Bicicleta e transportes públicos são amigos dos hackers

Imagem da placa electrónica do projecto “Ecrã para bicicleta com LEDs”.

Recentemente um colega hacker - o Kammutier - perguntou-me como é que consigo arranjar tempo livre e assim me envolver em projectos interessantes de “Electrónica Aberta” e “Software Livre”.

Actualmente estou envolvido em dois grandes projectos, o “Ecrã para bicicleta com LEDs” e o “Leitor de música digital portátil Rockbox”. O leitor de música digital portátil é o projecto mais ambicioso, foi iniciado por outros hackers em 2002 e é utilizado mundialmente por imensas pessoas, como por exemplo os utilizadores dos IPods.

Ganhar tempo nas deslocações diárias para o trabalho

A minha aposta certeira para ganhar tempo, foi trocar o carro pela bicicleta + comboio nos deslocamentos para o trabalho<->casa - ganhei 1h15m diariamente!

Quando vou no comboio costumo ir a ler ou escrever, como estou a fazer agora mesmo :-) Costumo também descansar, por exemplo, na viagem da manhã quando ainda estou com sono.

Novos computadores ultra-portáteis e baratos são uma óptima ferramenta

Uma ferramenta muito importante para um hacker como eu, é um computador leve e pequeno - todos os dias carrego o meu na mochila. Além de ser leve e muito pequeno, o meu ultra-portátil foi barato, custou 300 € já com IVA - espera-se que desça até aos 220 € - marca Acer, modelo Aspire One.

Liberdade, tranquilidade e saúde

O PC ultra-portátil libertou-me do meu quarto, agora leio, escrevo e programo em variados locais, como no comboio, no restaurante à hora de almoço, à beira do rio na baixa da cidade, etc.

Mais liberdade consegui também com a bicicleta, agora costumo ir a locais agradáveis na cidade onde anteriormente não conseguia chegar – vejo agora com maior frequência o pôr do sol junto ao rio enquanto faço uns hacks.

Uma das vantagens da utilização da bicicleta por um hacker como eu, é o de evitar a tendência de ficar “redondinho” e flácido, visto que geralmente passo muitas horas sentado em frente ao PC.

Ao passar a utilizar a bicicleta, o comboio e o ultra-portátil, ganhei mais tempo para me dedicar aos projectos de que tanto gosto. Ando também mais calmo, tranquilo. Ganhei também umas pernas mais rijas – estou mais elegante :-)

Aqui está um excerto de uma mensagem colocada online por outro hacker que usa o comboio diáriamente:

"the way i do it is, i have an hour commute each way on the train to work every day. and a laptop. thats where most of the work gets done. actually its quite nice, i get a seat with a table and no distractions, no internet etc.

i often work on demos at lunchtime while at work, as well, and often a few hours at weekends, but i almost never work on stuff during the evening at home unless it's really urgent - gotta have a break sometime, and i dont get home until pretty late in the evening (normally out of the house from 7am to 8pm).