Aveiro -- fotos da apresentação do NaturRia - percurso ciclável de natureza da Murtosa

Olá :-)

Fui à apresentação do NaturRia - percurso ciclável de natureza da Murtosa, e tenho as seguintes imagens para partilhar:

Notícia publicada no dia 21/09/2008, no Jornal de Notícias:

"Ciclistas de todas as idades inauguraram, este sábado, o primeiro troço NaturRia (percurso visitável da natureza), que liga o cais do Bico à ponte da Varela, numa extensão de 10,5 quilómetros, pelas margens da ria de Aveiro.
       
O NaturRia assume-se como um percurso ribeirinho estruturado e organizado, que convida o visitante à descoberta e à fruição da natureza e do património cultural, a pé ou de bicicleta, através de um conjunto de vias sinalizadas, que ligam uma série de lugares de interesse ecológico, paisagístico e cultural.
       
O troço a inaugurado ontem, entre o Bico e a ponte da Varela, numa extensão de 10,5 quilómetros, incluiu zonas de descanso e painéis interpretativos da fauna e flora dos locais, bancos e papeleiras, localizados no cais do Bico, na ribeira de Pardelhas, no cais da Mamaparda, no cais da Béstida e na Varela, além de "ilhas" de observação na natureza, situadas, ao longo do percurso, nos locais de maior interesse paisagístico.
       
O segundo troço - entre os cais do bico e a ribeira Nova - faz parte da segunda fase do projecto e deverá ficar disponível dentro de "um ano ou ano e meio".
       
O NaturRia é, para a Câmara da Murtosa, mais um passo na concretização da estratégia de valorização dos recursos naturais do Município, que pretende-se aliar o desenvolvimento com a conservação do património e a sua fruição pelas populações, de uma forma equilibrada e sustentável, e surge na sequência do projecto "Murtosa Ciclável", que tem vindo a desenvolver de parceria com a Universidade de Aveiro.
       
A Câmara prevê a criação de uma rede de ciclovias, não só na frente ribeirinha como nas zonas urbanas (Murtosa e Torreira), que incremente o uso quotidiano da bicicleta, promova a mobilidade ciclável ligada ao turismo e ao lazer e, por esta via, ajude a combater a sazonalidade turística.
       
Além do NaturRia, a autarquia tem, também, nesta área, na fase de apreciação das candidaturas, mais três projectos: o NATURAMIGA, com municípios de Espanha, o CICLORIA, com Estarreja e Ovar, e outro com a Fundação EDP".