Pedal Power Meter -- o protótipo em Abril de 2009

O Pedal Power Meter pretende ser um medidor da energia gerada (em Watts/hora) pela pessoa que pedala no sistema "Pedal Power".


Sistema Pedal Power.

No Andanças 2008 vi pela primeira vez um sistema de "Pedal Power" a funcionar - fiquei encantado :-)

Estive a falar com o Chico (o autor desse sistema lá no Andanças 2008) e propus-me a fazer um protótipo de um medidor de energia para o sistema Pedal Power.

O objectivo será colocar no guiador da bicicleta um display LCD que mostrará a energia gerada pela pessoa que pedala. Comparando com um ciclo-computadores das bicicletas, o sistema em vez de: mostrar a velocidade mostrará antes a energia instantânea gerada; em vez de mostrar a velocidade máxima atingida mostrará antes a energia máxima produzida; e em vez dos kilómetros totais percorrigos, mostrará antes a energia total produzida.

O protótipo actual

Consiste num circuito electrónico que mede a tensão (em volts) e corrente (em amperes) instantâneas - em que o produto desses valores é igual à energia instantânea (em Watts).

O sistema terá também um LCD para mostrar o valor da energia gerada em Watts e em Watts/hora.

Espero ter o sistema finalizado para utilizar no Andanças 2009, juntando-o ao sistema Pedal Power. Se correr bem no Andanças, poderei depois desmonstra-lo no BICYCLE FILM FESTIVAL - LISBOA 2009.

Detalhes técnicos

Características eléctricas

Tensão de entrada mínima: 2 volts;
Tensão de entrada máxima:
35 volts;
Corrente de entrada mínima:
0,05 amperes;
Corrente de entrada máxima:
20 amperes.
Potência máxima: 700W.

NOTA: os valores máximos são teóricos.

Funcionamento

O sistema é relativamente simples. Vou medir a tensão e corrente que flui do gerador para a bateria, por fim multiplico esses dois valores, resultando na potência que irei mostrar no display LCD.

Para medir a corrente utilizo um chip medidor de corrente muito simples chamado ZCXT1009. A saída será uma tensão relativa à corrente medida. Dimensionei o sistema para medir no máximo 20 amperes.

Vou medir a tensão com um simples divisor resistivo - tensão máxima de entrada de 20 volts.

Estou a utilizar um LCD dos mais baratos e conhecidos, de 2 linhas e 16 caracteres cada linha.

Vou utilizar 2 botões para permitir "navegar" nas várias opções do sistema.

O "cérebro" de todo o sistema é um microcontrolador ARM7 de 32 bits, responsável por ler as tensões correspondentes da corrente e tensão, multiplicar e mostrar os valores no display LCD. Estou a utilizar esta placa com o ARM7.

Esquema

Ainda por desenhar. Estará pronto em breve.

Código fonte do microcontrolar

Está disponível aqui, com licença GPL V3.

Comentários

Olá Assim de repente

Olá :-)

Assim de repente lembro-me do "A human powered party bike -- The Choprical Fish".

O sistema do Pedal Power Meter é apenas composto por um gerador (que era um motor de um limpa vidros de um carro) + um diodo + bateria de carro de 12V. A partir da bateria tens os tais 12V que poderás utilizar para um amplificador de som e leitor de música.

Carregar bateria de carro pedalando

Olá,

esto a procura de informações de como extrair energia mecanica (pedalando) e armazenar em bateria, que abasteça um amplificador de som e um cdplayer.

Tem alguma referencia?

Valeu.

O pessoal que faz exercício

O pessoal que faz exercício nas bicicletas fixas nos ginásios gera uma grande quantidade de energia. E que tal nos ginásios aproveitarem essa energia para iluminação, aparelhos, sistema som, computador, sistema filtros piscina etc... com o teu medidor saberiam quanta energia têm disponivel em  bateria. Haveria energia suficiente par alimentar esta ideia?

Muitas dificuldades técnicas para aproveitar essa energia. Havemos de falar sobre isto no Andanças, quando estiver o sistema a funcionar...

Sabes o que tinha piada?

Sabes o que tinha piada?

Tu já tinhas colocado há tempos o post sobre a produção de energia pedalando, como os dínamos, e agora lembrei-me...O pessoal que faz exercício nas bicicletas fixas nos ginásios gera uma grande quantidade de energia. E que tal nos ginásios aproveitarem essa energia para iluminação, aparelhos, sistema som, computador, sistema filtros piscina etc... com o teu medidor saberiam quanta energia têm disponivel em  bateria. Haveria energia suficiente par alimentar esta ideia? :-)

É uma ideia ecológica e que lhes permite encher ainda mais os bolsos...

Agora uma outra ideia: há máquinas que têm uma tv à frente; neste caso, o praticante teria de pedalar para ter energia suficiente para ter a sua tv ligada! :-)