Novo projecto colaborativo: Velocípedes e a Multimodalidade em Portugal

Chateia-me solenemente não poder viajar de bicicleta pelo país em regime de co-modalidade com o comboio. Parece-me uma combinação perfeita mas a CP parece viver na Idade das Trevas e não consegue ver o potencial da coisa. Por isso há que fazer lobby para que esse potencial seja percebido e explorado, servindo assim os ciclistas, um grupo actualmente desprezado nas ligações de longo curso, e apenas tolerado nas urbanas.

Ora, para fazer lobby temos que saber do que raio estamos a falar, pelo que a compilação do estado actual de coisas deverá ser, a meu ver o primeiro passo. Como tal, perdi umas horas valentes a dar o pontapé de saída disto:

Velocípedes e a Multimodalidade em Portugal

Não respeita apenas às bicicletas & comboios, mas tem a ambição de incluir todos os meios e operadores de transporte (epá, se é pra fazer, aim for great! :-P). Comecei com a CP.

Convido quem tenha experiência com outros meios de transporte e operadores, nomeadamente de outras zonas do país que não Lisboa, a contribuir para o projecto. Funciona num wiki, aberto, não requer sequer
registo. É só editar. :-)

Penso que esta compilação poderá constituir-se um recurso em si mesma (muitas vezes as pessoas não sabem quais as condições que se aplicam ou onde procurar essa info), mas poderá ser uma óptima base de trabalho de actuais e futuras campanhas de advocacy na área, permitindo detectar os inconsistências e descontinuidades nas redes, as boas práticas, etc, etc, e definir melhor as prioridades e o modo de acção.

Comentários

Pois, mas isto:Nos comboios

Pois, mas isto:

Nos comboios Regionais, para poder transportar a sua bicicleta deve dirigir-se ao Operador de Revisão a quem competirá sempre emitir o seu título de transporte (do cliente) e garantir, ou não, o transporte do respectivo velocípede uma vez que o mesmo está sujeito a limitações do espaço disponível e da tipologia do material circulante que é utilizado.

Faz com que não nos garantam ligação nas viagens com transbordos, que são muitas nos percursos de longa distância nos Regionais...

AFINAL JA SE PODE....

Transporte Gratuito de Bicicletas
O Transporte de Bicicletas nos comboios Urbanos e Regionais é gratuito.
É ecológico, é saudável e não custa.
A sua bicicleta pode viajar sem custos adicionais todos os dias e em todos os horários.

Devem, no entanto, ser respeitadas as seguintes condições de transporte:

  • Cada Cliente pode transportar apenas uma bicicleta.
  • A CP não se responsabiliza pelos danos causados às bicicletas e/ou, a terceiros durante o respectivo transporte.
  • As entradas e saídas das bicicletas são da responsabilidade do Cliente
  •  As bicicletas devem ser transportadas de forma a não obstruírem as portas e a não dificultarem a entrada e saída dos Clientes.
  • Os Clientes não podem circular de bicicleta nas estações, átrios e passagens desniveladas ou inferiores.
  • Nos comboios Regionais, para poder transportar a sua bicicleta deve dirigir-se ao Operador de Revisão a quem competirá sempre emitir o seu título de transporte (do cliente) e garantir, ou não, o transporte do respectivo velocípede uma vez que o mesmo está sujeito a limitações do espaço disponível e da tipologia do material circulante que é utilizado.
  • Nos comboios Urbanos, é aconselhado o transporte nas carruagens identificadas para o efeito.