Aveiro: Bicicleta movida a energias renováveis

Há uma nova bicicleta com baterias que podem ser alimentadas através de energias renováveis, como a solar ou eólica, permitindo a mobilidade sem pedalar, assim como, o abastecimento em quiosques, instalados em ciclovias ou noutros locais, designadamente em habitações.

O protótipo da bicicleta, com um kit desmontável, encontra-se em fase de testes numa BUGA, que concretiza uma pós-graduação de Miguel Condesso e António Lage, na área da eficiência energética e energias renováveis, coordenado pelo Grupo de Investigação de Sistemas Energéticos Sustentáveis.

Dentro de seis meses, a bicicleta estará disponível no mercado, por 250 euros, com um novo conceito de mobilidade e inovadora também na intenção da mudança de atitude das pessoas, que a empresa Firstep pretende implementar. A bicicleta circula sem necessidade de pedalar – tem um punho acelerador que comanda a locomoção através da sua energia acumulada –, mas, pedalando, a bateria carrega. O mesmo acontece nas descidas. Também carrega em quiosques, que são postos de abastecimento de energias renováveis, ou numa tomada eléctrica, mas, neste caso, o kit informa sobre a energia não renovável consumida.

Projecto de ambição mundial

O conceito de mobilidade da Firstep é o arranque de um projecto de ambição mundial, actuando como “facilitadora” da mudança de atitude para o uso da bicicleta movida a energias renováveis e não apenas pela tecnologia disponível.

“É uma bicicleta assistida. Eu decido se quero pedalar ou não. Há imensas bicicletas, mas esta tem um serviço associado”, disse Miguel Condesso ao Diário de Aveiro, esperando a adesão de particulares, urbanizações, agentes imobiliários, autarquias ou através da ligação a projectos turísticos.

No campo da gestão de energia e integração tecnológica, a Firstep intervém nos edifícios, indústria, mobilidade e eventos, sendo que se encontra do lado da procura e não da oferta.

Na área dos eventos, encontra-se em prática uma parceria com a Agência para a Energia durante o Rock in Rio e, nesta área, a Firstep “promove a experimentação para as pessoas interagirem”. Na indústria, a ideia é a “focalização em algo positivo com uma atitude diferente”. Se a empresa “fizer uma boa gestão de energia, promove as energias renováveis, obterá melhores soluções e diminuirá a despesa”. Nos edifícios, actua segundo uma gestão integrada da energia. Se um potencial cliente pretende um painel solar, a Firstep pode questionar esta opção no sentido de melhor potenciar as oportunidades que o mercado das energias renováveis oferece para cada caso. É a primeira “spin off” do grupo de investigação da Universidade de Aveiro e tem como parceiros a Órbita, Exporlux e a Mário António & Lopes.

Notícia original aqui.



Eu tive a sorte de poder experimentar um protótipo, num dia em que os criadores o tiverem à experimentação pelas pessoas que circulavam pelo Fórum Comercial em Aveiro.

Lembro-me que na altura não percebi porque é que o acelerador funcionava ao contrário do que estou habituado, a bicicleta arrancava e acelerava quando se rodava o punho direito para a frente e não o contrário, como acontece normalmente nas scooters. Disseram-me que era propositado, para que contrariar a tendência das pessoas aceleraram, para que pedalassem em vez de usar o motor eléctrico.

Gostei de ver o protótipo, perceber que o sistema gerava energia quando se faziam descidas ou se pedalava!!

Na altura disseram-me que ia estar disponível o sistema em forma de kit para instalação em qualquer bicicleta.

Os criadores ficaram curiosos ao verem a minha dobrável de roda 20'' e experimentaram-na, disseram que o sistema dará também para aplicar nas bicicletas de roda 20''.

Comentários

Vai estar em exposição na Univ Aveiro 21 ou 22 Setembro

Esta bicicleta vai estar em exposição na Mostra Tecnológica relacionada com bicicletas dentro da Festa da Bicicleta, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e Universidade de Aveiro na campanha "Um Curso com pedalada" dia 21 ou 22 de Setembro no Campus da UA.

Para saberem mais, leiam o post do evento, o qual vou actualizando com mais informações face à possível alteração de data de 21 para 22 de Setembro.

eu quero saber quanto e q

eu quero saber quanto e q essa bicicleta custa e quando e q vai sair no mercado. e se ja saiu, onde e q se vende!

obrigado!

Muito interessante...

...quero uma para mim! ;)

ajudem-me a montar uma.

Eu moro no Brasil e este é o único site que encontrei que fala sobre este assunto. Eu tou a fazer um trabalho de grupo que pretende montar uma bicicleta movida com energias renováveis e não sabemos como construi-la. Por isso eu estou a mandar este e-mail para, se possível, nos dizerem como é que se constrói uma.

Obrigado.

bicicleta movida a energias renováveis

Olá,

Tenho andado a ver bicicletas eléctricas e preços, pois já poluimos demais e o combustível está muito caro.

Queria saber mais informações sobre essa bicicleta, se já se comercializa, principio de funcionamento e custo da bicicleta ou kit.

 

Cumprimentos,

Alberto