Aveiro lança "Lifecycle" para sensibilizar população para o uso da bicicleta como rotina

Notícia original aqui.

25.02.2009 - 18h05 Lusa
A Câmara de Aveiro apresentou hoje o projecto "Lifecycle" para sensibilizar a população a usar a bicicleta no dia-a-dia, no âmbito do Programa Europeu da Saúde (PHEA).

Financiado integralmente pela União Europeia, o custo do projecto no que diz respeito a Aveiro ascende a cerca de 50 mil euros, em campanhas direccionadas às famílias, à população sénior e adulta, estudantes universitários e crianças em idade escolar. 

"Faltava a Aveiro esta campanha para o reforço do uso individual da bicicleta, complementar às bicicletas de utilização gratuita", disse o vereador Capão Filipe, na apresentação do projecto. 

Uma das vertentes dirigida à população escolar e em que participam as escolas secundárias Jaime Magalhães Lima e Mário Sacramento e a Escola Básica Integrada de Eixo é a campanha "Para a Escola com Pedalada", em que aos estudantes é lançado o desafio de fazerem, pelo menos duas vezes por semana, a deslocação entre a casa e a escola de bicicleta. 

Os alunos aderentes serão abrangidos por um seguro individual e serão distribuídas bicicletas como prémio, entre os participantes. 

Uma outra campanha com objectivos semelhantes dirige-se aos adultos e é designada "de Selim para o trabalho". Vai decorrer de 17 de Março a 19 de Junho, para persuadir os próprios funcionários municipais a deslocarem-se de bicicleta ou num sistema de "Park & Bike" ou "Bus & Bike", deixando o automóvel em parques à entrada da cidade, para completarem o percurso até às instalações municipais de bicicleta. 

Em relação à população sénior vão ser feitas campanhas de sensibilização na área da saúde, em parceria com as Juntas de Freguesia de Santa Joana e Eixo, que vão incluir rastreios médicos e procurar estimular o uso da bicicleta como promoção da actividade física. 

A autarquia vai ter três técnicos afectos ao projecto em tempo parcial e ainda realizar pequenas intervenções de prevenção rodoviária nas vias municipais.

Comentários

Notícia online do

Notícia online do Público:

Funcionários da Câmara de Aveiro ficaram fãs da bicicleta

13.07.2009, Maria José Santana

Cidade desafiou os trabalhadores da autarquia
a pedalarem até ao local
de trabalho

A Numa cidade como Amesterdão, a imagem de ver alguém vestido formalmente a andar de bicicleta parece ser já coisa normal. Em Aveiro, que até é terra das famosas "bugas" (bicicletas de utilização gratuita de Aveiro), nem por isso. Que o diga Teresa Aragonez, trabalhadora da Câmara de Aveiro, que se fartou de ser supreendida com os olhares de espanto de quem circulava na estradas da cidade. "As pessoas não estão muito habituadas a ver alguém de fato e de sapatos altos a andar de bicicleta", conta esta funcionária que decidiu aceitar o desafio da autarquia de começar a pedalar para o local de trabalho.
A proposta surgiu no âmbito da adesão de Aveiro ao Projecto Europeu de Mobilidade Saudável LifeCycle: A bicileta é vida e previa que, durante dois meses, os funcionários usassem a bicicleta como meio de transporte para as instalações camarárias, num mínimo de quatro viagens por semana. Um total de 66 trabalhadores aceitou o desafio, em grupos de três elementos, e, no final, até houve prémios para as melhores equipas.
"Foi bastante satisfatório e agora esperamos que esses trabalhadores continuem a usar a bicicleta nas suas deslocações para o trabalho", frisa Capão Filipe, vereador do pelouro da Mobilidade. O autarca acredita que esta atitude dos funcionários poderá também vir a ter um efeito de "contágio" junto dos outros trabalhadores da câmara e também em empresas privadas.
Para Teresa Aragonez, o fim do concurso De selim para o trabalho não implica deixar a bicicleta de lado. Esta funcionária, que presta apoio ao executivo municipal, quis desafiar-se a si própria e agora que o conseguiu não irá parar. Apesar de viver no centro da cidade, assume que "sempre foi muito comodista. O carro vinha sempre até à porta da câmara", reconhece. Difícil mudar? "Até foi fácil, mas foi curioso chegar à câmara e ver as pessoas a olhar. E também ver as pessoas na rua a repararem na roupa".
A equipa desta funcionária não conseguiu alcançar os primeiros lugares, mas ela considera que o verdadeiro prémio já foi conquistado: cumprir o desafio até ao fim, ganhando em saúde e diminuindo os custos com combustível. "Nos dias em que venho de bicicleta não chego ao trabalho com tanto stress, porque não tenho de andar à procura de estacionamento", nota, ao mesmo tempo que garante que também viu diferenças "na hora de abastecer o carro". Já para nem falar na melhoria da condição física.

O concurso

13.07.2009

Vencedores tiveram um prémio: bicicletas

Os vencedores do desafio De selim para o trabalho foram premiados com bicicletas. A entrega dos prémios e o encerramento da iniciativa decorreu no início do mês, numa sessão que culminou com um passeio de bicicleta pela cidade. Segundo anunciou a autarquia, a equipa constituída por Paulo Pinho, António Borralho e António Silva - que se apresentaram no concurso com a designação de "Zé-Dos-Pé-Dal" - foi a grande vencedora do concurso que decorreu durante dois meses e atraiu a participação de 66 funcionários da Câmara de Aveiro, pioneira no incentivo à utilização de bicicletas como meio de transporte.

 

A 1ª newsletter do Projecto

A 1ª newsletter do Projecto Lifecycle pode ser obtida aqui.

Não fala do parceiro português (Município de Aveiro) nesta edição. Acho que deveriam editar nas línguas todas dos parceiros  e informar sobre o que cada um tem feito, incluindo portanto português. A versão inglesa tem 1 pag, mas para quem sabe alemão ou polaco (?), tem direito  a mais uma página!

Blog Oficial Projecto Europeu de Mobilidade Saudável-Lifecycle

Para quem quiser estar a par do Projecto, visite o blog oficial do Lifecycle-CMAveiro:

http://lifecycle-aveiro.blogspot.com/

Site oficial do projecto europeu Lifecycle:

http://www.lifecycle.cc/

 

Seminário Saúde e Bicicleta Lifecycle - 7 Abril em Aveiro

No dia 7 de Abril de 2009 (Dia Mundial da Saúde) a Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito do Projecto Life Cycle: a Bicicleta é Vida!, vai promover um Seminário subordinado à temática da Saúde e Actividade Física como modo saudável de mobilidade, com o recurso à Bicicleta.
Este evento tem, principalmente, como destinatários os Profissionais das Áreas da Saúde, Motricidade, Psicologia, Ensino e Educação, Acção Social, Desporto, bem como Estudantes Universitários.
Inscrições até 6 de Abril, via lifecycle@cm-aveiro.pt
(aceda ao programa clicando na imagem)

Lifecycle já pedala nos mupis de Aveiro

Para quem anda distraido, pode tomar conhecimento do Lifecycle nos mupis que a CMAveiro colocou:

"LIFE CYCLE” PROMOVE CAMPANHA “SEJA DIFERENTE. NÃO CONDUZA. PEDALE!” A Câmara Municipal de Aveiro deu início à Campanha “Seja Diferente. Não Conduza. Pedale!” que pretende sensibilizar os aveirenses para o uso da bicicleta no seu quotidiano.

Lançada no âmbito do projecto Life Cycle, a campanha que se realiza através de cartazes espalhados pelos mupis espalhados pelo Concelho, tem como principal objectivo potenciar o uso da bicicleta como modo saudável de mobilidade nas deslocações tipificadas: casa escola, casa trabalho, ou nas ocasionais.

De realçar que a mobilidade, a preservação do ambiente e da qualidade de vida no Concelho e a prevenção de doenças constituem a missão e princípio base desta Campanha. Simultaneamente, o Município lançou o desafio aos seus colaboradores “De Selim para o Trabalho” que irá contar com a participação de dezenas de funcionários que vão deslocar-se através de uso de bicicleta própria ou com recurso à BUGA.

Importa ainda salientar que esta iniciativa piloto, para além do exemplo de cidadania, servirá para testar o impacto e a importância de se criarem, no futuro, sistemas de “Park & Ride