10º http://youtu.be/s_M69T2zY6A (Lisboa <-> Oeiras I I I I [Hyperlapse])

11º http://www.youtube.com/watch?v=VF0ytY-IZLc (O passeio marítimo é para andar, a marginal é para pedalar)

Mega Massa Crítica - 31 de Julho 2015 - Lisboa - Oeiras

Fotos AQUI

Massa Crítica em Portimão

Nota: a Bicicletada/Massa Crítica em Portimão vai entrar em pausa (vai deixar de haver) durante uns tempos até haverem mais pessoas interessadas... que, a aparecerem, devem  colocar uma mensagem no fórum de Portimão.

Local de Encontro

Tribunal de Portimão às 18:30 na última sexta-feira de cada mês.

A primeira MC em Portimão

A primeira MC de Portimão realizou-se no dia 30-11-2007 às 18:30 na Fortaleza de Santa Catarina.

Fotografias

Para visualizar as fotografias clique no seguinte site: http://www.flickr.com/photos/21389320@N07/

Registo de Bicicletadas/Massas Críticas em Portimão

Este livro contém páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas em Portimão.

Bicicletada/Massa Crítica em Portimão - Dezembro de 2007

Citando Diana Morais que escreveu na mailing list:

Buenas Tardes!!
Na MC de Portimão participaram 3 pessoas e demorou pouco mais de 1h. Apesar de termos sido apenas 3, foi um passeio animado.
O percurso foi decidido durante o passeio. Como íamos sempre trocando de posição, o participante que ia à frente é que "liderava" o passeio.

Como é Natal, Inverno, frio...Portimão montou uma pista de patinagem, muito pequena, mas suficiente para juntar portimonenses. A MC não podia deixar passar este MEGA acontecimento em Portimão, por isso decidimos aparecer por lá para entregar uns panfletos e dar dois dedos de conversa com algum pessoal.

A cidade de Portimão inaugurou recentemente o "Mercado" e por isso também deixámos lá uns panfletos. Ainda não tinha ido lá, porque pensava que os mercados só funcionavam de manhã, mas este está aberto até tarde. O que é sempre bom para quem só tem tempo de ir comprar peixinho e fruta fresca à noite. Além de que tem lá uma padaria que me pareceu muito boa :P.


Entretanto depois da patinagem e mercado, decidimos passar pela ponte velha que une Portimão a Ferragudo. A ponte está fechada para obras e está interdita aos carros. Encontrámos por lá poucos ciclistas e pescadores, mas os suficientes para levarem para casa um panfleto :P. A paisagem da ponte velha é sem dúvida bonita e relaxante...Parámos para ver o comboio passar, ver a paisagem, tirar umas fotografias e como já disse entregar panfletos.


Apesar de termos sido menos participantes, a motivação esteve sempre presente :).


Saudações Algarvias
Diana

Bicicletada/Massa Crítica em Portimão - Novembro de 2007

O encontro ocorreu às 18:30 na Fortaleza de Santa Catarina.

Tivemos 8 participantes, 1 deles à pendura.

Para ver mais fotografias ir a: http://www.flickr.com/photos/21389320@N07

Massa Crítica em Setúbal

[Nota: não há informação fidedigna que a Massa Crítica de Setúbal continue a realizar-se]


Local de encontro

Parque de Vanicelos, junto aos baloiços às 18h (na última sexta*feira de cada mês)

Grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/204056999718592/

Registo de Bicicletadas/Massas Críticas em Setúbal

Esta página contém outras páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas em Setúbal (para adicionar outra página de registo duma MC clicar em «adicionar página filha» e preencher)

Massa Crítica de Setúbal em 28 de junho de 2013

... a preencher

Massa Crítica em Sines



[Nota: não há informação fidedigna que a Massa Crítica de Sines continue a realizar-se]

A Bicicletada / Massa Crítica em Sines aconteceu pela primeira vez na última sexta-feira do mês de Junho de 2010.

Local de encontro
Início de encontro pelas 18h00 à frente da porta do castelo no Largo do Poeta Bocage. Espera-se pela malta até às 18h30m.

Contactos

Materiais para divulgação
Na página: Materiais para divulgação.

Registo de Bicicletadas/Massas Críticas em Sines

Este livro contém páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas em Sines.

Bicicletada / Massas Crítica de Sines * Agosto 2010

Mais fotos na parte de baixo da seguinte página:

http://www.facebook.com/album.php?aid=11041&id=1729643885

 

Bicicletada/Massa Crítica em Sines * Julho de 2010

Com a participação de alguns lisboetas, que aproveitaram a ida ao Festival de Músicas do Mundo de Sines para participarem na Massa Crítica de Sines, ao todo foram cerca de 15 os participantes...

 

 

Mais fotos da Caravana Ciclista para Sines 2010: http://www.flickr.com/photos/juaumaguiar/sets/72157624564321918

Mais fotos da Bicicletada: http://www.facebook.com/album.php?aid=14212&id=105651119487787&page=2

Bicicletada/Massa Crítica em Sines * Julho de 2011

Bicicletada/Massa Crítica em Sines * Junho de 2010

Mais fotos: http://www.facebook.com/album.php?aid=3302&id=105651119487787&ref=mf

Massa Crítica em Évora

 

A Bicicletada / Massa Crítica em Évora aconteceu pela primeira vez na última sexta-feira do mês de Março de 2010.

Local de encontro
Início de encontro na Praça do Giraldo, às 19h00.

Nota: esta MC está suspensa, por enquanto...

 

Materiais para divulgação
Na página: Materiais para divulgação.

Registo Bicicletadas/Massas Críticas de Évora

Aqui estão os registos das MC´s realizadas em Évora

Bicicletada/Massa Crítica de Évora - Abril de 2010

http://evorapedais.blogspot.com/2010/04/blog-post.html

«Nesta sexta-feira, dia 30 de Abril, houve mais uma volta pela cidade de Évora em prol do ambiente e da bicicleta.
Embora o número de participantes tenha sido inferior ao da primeira bicicletada, tentámos dar nas vistas com uma massa constituída por 8 pessoas e 8 bicicletas. Durante esta bicicletada aproveitámos para espalhar panfletos e por distribuir pelos constituintes outros mais para que estes possam ter elementos de divulgação deste movimento.
Com um novo mês veio um novo percurso, pelo que desta vez optámos por descer da Praça do Giraldo pela rua Serpa Pinto, seguir pelas muralhas até às Portas da Lagoa e aí entrar na cidade e passar pelo Largo Luís de Camões (todo este trajecto já tinha sido realizado na última) a partir daqui deslocámo-nos para o hospital (aproveitando uma descida que é especialmente divertida para bicicletas) e seguimos para o Rossio. Parámos um pouco depois do Rossio, numa zona do Jardim Público de Évora chamada Parque Infantil. Aqui terminámos o percurso e cada um partiu para o seu sítio.
No que toca à organização temos ainda de corrigir alguns aspectos, este período atrasámo-nos bastante na divulgação do projecto, pelo que estando a população mal informada é normal que não haja muita adesão. Assim fica registrado que iremos começar já a trabalhar na divulgação da Massa Crítica de 28 de Maio. Ficou ainda decidido que nas próximas Massas Críticas em Évora a hora de encontro será às 19h00 pois é uma hora mais acessível para os elementos adultos que constituem este movimento e desta forma também evitamos um pouco o calor abrasador do Alentejo que já se sente e que se irá prolongar até Setembro.
Nos próximos tempos publicaremos fotos e, se nos for possível, testemunhos desta MC, portanto não hesitem em visitar-nos para saber mais.

Publicada por Évora em pedais em 4/29/2010 10:17:00 PM »

Percurso MC Abril 2010

Percurso

Giraldo

Participantes na Praça do Giraldo

Jardim Infantil

Estacionamento no Jardim Infantil

Folhetos

Folhetos...

 

Bicicletada/Massa Crítica de Évora - Maio de 2010

Desta vez apareceram algumas caras novas e fizemos uma voltinha de 5,5 km com 15 participantes.

 

Percurso da MC Maio Évora

Colaboração de uma professora de Artes para ao criar um cartaz que foi afixado em vários locais da nossa cidade:

in http://evorapedais.blogspot.com/2010/06/terceira-massa-critica-de-evora.html :

Terceira Massa Crítica de Évora
Esta Massa Crítica começou às 19h00 como tinha sido planeado, uma das coisas novas desta Massa foi termos arranjado t-shirts com a imagem feita por uma professora de Artes da nossa escola, todos querem uma pelo que agora vamos fazer várias para distribuir na próxima Massa. À hora de partida estavam 15 pessoas, o que representou uma melhoria desde a última, com sorte continuará a aumentar.
Partimos mais uma vez da Praça do Giraldo, descendo pela rua Serpa Pinto e virámos à esquerda continuando pela avenida de Lisboa e chegando à rotunda da Porta do Raimundo virámos na primeira à esquerda e seguimos pela estrada de Alcáçovas, virámos para a avenida Sanches de Miranda, subimos pela estrada de Viana virando logo para a rua Diana de Luz e prosseguimos em frente até à avenida dos Combatentes da Grande Guerra onde virámos, voltámos a passar pelo Rossio e por fim parámos no Parque Infantil para descansar um pouco.
Pouco tempo depois recomeçámos a pedalar, mais uma vez, em direcção à rotunda da Porta do Raimundo onde demos várias voltas à rotunda a fim de parar o trânsito automóvel nesta, após três voltas decidimos retornar pela avenida de Lisboa, e fomos em redor das muralhas até às Portas da Lagoa onde entrámos na cidade. O passeio acabou na Praça Joaquim António de Aguiar e foi aí que nos despedimos com a promessa de que no próximo mês haverá mais.
A caminho de casa dois elementos que participaram nesta Massa foram aproximados por um estudante americano que reconheceu a nossa bandeira como parte da Massa Crítica e falou-nos das suas experiências em Massas Críticas nos Estados Unidos sendo que também nos encorajou dizendo que este movimento irá começar a expandir-se cada vez mais com cada vez mais gente. Por fim disse-nos que estava em Évora porque andava a atravessar Portugal e Espanha de bicicleta.
Nesta Massa como andámos por estradas com maior tráfico automóvel conseguimos alertar mais as pessoas para a nossa existência e esperamos que estas tenham ficado curiosas com o que se passou e que pesquisem mais sobre o movimento. Foi um passeio bastante divertido tendo porém algumas chatices nomeadamente um dos elementos teve um problema com os travões da bicicleta que estava a utilizar e caiu ao chão tendo ficado com o joelho um bocado mal tratado, ainda assim nada de grave aconteceu e agora ele já está bom.

Bicicletada/Massa Crítica de Évora - Março de 2010

Percurso da 1ª Massa Crítica de Évora, Março de 2010.
Contaram-se 15 participantes, na sua maioria alunos da Escola Secundária Gabriel Pereira. O percurso levou-nos até ao Templo Romana para uma foto de grupo e à dita escola.

Pausa no Jardim de Diana

Évora, Março 2010

Bicicletada/Massa Crítica em Évora - Junho de 2010

Massa Crítica na Guarda

 

 

 

 


[Nota: não há informação fidedigna que a Massa Crítica de Guarda continue a realizar-se]

 

...............................................................................................................................................................................................................................................

 

Massa Crítica / bicicletada na Guarda

25 Fev, 18h, Praça Velha

 

 

...............................................................................................................................................................................................................................................


Eis que aconteceu...

... a primeira Massa Crítica na Guarda! Éramos apenas quatro e um ficou pelo caminho, com um furo, mas valeu a pena!

Não há fotografias, mas no próximo mês há mais!

Ao pessoal que não compareceu por dificuldades com a gestão do tempo, reservem desde já o final de tarde do próximo dia 25 de Março para a bicicletada!

Àqueles que já nem sabem onde têm as bicicletas e qual o estado delas, têm um mês para as experimentar e encher os pneus!

 

...............................................................................................................................................................................................................................................


Massa Crítica da Guarda suspensa

 

Face à falta de adesão, a Massa Crítica da Guarda encontra-se suspensa, até novos fôlegos...

 

 

Materiais de Divulgação (MC Guarda)

A editar e preencher por alguém da Guarda... ;)

Registo de Bicicletadas/Massas Críticas na Guarda

Adicionar página filha por cada MC realizada de que haja registos...

Massa Crítica no Porto

Bicicletada no Porto

 

O encontro é na Praça dos Leões (também conhecida pelo nome oficial "Praça Gomes Teixeira") as 18h30, na última sexta-feira de cada mês. Ver mapa.

Para mais informações escreve para porto_bicicletada@pegada.net ou usa os telefones de alguns participantes habituais da MC

Podes ler os posts sobre as últimas bicicletadas.

Facebook: https://www.facebook.com/bicicletadaporto

ou https://www.facebook.com/groups/massacriticaporto/

 

Cicloficina Porto

A Cicloficina do Porto passou a funcionar no Rés-da-Rua, espaço situado na Rua Álvares Cabral 263.

Ver: https://www.facebook.com/CicloficinaDoPorto/

"Têm uma bicicleta em casa, mas não está boa para andar? Gostavam de conhecer malta que gosta tanto de biclas como vocês? Querem aprender a sujar as mãos e fazer as vossas próprias afinações e reparações?"

A cicloficina pode ajudar! Neste momento a unica cicloficina comunitária no porto é a Ciclocozinha do Marques. Mais informações no site da cicloficina.

Ciclocozinha do Marques

"Na ciclocozinha, podes reparar e destruir bicicletas, beber um chá ou uma cerveja, construir bici-monstros, cozinhar para todxs, arrumar as ferramentas ou pedalar para a bicicletada sempre na companhia de outrxs bici-freaks"

 

Mais informações e horarios actualizados no site da Ciclocozinha do Marques

Materiais de divulgação

Lojas Bikes Porto:

http://www.massacriticapt.net/?q=comercio-e-industria

A primeira bicicletada do Porto

A primeira bicicletada do Porto aconteceu em 14 de Junho de 2003. Aqui está a prova!

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Dezembro de 2008

olá +1 vez,

Esta bicicletada teve uma participação de nove. Fomos para a Baixa e o percurso foi o seguinte: Partida praça dos Leões, descemos Clérigos, passamos nos Aliados, Formosa, subimos Santa Catarina a pé a distribuir panfletos, Gonçalo Cristovão, praça República, Boavista, Rotunda, Casa da Música, Boavista outra vez, Rosário e o pessoal dispersou-se antes de regressar ao ponto de partida.

Leões:

A foto de família nas escadarias da Casa da Música. As rodas a reflectirem o flash...

 

Cartazes MC Porto

...alguns cartazes criativos

Cartazes MC Porto Abril 2010

AnexoTamanho
BICICLETADA ABRIL 2010 Porto.jpg567.81 KB

Cartazes MC Porto Agosto 2010

;)

AnexoTamanho
cartaz bicicletada agosto 2010_Porto.pdf1.41 MB

Estacionamento para Bikes (bicicletários) no Grande Porto


Ver Estacionamento para Bikes no Grande Porto num mapa maior Estacionamento para Bikes no Grande Porto A ideia é o pessoal ir listando os sítios onde há estacionamento para bicicletas, na rua ou em establecimentos, disponibilizados pelas câmaras ou por outras entidades. É uma forma de se conhecer os estacionamentos que temos para usar em determinada zona, e, também, dar mérito às entidades que os disponibilizam. ;) Acrescentem os que conhecerem e completem o mapa ;)

MC extraordinária Porto 18 dezembro 2009

Um cartaz feito pelo Tiago Dias

AnexoTamanho
BICICLETADA IMPRIMIR.jpg1.19 MB
BICICLETADA NET.jpg200.96 KB

Mais material de divulgação

Esta página lista algum material de divulgação para as bicicletadas.
Para imprimir mais facilmente algum deles, utilize o ficheiro disponível ao carregar no link "download" Para quase todos estão disponíveis versões para Lisboa ou outras cidades, além do Porto.

Nota: esta página foi feita com base numa página mais antiga, que pode ser encontrada aqui.

 

Bandeiras para a Bicicleta

 

Sugestão de bandeiras (a imprimir em A3) para prender às bicicletas no dia da bicicletada ;)

preview

download

 


 

Posters

 

Posters da massacritica para Lisboa, Porto, Coimbra e Portimão (três versões para cada cidade)
Colocar a data da bicicletada seguinte como indica a figura (colar a data no sitio indicado de forma a ser possível substituir todos os meses sem ter de re-imprimir o poster):

preview

download

 


 

Flyers de divulgação

 

Panfletos de divulgação, para Porto e Lisboa, versão 6 por pagina e com logótipo do poster... focam as vantagens para a saúde de utilizar regularmente a bicicleta... bons para mostrar os benefícios de utilizar um transporte sustentável

preview

download

 


 

Panfleto 'Vá Para o Trabalho ou Escola de Bicicleta'

 

panfleto com 5 motivos para ir para o seu trabalho de bicicleta (preparados para lx e porto, 6 por pagina)

preview

download

 


 

Flyers Convite

 

Um panfleto simples que apenas convida a participar na próxima bicicletada, preparados para Lisboa e porto (6 por pagina A4)

preview

download

 


 

Fitas para o guiador (Versão do Porto)

 

Fitas para colocar no guiador de bicicletas para divulgar a bicicletada, preparada para o porto com a data das próximas bicicletadas no verso :)

preview

download

 


 

Panfleto Mobilidade Urbana

 

Tentam explicar o ridículo do uso de carro, devido à sua velocidade reduzida no meio do transito, focando os desrespeito à lei por motoristas "stressados", tendo atitudes não cívicas, quando existe uma "aberta". Preparados para Porto e Lisboa, 6 panfletos por página (frente e verso) de modo a não desperdiçar papel.

preview

download

 


 

Panfleto 'Cansado de estar preso no transito? Vá de bicicleta!'

 

Panfleto com design agradável, 4 por página, com 5 razões para utilizar a bicicleta no dia-a-dia

preview

download

 


 

Panfletos Transito

 

Preparados para Lisboa e porto, tentam explicar o ridículo do transito, convidam a pensar num mundo sem carros e a participar na próxima massa critica, ideais para se distribuir no meio do transito (baseado no flyer http://www.scorcher.org/cmhistory/traffic.html )

preview

download

 


 

Flyers de Divulgação (Nova versão do flyer "Festa")

 

Nova versão dos panfletos já existentes com o logótipo do poster, preparados para Porto e Lisboa, versão 6 por pagina... Explicam qual os objectivos da Massa Critica e fazem um convidam a participar..

preview

download

 


 

Panfletos - Mau estacionamento

 

Panfletos para colocar em carros mal estacionados (em cima de passeios), lembrando os problemas que os mesmos trazem a utilizadores de cadeiras de rodas

preview

download

 


 

Flyers de divulgação

 

Preparados para Porto e Lisboa, focam os objectivos da massa critica e esclarecem dúvidas sobre a bicicletada... ideais para distribuir a ciclistas de forma a divulgar o movimento... apesar de estarem a cores imprimam a preto-branco (configurável na impressão)

preview

download

download

AnexoTamanho
42flyer_trabalho.zip1.62 MB
bicicletadaporto_Cartaz b.jpg96.21 KB

Registo de Bicicletadas/Massas Críticas no Porto

Este livro contém páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas no Porto.

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Junho de 2010

Mais fotos aqui e aqui.

Bicicletada / Massa Critica no Porto - Maio 2012

A MC de Maio correu muita bem, e agora que já passou algum tempo, fica aqui o vídeo que o Vasco Mendes fez... muito obrigado Vasco!

Vejam aqui: http://player.vimeo.com/video/42463893

 

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Abril de 2009

Em Abril águas mil, certo? Errado!

Tivemos sol e alegria que os 8 valentes participantes reflectiram pelas ruas do Porto :)

O trajecto foi bastante longo, começando como de costume nos Leões, fizemos a tradicional deslocação à Casa da Música, depois Campo Alegre e descemos à marginal pelas Piscinas do Fluvial. Daí até à ribeira foi um saltinho :) Acabamos por fazer a subida final para os Leões quase sempre a pé fomentando uma amena cavaqueira.

Houve 3 novos participantes, um deles numa bicicleta "single speed" clássica. Os meus parabens por conseguir provar que não é preciso mil e uma mudanças para andar de bicicleta na cidade :)

Algumas fotos tiradas pelo Hugo:

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Agosto de 2009

Nesta bicicletada estiveram onze ciclistas.

Como no mês anterior alguns participantes perderam-se pelo caminho, desta vez optamos por fazer o percurso habitual da Julio Diniz - Casa da Música.

Havia uma bicicleta a levar o endereço massacriticapt.net em letras grandes, para os transeuntes poderem saber o que estava a acontecer. Pelo menos os da metade direita da rua conseguiram ver o cartaz...

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Agosto de 2010

Com algum atraso, mas aqui vão algumas fotos da bicicletada de Agosto... e um pequeno video:

http://vimeo.com/14881417

AnexoTamanho
MC Porto Agosto 2010 1.jpg96.19 KB
MC Porto Agosto 2010 2.jpg102.91 KB
MC Porto Agosto 2010 3.jpg92.77 KB
MC Porto Agosto 2010 4.jpg95.83 KB

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Maio 2010

Olá!

A última sexta feira do mês, bem acompanhada por sol e uma temperatura amena, trouxeram novamente um monte de ciclistas à baixa do Porto.. algumas caras novas juntaram-se para fazer a festa num percurso que cruzou a Praça dos Leões, Aliados, Trindade, Praça da Republica, Casa da Musica, Leões... Penso que no total fomos uns 27..

Aqui tem um pequeno video:  http://vimeo.com/12139419

Até ao próximo mês e não se esqueçam da Cicloficina que acontece na quinta feira da semana anterior à bicicletada :) Isso e andar todos os dias de bicicleta - sem dúvida a melhor forma de promoção desta maneira de pensar a mobilidade urbana :)

Sérgio

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Maio de 2009

Com algum atraso surgem as fotografias da bicicletada de Maio. Se as últimas não tinham sido muito concorridas, desta vez, tivemos realmente massa crítica com 16 participantes :) (incluindo um colega da bicicletada de Coimbra que se encontrava pelo Porto neste fim de semana)

Assim fazemos a diferença e a ideia passa de forma mais eficiente..

O percurso foi o habitual, com passagem pela Casa da Música e regresso aos Leões... Ficam as fotos:

massa crítica Porto Maio 09

massa crítica na casa da música Maio 09

Até ao próximo mês! :)

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Março de 2009

Após uma semana cheia de sol e temperaturas altas, a última sexta feira do mês de Março revelou-se atipicamente fria, com um vento especialmente gélido que apanhou alguns dos participantes de surpresa.

Mesmo assim eramos 10 bicicletas ao ínicio, penso que com duas presenças novas.

O percurso acabou por ser bastante diferente do habitual, já que fomos dos Leões à praça da Republica, descemos à Casa da Música e fomos depois pelo Campo Alegre até ao Jardim Botânico. Daí fizemos um desvio pela Av. 5 de outubro de onde partimos em direcção ao ponto inicial de partida.

Estava bastante trânsito devido a um jogo de futebol, o que se por um lado é bom (dá mais visibilidade), por outro torna os condutores mais nervosos e irritáveis.

As minhas fotografias só tenho daqui a uns tempos (sou analógico), mas penso que o Sérgio Bessa deverá fornecer as que ele tirou em digital para guarnecer o registo desta bicicletada.

 

Até ao próximo mês!

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Março de 2010

AnexoTamanho
MCPorto26.3.2010 A.JPG113.25 KB
MCPorto26.3.2010 B.JPG145.21 KB
MCPorto26.3.2010 C.JPG137.86 KB

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Novembro de 2008

Em 28 de Novembro, às 18h fazia chuva e trovoada no Porto.

Cheguei as 18h30 à Praça dos Leões conforme tinha indicado aqui. Dessa hora até as 19h não apareceu mais ninguém, por isso fui à minha vida. Por coincidência segui o percurso habitual das bicicletadas mas claro, sem voltar ao ponto de partida.

Para as estatísticas pode ficar registado que esta massa crítica teve um participante.

Mas valeu a pena ter ido lá. Passou um jovem de bicicleta que ainda não conhecia a bicicletada e agora talvez apareça numa das próximas.

Apareceram também duas senhoras que fazem parte da co-organização em Portugal da Marcha Mundial Pela Paz e a Não-Violência. Foram lá com o objectivo de convidar a Massa Crítica a participar, por isso estou a transmitir-vos a mensagem.

Essa marcha atravessará todo o mundo (com vários "ramais" que vão convergir para a marcha principal) e irão ser realizadas várias iniciativas ao longo do caminho. Acontecerá entre 2 de Outubro ed 2009 e 2 de Janeiro de 2010. A passagem por aqui penso que será por volta de 11 de Novembro de 2009.

Elas sabiam que a MC não é uma organização formal mas mesmo assim pode ser que de alguma forma queiram contribuir como grupo, ou individualmente.

Na verdade, penso que não é uma marcha no sentido tradicional do termo pois não será feita sempre a pé. Penso que está aberta a várias formas de participação.

Mais informação em http://www.marchamundial.org/

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Novembro de 2011

 

Num dia porreiro para andar de bicla, o trajecto, como de costume, foi decidido pouco antes de sair, e em linhas gerais seria: Aliados - Bolhão - Campo 24 de Agosto - São Lazaro - Batalha - Ponte do Infante - Av. da Republica - Ponte D. Luis - Batalha - Aliados.

Um bom percurso para combater o frio e abrir o apetite! Nos Leões estavam uns 30 ciclistas, mas para o meio da MC já estavam pelo menos uns 40.. não foi nada mau :)

Mais fotos aqui: http://bicicletanoporto.blogspot.com/2011/11/massa-critica-de-novembro-2011-cronica.html

Apareçam em Dezembro!

Sérgio

AnexoTamanho
IMG_1783.jpg86.74 KB

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Outubro de 2008

No Porto, a concentração começou as 18h30 e saimos as 19h.

O número de participantes foi muito instável... No início estavamos 10 pessoas, 10 bicicletas e um cão. Um dos participantes só ficou até a primeira esquina e a menina do cão tomou atalhos mais seguros e encontrou-se conosco em vários pontos.

O percurso foi o do costume... Leões - Júlio Diniz - Campo Alegre - Shopping cidade do Porto - rotunda (Casa da Música) - Boavista - Cedofeita - Leões

Nesta bicicletada, parece-me, estavam cinco estreantes. Portanto, eram metade!

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Outubro de 2009

Mais uma vez um recorde 39 pessoas (pelo menos, ninguém chegou a um consenso quanto ao número exacto)...

A malta começou a chegar à hora marcada ou seja saímos por volta das 19.30 e mesmo quando partimos fomos aumentado o numero de pessoas (por isso mesmo a confusão com os números :D), o trajecto foi o do costume Leões-Casa da Música, no caminho fomos arranjando alguns simpatizantes e também aqueles menos simpatizantes com a causa... na Casa da Música faz-se alguma distribuição de flyers pelos automobilistas e transeuntes, vamos a ver se na próxima MC reconhecemos algumas pessoas que avistadas dentro dos casulos de metal :D.

Estiveram presentes várias aerobikes e uma bicicleta de transporte de carga! A viagem decorreu tranquilamente ao som de muitas campainhas! Apesar de haver muitos iniciantes, o grupo manteve-se sempre coeso.

 

AnexoTamanho
DSC_0064_ok-resized.JPG186.35 KB
DSCF2116.resized.JPG66.49 KB
DSCF2119.resized.JPG75.04 KB

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Outubro de 2011

35 ciclistas presentes, e (algo que me agradou e muito) muitas caras novas, partimos da Praça dos Leões para uma volta diferente, desta feita pela zona alta da cidade.

O Daniel fez um mapa do percurso:
M A P A

Até ao próximo mês!

Sérgio

AnexoTamanho
IMG_1325.jpg86.42 KB

Bicicletada/Massa Critica no Porto - Setembro 2009

Segundo a Joana C. na Mailinglist da MC Porto:

tivémos 35 no total!:) foi mm bonito!
encontrámo-nos nos leões, cm sp...foi sempre xegando gente a partir das 18h30 até às 19h30 qd partimos =/ ainda se juntaram mais dois simpáticos ciclistas (pai e filho), e acabou por voltas das 20h30 no sítio do costume a casa da música, onde o ricardo tocou flauta pra nós e o resto da malta manteve-se à conversa!
foi uma bela tarde!

Algumas fotos:

Bicicletada/Massa Crítica do Porto - Fevereiro 2010

25 participantes, música por rádio...

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Agosto 2008

Em plena silly season, esta bicicletada primou pela elevada participação (um total de 21 pedaladores) e pelo invulgar percurso (pelo menos para mim que ainda sou novato nisto).

Desde a Praça dos Leões até à Praça da Ribeira, uma rápida visita ao concelho limítrofe de Gaia (sabe bem atravessar a ponte D. Luís de bicla) e para finalizar um verdadeiro prémio de montanha no regresso ao ponto de partida.

Ficam as fotografias:

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Dezembro de 2009 (Especial Natal)

Viva!

No dia 18 de dezembro de 2009, realizou-se uma bicicletada extraordinária, especial Natal, fomos 15, os alegres ciclistas, não abatidos pelo frio que se tem feito sentir, que pedalamos pela invicta.

Após muita conversa junto à fonte dos leões, e algumas fotos de família, descemos, no início de forma um pouco caótica entre o transito em pára-arranca, até à praça da liberdade subindo depois, por Sá da Bandeira, até à praça da república e deslizando até à rotunda da boavista onde, após uma volta de propaganda :p, paramos na Casa da Música, onde se deixou uma mensagem natalícia para os automobilistas.

Já fomos menos os que pedalamos de volta ao ponto de partida, mas ficou combinado um jantar de natal bicicritico para convívio entre tod@s ;)

Conversando à volta da fonte dos leões

Foto de família crítica ;)

descendo as ruas iluminadas

Por um natal + verde, não traga o carro...

o site bem visivel...

estará visivel??

Por um natal + verde, não traga o carro...

Pedalando entre as luzes natalicias...

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Dezembro de 2009

No ultima bicicletada de 2009 estivemos 10 ciclistas e um cão ;)...

os 8 primeiros seguiram pela percurso habitual, da praça dos leões à casa da musica, onde se juntarm mais dois electrico-ciclistas (com as baterias desligadas, claro...)

as fotos tiradas não foram gravadas e por isso, esta bicicletada fica sem registo fotografico...

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Fevereiro 2008

Segundo o Daniel Carvalho na Mailing list do Porto

«parece que sou novamente o escolhido para fazer o relato...
No dia 29 de fevereiro de 2008 realizou-se mais uma bicicletada no Porto. Estiveram presentes OITO ciclistas.
O trajecto foi:
Partimos da Praça dos Leões, como habitual Atravessamos o jardim da Cordoaria, Rua dr Tiago de Almeida e rua de D. Manuel II.Descemos a rua Julio Dinis e viramos para a rua do Campo Alegre. Voltamos a virar na rua Gonçalo Sampaio. Fizemos uma paragem em frente ao shopping Cidade do Porto para distribuir panfletos. Uma volta na rotunda da Boavista, com mais uma paragem na Casa da Música. Rua da Boavista
Rua dr Carlos Cal Brandão. Passamos em frente ao liceu Rodrigo de Freitas, rua que não sei o nome (nem o google maps),Rua de Álvares Cabral, Rua de Cedofeita
De volta ao ponto de partida!
Ou seja, o percurso do costume...
Resta dizer que esta foi uma bicicletada muito agradável porque teve a maior participação feminina de sempre!
até breve, daniel»

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Fevereiro 2009

Na bicicletada de 27 de fevereiro de 2009 alinharam 12 ciclistas. Destes, dois eram novos. Alguns outros andaram desaparecidos por uns tempos :)

O percurso foi diferente do habitual e foi um pouco duro para quem não está habituado. Saímos dos Leões, subimos à praça da República, descemos aos Aliados, voltamos a subir até o Marquês, descemos até a Rotunda e regressamos aos Leões...

Uma das participantes levou uma bicla com motor eléctrico auxiliar!

foto partida

foto na casa da música

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Fevereiro 2012

Massa Crítica Porto - Fevereiro 2012 from Paulo Almeida on Vimeo.

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Fevereiro de 2011

Viva!

Fevereiro reservou-nos um dia de sol, com um subtil arrefecimento nocturno que aparentemente ajudou a uma maior comparência de ciclistas na bicicletada... fomos 34!

Se em Fevereiro já somos 34, imagino o que os meses seguintes nos esperarão! :D

O percurso foi mais ou menos este: Leões -> Clerigos -> Sá da Bandeira -> Bolhão -> Fernandes tomás -> 24 de Agosto -> Rodrigues de Freitas -> Batalha

Muito transito, muita confusão, mas o nosso extenso grupo lá furou e fez a festa :)

Apareçam no próximo mês!

Sérgio

AnexoTamanho
250220112403.jpg428.16 KB
250220112405.jpg337.57 KB

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Janeiro de 2008

Segundo o Daniel Carvalho na mailing list do Porto (grupo da net):

«na bicicletada de 25janeiro2008 estivemos 10 fisicamente, mais 1 apenas em pensamento. estiveram lá 3 novos, pelo menos do meu ponto de vista que é o de quem não aparece sempre. (eles se calhar vão dizer que estava lá 1novo, que sou eu) saimos surpreendentemente pouco atrasados e seguimos o trajecto convencional. Demos duas voltas à rotunda da Boavista sem pausar na Casa
da Música. Isso foi bom porque normalmente o que acontecia é que com esta pausa prolongada a bicicletada acabava ali. Distribuimos panfletos e umas palavras de ordem inspiradas tais como: "Anda e não polui"
Mas a bicicletava estava pouco visivel porque não tinha posters e outros materiais importantes.
Depois voltamos ao ponto de partida e cada um sequiu o seu caminho.»

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Janeiro de 2010

Olá!

Bastante frio e a ameaça de uns pingos de chuva não foram suficientes para demover 31 ciclistas de fazer a festa, ou seja, participar na bicicletada de Janeiro... a primeira do ano!

Com participantes de várias nacionalidades e géneros este é cada vez mais uma não-organização bastante eclética, reflexo activo de como a bicicleta pode ser veículo para tudo e todos!

Houve duas novidades:

.Foi distribuído o novo calendário para o ano de 2010! Ficou mto porreiro!

.Tivemos pela primeira vez "banda sonora" na bicicletada, uns engenhocas arranjaram forma de ligar umas colunas de computador a um MP3 e assim percorremos as ruas ao som de Bicycle, Verão Azul, e outras tantas. Para uma próxima temos de selecionar mais para não se tornar cansativo ouvir... e talvez melhorar o sistema sonoro.. aceitam-se sugestões de musicas na lista!

O percurso? Foi bastante normal, ligando a Praça dos Leões à Casa da Musica, felizmente sem qualquer problema e com a grande dignidade que o nosso número nos 'empresta' ao circular no veículo mais sexy que existe à face da terra :)

Aqui vão mais algumas fotos (thanks Hugo):

Até ao próximo mês (e não se esqueçam de dia 18 aparecer na cicloficina!).

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Janeiro de 2012

Massa Crítica Porto - Janeiro 2012 from Paulo Almeida on Vimeo.

Cerca de 60 pessoas...!

 

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Julho 2008

Massa critica de 25 Julho no Porto apareceu no Primeiro de Janeiro

Apesar de termos sido menos que na anterior (mau tempo + ferias escolares), correu bem, penso que seriamos uns 8... Saiu um artigo no Primeiro de Janeiro:

Porto Julho 2008

Nota: o artigo enganou-se no nome da Praça (dos Leões, e não da Batalha!)

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Julho de 2009

Olá!

Julho trouxe um novo recorde! 22 ciclistas à partida dos Leões :)

Reflexões: temos de estruturar melhor o percurso à saída, pois quanto mais os participantes, maior a probabilidade de haver confusão (perdemos alguns por causa disso).

Fotos:

Até ao próximo mês!

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Julho de 2010

30 participantes!

 

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Julho de 2011

Uma última sexta feira do mês soalheira e com temperatura amena, foi o que Julho nos reservou...

Ao contrário da de Junho (que aparentemente foi épica em 'moldura humana'), esta esteve 'na média' em termos de participação... contei 23 ciclistas à saída dos Leões.
O percurso foi mais ou menos este: Leões - Aliados - Bolhão - Campo 24 de Agosto - Poveiros - Batalha - Praça da Republica - Casa da Música - Cedofeita - Leões.
O percurso correu sem incidentes, e a 'massa' conseguiu manter-se bastante unida até perto do final... 

Até à próxima!

Sérgio


AnexoTamanho
IMG_0620.jpg251.06 KB
IMG_0618.jpg120.25 KB
IMG_0637.jpg71.29 KB

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Julho de 2015

Mais de 20 participantes. Está de novo a crescer!  Um australiano, um italiano, uma Checa e o resto lusos.

Fotos AQUI

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Junho de 2008

Já há 4 meses que a bicicletada no Porto contava com 9 participantes. Mesmo que tivesse sempre pessoas diferentes (o que prova que há cada vez mais pessoas a aderir à bicicletada) o grupo era sempre de 9 a pedalar em massa crítica pela cidade!

Eis que este mês, Junho, o número se alterou. O grupo passou de 9 a 16 pessoas a pedalar pelas ruas do Porto, a assobiar e apreciar o verão, as pessoas na rua, a comunicar de bicicleta para bicicleta e com os peões...Este mês o percurso, foi um pouco diferente, porque acabámos na ribeira devido a um convite feio à bicicletada pelo festival trásfusão, onde assistimos ao concerto de Olive Three acompanhando com tremoços e azeitonas - para compensar as calorias gastas no percurso. A meio do percurso parámos na casa da música onde tirámos a foto de grupo e ouvimos os ensaios do festival mestiço na casa da música. Descemos pela rua com mais adrenalina do Porto até Massarelos (rua D.Pedro V?)! Acho que a partir de agora é uma rua para pensarmos mais vezes em percorrer, porque é cabelos esticam-se ao vento e, deixa-se os problemas da vida (se eles existirem) sair pelos ouvidos...pura adrenalina e satisfação! De Massarelos pelo rio pedalámos até à ribeira!

O começo da bicicletada foi no sítio do costume na praça dos Leões!

Espero que a próxima estejamos na Praça de novo e, sejamos tantos de modo a estendermo-nos por todas as ruas do Porto.

Até dia 25 de Julho, na Praça dos Leões, pelas 18h!

Registo em fotos aqui.

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Junho de 2009

20 Participantes!!

Não tenho a certeza mas este poderá ter sido um recorde para a Massa Crítica do Porto!

Com bastantes caras novas, saímos uma vez mais da Praça dos Leões (ainda não estavamos os 20) e rumamos, como já vem sendo costume, até à Casa da Música. Aí seguiu-se um pequeno momento de descanso para se recuperar o folego e por a conversa em dia, e posteriormente pedalamos novamente para o ponto inicial.

Pelo caminho é claro que se vão distribuindo panfletos para dar a conhecer a mais pessoas o que é a bicicletada, e também o porquê de andar de bicicleta na cidade.

Parabens a todos os que participaram e espero que apareçam no próximo mês :)

Algumas fotografias:




 

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Maio de 2008

Mais fotos aqui.

Segundo as mensagens na Mailing list nacional...

...do Daniel:

«No Porto participaram nove ciclistas. O percurso foi o do costume, com uma curta paragem no posto de abastecimento de
combustíveis da rua Julio Diniz.»;

...do João T.

«e eskeceste-t de referir a paragem surreal na casa da musica com o policia a pedir satisfações por ultimamente não lhe termos mandado email sobre a bicicletada (e a falar sobre o codigo erradamente De língua para fora..)

um aparte pessoal, esta foi uma das melhores bicicletadas k tive nos ultimos tempos...andava a desmotivar pk a bicicletada começava a ser uma marcha de chatear e receber agressividade dos automobilistas em vez de ser um passeio de reivindicação do uso da bicicleta...

esta de sexta (que penso ter contado 10 pessoas, não 9..se calhar enganei-me), correu de forma muito mais animada e pacifica, alguns pontos que penso que levaram a tal:
- o aumento do preço dos combustiveis
- termos partido (e acabado) ainda de dia (os dias são maiores, ficamos mais visiveis e passamos a hora de ponta)
- estarmos bem visiveis, quase todos com bandeiras e/ou cartazes!
- não termos adquirido uma postura de engonha-transito (na do mes passado houve um momento que me senti ultrapassado por peões no passeio, de tão lento [e provocador para os automobilistas] que iamos..)

como avaliação, não me recordo de termos recebido uma buzinadela agressiva dos automobilistas, não tivemos ultrapassagem forçadas, nem carros a tentar "furar" a bicicletada....
recebemos aplausos em algumas paragens e não pude deixar de gostar do sorriso na cara de alguns condutores quando, parados no transito, leram um dos cartazes "Transito?? Nunca ouvi falar!"

também apareceu um ciclista que nunca tinha vindo, e vários que já não apareciam há algum tempo...

Piscadela»

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Maio de 2012

Com cerca de 60 participantes, a MC de Maio correu muito bem.. exploramos novos territórios fazendo uma visita à Senhora da Hora para provar que mesmo de bicicleta se consegue ir aos grandes templos do consumo (NorteShopping) :p

Até ao próximo mês!

Sérgio

AnexoTamanho
250520122820.jpg1.45 MB
250520122821.jpg1.15 MB

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Novembro de 2007

Segundo a mensagem mandada para a mailing list pelo João Taborda

Viva,como alguns sabiam, houve uma "reunião" de participantes há umas semanas, aparecemos 10 nessa reunião (alguns nem sequer eram do porto e portanto sabíamos que não iam participar) mas essa reunião trouxe um espírito que eu invejava à algum tempo... foi fogo de pouca adesão, mas a mim aqueceu...
lá foi um grupinho a domingo passado colar cartazes pelo porto...e parece que as pessoas lêem e até se sentem interessadas..
apareceram na praça dos leões:
- 10 ciclistas:
- 6 habituais, 4 novos (um participante da Massa critica de torun [Polónia], uma cidade bem mais pequena com massas criticas de 100 :p...)
- 3 ou 4 alunos do secundário do projecto "Cidades Criativas" a querer saber mais . já agora era interessante ajuda-los no projecto (eu ainda não o vi, falei um bocado com eles sobre bicicletas na cidade): http://invicta-criativa.blogs.sapo.pt/
- mais 1 ou 2 pessoas que queriam ver o que era
- um cão (Que fez com que perdêssemos um ciclista a meio que teve de o ir por a casa :p)
no fundo, e no percurso fomos apenas 9...
mas senti que tivemos uma organização nunca antes vista!!!
tínhamoscombinado entre alguns trazermos material para todos (algum do material combinado faltou....mas o que apareceu já revelou que a preparação leva a uma acção mais consciente e divertida...)
apareceram:
- panfletos (poucos)
- bandeiras (um bandeira bem visível e bem feita deve valer tanto como uns 100 panfletos....e é vista por mais gente [mesmo por aqueles que nem abrem a janela para receber um panfleto])
- cartazes
- fita-cola
- alfinetes
- balões
- mastros (para as bandeiras)

teve-se o cuidado de não repetir o que aconteceu na ultima (não sei se houve um relato, mas eram muitas pessoas pela primeira vez e houve um bocado de "descontrolo") tentou-se alertar todos para:
- irmos num grupo coeso
- ocuparmos uma faixa, a da direita, (a da esquerda, em rotundas, que costumamos contornar duas vezes...)
- NÃO OCUPAR A FAIXA BUS (que tinha sida um descalabro total na ultima)
- ter atenção se não fica ninguém para trás nem para a frente

e assim aconteceu,. pela primeira vez num grupo realmente coeso, de passo firme, bem visível, com intenção assumidamente de reivindicação e não mais um grupo de tolinhos (Que realmente até somos :p..) a andar de bicicleta porque "se lembraram"....

fizemos também um percurso diferente, que todos adoramos e pensamos que é mais interessante.... passamos pelas pessoas... pela baixa e ainda fomos à Boavista apanhar um transito infernal :D...

opinião pessoal: foi das melhores bicicletadas que tive, apesar de não termos sido muitos (já fomos mais, mas antes poucos e bem organizados do que muitos e debandada geral)
o facto de termos tido uma bicicletada alegre, enfeitada, de conversa e bastante coesa faz-me pensar que "ganhamos" mais participantes....a ver na próxima

sugestões para todas (fiquei admirado pela falta de participação em Aveiro) é combinar um dia (uma semana antes) para um grupinho andar a colar e distribuir cartazes em faculdades, ruas pedonais, bares, cafés, ESCOLAS SECUNDARIAS (sinto que temos um grande potencial aqui que não aproveitamos....)

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Novembro de 2009

Olá!

A revolução contínua! Ao dia 27 de Novembro, última sexta feira do mês, foi dia de se realizar mais uma bicicletada na cidade invicta. Depois de uma semana chuvosa, fomos agraciados por um clima frio mas seco, e uma cidade estranhamente calma (para sexta feira ao final de tarde).

Antes da partida... um problema!  Um furo!

O pneu com furo foi prontamente resolvido pela equipa da Cicloficina com empréstimo do spray milagroso da Marisa :)

Tudo pronto, fotografia de grupo tirada e aí vamos nós, como de costume, da Praça dos Leões rumo à Casa da Música em grupo compacto e bem musicado..

Paragem para socializar, fazer verificações técnicas, beber um pouco de água e tirar mais umas fotografias. O ambiente está porreiro, as pessoas são simpáticas, e assim o mundo até parece melhor :)

Esta massa crítica foi também bastante boa em termos de adesão, os participantes oscilaram entre os 22 e os 26 durante o seu decorrer.

Próximo mês calha num dia curioso, 25 de Dezembro. Vamos deixar as renas descansadas e vimos de bicicleta, certo? Apareçam!

Sérgio

(obg Hugo pelas fotos!)

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Novembro de 2010

 

A bicicletada de Novembro teve 16 participantes apesar do tempo muito muito frio. De qualquer forma jogar à apanhada em

frente à casa da musica aqueceu toda a malta rapidamente 


 

Bicicletada/Massa Crítica no Porto - Outubro de 2010

Viva!

a última sexta feira de Outubro foi bastante chuvosa. É um prenuncio do tempo que se avizinha, mas nada disso interessa pois a bicicleta é um veículo para todos os dias do ano :)

Apareceram mesmo assim 11 ciclistas e fomos filmados por uma equipa da RTP2...

Até ao próximo mês!

AnexoTamanho
291020101728.jpg412.63 KB
291020101727.jpg522.92 KB

Bicicletadas/ Massas Críticas do Porto e de Matosinhos juntas*-* 27 maio 2016

Bicicletada/ Massa Crítica do Porto e Bicicletada/ Massa Crítica de Matosinhos juntas!

Massa Crítica Porto - Abril 2012

Cerca de 60 pessoas...

http://vimeo.com/41181711

Massa Crítica no Seixal

Importante: «A MC - Seixal vai fazer uma pausa por tempo indeterminado.

Com grande pena dos participantes mais activos a coisa não tem funcionado. Já mudamos para o fim de semana mas mesmo assim não deu resultado. Isto apesar de haver muitos ciclistas aos fim de semana.

Se calhar ainda não temos massa crítica suficiente e não há grande motivação em participar se não aparecem cromos das bicicletas para vermos e partilharmos coisas diferentes.

Vamos focar-nos na cicloficina e se entretanto virmos que faz sentido avançamos com a MC. Ou então pode aparecer algumas pessoas que queiram avançar» segundo T.S.

Local de encontro
1º Domingo de cada mês às 10h, na Quinta dos Franceses, no jardim em frente ao Fórum Cultural do Seixal;

Ver AQUI (Google Maps).

Contactos

Materiais para divulgação
Na página: Materiais para divulgação.

Cicloficina e Massa Crítica 29 de junho Seixal

Materiais de Divulgação

 

 

 

AnexoTamanho
massacriticasxl.jpg63.55 KB

Registo de Bicicletadas/Massas Críticas no Seixal

Este livro contém páginas com registos de Bicicletadas/Massas Críticas no Seixal.

Bicicletada/Massa Crítica do Seixal - Dezembro de 2010

Mais Fotos

Bicicletada/Massa Crítica do Seixal - Outubro de 2010

Em Outubro fomos 4 a pedalar pelas ruas do Seixal.

As fotos não têm grande qualidade, pois ninguém se lembrou de trazer a máquina fotográfica e tivemos que desenrascar com o telemóvel.

Num dia em que choveu muito e que pensamos não aparecer ninguém, tivemos duas pessoas novas a pedalar. :)

Fotos em: http://picasaweb.google.com/tiago.filipe.santos/MassaCriticaSeixalOutubro2010?authkey=Gv1sRgCO6p19fMke26WQ&feat=directlink.