Intermodalidade Bicicleta/Transportes Públicos

o uso de bicicleta-bus pode ser facilitado com a  instalação de alguns dispositivos fáceis, já vistos no estrangeiro ;)

intermodalidade símbolo

bicla in autocarrobicla in comboio

bicla in autocarro 1Toronto intermodalidade

http://www.toronto.ca/ttc/bike_racks.htm

bicla in autocarro 2

http://www.wmata.com/riding/bike/index.cfm

..o transporte da bicicleta no autocarro é algo importante para uma mudança de paradigma de mobilidade !...

http://www.wmata.com/riding/bike/bikeonbus.cfm
abanner adobe flash playerc

  


d Abrir, Colocar  a bicicleta, Fixar e Levantar o suporte quando vazio...

3

Bicyclists on Metrorail (Washington E.U.A.)

Comentários

Ricardo Sobral escreveu na Mailing List:

«Intermodalidade 2007-2008

Eis as alterações aos serviços de transporte de bicicletas. Deixo aqui uma comparação entre 2007 e 2008.

Em 2008 é assim:

CP:
Gratuito sem limitações horárias. "Cada Cliente pode transportar apenas uma bicicleta".

  • Comboios Urbanos: "o transporte é autorizado exclusivamente nas carruagens identificadas para o efeito".
  • Comboios Regionais: "para poder transportar a sua bicicleta deve dirigir-se ao Operador de Revisão a quem competirá sempre emitir o seu título de transporte (do cliente) e garantir, ou não, o transporte do respectivo velocípede uma vez que o mesmo está sujeito a limitações do espaço disponível e da tipologia do material circulante que é utilizado" (ler mais).

Fertagus: Gratuito com horário condicionado. "É permitido o transporte gratuito de velocípedes nos comboios da Fertagus, todos os dias da semana, excepto às Horas de Ponta nos dias úteis, ou caso se verifiquem grandes aglomerações de passageiros. Cada Passageiro pode transportar apenas um velocípede. Em cada carruagem só poderão ser transportados no máximo dois velocípedes" (ler mais).

Metropolitano de Lisboa: Gratuito com horário condicionado. Nos dias úteis a partir das 20h00 e durante todo o dia aos fins-de-semana e feriados. "Só é permitido o transporte de, no máximo, duas bicicletas por carruagem e desde que não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros" (ler mais).

Transtejo/Soflusa: Gratuito sem limitações horárias nas seguintes ligações:

  • Montijo - Cais do Sodré: lotação de 3 bicicletas
  • Seixal - Cais do Sodré: lotação de 3 bicicletas
  • Trafaria - Porto Brandão - Belém: lotação de 15 bicicletas. Nota: Na Trafaria para navios de classe Cacilhense a lotação é de 6 Bicicletas.
  • Barreiro - Terreiro do Paço: a lotação deste transporte é condicionada a 2 bicicletas entre as 06h30 e as 09h30, no sentido Sul/Norte, e as 17h00 e as 20h00, no sentido Norte/Sul. Fora destes períodos, a lotação é de 5 bicicletas.

Gratuito com horário condicionado nos dias úteis na ligação Cacilhas - Cais do Sodré. Este transporte não é permitido entre as 06h30 e as 09h30, no sentido Sul/Norte, e as 17h00 e as 20h00, no sentido Norte/Sul. Fora destes períodos, a lotação é de 3 bicicletas (ler mais).

Carris: Gratuito com horário e ligações condicionadas. Aos fins-de-semana e feriados, nas carreiras 708 (Martim Moniz - Parque das Nações) e 723 (Desterro - Algés). "Cada autocarro tem capacidade para quatro bicicletas" (ler mais).

Em 2007 era assim:

CP - Urbanos Lisboa e Porto: Gratuito com horário condicionado. "O transporte gratuito de bicicletas aos dias úteis não se pode realizar nos comboios com destino a Lisboa ou Porto das 07h00 às 10h00 e nos comboios com origem em Lisboa ou Porto das 16h00 às 20h00".
Comboios Regionais: Gratuito sem limitações horárias. "O transporte gratuito de bicicletas faz-se sem restrição de horário, no entanto, o Operador de Revisão pode recusar o embarque da bicicleta caso o comboio esteja lotado e o respectivo transporte inviabilizar o bom funcionamento do serviço de transporte de passageiros" (ler mais).

Fertagus: Gratuito com horário condicionado. "É permitido o transporte gratuito de velocípedes nos comboios da Fertagus, todos os dias da semana, excepto às Horas de Ponta nos dias úteis, ou caso se verifiquem grandes aglomerações de passageiros".
"Em cada carruagem só poderão ser transportados no máximo dois velocípedes" (ler mais).

Metropolitano de Lisboa: Gratuito com horário condicionado. Nos dias úteis a partir das 20h30 e durante todo o dia aos fins-de-semana e feriados (ler mais).

Transtejo/Soflusa: Gratuito sem limitações horárias. "Permissão de transporte gratuito de bicicletas, todos os dias e em todos os transportes fluviais, em qualquer horário, excepto na ligação entre Cacilhas e o Cais do Sodré às horas de ponta" (ler mais).

Carris: Gratuito com horário e ligações condicionadas. Aos fins-de-semana e feriados, nas carreiras 708 (Martim Moniz - Parque das Nações) e 723 (Desterro - Algés). "Cada autocarro tem capacidade para quatro bicicletas" (ler mais).

Ricardo

--
Utilize a bicicleta na cidade. Saiba como:

http://bicicletanacidade.blogspot.com/»

Escreve um email com estas imagens

...para as empresas de camionagem locais e nacionais (ex: Rede de Expressos)...

É o meu sonho

Boas imagens Paulo!!

Estou a trabalhar na ideia de "+ bicicleta no Andanças 2009" e ando a pensar nas possibilidades das pessoas poderem levar as suas bicicletas para o festival, lá para os Carvalhais em São Pedro do Sul. Como é que pessoas de todas as partes do país e do estrangeiro conseguirão levar as suas bicicletas usando os transportes públicos?

---
JPCasainho - www.Casainho.net