O meu protector de calças, em pano e com fecho de velcro

Já há alguns meses que desejeva protejer as calças do óleo da corrente e dos bicos afiados da pedaleira.

Ter umas pequenas marcas de óleo nas calças até não me desagradava, pois era como que uma marca que me identificava como ciclista ;-) O problema foi que há poucos meses mudei de bicicleta e esta tem uma pedaleira que me rompe as calças:

A solução da Decathlon

Perto do meu local de trabalho existem algumas lojas de bicicletas, mas, apenas na Decathlon havia uma possível solução - uma fita plástica fluorescente com fecho em velcro.

Eu cá acho um mau gosto utilizar plásticos baratos e poluentes, quando em alternativa podemos utilizar(ou reutilizar) um pano. Assim, optei por não comprar essa tal fita, além de que tinha como desvantagens o facto de proteger apenas uma muito pequena área das calças. E também detesto fluorescentes, não quero parecer nenhum ET de bicicleta.

Optei antes por comprar umas mangas elásticas que são utilizadas como punhos no ténis. Enfiava as mangas nas pernas e protegiam bem as calças, mesmo como desejava :-) - tinham algumas desvantagens, eram bastante apertadas e davam muito trabalho para colocar e retirar :-(

Hackt it

Como um bom hacker, comecei logo a imaginar como fazer/alterar as mangas elásticas de modo a me facilitar a sua utilização. E pronto, foi de um mashup da ideia da fita plástica com fecho de velcro + a manga elástica de pano e larga, que surgiu o meu protector de calças:

Foi muito simples e rápido, fui à loja e comprei 0,4€ de fecho velcro. Em casa, cortei com uma tesoura as duas mangas elásticas que comprei na Decatlhon e unias, cozendo-as. Por fim cozi o fecho em velcro, como se pode ver na imagem em cima.

E tudo isto com uma grande ajuda da máquina de costura da minha avó, e como hacker que sou, fui eu que costurei tudo - claro, as linhas estão tortas e tal, mas, o protector está muito funcional ;-)

Para melhorar:
- substituir a manga elástica por uma mais fina e leve, de cor cinza;
- fazer uma pequeno stencil de uma bicicleta e pintar :-)

Comentários

O velho truque também funciona...

Pode parecer fora de moda, ou mesmo até parôlo mas eu uso simplesmente as calças por dentro das meias.

Mas o protector é mais à

Mas o protector é mais à frente :-) -- com as molas, as calças poderão ainda tocar na corrente e ficar com óleo, e neste caso é o protector que ficará com óleo, protegendo assim as calças.

Aqui a questão é também o facto da minha bicicleta não ter nenhuma protecção na corrente, ao contrário de outras que têm uma espécie de calha...

Também

há a hipótese de utilizar uma mola da roupa posta na parte de fora das calças... Foi essa prática antiga que nos motivou a oferecer, como prenda de Natal, molas aos automobilistas (vide:

http://farm4.static.flickr.com/3221/3138861951_c928910978.jpg?v=0

http://www.massacriticapt.net/?q=sobre-a-massa-cr-tica/massa-cr-tica-em-coimbra/registo-de-bicicletadas/massas-cr-ticas-em-coimbra/-14 )

Mas eu utilizo sempre as

Mas eu utilizo sempre as luzes à frente e atrás, e das melhores que encontrei no mercado, para mim são o suficiente.

E existe à venda dessas fitas fluorescentes para aplicar em pano, caso se deseje, o que não é o meu caso ;-)

Ideia boa, simples e barata

Muito bem, é uma ideia boa, simples e barata! :-)

Quanto às fitas fluorescentes amarelas de velcro ou em "U"  à venda nas lojas de desporto/ciclismo e que são "de mau gosto" :-). como sabes eu uso uma por razões de segurança.

Vantagens:

-prende minimamente as calças

-é fluorescente e visível à noite no trânsito, por razões de segurança

 

Desvantagens:

-não prende na totalidade as calças, ficando sujas na mesma e até presas na pedaleira

-o plasticóide não é ecológico